Skip to content

Grêmio volta a apresentar grande futebol

fevereiro 22, 2011

Grêmio de Renato volta a jogar bonito / Foto: Diego Vara - ClicEsportes

Alguns podem relutar sobre o nível técnico do Ypiranga de Erechim, mas o fato do Grêmio ter jogado o fino da bola é um ótimo sinal de que aquele futebol, considerado o melhor no encerramento do Brasileirão de 2010, está voltando. O time de Renato está mostrando sinais de entrosamento e superando a ausência de Jonas aos poucos.

O Grêmio de Renato Portaluppi, quando joga o seu melhor, reúne o poder ofensivo com o defensivo. Ou seja, o time tem dois goleadores, meias ofensivos e jogadas pelas  duas laterais, mas volta para marcar quando não tem a bola. Esse Grêmio poderia perfeitamente ser campeão brasileiro, se assim começasse a competição. Apesar disso, essa equipe tem capacidade de nos trazer o Tri da América.

Gosto da ideia de ter dois volantes, embora não achasse nada demais o esquema usado diante do Oriente Petrolero com um marcador, porque Rochemback se sente mais solto para atacar. Quando não é ele, até Adilson se aventura no setor ofensivo. Isso dá mais qualidade ao time de Renato.

Também é legal destacar que Gilson teve mais uma atuação interessante pelo Gauchão e dá sinais de que está se soltando. Mesmo que vá para o banco, Lúcio é garantia de jogadas pela esquerda, assim como Gabriel pela direita. No ataque, temos a qualidade de Borges e André Lima, com a categoria de Douglas no meio.

Renato ainda tem Escudero e Carlos Alberto como opções.  Ou seja, novamente volto a frisar que temos elenco e, ao mesmo tempo, um time que vem encaixando, mostrando maior entrosamento. Quem teve paciência no começo da temporada, pode agora ter uma boa resposta.

Mesmo assim, muitos podem questionar que foi apenas o Ypiranga e que não se deve levar isso como referência. Até certo  ponto, há razão nessa afirmação, no entanto, vemos times grandes também não terem tarefas fáceis com os pequenos nos estaduais.

O Fluminense, que também está na Libertadores e visto como um dos favoritos, foi eliminado pelo Boa Vista na Taça Guanabara nos pênaltis. Portanto, vale a pena dar o braço a torcer, mesmo que seja um jogo de Gauchão. O time de Renato fez bonito nesse domingo e merece nosso crédito.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    fevereiro 22, 2011 11:24 pm

    O grande ponto forte do Grêmio é sem dúvida o Rochemback. Embora Douglas, Adilson e Lúcio sejam os melhores em suas posições, não é tão difícil encontrar quem possa fazer as suas funções (Escudero, Fernando, Carlos Alberto…), mas não há mais ninguém no elenco que marque e distribua o jogo como o Rocka. Me lembra o estilo da seleção argentina de jogar, em que o camisa 10 é quase um atacante (Messi) e quem inicia as jogadas é o primeiro volante (Mascherano).

  2. fevereiro 22, 2011 11:34 pm

    O fato de o Ypiranga ser uma equipe bastante limitada não deve diminuir nosso otimismo em relação às possibilidades do Grêmio vir a realizar grandes façanhas neste ano. O Grêmio deu um verdadeiro passeio num time fraco, isso é bom, e deve significar que terá forças para vencer, ainda que sem tanta folga, outras equipes bem mais fortes que a de Erechim. Porém, ao menos por enquanto, acredito que o Grêmio deva funcionar bem melhor com dois volantes.

  3. luis Boeira permalink
    fevereiro 23, 2011 3:26 pm

    Belo futebol apresentado, o time jogou muito, mas vamos esperar o o restante do ano !!!

  4. Tarsis Salvatore permalink
    fevereiro 24, 2011 10:02 am

    Bruno, não concordo. Pra mim Gauchão não é parâmetro. O que vale na minha opinião é que o entrosamento está voltando. Mas acho que o grêmio ainda precisa evoluir, dentro só próprio esquema do Renato, que deve ser com dois voantes jogando fora e glacês só um qndo jogar em casa.
    Enfim, é um bom indício, mas cedo para dizer que o time está pronto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: