Pular para o conteúdo

Coluna do Ramão Gremista

abril 19, 2009

bannner-coluna-do-romao

Parte XII

 

O QUARTO ANIVERSÁRIO DO GRÊMIO

 

Em comemoração ao quarto aniversário de fundação, a direção gremista decidiu pela realização de um “jogo interno” e um baile. Assim, em 15 de setembro de 1907, aconteceu o match entre o Team Azul e o Team Branco, no ground da Baixada que, naturalmente, continuava sendo a única praça de jogos de futebol na capital gaúcha. Terminado o embate entre os dois quadros gremistas, atletas, sócios, torcedores e convidados encaminharam-se para um animado baile no salão do nobre vizinho, o “Tiro Alemão”.

 

A DIRETORIA DE 1907

 

Com Augusto Koch na presidência desde o ano anterior, o clube seguia a sua rotina de estruturação. Convém, no entanto, registrar a nominata da diretoria eleita em 12 de setembro e empossada em 22 de setembro de 1907 e que era assim formada:

 

Augusto Koch – Presidente

Oswaldo Siebel – Vice-Presidente

Gustavo Bier Filho – 1º Secretário

Álvaro Brochado – 2º Secretário

Júlio Grünewald – Tesoureiro

Guilherme Kallfelz Filho – Diretor de Campo

Ernesto Geyer – 1º Capitão

João Martau – 2º Capitão

Rufino Henriques – Orador

 

A REVISTA SPORTIVA

 

A atuação de Gustavo Bier Filho na secretaria gremista, nas funções de Secretário Titular, foi extremamente exitosa. Numa iniciativa conjunta com o jornalista Archymedes Fortini, nasceu a “Revista Sportiva” que, já em sua primeira edição, datada de 15 de novembro de 1907, reservou espaço nobre para publicação de matéria especial dedicada ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um clube fundado há apenas quatro anos e dono, já então, do título de “Campeão da Cidade” pela conquista da primeira Taça Wanderpreis, disputada nas temporadas de 1904, 1905 e 1906. A matéria que ocupou as páginas 13 e 14 daquele “órgão sportivo” teve o mérito de cobrir com fidelidade os atos de fundação e de eleição da primeira diretoria. Historicamente, deixou também preciosos subsídios sobre os principais jogadores da época.

Alguns dos comentários do jornalista Archymedes Fortini sobre os players gremistas de 1907:

 

            “Álvaro Brochado, o forward sympático do público, se bem que um pouco aportuguezado, finge ser inglez.”

 

            “Ernesto Geyer, o fulback de respeito do Grêmio que, com seus formidáveis schouts, assombra os forwards inimigos. Apreciador do sport náutico, mesmo assim, não deixa de ser um dos mais activos sócios do Grêmio.”

 

            “Júlio Grünewald, outro forward que impõe respeito onde apparece levando a bola ao canto é goal certo, mas nem sempre consegue levá-la.”

 

Fontes:

Revista História Ilustrada do Grêmio N 1

Livro Coração Tricolor, História Completa do Grêmio – Gianfranco Spolaore – Editora Alcance – 2008

Fragmento de depoimento do Sr. Raimundo Bordin

Informações disponíveis no site oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

No comments yet

Deixe um comentário