Skip to content

GRENAL dos 100 anos: Grêmio 2×1 Internacional

julho 19, 2009
Foto: Diego Vara - ClicRBS

Foto: Diego Vara - ClicRBS

O GRENAL 377 não será apenas mais um clássico nos registros históricos de Grêmio e Internacional. Este clássico foi especial aos demais, pois simbolizou os 100 anos do duelo. E se a primeira vitória foi gremista, pelo placar de 10×0, nada mais justo a festa ocorrer na casa gremista, no Olímpico Monumental nessa tarde especial de 19 de julho de 2009, um dia depois do aniversário de 100 anos do clássico GRENAL.

Para essa partida história, ambos os times entraram em campo com esquema 4-4-2. Paulo Autuori manteve Rafael Marques e vem ganhando espaço de Léo, suspenso pelo terceiro amarelo na rodada passada. E para alívio geral, Réver e Adilson se recuperaram a tempo e foram a campo. Mas a grande surpresa mesmo foi a lateral-direita. Com Thiego suspenso pelo cartão vermelho na rodada anterior, Autuori resolveu confiar no zagueiro Mário Fernandes para cumprir a função. Já Tite entrou com Andrezinho e D’Alessandro, sendo que este estava em campo por causa do efeito suspensivo concedido pelo STJD. Na frente, os velozes e perigosos Nilmar e Taison.

Quando Leonardo Garciba deu o apito inicial, o GRENAL 377 se mostrou equilibrado nos primeiros minutos. O jogo estava equilibrado e bem marcado, sem grande oportunidade para ambos os lados. Lauro fez algumas intervenções sem grande perigo, enquanto Victor ainda não era acionado. Mas isso foi até os 14 minutos. Em escateio para o Inter, Sorondo cabeceia e Victor faz uma excelente defesa.

O primeiro gol saiu aos 24 minutos. Em contra-ataque do Internacional, Nilmar consegue superar Souza e entra na área de Victor e conclui ao gol. Os colorados estavam na frente no placar. O jogo passou a estar a feição para o Internacional, que começou a tocar a bola. Nos minutos seguintes, o Grêmio buscou atacar, mas encontrava dificuldades. Porém, tudo mudou aos 35 minutos. Souza sofre falta de Guiñazu. O próprio meia faz a cobrança e consegue um golaço, sem chance alguma para Lauro. O jogo voltava a ficar igual: Grêmio 1×1 Internacional.

Após o gol de empate, a torcida gremista inflamou. Não se ouvia a ala colorada. Empurrado, o Grêmio partiu imediatamente para buscar o gol da virada. O Inter também atacou para recuperar a vantagem no placar. Mas no primeiro tempo, o empate persistiu.

Foto: Daniel Marenco  - ClicRBS

Foto: Daniel Marenco - ClicRBS

No segundo tempo, nada mudou nas escalações. Paulo Autuori e Tite mantiveram os mesmos jogadores. Mas a postura do Grêmio mudou. O Tricolor fez valer o seu mando de campo e começou a pressionar o Internacional. A primeira grande chance da etapa final foi saiu na cabeça de Rever, aos 4 minutos, porém a bola foi para fora, assustando Lauro.

A segunda etapa também valeu pelo futebol de Mário Fernandes. Ele já havia jogando muito bem no primeiro tempo, superando as ofensivas coloradas, mas foi no segundo que o jovem atleta entusiasmou a todos pelo seu futebol. Ao contrário de Thiego, que também é um zagueiro improvisado na lateral-direita, Mário Fernandes não apenas defende com muita qualidade, mas toca com excelência e ainda avança ao ataque com perigo. Os defensores colorados tiveram que pará-lo com dificuldades, já próximo ou dentro da área de Lauro. E mesmo diante de um clássico com toda essa simbologia, ele não temeu. Uma grata revelação. Enquanto um novo lateral-direito não chega, por mim, Mário Fernandes já ganhou a posição de Thiego.

O Inter conseguiu equilibrar mais a partida depois dos 15 minutos, mas foi o Grêmio que balançou as redes. Depois de um erro de D’Alessandro, o Tricolor ataca e consegue o escanteio.  Souza cobra, a bola sobra para Réver no centro da grande área, que chuta. O gol gremista estava desenhado ali, Lauro estava vendido, mas Guiñazu estava no caminho e impede o gol naquele instante. Porém, a bola sobra para o seu compatriota Maxi López tocar de cabeça e fazer o gol da virada. O Grêmio ficou na frente no placar.

Logo depois, um pecado. Maxi López passa a bola para o compatriota e aniversariante Herrera, que chuta cruzado pela direita, mas a bola bate na trave esquerda. Então Tite tenta mudar o contexto. Coloca Alecsandro no lugar do sumido Taison, Giuliano entra no lugar de Andrezinho e Danilo Silva substitui Bolivar. Já Paulo Autuori também fez as suas mudanças. Com grande atuação, Mário Fernanes deixa os gramados sentindo cãibra, para a entrada de Makelelê e Jonas ingressou no jogo no lugar de Herrera.

Nos instantes finais do clássico, o Inter esboçou uma pressão para buscar o empate. Mas em vão. O Grêmio soube segurar o ímpeto colorado. A torcida gremista já cantava e, por ironia, alguns gritavam “Fica Tite”. Assim, Leonardo Garciba apitou o final do GRENAL do Centenário. E por justiça, o centenário do batismo de 10×0, foi comemorado pelos gremistas, triunfantes diante de um dos clássicos GRENAIS mais importante dessa história centenária.

Rapidinhas

Gravem bem esses nomes: Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Fábio Santos, Adílson, Túlio, Tcheco e Souza, Herrera, Maxi López, Makelelê, Jonas e Paulo Autuori. Esses personagens se eternizaram na história dos GRENAIS.

Dos quatro GREnais de 2009, três deles o Grêmio teve mais volume de jogo em relação ao Inter. Mas desta vez, a equipe gremista converteu essa superioridade em vitória.

Nilmar disse que só fizemos gols por bola parada. Engraçado, o Inter só fez o gol mais por falha nossa. Então a quem cabe o maior mérito?

Excelente atuação de Réver.

O Portal Oficial do Grêmio estampou o verdadeiro GREnal do Século. Não estou muito preocupado com nomenclatura. Acho que já tivemos clássicos dignos de serem chamados de GREnais do Século como a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988 e o último clássico de Eurico Lara em 1935 no Centenário Farroupilha. Mas chamar o clássico 377 de GREnal do Século faz mais sentido pelos 100 anos de rivalidade.

Aviso aos demais: Estamos na luta pelo títulos.

Mas ainda aguardamos contratações.

Agora é foco no Avaí, que vem de duas vitórias fora de casa, contra o Goiás e Sport.

Ficha Técnica – Grêmio 2×1 Internacional – 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009

Grêmio
Victor; Mário Fernandes (Makelele), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Internacional
Lauro; Bolívar (Danilo), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Guiñazu, D´Alessandro e Andrezinho (Giuliano); Taison (Alecsandro) e Nilmar
Técnico: Tite

Data: 19/07/2009 (domingo)
Local: Estádio Olímpico Monumental
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (FIFA/RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (FIFA/RS) e José Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Guiñazu, Taison (Inter); Tcheco (Grêmio)
Gols: Nilmar, aos 25min; Souza, aos 35min do primeiro tempo. Maxi López, aos 24min do segundo tempo.

18 Comentários leave one →
  1. karlos permalink
    julho 19, 2009 11:05 pm

    http://www.infernotricolor.blogspot.com/

  2. Juliano permalink
    julho 19, 2009 11:37 pm

    Finalmente um resultado justo, nem tão justo já que poderia ter sido mais, mas dessa vez ganhou quem foi melhor, já que em outras duas oportunidades do classíco este ano o tricolor foi melhor e acabou perdendo. O importante dessa vitória foi ver que o time tem poder de reação e que Autuori começa a mostrar seus serviços, o time vem evoluindo e até mesmo Fábio Santos que eu criticava muito vem crescendo de produção. Réver mostrou que é o melhor zagueiro no Brasil e a aparição de Mario Fernandes é promissora, já que parece estar surgindo um grande zagueiro. Arbitragem de Gaciba foi razoável já que poderia ter expulsado Guinazu por repetição de faltas. Só uma coisa não muda Tcheco continua jogando nada, foi o pior em campo, precisamos com urgência de um outro meia, Herrera também não foi muito bem. Importante foi os 3 pontos, agora é fazer uma sequencia boa para grudar nos lideres.

  3. Luis Tricolor Dos Santos permalink
    julho 20, 2009 10:52 am

    Deu Grêmio como era no princípio. Estou muito feliz. Obrigado Máxi.

  4. julho 20, 2009 9:23 pm

    A zaga Rafael Marques e Rever é a melhor disponível no Monumental Celeste.

  5. Joceline permalink
    julho 20, 2009 10:35 pm

    Esse grenal é histórico, por comemorar os 100 anos de clássico (mudou o placar, mas não o grande vencedor) e trouxe um elemento novo pra essa história. Depois de sete grenais de apatia e resultados negativos, surge o novo protagonista chamado Paulo Autuori. Sim, acredito que ele seja o grande responsável por esse resultado e essa vitória indiscutível. Ele é corajoso, inteligente e ousado. Na entrada do menino Mário Fernandes ele não fez o óbvio, criou um elemento surpresa e desequilibrou, acreditou num menino apesar de toda a sua falta de experiência. Além disso, soube motivar os jogadores que incorporaram a nossa alma castellana e lutaram com todo o empenho para reverter um placar adverso. No intervalo na entrevista a indignação do capitão mostrou que ganhar era a única possibilidade. Todos os jogadores estavam em sintonia, lutaram juntos pra conseguir essa vitória e a recompensa foi uma festa linda junto com a torcida. Que esse espírito persista e que venham as vitórias fora de casa em busca desse Brasileirão.

  6. heraldo permalink
    julho 21, 2009 11:57 am

    começando o treino para o bi centenario, 99 anos no treino

  7. Claudio COLORADAÇO permalink
    julho 21, 2009 6:05 pm

    Grenal do século, só quem não sabe o que valia aquele jogo pra comparar com esse grenalsinho ai que a imprensa promoveu , bueno…deixa assim srsrsr .
    Olha..tive que vir aqui só por causa de uma leitura que li no blog ; que o gremio colocou no portal que esse é o verdadeiro grenal do século…pior que ler isso é o meu presidente segurando a faixa de tri campeão do corintians na copa do brasil .
    Esse grenal de domingo promovido com louvor pela imprensa e que eu aplaudo de pé pq foi bonito o chamamento ( apesar do olimpico estar com menos de 30 mil pessoas , uma pena)foi como todos os outros , pois o que valia é mesmo era os 3 pontos e o gremio (jogando em casa)foi quem aproveitou 100%, méritos pros gremistas, pq de resto grenal que irá valer mesmo de fato é quando tiver uma decisão que levará um dos dois pra uma libertadores ou uma decisão de eliminãção da mesma …sem nada mais pra declarar abraços a todos. Grenal do século que piada rsrssr 🙂

    • Leticia Alves permalink
      abril 24, 2011 1:00 pm

      só vai essa: querido, se você tem problemas de recalque por ter perdido, nao vem inventar desculpas ta? 😀

  8. julho 21, 2009 6:10 pm

    Discordo, Claudio. Não eram apenas três pontos, algo que até os jogadores colorados admitem. Se o Inter vencesse esse clássico 377, provavelmente faria uma simbologia acima disso, assim como o Grêmio fez após a vitória. Por isso, não foi apenas mais um clássico. E por mim, esse clássico pode ser chamado perfeitamente de Gre-Nal do Centenário e assim terá o mesmo peso histórico do que o Gre-Nal do Século. Claro que para o gremista vale mais este e ao colorado aquele. Assim segue.

  9. Claudio COLORADAÇO permalink
    julho 21, 2009 6:34 pm

    Ok Bruno ,pro Inter foi bom essa derrota pra depurar só assim os caras lá acordam pq perder grenal nunca é bom , mas bruno a tabela fala por si né? rssrsr abraços 😉

  10. Juliano permalink
    julho 21, 2009 7:20 pm

    Até quando a tabela vai falar por si? Pelo visto breve isto vai mudar Claudio, e mais uma coisa público total foi de 40mil. O pangaré já começou a cair na tabela

  11. julho 21, 2009 8:12 pm

    Claudio, é cedo ainda pra falar de tabela. Neste momento, o Inter está na frente, mas o Grêmio está na crescente. Além disso, jamais descartei a hipótese do Inter ser um dos favoritos no Brasileirão, mas sempre achei exagerada a supervalorização do time colorado. Primeiro por causa da janela de transferências e o Inter pode ser uma das principais vítimas. Segundo que o calendário no segundo semestre do Inter será o mais desgastante se comparado com outros concorrentes ao título, como Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro (não o descarto ainda, pois tem bom time) e Corinthians. Portanto, muita coisa pode mudar nas próximas rodadas. Abraço. 🙂

  12. Juliano permalink
    julho 22, 2009 12:49 am

    Ah momento da flauta agora: O lanche preferidos dos colorados esse ano é: dois sonhos e uma meia taça. HAHAHAHA

  13. julho 22, 2009 4:50 am

    Claudio, parte dos colorados estão aplicando a cortena em Tite e pedindo a cabeçaa dele. Agora que o Muricy acertou com Palmeiras e o Luxemburgo com o Santos, quem deve ser contratado caso ele saia doo cargo? FICA TITE! 🙂

  14. Fabiano permalink
    julho 22, 2009 11:06 am

    Oi Bruno. Parabéns pela vitória merecida. Acho que a denominação gre-nal do centenário é mais adequada. Eu estava bem vivo e bem atento quando ocorreu o gre-nal do século pela semi de 88. Quem cunhou a expressão gre-nal do século foi o senhor Paulo Sant’Ana, antes da partida é claro. O motivo era óbvio. Valia duas vagas. Quem ganhasse, além de estar na final do brasileirão, já estava garantido na Libertadores. Enfim, meras nomenclaturas. Mas é claro que é histórico e deve ser sempre rememorado!

    Obrigado pelas tuas palavras. Meu filho tá bem e em casa. O blog pára. Tô sem condições de tocá-lo. E a meia boca eu me nego a postar. Ano que vem, quem sabe.

    Abração, amigo!

  15. julho 22, 2009 10:01 pm

    Atenção total contra o Avai na Ressacada. Ambiente hostil. Arbitragem experiente! Cuidado com a CBF é pouco.

  16. LETICIA MARIA PIASSOLI permalink
    agosto 20, 2009 5:11 pm

    EU AMO MUITO O GREMIO IREI TORSER ATE A MORTE É CAMPEAO DO O GRITO AMO O GREMIO 1000 VESES SEMPRE CANPEAO VAI FAZER MUITOS GOLS PELA FRENTE DE TODOS PRINCIPALMENTE DO INTER O INTER É O PIOR DE TODOS IMAGINE O CORINTIANS COMTRATOU O BUCHO DO RONALDO QUE PANSÃO ENORME. .M.. JOGA PIOR QUE O SOUSA DO GREMIO TIAU AS MINHAS AMIGAS MANDARAN UM BEIJO

  17. Leticia Alves permalink
    abril 24, 2011 12:56 pm

    Faaalem macacos, falem o quanto quiserem, mais o grenal mais recente foi nosso, de virada que é mais gostozo 😀 , esses colorados, parece que nem se ligam! a muuito tempo o Gremio vem mostrando todo o seu potencial, e colocando os outros no chinelo, vem mostrando mesmo o que é um time, vem mostrando o que sao torcedores fieis , vem mostrando que realmente estao nos coraçoes gauchos e do mundo inteiro, faaalem o quanto quiserem, mais é só o Gremio que realmente ta mostrando a que veio 😀 ‘
    e também, deixemos beeeeeem claro, estaremos com o gremio onde ele estiver, independentes de vitorias ou derrotas, porque só esse time tem essa torcida maravilhosa e realmente de verdade, realmente fiel *.* com o gremio, onde o gremio estiver ♪

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: