Skip to content

Brasileiro’11: Paciência com Renato acabou

junho 12, 2011

 

Perder para o São Paulo no Morumbi não deve ser tratado em si como um resultado inadmissível, desde que o Grêmio faça uma boa partida. No entanto, o que se viu na capital paulista, no revés de 3×1, não foi apenas uma nova derrota neste Brasileirão, mas a repetição de uma série de erros do time e equívocos do técnico Renato Portaluppi, que teve uma noite desastrosa, da escalação inicial às substituições efetuadas ao longo da partida. Enfim, minha paciência com o nosso treinador acabou.

O Grêmio de 2011 segue me lembrando bastante a equipe comandada por Paulo Silas no primeiro semestre da temporada passada. Assim como foi com o antecessor, Renato não consegue evoluir o seu time neste ano, permanecendo assim com uma marcação frágil no meio-campo (exceto por Rochemback, que tenta jogar por todos), errando quantidade absurda de passes, chutando pouco ao gol adversário, falta de um padrão tático, intolerância com certos jogadores, proteção aos seus preferidos e substituições equivocadas.

Sistema defensivo sofreu bastante com Lucas, em noite inspirada - Foto: Ivan Pacheco/Terra

Sem poder tirar Mário Fernandes da lateral-direita, devido à excelente fase do jogador, Renato optou por uma escalação totalmente errônea com Gabriel no meio, algo que ele já havia tentado no Gauchão sem êxito. O resultado é que o nosso meio-campo esteve nulo, colaborando para isso mais uma partida horrível de Lúcio, nova atuação displicente de Douglas (esse assunto terá post específico nesta segunda) e Mário não podendo subir ao ataque, pois o esquema o impedia disso. Logo, Junior Viçosa ficou isolado na frente, tendo que, inclusive, buscar a bola no meio.

Renato deveria ter mantido Gabriel no banco, pois esse é o custo de ter um setor com duas boas opções. Naturalmente que um deles vai jogar e o outro será uma alternativa. Logo não entendo o porquê fazer uma formação digna de Professor Pardal para colocar o lateral em campo, na função de meia.

São Paulo pressionou bastante nos primeiros 30 minutos, mas reduziu o ritmo; porém, o Grêmio não jogou bem para merecer sequer um empate - Foto: Ivan Pacheco/Terra

Além disso, está na hora de ver uma alternativa ao Lúcio no meio, que neste ano, atuou bem em poucas partidas. Para variar, novamente o jogador foi um desastre em campo, sendo que a bola chegava aos seus pés e logo estava de novo com o São Paulo. Essa é mais uma demonstração de incoerência de Renato, que não dá sequência a Damián Escudero no setor, mas mostra enorme paciência com Lúcio.

Enfim, o Grêmio deveria entrar com uma formação simples, com 4-4-2, com Marquinhos no lugar de Lúcio e Escudero no lugar de Gabriel como segundo atacante. Ainda que entenda os objetivos de Renato, tendo uma linha totalmente defensiva, já que enfrentava o líder São Paulo, e outra pronta para puxar os contragolpes através da velocidade dos dois laterais (formando um 4-4-1-1), na prática, isso esteve longe de ocorrer.

Renato deu mais uma amostra que não vive bom momento em 2011 - Foto: Ivan Pacheco/Terra

Como se não bastasse, Renato se nega a usar Escudero, colocando Roberson e Lins no decorrer do jogo. O argentino costuma ter boas apresentações quando é utilizado, mas não consegue obter sequência de jogos, seja por lesão ou seja por opção do técnico. Além disso, Renato também se nega a relacionar jovens que poderiam ajudar no setor ofensivo, como Jonas Pessali.

Embora ainda não possa contar com Miralles e Gilberto Silva, Renato abusa no direito de errar. Já não aguento mais ver o Grêmio cometer os mesmos erros que vem cometendo na atual temporada. Está na hora do estádio Olímpico separar o ídolo do técnico. O primeiro estará marcado para sempre na história gremista. O segundo, por sua vez, deve ser cobrado como qualquer outro que estivesse em sua posição.

26 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    junho 12, 2011 7:19 pm

    Aconteceu o que eu temia. Um esquema que não é ruim (que o diga Peñarol e Manchester United), mas que não combina com o estilo de jogo do Grêmio.

    Faltou um zagueiro mais técnico pra puxar a saída de bola (como faz o Vidic no Man. U) e não criar um vão entre as linhas de quatro. Isso forçou a segunda linha a recuar demais, isolando o Douglas e o Viçosa. A falta de velocidade nos contra-ataques e de chutes de longa distância já bem conhecidas por nós Gremistas contribuíram ainda mais pra falência do esquema.

    Enfim, espero que a derrota pelo menos tenha feito o Renato perceber que, pra vencer, o Grêmio tem que jogar perto do gol adversário e não do gol do Victor. Como diz o ditado, errar é humano, repetir o erro é burrice.

  2. junho 12, 2011 8:27 pm

    Como conversamos durante a transmissão via twitter, entendo a entrada de Lins, para abrir o jogo, mas não entendo o porque de entrar em campo já com um modelo defensivo. entrando assim o Grêmio já entra derrotado.

    O Renato não sabe montar esquemas defensivos, nem tem material humano para isso. O time só se destaca quando vai pra cima e marca na saída de bola. Contra aquele bom meio campista, o Casemiro e o jovem Lucas, o meio campo do Grêmio penou. Fernando não ganhou um pé de ferro sequer. Rocka corre por todos mas o cara é um só.
    do meio pra frente, dá pra culpar o Viçosa? O cara não teve uma ajuda sequer. Douglas é displicente, acho que seria caso de dar uma prensa no jogador, ou de repente ajustar sua posição em campo.

    Enfim, não quero radicalizar, dizer que o Renato “não presta”, mas acho que está na hora de acender uma luz amarela JÁ se o Grêmio realmente pretende lutar pelo título ou invés de disputar o campeonato.

    • Juliano permalink
      junho 14, 2011 1:25 am

      Não vejo o Douglas como culpado na derrota, ele foi mal sim, mas também o time estava todo mal escalado, Renato quis fazer um esquema para acomodar seus bruxos mesmo que venham jogando mal como os casos de Lucio e Gabriel, esses eu acho que tem muito mais culpa que Douglas. E ao fazer esse esquema acabou anulando o Mário e Gabriel como vendo sendo o ano todo nada fez. E Fernado olha chega ser ridículo ver jogando, eu achava o Adilson ruim, mas o Fernando consegue ser pior. A coisa ta feia tem muito jogador ruim no grupo. E o Renato não da chance para outros, como Pessali ou Escudeiro…e o Vinicius Pacheco porque está no Grêmio se não joga? Enfim resta torcer para não cair e tentar fazer uma base para ganhar a Copa do Brasil de 2012

  3. Alfredo Carlet permalink
    junho 12, 2011 8:31 pm

    Renato precisa voltar a ser o Renato que chegou da segunda divisão, em baixa, no ano passado.
    Parece acomodado, com menor tesão , sendo bom só nas entrevistas…
    Seriedade, disciplina,transpiração, GRÊMIO.

  4. Alfredo Carlet permalink
    junho 12, 2011 8:36 pm

    Prefiro jogadores, profissionais, com tesão, vontade, motivados.
    Acomodação, malandragem a custo altíssimo não serve.
    Esse ano, estamos um time lento e desorganizado.

  5. Alfredo Carlet permalink
    junho 12, 2011 8:39 pm

    Mais um achado barato na segunda divisão, Wilian do Figueira para o Corinthians.
    Seriedade…

  6. Alfredo Carlet permalink
    junho 12, 2011 8:46 pm

    Se o Douglas não tiver mais tesão, a troca pelo Jorge Henrique ( Corinthias quer o Douglas ) cabe.
    É preciso conversa franca com o Douglas sobre seu desempenho, motivação.

  7. Alfredo Carlet permalink
    junho 12, 2011 8:47 pm

    Não só com o Douglas…

  8. Lopes permalink
    junho 13, 2011 12:46 am

    Bruno,
    Falando do jogo, o que foi aquilo? Como querem 100 mil sócios tratando o torcedor com tanta falta de qualidade. Fernando e Lúcio? Que água esses dois. O Gabriel sabe jogar, mas é lateral. Também, não entendo o boicote a certos nomes. O cara (Renato), para mim tem preconceito a jogadores estrangeiros, também àqueles que podem ser mais estrelas que ele. E, acredito ainda que privilegia suas indicações. Só não coloca o talismã Diego Clementino, porque aí seria demais!
    Não sou anti-Renato, é o maior ídolo tricolor pelo que fez na LA de 1983 e contra o Hamburgo. Ainda assim, acho uma injustiça com nomes como Tarciso e Danrlei e outros, mas em fim é ídolo. Porém, temos que separar o quanto antes o ídolo do profissional (já está passando da hora) e dar adeus ao Renato. Como já escrevi antes, o frio vem vindo, é melhor ele ir pra terra dele (Rio) o quanto antes. Deixa o frio pra nós que estamos acostumados. Não vejo a mínima graça quando ele fala mal de minha Terra, pra mim isso é sagrado, não aceito e não sou o único. Contudo, parece que interior e capital não falam a mesma língua quando o assunto é o nosso técnico. Neste caso, parece haver uma idolatria ao “Gaúcho”, principalmente, na capital. A minha paciência também foi pro espaço, e já faz tempo.

  9. Lopes permalink
    junho 13, 2011 12:48 am

    Digo, se o Clementino ainda estivesse disponível!

  10. jean permalink
    junho 13, 2011 12:49 am

    acho que meu filho vai ver ogremio c campeao e lha que eu tenho 15 anos e no dia que o gremio ganha un titulo de expresao será o dia mais feliz da minha vida

  11. LINDOMAR (PARANAENSE) permalink
    junho 13, 2011 9:53 am

    NÃO É PRA TANTO BLOGUERO!

    ESPERE OS REFORÇOS!

    MUITOS DOS QUE TU MENCIONOU LEVARAM O GRÊMIO NAS COSTAS POR INÚMEAS VEZES!

    DEPOIS DO JOGO CONTRA O VASCO PODE CORNETAR O SANTO!

    ANTES, VENERE-O!

    GRANDE ABRAÇO!

    • junho 13, 2011 11:48 am

      Desculpe, Lindomar, mas é exatamente isso que sou contra.

      Temos que separar o Renato jogador do técnico. Para mim, quem está na casamata não é santo, e sim é um técnico que deve ser cobrado como qualquer outro.

      Além disso, independente da falta de opção no banco (não era o caso contra o São Paulo), o Grêmio mostra falhas que deveriam sumir com os treinamentos. O time de Renato chuta pouco a gol, erra muitos passes, recua em demasia ao invés de marcar sob pressão, escala mal e substitui mal também e mostra falta de critério ao dar chances para uns e não para outros.

      Isso não é corneta. Cornetar é quando há a critica apenas por criticar, o que não é o caso, pois há argumentação para isso.

      Renato pode melhorar? Claro que pode, principalmente com a vinda de reforços. Mas estamos falando de erros que, independente de novas contratações, não deveriam ocorrer.

      Abraço

      • LINDOMAR (PARANAENSE) permalink
        junho 14, 2011 10:28 am

        JÁ PENSEI EXATAMENTE ASSIM, NO ENTANTO RENATO É UM HERÓI PRA NÃO TER LEVADO UMA SACOLA COM AQUELE TIME QUE ENTROU EM CAMPO NO MORUMBI!

        TENHO QUE CONCORDAR QUE A MAIORIA DELES FOI ESCOLHIDA POR ELE, MAS COMO TU ESCREVEST EM OUTROS POSTS POR AQUI, OS ERROS PASSAM PELA DIREÇÃO QUE DORMIU NO PONTO COM JONAS, TEVE O AZAR DO ANDRÉ LIMA, QUE AINDA É UMA INCÓGNITA, TEVE A CAGADA DO BORGES QUE PRA MIM FORÇOU TODOS OS ERROS DESDE O PENALTY PERDIDO NO GRENAL, ENTÃO OLHE PRO BANCO E MONTE UMA DUPLA DE ATAQUE. NOSSO MELHOR É O VIÇOSA, QUE ACHO QUE TEM FUTURO.

        O RENATO PERDEU O ATAQUE COMPLETO, DISPUTAMOS A FINAL DO GAUCHÃO SEM ATAQUE, A SORTE QUE ERA CONTRA UM TIME RUIM!

        COM MIRALLES, ANDRÉ LIMA DE VOLTA E GILBERTO, SOU O PRIMEIRO A VIR TE FALAR QUE TU TAVA CERTO!

        NÃO PRECISO CONCORDAR CONTIGO PRA SERMOS AMIGOS, SE CONCORDAR COMIGO EM TUDO, NÃO APAREÇO MAIS!

        ABRAÇO!

  12. Gabriel Vieira permalink
    junho 13, 2011 11:39 am

    Não sou vidente nem vaticina, mas o quadro é flagrantemente claro: O GRÊMIO NÃO VAI DISPUTAR NEM GANHAR NADA NOS PRÓXIMOS 2 ANOS. O motivo: o clube é uma nau à deriva.
    Isso que digo não é chute, é cohecimento de fatos: o time só faz rachão, o presidente está ‘sem brilho nos olhos’ (como ele mesmo diz) e só pensa na arena e, por fim, os homens do futebol, de futebol nada entendem e só trazem atletas que lhe dêem uma boa comissão.
    Nas negociações dos direitos de TV, o Corinthians ganhou R$ 110 mi e o Grêmio R$ 30 mi. É dispar! Não há como competir com um clube com esse potencial de contratação.
    Aí, do pouco que o Grêmio ganhou, os ‘sábios do futebol’ vão e contratam o Marquinhos do Avaí ganhando R$ 180 mil ao mês.
    Não tem como dar certo, gente. Bem ou mal, a gestão passada deixou um time pronto e o que os caras fizeram? Trouxeram Lins e Rodolfo para a Libertadores.
    Em tempo: as cotas de TV de 2012 já foram adiantadas… isso não sai na imprensa, né?!

  13. jean permalink
    junho 13, 2011 2:02 pm

    do jeito que ele aproveita o escudero o miralles ja chega sendo reserva

  14. Gremista de Coração permalink
    junho 13, 2011 3:11 pm

    se o Renato dexa de se teimoso e para de passa a mão na cabeça dos queridinhos dele, o time tem como ir pra frente, V. Pacheco, Escudero, Pessali, são mto pouco usados, este ultimo só Gauchão disputou. Tem q escala certo, nada de improvisar lateral no meio campo se temos um meia no banco!

  15. vinicius permalink
    junho 13, 2011 4:06 pm

    Acho o Renato ótimo treinador, mas parece que no momento com tantos desfalques e retornos ele “se perdeu” um pouco, está faltando “liga” nas equipes que ele manda a campo, são muitas improvisações e formas de jogar diferentes, o Grêmio já entrou em campo no sábado com medo do São Paulo, isso não pode, o renato sempre foi ofensivista e esses esquemas que manda a campo deixam claro que ainda não confia plenamente na defesa(eu tb não), mas faltou ousadia. Renato peca também ao fazer com Douglas o que Silas já havia feito, fazê-lo marcar. está errado Douglas precisa receber a bola e deixar os atacantes na cara do gol, se não o fizer ai sim cabe a critica. Acredito que com os reforços e o retorno dos lesionados Renato vai encontrar um padrão de jogo ao Gremio, mas que isso seja breve. Um abraço e parabéns pelo blog.

  16. Maria permalink
    junho 13, 2011 7:14 pm

    Gabriel Vieira, tenho a mesma opinião manifestada por ti.

  17. Alfredo Carlet permalink
    junho 13, 2011 11:10 pm

    Renato está passando a impressão de só transpirar na necessidade ( na divisão 2, sem mercado na 1 ).
    Alex Silva seria a melhor contratação do ano, os colorados estão tremendo com a possibilidade…

  18. Juliano permalink
    junho 14, 2011 1:16 am

    O Renato tem que colocar quem está jogando melhor e não seu bruxos ou “cascudos”. Dar chances para outros. Foi inventar um esquema para acomodar o Gabriel que vinha mal e acabou fazendo o Mário desaparecer no jogo. Infelizmente mais um ano sem nada. A idéia para esse ano é não cair e fazer uma base boa para entrar na copa do Brasil de 2012 e ganhar, porque está uma barbada ganhar a Copa do Brasil, visto que até aquele time podre do Vasco ganhou esse ano.

  19. Rodrigo permalink
    junho 14, 2011 12:43 pm

    Concordo com tudo o que foi escrito, acho que já deu para o Renato. Some-se ainda o fato de ter mandado o Borges embora. Essa eu aida não engoli.

  20. giovani montagner permalink
    junho 14, 2011 7:38 pm

    infelizmente vi o jogo somente até o gol de empate do Grêmio, depois só os melhores momentos. logo, falarei apenas pelo que vi.
    melhorou a movimentação no ataque com a entrada do lins, então renato precisar parar de inventar e entrar sempre com dois atacantes, parar de ajeitar um maneira de jogar os queridinhos do treinador, parar de só substituir os guris prata da casa e substituir os queridinhos dele quando estiverem mal.
    o problema da equipe é maior do que nomes ou ausências dos contratados, é estrutural. a equipe esta mal formatada e sobrecarregando alguns jogadores e setores do time, por isso acho precipitado firmar opinião definitiva sobre os jogadores jovens.

  21. giovani montagner permalink
    junho 14, 2011 7:44 pm

    estava esquecendo, contra uma equipe rápida como a do são paulo não pode errar tantos passes na saída de jogo.

  22. ARIH permalink
    junho 15, 2011 12:36 pm

    Meus amigos tricolores apaixonados, nao sei dizer o que acontece com nosso Gremio, pois nao estou por ai para observar melhor, no entanto, tenho observado que a torcida esta pegando no pe de muita gente boa que nao deveria. Falaram bem. O jogo contra o Sao Paulo nao serve de parametro. Pegamos um time ajeitadinho que pode brigar pelo titulo e na casa deles. Bem, o nosso esquema nao funcionou. Tudo bem. Acontece. Com o que tem a disposicao voces nao acham que foi feito o possivel para encontrar uma solucao para um time que esta desfalcado de seus principais jogadores? Por outro lado, Renato acabou de ser eleito o decimo segundo melhor tecnico do Brasil (Ilan House). O admiro e agradeco pelo Mundial, mas meu ideal de tecnico e Tele, Enio Andrade, Mano, Felipao. Somente Mano e Felipao, talvez, teriam unanimidade no tricolor. Portanto, se nao morro de amores por Renato, para o momento do futebol brasileiro e do Gremio, nao ha outro melhor. O mesmo vale para Douglas. Um meia classico, armador (dos melhores) e que nao tem com quem jogar. Falta um companheiro. No ano passado este companheiro improvisado foi o Lucio e Douglas tinha Jonas e Andre Lima para jogarem com ele. Olhem pra frente de Douglas. Voces veem quem? Portanto meus amigos, tambem estou preocupado com nosso Gremio, mas, nem tanto ao ceu e nem tanto a terra. Se ta ruim com eles, pior ficara sem eles. E este caminho ja conheco. Ja sei onde podemos chegar sem eles. Um abraco e um pedido de equilibrio e serenidade na hora das criticas.

  23. ARIH permalink
    junho 15, 2011 12:43 pm

    Alguns falaram sobre a possibilidade da contratacao do Alex Silva. Voces ja viram o historico dele? Sera que o Carlos Alberto nao foi suficiente para aprendermos? Se o Inter leva lo, vai formar dupla com o Rodrigo. Bom pra nos. Pensem nisto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: