Skip to content

100 anos da maior rivalidade do Brasil

julho 18, 2009
Editoria de Arte Globo.com/GloboEsporte.com

Editoria de Arte Globo.com/GloboEsporte.com

 

Raros clássicos na história do futebol brasileiro e mundial têm 100 anos. Mais raros ainda são aqueles que possuem uma rivalidade tão imensa e ao mesmo tempo tão vitoriosa quanto o GRENAL. Desculpem-me os torcedores de outros clubes. Mas igual ao GRENAL, não há no Brasil.

Atualmente, vivo em São Paulo. Acompanho de certa forma do Rio de Janeiro. Conheço bem Recife. Mas não importa aonde eu vá, não acharei um clássico como Grêmio e Internacional protagonizam.

No dia 18 de julho de 1909, os dois clubes se encontraram pela primeira vez, no jogo em que o Grêmio fez a maior goleada do clássico: 10×0. É de arrepiar que aquele simples match, aparentemente igual a tantos outros que ocorreram na época, transformasse no que é atualmente.

No Brasil, não existe um clássico com dois clubes campeões do mundo, campeões continentais e campeões nacionais. Não importa qual seja o local do certame, Grêmio e Internacional já provaram a sua força em todo planeta.

O GRENAL é um clássico capaz de dividir um povo tão unido e de tanta história como o povo gaúcho. E através dessa rivalidade, Grêmio e Internacional se tornaram gigantes do futebol mundial.

Nos primórdios do GRENAL, houve a gana dos irmãos Poppe e Antenor Lemos (um dos símbolos colorado, nos primeiros anos do Inter) em vencer a primeira partida sobre o Grêmio. Essa busca fez com que o Internacional evoluísse, até enfrentar o Grêmio de igual para igual.

O Grêmio, cada vez maior, fez o Fortim da Baixada. Já os colorados construíram estádio dos Eucaliptos. O Grêmio ergueu o majestoso Olímpico, que na época, era o maior estádio particular do Brasil. Em seguida, o Internacional fez o Beira-Rio. Não satisfeito, o Grêmio fechou o anel superior de seu estádio, para se chamar Olímpico Monumental. Hoje, o Grêmio tem o projeto Arena, o Inter a reformulação do Beira-Rio.

A dupla GRENAL não ficando satisfeita com as conquistas regionais, decidiu expandir a sua força. Tudo começou com o Inter Tricampeão Brasileiro na década de 1970. E o Grêmio ficou parado diante da supremacia do rival? Com toda certeza, não ficou. O lado azul do Rio Grande se sagrou Campeão Brasileiro de 1981.

Porém, o Grêmio foi mais longe, ganhou a Copa Libertadores da América e o título de Campeão do Mundo em 1983. Além disso, o Tricolor ganhou mais uma Libertadores de 1995, quatro Copas do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Recopa de 1996, entre outros títulos. Isso obviamente motivou o Inter a buscar o título da Libertadores e Campeão do Mundo de 2006 e da Recopa em 2007.

Todos esses ingredientes formam uma história vitoriosa, que mexe ao máximo com as paixões de todos aqueles envolvidos. Até mesmo um jogador de outra cultura e nascido fora do Rio Grande não consegue esconder a ansiedade quando está num Olímpico ou Beira-Rio lotado para jogar um GRENAL.

GRENAL é isso: história vitoriosa, paixão, tensão, tragédias, alegrias, decepções e consagrações. Por isso, este 18 de julho de 2009 é uma data tão especial, por ser um centenário do clássico de maior rivalidade e mais vitorioso do Brasil. Agora que venham mais 100 anos de GRENAL.

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Sanchotene permalink
    julho 18, 2009 9:07 pm

    Nós, do BloGreNal, também festejamos:

    http://mundoesportivo-classicos-grenal.blogspot.com/

    Um abraço.

  2. Frederico permalink
    julho 19, 2009 8:45 am

    Mesmo sendo um grenal comemorativo, posso te dizer que fazia tempo que eu nao via tamanho desentusiasmo com um Grenal. Na rua praticamente nao se ve pessoas com camisetas da dupla e tirando a nossa imprensa que so quer vender jornal, se comenta muito pouco sobre este jogo. O impacto da desclassificacao da Libertadores e mais ainda, o fato de nossa direcao estar tratando seu torcedor como cachorro, esta tendo suas primeiras consequencias. O torcedor esta p… da cara.

  3. Sanchotene permalink
    julho 19, 2009 11:21 am

    Desde que fui barrado contra o Cruzeiro, não voltei mais lá. Já mandei dois e-mails e uma carta para o Quadro Social, e só recebi como resposta SILÊNCIO…

    Falta total de respeito!

    O resultado de campo pouco importa. Eu não teria ido na quarta-feira, se tivéssemos classificado.

  4. Sanchotene permalink
    julho 19, 2009 11:21 am

    P.S.: Sou sócio patrimonial e locatário de cadeira.

  5. Fredy permalink
    julho 19, 2009 12:52 pm

    Também sou socio. Nosso Grêmio vai voltar para o rumo das vitórios o dia que a direção ir embora junto com as “moças” que temos no time. Fiquei com muita saudade do Grêmio velho e guerreiro vendo o Estudiantes. Não entendo como o dispensamos um jogador como o Schiavi.

  6. julho 19, 2009 1:24 pm

    Muito interesante o seu blog, esta afi mde fazer parceria eu add o link do seu blog e vc add o link do meu blog no seu?
    topa add o links dos blogs?

  7. julho 19, 2009 9:33 pm

    O texto está ótimo. O que me surpreendeu foi que o brasão do inter está do lado certo! Achou que é porque foi tu quem fez, não é? huáhuáhuá

    Abs!

  8. charles hansen permalink
    julho 19, 2009 10:26 pm

    tarsis. nem eles sabem direito o lado do brasao. belo texto bruno. forte abraço. viva o grenal do seculo! 🙂

  9. julho 19, 2009 11:00 pm

    Bruno sempre acerta o azul celeste do GRÊMIO. Deveria, no mínimo, ser diretor no GRÊMIO. Tanto diretor menos entendido e apaixonado pelo clube aparecendo na mídia, demonstrando desconhecimento de GRÊMIO…

  10. Claudio COLORADAÇO permalink
    julho 21, 2009 5:52 pm

    Olha..tive que vir aqui só por causa de uma leitura que li no blog ; que o gremio colocou no portal que esse é o verdadeiro grenal do século…pior que ler isso é o meu presidente segurando a faixa de tri campeão do corintians na copa do brasil .
    Esse grenal de domingo foi como todos os outros , pois o que valia é simplesmente os 3 pontos e o gremio (jogando em casa)foi quem aproveitou 100%, méritos pros gremistas, pq de resto grenal que irá valer mesmo de fato é quando tiver uma decisão que levará um dos dois pra uma libertadores ou uma decisão de eliminãção da mesma …sem nada mais pra declarar abraços a todos. Grenal do século essa foi a piada do dia , abraços a todos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: