Skip to content

Marquinhos é o reserva que precisamos

maio 30, 2011

Foto: Flávio Neves/Diário Catarinense

A contratação do meia Marquinhos, vindo do Avaí, já pode ser considerada certa, tanto pelas declarações do empresário do jogador como as do vice-presidente de futebol, Antonio Vicente Martins. O anúncio oficial deve ocorrer ainda nesta segunda-feira (30), assim como a apresentação do atleta tende a ocorrer até terça. Sendo assim, considero a vinda do jogador muito boa para o Grêmio no intuito de formar um elenco e dar a Renato Portaluppi opções de banco, principalmente no que se refere a Douglas.

Ao contrário do que muitos pensam, Marquinhos não vem ao Olímpico para ser titular, ao menos, assim se espera. Um meio-campo formado por ele e mais Douglas seria lento em demasia, portanto, não acredito que seja uma boa opção tal formação. No entanto, o novo jogador gremista vem para ser a sombra do nosso camisa 10 em termos de característica de jogo.

Na partida contra o Atlético Paranaense, Douglas teve uma atuação muito fraca, mas Renato não tinha um jogador no elenco para substituí-lo. É verdade que isso ocorre também por teimosia de nosso treinador, uma vez que Jonas Pessali sequer foi relacionado. Ainda assim, acho interessante ter um jogador experiente como opção de banco. Afinal, ganha-se um Campeonato Brasileiro através de elenco que possa oferecer ao técnico experiência mesclada com juventude.

Cabe, porém, respeitar as opiniões dos críticos ao Marquinhos, embora sejam absurdos alguns argumentos, principalmente no que se trata do jogador vir do Avaí ou até mesmo a classificação que o meia como “mais um filho de Silas”. O meia tem uma carreira consolidada antes mesmo do técnico do clube catarinense começar na profissão. Além disso, Marquinhos passou por São Paulo e no ano passado teve uma boa passagem no Santos. Logo, merece nosso voto de confiança.

10 Comentários leave one →
  1. Jean M. Saggin permalink
    maio 30, 2011 12:07 pm

    Sem dúvida um bom jogador para nosso elenco. Creio, até discordando do blogueiro, que Douglas e Marquinhos possam atuar juntos, com um Gilberto Silva fechando a zaga e um Roca chegando mais junto dos armadores.

  2. Eduardo permalink
    maio 30, 2011 12:52 pm

    Concordo quando você diz que eles não poderiam jogar juntos, mas vão. Até porque com a chegado de Gilberto Silva o Grêmio terá de mudar seu esquema (talvez não no desenho, mas na forma de jogar). Vale ressaltar que Marquinhos não é maestro, é meia.
    Não vejo opção melhor que ele na meia cancha, até pelo fato que ele jogando acaba resolvendo o problema da lateral esquerda com Lúcio.
    Entenda o seguinte, André Lima é atacante pra bola aérea, Miralles é habilidoso e rápido, nossos volantes têm uma qualidade excelente de passe, nós podemos até perder um pouco em contra-ataque, mas ganhamos em posse de bola e experiência.

    Eu particularmente não gosto de correria, gosto de futebol de classe. Pra mim está excelente.

    • Juliano permalink
      maio 31, 2011 1:10 am

      Mas um time lento não dá, a dupla de volantes será lenta, Douglas não corre, e se André Lima for titular o time será MUITO lento. Tem que haver no mínimo um jogador rápido no ataque e no meio, para poder acontecer uma enfiada de bola, senão o time fica muito previsível.

  3. Daniel permalink
    maio 30, 2011 2:10 pm

    Se o Paredes vier, acho que ele é quem vai jogar ao lado do Douglas. Pela característica de maior movimentação, pelo entrosamento com o Miralles (que provavelmente será titular também) e porque ele parece ser bom de bola (e não é argentino, o que é ótimo :P). Mas é bom ter o Marquinhos como alternativa, principalmente enquanto a janela de transferências não abre. No Santos, ele era reserva do Ganso e geralmente entrava bem quando preciso.

    • maio 30, 2011 7:03 pm

      Exatamente o que penso.

    • Eduardo permalink
      maio 30, 2011 9:15 pm

      Eu achava que o Paredes era Atacante, mas o vi jogando uma vez só, e nem foi o jogo inteiro. Então mesmo que ele seja meia eu não tenho como avaliar sua qualidade. Confio no futebol do Marquinhos, e temos mais um (ex)capitão no time.
      Pra Contagem: Rochemback, Marquinhos, Gilberto Silva, Saimon e Rodolfo. Sem contar que Douglas e Victor já usaram a braçadeira no Grêmio e o Carlos Alberto que saiu era capitão também. só por curisidade.

  4. Junior permalink
    maio 30, 2011 2:14 pm

    Discordo que o Marquinhos tenha que ser reserva. Acho que um meio campo com Gilberto Silva, Rochemback, Marquinhos e Douglas seria bastante consistente. Com isso, ao mesmo tempo, teremos duas opções de desafogo rápido pelos flancos, com Lúcio e Gabriel. Chega de usar o Lúcio no meio. Esquema viciado e que não está rendendo.

  5. Rodrigo permalink
    maio 30, 2011 6:52 pm

    Vale lembrar que no primeiro semestre do ano passado Marquinhos jogava ao lado do Ganso no meio do Santos, por isso acredito sim que é possível Douglas e Marquinhos, Rochemback e Gilberto Silva.

  6. Renan Ferri permalink
    maio 30, 2011 8:19 pm

    E ainda especula-se Rafael Tolói e Ibson no Grêmio, jogadores que podem não vir, mas que a diretoria está sim negociando. O Paredes pelo que vi nos últimos jogos do Colo-Colo é centrovante e não meia.

  7. Juliano permalink
    maio 31, 2011 1:05 am

    Não sei são, esse cara é um Tcheco piorado, no máximo um reserva. O ruim é que tira oportunidade de Pessali, que eu creio que pode render muito, talvez seja hora de emprestar Pessali nesta temporada para jogar e ter sequencia. E se Paredes vier concordo com a galera que falou que ele deveria jogar na meia com o Douglas e tendo Gilberto Silva e Rock de volantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: