Skip to content

Um feito histórico, uma referência para o futuro

maio 3, 2011

Há 30 anos, Baltazar calava o Morumbi e o Grêmio conquistava o primeiro Campeonato Brasileiro

Há 30 anos, o Grêmio abria o caminho para as suas maiores conquistas de toda sua história. Com gol de Baltazar, o artilheiro de Deus, o Tricolor levantava a sua primeira conquista em nível nacional, o Campeonato Brasileiro de 1981, contra o São Paulo em pleno Morumbi. Era o primeiro passo, para dois anos mais tarde, o título da América e do Mundo.

Essa é uma grande oportunidade de exigir que o Grêmio volte a ter tamanhas façanhas. Ultimamente, a torcida tem cobrado pouco quanto à qualidade do time, esquecendo que apenas raça e superação, embora sejam importantes, sozinhos não ganham um campeonato de alto nível. No Brasileirão de 1981, como de todas as outras conquistas, havia também a qualidade.

O primeiro título brasileiro é um referencial para o presente e também para o futuro. O caminho do Grêmio para a conquista dessa grande conquista foi difícil e também provida de uma série de questionamentos ao longo de seu percurso. O time de Ênio Andrade superou diversos obstáculos e bateu na final o favorito São Paulo.

Que essa conquista seja exemplo a ser seguido pelos jogadores do Grêmio, que terão uma tarefa difícil nesta quarta, em partida contra o Univesidad Católica, pela Libertadores da América. Também se espera que a atual diretoria a use como referência, para montar um time qualificado o bastante para brigarmos novamente por esse grande título em dezembro.

De qualquer maneira, parabéns a toda nação gremista, por esse dia tão especial. Para quem quiser recordar ou saber mais dessa grande história, podem acessar a página especial do Grêmio 1903, Grêmio no Brasileiro 1981, ou o blog Brasileiro1981, feito por André Kruse.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: