Skip to content

Conselho Deliberativo aprova 20% da Cláusula de Barreira

maio 26, 2011

Enfim, um pedido feito há anos por sócios e alvo de campanha eleitoral por todas as chapas foi atendido pelo Conselho Deliberativo. Com 219 votos a favor e uma abstenção (220 conselheiros presentes entre o total de 316), foi aprovada a redução da Cláusula de Barreira de 30% para 20% já para as próximas eleições, tanto para a Casa Deliberativa como para o Conselho Administrativo. Na segunda votação, com 173 conselheiros, discutiu-se a extinção deste dispositivo, que no fim foi rejeitado por ampla maioria.

Agora que a redução da Cláusula de Barreira foi aprovada para 20%, quaisquer grupos políticos, que atingirem tal porcentagem na Casa, poderão ser representados no Conselho e disputar os votos dos sócios para a presidência do Grêmio. Já a opção que previa sua extinção teve nove votos a favor e 164 contra para o Conselho Deliberativo; 13 votos a favor e 160 contra para o Conselho Administrativo (Presidência e Departamentos).

Com a decisão, muitos comemoraram e outros lamentaram. Os grupos da situação ressaltaram que se trata de uma grande vitória para o Grêmio, o que facilita a pluralidade e inclusão de novos pensamentos no clube. Vale lembrar que se a Cláusula de Barreira já estivesse em 20% nas eleições de 2010, tanto a situação (no pleito eleitoral representada pela chapa Renova Tricolor), oposição (Dá-lhe Grêmio) e o grupo de sócios (Terceira Via) teriam representantes na Casa Deliberativa do clube. No entanto, com 30% da Cláusula de Barreira, só a primeira chapa elegeu os 150 conselheiros.

Os que lamentaram pela não extinção desse instrumento também exercem sua postura democrática, desde os sócios que querem maior poder de participação no processo eleitoral do clube, aqueles que foram conselheiros e votaram contra a redução em 2009, mas hoje, estranhamente, fazem campanha pela Cláusula Zero. No entanto, acredito que o resultado deva ser comemorado, uma vez que esse foi um primeiro passo para, num futuro próximo, a Clausula de Barreira tenha nova redução. Logo, o Grêmio obteve uma vitória histórica nesta quarta-feira, 25 de maio de 2011.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: