Skip to content

Libertadores’11: decepção e fiasco em solo boliviano

abril 15, 2011

É complicado escrever qualquer coisa sobre o jogo de ontem. Ainda que hoje, de cabeça um pouco mais fria, as ideias passem a se organizar melhor, é difícil encontrar justificativas para o que aconteceu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

O Grêmio foi um acúmulo exagerado de erros e muitos defeitos. Erros que começaram logo na escalação. Renato ousou e colocou Gabriel como meia, já que Douglas estava gripado e sequer viajou. Confesso que foi algo que me agradou inicialmente, ele já havia jogado assim no Fluminense, poderia render algo aqui também. Era uma medida de emergência. Mais do que isso: era excesso de confiança de que, caso desse errado, isso não comprometeria o desempenho do time ou mesmo o resultado do jogo, tamanha a fragilidade aparente do Oriente Petrolero.

Não foi o que se viu. Diante de um Grêmio desarrumado que jogou apenas os primeiros 15 minutos, o time boliviano cresceu soberanamente e dominiu praticamente toda a partida. Chutou de longe, de perto, driblou, foi pra cima… fez gols. Fez TRÊS GOLS. Fez tudo aquilo que o torcedor gremista, cansado e caindo de sono na frente da TV, queria que o seu time fizesse.

Um mau súbito atingiu o Grêmio. Para se ter uma ideia, Gabriel, colocado na meia, foi deslocado para a lateral após o primeiro gol dos bolivianos. Nem ali, na direita, ele rendeu. Renato, ainda no primeiro tempo, retirou Collaço, lesionado. Quando todos esperavam uma opção ofensiva, tamanha a dificuldade gremista de chegar na frente e os notáveis espaços que a defesa do Oriente queria apresentar, o técnico gremista surpreende e coloca Fernando, um volante. Teve gente que lembrou de Celso Roth. Eu fui um deles. É inadmissível para um time que precisava da vitória jogar com TRÊS VOLANTES diante de uma equipe que, mesmo jogando em casa, não tinha nem metade do time titular.

Para encerrar a noite com chave de m*, Rodolfo agiu da maneira mais infantil possível. Dividiu de maneira desleal uma bola com o adversário, já no final do jogo. Desorientado, deu um legítimo coice no jogador. Foi mais cedo para o chuveiro, com toda justiça, e desfalca o Grêmio no primeiro jogo das oitavas, que certamente será no Olímpico, já que o time tem uma das piores campanhas entre os classificados para a próxima fase.

Só o que se pode tirar de positivo dessa atuação é o desempenho de Victor e Escudero. O primeiro evitou uma penca de gols com defesas do nível de Victor. Não teve culpa em nenhum dos gols, esteve à mercê da sua defesa, hoje, inoperante. Já o segundo buscou o jogo o tempo todo, foi pra cima, brigou até o último minuto. Não tinha bola perdida. Seu único defeito foi desperdiçar duas chances pisando na bola, literalmente.

Mas o fato é que precisa haver cobrança. Um time como o de ontem não vai a lugar algum. Não passa das oitavas nem que pegue a maior barbada. É estranho ver o time levar sufoco diante do Caxias, do Juventude, do Santa Cruz e, agora, do Oriente Petrolero. Não se pode esperar nada promissor depois de tanta decepção, a menos que se mobilize o grupo e o rendimento volte a ser tão espetacular quanto o do final do ano passado, quando o Grêmio vencia a tudo e a todos.

Só assim a Libertadores poderá ser nossa. Do contrário, seremos figurantes, ou até mesmo saco de pancadas.

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. Lopes permalink
    abril 15, 2011 9:47 am

    Comentar o que? Tomar um sacode de um time boliviano e esse ainda desfalcado, não tem como comentar. Só lamento por uma hora a mais de sono que perdi, pra ver aquele vexame!

  2. Germano permalink
    abril 15, 2011 10:13 am

    Lembrando … time perdeu pro juventude, quase perdeu pro santa cruz e agora esse balaio!!! nao da pra aguentar … triste o negocio!!

  3. abril 15, 2011 10:17 am

    ATUAÇÃO………….VERGONHOSA…………….E AINDA DÃO AVIÃO COM VOO FRETADO………..COMIDA DO AGRADO DE TODOS………….

    CAMBADA DE AMADORES………….TANTO OS QUE DIRIGEM O CLUBE, QUANTO OS QUE ENTRAM EM CAMPO.

    E PENSAR QUE EM CAMPANHA O SEU ODONE PROMETEU CONTRATAÇÕES DE PONTA……….E QUE O CLUBE PARTIRIA PARA O PROFISSIONALISMO.

    COMO SEMPRE…………..PROMESSA DE POLITICO NÃO SE CUMPRE.

  4. Germano permalink
    abril 15, 2011 12:52 pm

    não sei se concordam !! mas o Grêmio ta so dando balão, não consegue jogar com a bola no chão … é balão e balão … isso é parte tecnica!! quando consegue por a bola no chão o time joga!! reparem!

  5. milton permalink
    abril 15, 2011 1:36 pm

    Cara, essa derrota veio quando se podia perder. Isso vai sacudir o time e, torcemos, acorda-los. Imagina se essa derrota humilhante viesse, sei la, numa SEMIFINAL de mundial…

    Entao, uma derrota vexatoria como a de ontem serve pra escancarar os problemas do time e dar 2 semanas ao Renato de motivar e consertar os erros. Temos de 1-3 jogos de gauchao antes das oitavas. Da pra arrumar o time ainda.

    Acredito que o time passe das oitavas. Jogando a primeira em casa da pra armar uma retranca e segurar no jogo de volta. Complicado seria se classificar em primeiro e levar 3×0 no primeiro jogo das oitavas.

  6. rodrigo permalink
    abril 15, 2011 2:40 pm

    kkkkkkkkkkkkkkk gremio 2011 pior q ta n fika kkkkkkkkkkkk

  7. rodrigo permalink
    abril 15, 2011 2:42 pm

    gremio falo tanto do inter ter perdido do mazembe na senifinal do mundia, onde o gremio faz muuuito tempo q n chega la, e agora ,ta tomando oq plantou

  8. giovani montagner permalink
    abril 15, 2011 4:14 pm

    eu joguei a toalha, não espero mais nada para o restante do ano. continuarei assistindo aos sofríveis jogos do nosso tricolor sabendo que não teremos título algum esse ano. gauchão não conta.

  9. Juliano permalink
    abril 15, 2011 7:22 pm

    Temos mais dois jogos na Libertadores e acabou. Simplesmente vegonhoso ontem, fiasco total perder de vareio para um time misto boliviano, se não fosse Victor a goleada seria maior. Jogadores sem vontade, time mal escalado e jogadores ruins o resultado só poderia ser esse. Atirei a toalha e larguei de mão, fiquei muito irritado ontem.

  10. Daniel permalink
    abril 15, 2011 7:37 pm

    A turma da corneta não pode reclamar: Mário, Collaço e Escudero em campo, Douglas e Gilson fora, mais marcadores no meio (pra quem dizia que o time sofria por ser “faceiro”)…

    Todas as exigências foram atendidas, e o que se viu? Laterais ineficientes, o “super craque” argh!entino tropeçando na bola e nenhuma criatividade ofensiva. Era melhor quando tínhamos que reclamar das “teimosias” do Renato com o time vencendo.

    • Juliano permalink
      abril 16, 2011 1:55 am

      O Escudero ainda foi o único que teve vontade no primeiro tempo depois cansou, mas jogou como todo time, com exceção do Victor que se não fosse ele a vergonha seria maior. Só pode ter salário atrasado para os jogadores estarem com tanta falta de vontade. Os volantes do Grêmio não marcam ou marcam errado, sempre um buraco entre a zaga e o meio. Bom os laterais nem vou falar, esse ano Gabriel não entrou em campo ainda, só “cisca” e perde a bola, já na esquerda a última opção é o Neuton, porque esses que estão aí é triste. Borges ta mal, mas também não vem uma bola redonda, só balão. Esse ano se ganhar o gauchão estamos no lucro, esperava bem mais de Paulo Odone, mas por hora só fez fiasco com os casos Ronaldinho e Jonas. Ah e o Vicente é o Meira , mesma coisa. Tem que trazer o Guerra de volta esse que mudou o vestiário no ano passado.

  11. Gremista de Coração permalink
    abril 15, 2011 8:26 pm

    O time mal armado isso foi… tomar 3 tb é vergonhoso, mas se… este mesmo time se bem armado, bem arrumado tinha condições de ganhar. Nao sei mesmo o q houve com o Grêmio, no 1º tempo só foi segurando e no 2º nao aguento e os gol começaram. Triste foi, ainda mais q Junior e Leon empataram, a liderança tava na nossa mao! Mas… infelizmente nao deu e em 2º do grupo agente ruma as Oitavas em busca do TRI, q realmente é de se duvidar mto, mas com raça e fé temos q ir na luta. Nossa grande esperança é a agora as novas incrições para a proxima fase, q talvez, possam melhorar nossa equipe. VAMO COM FÉ GREMIO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: