Pular para o conteúdo

Idéias e opiniões sobre a camisa do Grêmio 2009

fevereiro 3, 2009

Estamos numa fase de grande expectativa para o lançamento dos novos uniformes para a temporada 2009. Pensando nisso, o nosso colega Társis Salvatore mandou um e-mail e mais uma sugestão do modelo que deveria ser lançado pela Puma.

 

 

Bruno, td bem?
Olha, eu ainda estou indignado com essas supostas camisas do Grêmio. Fiz um desenho de um modelo que considero o melhor, e caso tu goste de verdade, gostaria de contar com teu apoio público, para divulgar esses desenhos. 

A idéia seria que a Puma e a diretoria do Grêmio se sensibilizassem para produzir um material com essas características.

Em tempo: não sou um saudosista. Apenas não gosto da exagerada descaracterização que a Puma promove com a mais bonita camiseta de futebol do mundo. Enfim, me repasse tuas considerações, certo?

Abraço!

 

 

 

camisa-gremio-2009-7camisa-gremio-2009-8

Eu gostei do desenho da camisa listrada feita pelo Társis. O desenho tem um azul é mais escudo e a camisa mais simples. A golas e as mangas estão ótimas. Pronto. Já é um modelo ideal, que lembra mais a década de 80. E também vale ressaltar que o logotipo da 50ª edição da Libertadores está nas mangas, onde não deve sair.


Por outro, a camisa listrada com tom de azul mais claro não é feia e também é um modelo simples, capaz de agradar a grande maioria da torcida gremista, embora haja preferência, por alguns, de um azul mais escuro.


Mas algumas camisas mais antigas da década de 60 e 70 também possuíam um azul em tom mais claro (veja o exemplo do modelo de 1972). Então está válida e se a Puma lançar o modelo divulgado (logo abaixo).


Mas agora que a nova camisa foi divulgada antes do lançamento oficial, acho que a Puma fará alguma modificação, para pegar a pirataria de surpresa. Uma pena. Aí já não sei se valeu a pena ver antes o modelo de seu lançamento.

camisa-gremio-2009-3

camisa-gremio-2009-4

A questão é que uma empresa fornecedora de materiais esportivos pensa que necessariamente precisa realizar algumas modificações entre uniformes de uma temporada para outra, por uma questão de venda. A mentalidade dessas empresas, provavelmente, é que se não modificar o produto, por qual razão o torcedor compraria um novo?


O problema é quando tais modificações fogem do bom senso e também das tradições do clube. Dois exemplos disso, de clubes que possuem camisas muito bonitas, são do Vasco da Gama com a Champs neste ano (que só não passou a ser usado como primeira camisa pela forte pressão da torcida, dos dirigentes e da mídia) e também o Corinthians com a Nike em 2005.

 

 

camisa-do-gremio-2008-03-02-09

 

Sobre a camisa listrada do Grêmio em 2008, eu fico pensando o porquê da Puma colocar aquele espaço em azul e os números com bordas de pixels. O primeiro não tem uma explicação, a não ser o mau-gosto. O segundo é a chata padronização dos fornecedores materiais esportivos. Pecados que tiraram o direito da camisa de 2008 se tornar uma das mais bonitas de todos os tempos.

As modificações existirão e até são inevitáveis em alguns detalhes de um uniforme para outro. Mas as mudanças não podem fugir do bom senso. E na camisa do Grêmio, as listras deveriam ser mais finas, com azul escuro ou claro e com golas e mangas com entorno branco.

É isso que se pede à Puma, que apenas faça uma camisa que siga esse padrão tradicional, que seja simples, o que acarreta em não possuir detalhes extravagantes. Com essa fórmula, o Grêmio tem a camisa mais bonita do mundo.

PS: Desculpem pela diferença de tamanho das letras no artigo, mas eu tive problemas na postagem deste post no meu PC.

22 Comentários leave one →
  1. JuandeRamnso permalink
    fevereiro 3, 2009 1:11 am

    Ae bruno beleza? cara, eu acho que o Grêmio tenque muda o uniforme sim. o modelo de 2007 fico perfeito. Com as listras pretas e brancas menores que as azuis. Mudando de assunto, a torcida Máfia tricolor, é a vergonha do Grêmio… o que eles fizeram em NH não ta no mapa.

    Abraço

  2. Nelson Luiz Ramão permalink
    fevereiro 3, 2009 4:49 am

    Oportuno, Társis!
    A camisa, as cores, assim como o escudo de um clube de futebol são, em última análise, como elementos de uma “carteira de identidade”. Onde quer que sejam vistos, remetem imediatamente à instituição. Muito embora os fornecedores de material esportivo paguem valores significativos pelo contrato de fornecimento, não há justificativa para que façam o que lhes “der na telha” na hora de criarem a coleção. Modificações sutis tomando como base os modelos mais tradicionais, são plenamente aceitáveis. Já modificações que descaracterizem os padrões estabelecidos, correm o sério risco de anularem uma identidade construída ao longo de décadas. No caso da tradicional camisa tricolor listrada do Grêmio, que foi adotada em meados da década de 1930, as modificações devem ser vistas com especial atenção pela direção gremista e, especialmente, pelo pessoal do marketing. Façam uma pesquisa com a torcida e vejam se temos ou não razão.
    Saudações tricolores.

  3. fevereiro 3, 2009 10:58 am

    Antes de mais nada eu gostaria de agradecer ao Bruno pelo apoio.
    Esse modelo foi feito com a melhor das intenções, um interesse de fazer um uniforme bonito, moderno, mas sem perder de vista a identidade do Grêmio.

    Juande, eu sou a favor de mudanças e ajustes. Fui um entusiasta de primeira hora quando aquele guri de Santa Catarina criou o belo uniforme Shadow – inclusive apoiei a mudança do estatuto para que esse uniforme fosse usado em jogos. Mas diante de exageros bem observados pelo Bruno, acho que vivemos um momento adequado para a volta ao modelo clássico.

    Até do ponto de vista do Marketing é uma boa idéia, pois acabamos de completar 25 anos da primeira grande conquista da Libertadores e esse desenho que humildemente ofereço, remete à esse histórico momento, o que deve trazer um contentamento ainda maior aos gremistas que vão apoiar o Imortal na luta por sua terceira Taça das Américas. É um mode de incentivar os jogadores atuais e ao mesmo tempo homenagear os grandes desbravadores da América.

    Abs!

  4. fevereiro 3, 2009 8:19 pm

    Sinceramente, não gostei dessa camisa. O modelo de Társis certamente ficou melhor.
    A questão é que eles estão fugindo muito dos padrões do Tricolor, em minha opinião. Por exemplo o azul. É muito claro, uma cor praticamente morta. O Azul celeste que possuimos nas nossas camisas é que destacam, que as deixam mais bonita.

    Eles terão que reformular as camisas, começando pelo logotipo.

    beijos

  5. Claudio COLORADAÇO permalink
    fevereiro 4, 2009 12:12 am

    Do lado esquerdo de quem olha de frente eu gostei do desenho do viadinho….ops do puminha rsrsrsrs 🙂

  6. Marcelo M. permalink
    fevereiro 5, 2009 5:05 pm

    De certo, pq colorado gosta de viado!!! Os macacos não conseguem esquecer o imortal!!!

    Eu sou contra modificações, o Grêmio sempre teve a Tricolor como 1 camiseta e a branca como 2, mas tradicional como a do desenho do Tarsis!!! Essa coisa se inventar, só se fosse pela preta, mas o nosso estatuto não permite! Aquela listrada na horizontal tá parecendo com a que os macacos fizeram, que por sinal é muito feia, irmão metralha não!

  7. Claudio COLORADAÇO permalink
    fevereiro 5, 2009 10:16 pm

    Marcelo concordo contigo , o Portoalegrense da azenha que está bandeando pros lados onde era o antigo lixão da cidade o Humaitá , ta sempre mexendo no uniforme , coisa que particularmente não gostei quando o Inter tambem quis inovar colocando a coroa no distintivo. abraços 🙂

  8. Breno permalink
    fevereiro 6, 2009 12:28 am

    Um dia desses, eu tava olhando os uniforme antigos e via q todos, até a kappa possuiam uma certa característica que foi quebrada com a Puma. Por isso q eu acho q ja deu pra ela, precisamos de outro patrocinador.

  9. VANDER permalink
    fevereiro 6, 2009 10:33 pm

    AÍ GALERA, O ÚNICO MODELO DE CAMISA DA PUMA QUE GOSTEI FOI A PRIMEIRA, DA BATALHA DOS AFLITOS. O RESTO NÃO ME AGRADOU. O FLUMINENSE QUE TEM LISTRAS COMO A NOSSA SEMPRE CONSEGUE AGRADAR OS TORCEDORES E FAZER CAMISAS BONITAS. A MESMA COISA É A SELEÇÃO ARGENTINA. ACHO BONITOS OS SEUS UNIFORMES. ADIDAS É CHEFE NISSO.

  10. Rocheli permalink
    fevereiro 8, 2009 10:06 am

    Bom dia!!!

    como a amioria da Nação Tricolor, não me agradou este modelo da camisa tricolor 2008. Como foi dito acima e repito, foge da identidade gremista… Bah, somos do time da camisa mais bonita do mundo!!!
    Camisa linda era a da Kappa, aquela quando ganhamos o Tetra da Copa do Brasl em 2001… aquela camisa sim, linda e tradicional.

  11. Rocheli permalink
    fevereiro 8, 2009 10:08 am

    O modelo do Társis tá lindo tbm!!!

    Parabéns guri!!!

    Saudações Tricolores a todos!!!

  12. Diego permalink
    fevereiro 11, 2009 5:24 pm

    Gostei das camisas, acho que houve um avanço em reação a de 2008 principalmente no que diz respeito a parte das costas com as listras inteiras. Só que estou em duvida se vai ser realmente essa camisa que vai ser usada na libertadores, vi uns boatos na net de que vai ser esta: http://3.bp.blogspot.com/_tX4OHogPG3o/SYIK0tgszWI/AAAAAAAAEz0/X1uSjFVOGQU/s1600-h/nova_camisas.jpg
    Dêem uma olhada ela tem algumas diferenças mínimas em relação a que foi apresentada agora como a gola pólo preta, a barra das mangas é preta e tem o selo dos 50 anos da taça libertadores.

  13. Eduardo permalink
    fevereiro 22, 2009 11:35 pm

    Olá, pessoal!

    Eu concordo com as opiniões do Vander e do Rocheli. Está mais que na hora do Grêmio mudar de patrocinador, e mudar para quem faz as camisas mais bonitas do mundo, a Adidas. Com as Adidas fazendo a camisa do Grêmio, haverá muita gente mundo a fora comprando a camisa simplesmente pela beleza, o que acaba sendo um marketing gratuito para o clube. Além disso, uniformes mais bonitos também criam novos torcedores. Já vi várias crianças se definindo como gremistas devido à beleza do uniforme. E não há como negar, a combinação de cores da camisa do Grêmio é fantástica. Quando eu estava no colégio, houvi vários colorados dizerem “olha, eu sou colorado, mas essa tua camisa é muito bonita”! A camisa da capa (que o Rocheli comentou) é muito bonita (eu tenho uma). A tonalidade de azul era perfeita, os desenhos eram simétricos, a largura das faixas era boa, etc. Eu acho que a tonalidade de azul deve ser inversamente proporcional à largura da faixa. Quanto mais estreita a faixa, mais forte tem de ser o azul para não ficar apagado. Pessoalmente, acho que um modelo com listras bem estreitas (em torno de 3cm) com azul mais forte ficaria muito bonita. De qualquer forma, acho que a nova camisa está razoável, e melhor do que a média das camisas que a Puma vinha fazendo.

  14. Eduardo permalink
    fevereiro 22, 2009 11:37 pm

    Onde escrevi “capa”, leia-se “Kappa”. 🙂

  15. Cassiano permalink
    maio 20, 2009 6:18 pm

    Vi no lançamento da de 2007 um modelo que depois não se comprovou ser e gostria de enviar para o blog. Como faço, pois acredito este ser algo aceitavel para a tal “pradonização” das empresas.

  16. Filipe Almeida Hackford permalink
    novembro 1, 2009 3:51 pm

    “O problema é quando tais modificações fogem do bom senso e também das tradições do clube.”

    “Já modificações que descaracterizem os padrões estabelecidos, correm o sério risco de anularem uma identidade construída”

    “Sinceramente, não gostei dessa camisa. O modelo de Társis certamente ficou melhor.”

    “com azul mais forte ficaria muito bonita.”

    Asino em baixo tudo que foi dito. Esse modelo foi o mais feio que a Puma fez, o Társis deveria dar aula a Puma de como se faz uma bela camisa do Grêmio. A propósito, Társis, se tu tiver um tempinho e não for pedir demais faz um mesmo modelo com a gola “v”.Obrigado.

  17. Filipe Almeida Hackford permalink
    novembro 1, 2009 3:51 pm

    Assino*

  18. Alfredo Carlet permalink
    novembro 1, 2009 8:10 pm

    Artigo 113 ESTATUTO DO GRÊMIO é indiscutível: AZUL CELESTE obrigatório. AZUL CELESTE = AZUL CLARO!!!!!!!!!! Se outras direções erraram, desconheceram ESTATUTO, têm gosto duvidoso, infelizmente não mereciam estar no GRÊMIO. Tem torcedor que não sabe quando o Olímpico foi inaugurado…

  19. Filipe Almeida Hackford permalink
    novembro 1, 2009 9:38 pm

    É Alfredo,no estatuto tbm não diz que a camisa possui detalhes dourados. Parece que teu argumento cai por terra,ha,ha,ha.

    E como vimos aqui muita gente gosta da ideia de um azul mais forte na camisa.

  20. Alfredo Carlet permalink
    novembro 1, 2009 9:42 pm

    Tem colorado que prefere o laranja…

  21. Filipe Almeida Hackford permalink
    novembro 1, 2009 9:49 pm

    Mas laranja tem tudo a ver com o time deles, Carlet, vermelho + amarelo, não eh de graça que usaram uma dourada esse tempos aí…

  22. Filipe Almeida Hackford permalink
    novembro 1, 2009 9:50 pm

    No mico da “Sulamiranda”

Deixe um comentário