Coluna Ramão Gremista

O FUTEBOL CHEGA AO BRASIL

Na história da humanidade, tudo que tenha alguma relevância, está associado à iniciativa, desprendimento ou poder inventivo de um indivíduo ou grupo. No futebol, portanto, não é diferente. O esporte bretão, por suas características, nasceu da associação de indivíduos em torno da idéia de, uma vez imaginado, possibilitar que fosse praticado. No Brasil, coube a um paulista a sua implantação, conforme as regras praticadas na Inglaterra do final do século XIX.
Charles William Miller era de descendência inglesa e escocesa. Sua família, de acordo com o que era costume então, o mandou para estudar na Inglaterra, quando tinha apenas nove anos de idade. Foi em sua escola inglesa que conheceu o foot-ball e passou a praticar o esporte com tanta disposição que se tornou o artilheiro do time. O jovem forward era dono de uma técnica impecável e alcançou a fantástica marca de 41 goals em apenas 25 matchs de um campeonato escolar da época. O brilhante desempenho lhe valeu um convite para atuar pelo então já tradicional clube de futebol inglês do Southampton F. C. Uma vez concluídos os estudos, Charles Miller retornou ao Brasil em 1894. Trouxe consigo sua paixão materializada em duas bolas, agulha, bomba de ar e dois ternos de uniformes de jogo. Associado ao São Paulo Atletic Club, entidade social e esportiva de então, passou a difundir o novo esporte. Mais do que habilidade, Charles Miller conhecia profundamente as regras para a prática do futebol. Destacou-se no primeiro Campeonato Paulista disputado em 1902, marcando 10 gols em nove jogos. Atuou como atleta até 1910 para, a partir de então, passar a atuar como árbitro e, por fim, como torcedor até o fim de sua vida. Charles William Miller morreu em 1953.
As primeiras bolas européias eram das marcas Shoot (inglesa), Fussball (alemã) e Dupont (suíça). Porém, como o futebol se popularizou rapidamente, logo surgiram as primeiras bolas brasileiras, certamente copiadas, de modo artesanal, a partir dos modelos europeus até então importados. O futebol tornara-se uma “febre” em São Paulo no início do século XX.
Entre as famílias paulistanas da época, uma bem brasileira, de sobrenome Silva, dedicava-se ao comércio de artigos manufaturados em couro. Como a matéria prima vinha principalmente do Rio Grande do Sul, um de seus integrantes, de nome Cândido, veio “dar com os costados” na capital gaúcha. Seria ele quem, naquele distante ano de 1903, desencadearia uma série de acontecimentos que, girando em torno de uma bola, fariam nascer um dos mais tradicionais e respeitados clubes de futebol: o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Nelson Luiz Ramão
Comunicado: O blog Grêmio 1903 agora possui uma coluna semanal, feita por Nelson Luiz Ramão, com o intuito de abordar a história do nosso Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Nelson também é responsável pela revista Confraria Tricolor, da cidade de Santa Maria. E eu não tenho dúvidas de que a sua participação neste espaço enriquecerá ainda mais o conteúdo do blog.










Bela “contratação” Bruno. Eh sempre bom trazer novos parceiros para o blog.
Outra coisa, que vetor lindo esse do Renato. Quem fez esta de parabens.
Abraco, Charles
Parabéns, uma exelente idéia. E com certeza a sua participação irá nos fazer reviver o passado.
beijos
A Coluna Ramão Gremista é muito boa! Parabéns!
Agradeço aos amigos Charles, Daiane e Társis pelas palavras de incentivo. Minha responsabilidade, que já era grande, agora aumentou…
Saudações tricolores.
Parabéns, excelente coluna, a espectaiva é das melhores possíveis pelo que vem por ai.
Um abraço a todos
Paulo
Salve!
Pegando a deixa do colega “gremiocopeiro”… Foi uma contratação de lotar o aeroporto! Não precisa ser vidente pra saber que esse time vai copar todas! Parabéns!