Skip to content

Qual a escolha do Grêmio?

fevereiro 23, 2011

Foto: Lucas Uebel/Preview.com/Gazeta Press

De acordo com a edição do jornal O Estado de São Paulo desta quarta-feira (23) e do site da Veja, o Grêmio está prestes a deixar o Clube dos 13. O que é inimaginável para alguns, pode ocorrer, com o Tricolor abandonando o ex-presidente gremista e atual mandatário da entidade, Fábio Koff.

Sou defensor da permanência do Grêmio no Clube dos 13, não por Koff, mas por avaliar que esse seja o melhor caminho para o próprio clube, podendo assim receber uma cota de televisão ainda maior. Para esse tipo de debate, avalio apenas o nosso Tricolor, pois separo o Koff do Grêmio com o Koff do Clube dos 13. Apesar disso, sei que essa não é uma tarefa fácil para os gremistas.

Não sei qual seria a razão do Grêmio abandonar o Clube dos 13. Problemas de cotas antecipadas? Talvez, pois ao que parece, todos os clubes que possuem essas receitas adiantadas, estão pulando do barco. Rivalidade política entre o presidente Paulo Odone e Koff? Uma coisa que aprendi ao ser jornalista político é nunca duvidar do que a política pode proporcionar. A atual direção desejar se aproximar mais da CBF, por motivos de Copa do Mundo ou apenas por ganhar força nos bastidores? Faria sentido. Porém, não sei dizer ainda.

Apenas lamentarei se o Grêmio sair do Clube dos 13, justamente quando a entidade poderia acabar com monopólio de transmissão da Rede Globo e implantar uma competição de preços pelos direitos, tornando o futebol brasileiro mais igualitário. Justamente neste momento, em que poderia enfim ocorrer uma mudança significativa no cenário do futebol nacional.

Apesar disso, seguirei esperando o pronunciamento oficial do Grêmio, seja por uma nota, seja pela figura do nosso presidente Paulo Odone. Enfim, o Tricolor precisa se posicionar perante esse caso. Por mais que o Clube dos 13, com a gestão de Fábio Koff seja muito aquém do que deveria ser, acredito que chegamos ao momento ideal para mudar o futebol brasileiro. Minha torcida é que o clube escolha esse lado.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. Otaciano Costa Arantes Filho permalink
    fevereiro 24, 2011 12:06 am

    Baseado em que tu achas que este seria o momento ideal para uma mudança no futebol brasileiro? De que adiantou o Gremio pertencer e defender o clube dos 13? Adiantou no jogo contra o Fluminense no ano passado, quando entraram no meio do Jonas dentro da grande área dos tricolores de lá e o juiz nada marcou? Este foi apenas um dos erros de arbitragem que prejudicaram o Gremio… Sorte que a estrela do Renato nos levou para LA11, a qual iremos ganhar, não tenho dúvida… Resumindo, não sei se seria ruim o Gremio sair do Clube dos 13… Estaria acompanhado do Corinthians, que tem muita força política, talvez do Flamengo… Apesar de destestar tanto um quanto o outro…

    • fevereiro 24, 2011 6:24 am

      Otaciano, o próprio texto deixa claro que Clube dos 13 ainda é uma caricatura do que deveria ser. Agora, momento de mudar o futebol brasileiro é fazer uma liga dos clubes, desvinculada da CBF, como Koff pretende desta vez. Momento de mudar o futebol brasileiro abrir a concorrência para outras emissoras. A Record está na briga com a Globo com o módulo da TV aberta, assim como a ESPN Brasil está na briga com o Sportv pela TV fechada. Sobre arbitragem, não há nada a ver reclamar dos Clube dos 13. Isso é com a Comissão de Arbitragem, ou seja, CBF, que é adversária política do Fábio Koff. O que pode ocorrer é o Grêmio se unir com Ricardo Teixeira para evitar erros de arbitragem em excesso e ter outras vantagens. É uma possibilidade, mas acho que não compensa o risco. O Grêmio sempre teve de superar arbitragens ruins e mesmo assim foi campeão.

  2. Rodrigo Rodrigues permalink*
    fevereiro 24, 2011 1:02 am

    Segundo o link da Veja que colocaste, o Grêmio irá negociar individualmente os direitos de transmissão. Mas faria isso, bem como os cariocas estão fazendo, sem se ausentar do Clube dos 13.

    Agora, qual seria a lógica de negociar individualmente e ainda pertencer ao Clube dos 13, aí não sei.

    Abraço.

  3. Diego permalink
    fevereiro 24, 2011 2:11 am

    .. Negociar de forma direta as cotas da tv é mto arriscado. Após ver anos e anos de roubos grosseiros contra o gremio e de total desigualdade nos valores financeiros recebidos por nós, inter-cagão, cruzeiro etc.. em relação a cariocas e paulistas que me fazem ter um certo receio. Negociando as cotas sem o clube dos 13 elas poderão ficar mais baixas, pelo simples fato dessa desigualdade (ridícula) regional que há no Brasil. Infelismente a CBF, que é uma máfia, e a Globo (assistam o vídeo da BBC, Muito Além do Cidadão Kane), manipulam e utilizam a maior paixão do sofrido povo brasileiro para interesses próprios e descaradamente sacaneiam clubes de futebol fora do eixo rio-sao paulo. Se não houvesse um gremio e um fanatismo por ele no meio disso tudo, eu nao veria motivos para gostar desse corrupato futebol brasileiro…..

    • fevereiro 24, 2011 6:29 am

      Também penso assim. O ideal é permanecer no Clube dos 13, abrir concorrência pela direito de transmissão e assim receber cotas mais igualitárias.Sinceramente, temo que negociar individualmente os direitos de televisão crie uma disparidade tão grande quanto os patrocinadores. Afinal, não dá para comparar o que o Grêmio ganha com Banrisul ao que os grandes de São Paulo e Rio recebem.

  4. Daniel permalink
    fevereiro 24, 2011 10:09 am

    Nenhum dos lados presta. A CBF pelos motivos que todos já sabem e o Clube dos 13 porque se comprometeu uma ser uma boa alternativa pra ela e até hoje não conseguiu cumprir. Mesmo assim, acho que seria prejuízo para o Grêmio negociar seus direitos individualmente. Talvez levássemos vantagem no pay-per-view já que somos um dos clubes que mais vende pacotes nesse sistema (ficando atrás apenas do Flamengo e dos três grandes da capital paulista). Mas na TV aberta temos pouca atratividade se comparados aos paulistas e cariocas, que dominam grande parte dos torcedores das regiões onde os times locais não são tão fortes (muito por culpa da própria TV, que sempre exaltou qualquer porcaria do centro do país enquanto fazia propaganda negativa do Grêmio até nos nossos anos mais gloriosos).

  5. Luis Boeira permalink
    fevereiro 24, 2011 10:32 am

    Espero que o Odone não cometa essa burrada !!

  6. Daniel Stoler permalink
    fevereiro 24, 2011 4:07 pm

    Legal que o “dominio” no site do Clube dos 13 eh Globo.com
    Acho que o que vamos ver mais pra frente vai ser a construcao (mesmo que nao admitida por muitos clubes) de uma nova liga, infelizmente, vinculada a CBF. Nada vai mudar, e o futebol brasileiro vai regredindo mais uns 10 anos.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Qual a escolha do Grêmio? « Grêmio 1903 -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: