Skip to content

Numeração fixa para a temporada 2011

fevereiro 21, 2011

André Lima agora é 99 - Foto: Gremio.net

O Grêmio oficializou a prática da numeração fixa para a temporada 2011. Assim, o clube segue uma tendência que há anos já é prática na Europa e nos Estados Unidos e no Brasil desde 2005, quando o São Paulo decidiu fazer o mesmo. A receita em nada atrapalha o clube, muito pelo contrário, gera maiores lucros e vendas de produtos oficiais. Por isso, antes tarde do que nunca no caso do nosso Tricolor.

A prática da camisa  personalizada no São Paulo é praxe, como a do Rogério Ceni. O Grêmio poderia fazer a mesma coisa com Victor, por meio de vestimentas distintas com as demais, assim construindo uma marca veicula ao clube e, consequentemente, vendendo mais. Ainda no caso do Morumbi, houve grandes sucessos com camisas ligadas a um determinado jogador, como a 5 de Lugano, que chegou a superar a do arqueiro são-paulino.

No mesmo ano, o Corinthians teve uma série de camisas vendidas com a numeração 10 de Carlitos Tevez e, mais tarde, a fórmula novamente se mostrou bem sucedida com a 9 de Ronaldo. Essa ideia foi levada adiante com Cruzeiro vinculando o número 30 ao Kleber. Palmeiras e Flamengo também fazem isso. Portanto, é mais do que natural que haja uma venda, acima da média, de uma determinada camisa que tenha ligação com um jogador querido pela torcida.

Portanto, o fato do Grêmio ter adotado a numeração fixa é uma grande notícia, embora seja tardia e com uma relutância que é impossível de se entender. Mesmo assim, vale o elogio ao Departamento de Marketing e de Futebol por essa iniciativa. Não há dúvidas que a torcida gremista, fiel ao clube do jeito que é, fará com que essa prática dê certo no Olímpico.

Aliás, a grande curiosidade é o número 99 de André Lima. Já que Borges é o camisa 9, o atacante optou pela numeração que mais se aproximasse dessa referência. O caso é semelhante ao do Ronaldo, quando jogou no Milan. Ele ficou com a 99, devido à camisa 9 já pertencer a Inzaghi. Resultado? A camisa do Fenômeno foi sucesso de vendas. Do jeito que André Lima é querido pela torcida, a camisa 99 também pode ser mais frequente nas ruas do Rio Grande do Sul.

 

Variáveis sobre a numeração fixa

Devido ao regulamento da Libertadores, que impossibilita a troca de números de um determinado jogador e também limita a numeração de 1 a 25, haverá casos de jogadores que terão dois números, como André Lima, que terá a camisa 99 no Gauchão e no Brasileiro, mas será obrigado a seguir com a 21 na Libertadores. Veja como fica a relação logo abaixo:

1- Victor
2- Gabriel
3- Paulão
4- Rafael Marques
5- Fábio Rochemback
6- Gilson
7- Vinicius Pacheco
8- Adílson
9- Borges
10- Douglas
11- Lúcio
12- Marcelo Grohe
13- Mário Fernandes
14- Vilson
15- Neuton
16- Diego Clementino
17- Fernando
18- Maylson
19- Júnior Viçosa na Libertadores; Carlos Alberto na lista fixa
20- Matheus
21- André Lima na Libertadores; Leandro na lista fixa
22- Carlos Alberto na Libertadores; sem jogador na lista fixa
23- Bruno Collaço
24- Escudero
25- Rodolfo
26- Saimon
27- Willian Magrão
28- Mateus Magro
29- Júnior Viçosa – na lista fixa
30- Busatto
31- Roberson
32- Pessalli
33- Mithyuê
34- Lins
35- Wesley
36- Dener
37- Emerson
38- Edílson
99- André Lima – na lista fixa

Fonte: Globoesporte.com

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Jonas Silveira permalink
    fevereiro 21, 2011 8:57 pm

    Esse buraco inexplicável do número 22 tem jeito de contratação… Não que o time precise. Fico feliz pelo Dener, pelo Weverson Leandro e pelo Emerson, os garotos promovidos pelo Renato após a pré-temporada. Jogaram a copinha e agora já fazem parte do grupo principal.
    Não duvido que Gérson e Spessato façam parte da lista, assim que recuperados.

    • Daniel permalink
      fevereiro 21, 2011 10:50 pm

      Vai ver foi só pra evitar mais camisas rasuradas, ou talvez o Viçosa goste do número 29 por algum motivo… Ou talvez seja pra evitar a piadinha dos dois patinhos na lagoa hehehe

  2. Sancho permalink
    fevereiro 22, 2011 12:36 am

    Tchê, 22 é o meu número. Não espalhem, mas o Grêmio está para contratar um goleiro de 30 anos, com 1,7o e sem nenhuma experiência além de algumas partidas de futebol-7: eu!

Trackbacks

  1. Tweets that mention Numeração fixa para a temporada 2011 « Grêmio 1903 -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: