Skip to content

Bom senso na busca por novos sócios

fevereiro 21, 2011

A campanha de adquirir novos associados por meio de uma mensalidade de R$ 18 (os chamados sócio-torcedor ouro) é uma ideia brilhante do Departamento de Marketing. Além disso, é preciso elogiar a comunicação do Grêmio, que vem usando diversas mídias para atrair novos gremistas no quadro social. No entanto, cabe uma crítica ao exagero de tratar quem é sócio como verdadeiro gremista, como se o restante não fosse.

Nas rádios, há a propaganda com a seguinte frase: “Há gremista que comemora os grandes títulos, o da corneta que torce e reclama, da flauta para tirar sarro do outro lado, mas tem o gremista que sempre joga junto e é a verdadeira força do Imortal Tricolor”, referindo-se ao sócio. Por mais que a parte em negrito seja dúbia, assim podendo ser interpretada de maneira distintas, pode passar a impressão de que se você, gremista, não for sócio, não tem importância para o Grêmio.

Não acredito que fosse essa a intenção do Departamento de Marketing, mas houve pessoas com tal interpretação sobre a propaganda. É preciso destacar que, apesar de R$ 18 ser um valor irrisório para muitos, para outros é muita coisa. Existem pessoas que ganham pouco e pagam suas contas, assim não podendo se inserir no quadro social do clube.  É preciso respeitar esse tipo de situação e evitar destratá-los, como se fossem menos gremistas.

É exatamente isso que me incomoda. Também há a postura de alguns torcedores, que ajudam ao  clube na missão de chegar a 100 mil sócios, tratando como se fosse obrigação do torcedor ser sócio e, caso não seja, é menos gremista.

Por mais que a atitude de ajudar o Grêmio seja bastante louvável, há gente cometendo o mesmo erro que o atual diretor de futebol do Internacional, Roberto Siegmann, cometeu num artigo publicado em 2009, tentando argumentar que a maior torcida do estado é a colorada por ter mais sócios. “Afinal, o que é ser torcedor? Para mim, ser torcedor é estar umbilicalmente ligado ao clube do coração, pertencer ao seu quadro associativo, comprar camiseta, pagar mensalidade em dia e ir ao estádio”, alegou o Siegmann.

Tal postura lamentável do dirigente colorado despertou uma grande resposta do suplente no Conselho Deliberativo, , João de Almeida Neto, através da Carta Aberta ao Torcedor Gremista, publicada no site oficial. Nela, Almeida Neto destacou: “o GRÊMIO não concorda com o conceito enunciado pelo referido dirigente. Ao contrário, o rejeita e repudia, por considerá-lo elitista, discriminatório, preconceituoso e arrogante”. Simples, perfeito e fiel à realidade.

Por isso, não podemos nos esquecer dessa brilhante  afirmação. O Grêmio é grande não apenas por ter um dos maiores quadros sociais do mundo, mas pelos milhões de torcedores.  Inegavelmente, o sócio é quem ajuda mais o clube, mas isso não o torna mais gremista que os demais, que ainda compram produtos do Tricolor e espalham as cores azul, preto e branco pelas ruas do Brasil. Logo, é preciso ter bom senso na campanha, isso vale ao clube e aos sócios.

 

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. fevereiro 21, 2011 12:22 pm

    Também não gostei muito dessa propaganda, embora trabalhe com Marketing e tenha entendido, algumas pessoas podem não entender. Também sou sócio-torcedor, o que hoje é chamado Sócio Diamante, mas não acho q meu pai, que me ensinou a ser gremista seja menos gremista que eu por não ser sócio. Há de se ter cuidado com campanhas. Quando escrevo minhas colunas no gremionline.blogspot.com, procuro colocar que é obrigação do gremista QUE PUDER ir ao estádio, até pq, ir ao estádio é caro, comprar uma camiseta do clube então, nem se fala…. e a GRANDE maioria dos torcedores não tem condições de comprar camiseta, ir ao estádio ou pagar mensalidades… mas nem por isso é MENOS gremista… Aliás, um comentário, não me interessa os outros clubes ou como era ano passado ou retrasado, ou sei lá… a camisa tá muito cara e os ingressos pra Libertadores também…. tá difícil pra quem não tem muita grana acompanhar esses valores….

    • Jonas Silveira permalink
      fevereiro 21, 2011 1:23 pm

      Não sou sócio, por uma questão de renda, mas pretendo ser. Independente disso, torcedor é quem acompanha o futebol, não quem consome os produtos dele. Não interpretei a campanha de uma forma negativa, até por que tenho certa vergonha da minha condição de não-sócio…
      No fim das contas, associar-se é uma questão de desejo, não de dever.

  2. DIEGO permalink
    fevereiro 21, 2011 1:56 pm

    Sou sócio desde 2009, porem na época que me associei, pagava R$ 30,00 mensal, mais metade ou 50% do ingresso, sempre gostei da Geral, mas gostava mais de assistir ao jogo, então sempre entro no P12.
    Metade do valor do ingresso no P12 era R$20,00 em jogos da LA. porem hoje custam R$35,00 na fase de grupos mais R$35,00 mensais, e quando o tricolor avançar. terei que pagar R$35 por mês mais R$50,00 do ingresso. no maximo posso comprometer 60 a 70 Reais/mês da minha renda, ou seja 1 jogo por mes. acho que a direção tem que repensar o valor do ingresso para sócios.

  3. Sancho permalink
    fevereiro 21, 2011 2:26 pm

    Não, não. É o contrário! A interpretação está errada. O que o clube está fazendo é chamar o verdadeiro torcedor a se associar.

    O corneta pode ser sócio (e quantos são!), mas não é o verdadeiro torcedor. O que só comemora grandes títulos pode ser sócio, mas não é o verdadeiro torcedor. E o verdadeiro torcedor pode não ser sócio que continua sendo o “verdadeiro torcedor”, mas esse é o perfil de associado que o clube procura.

    A campanha está ótima!

    Abraço.

    • fevereiro 21, 2011 2:50 pm

      Não, Sancho, até tive uma interpretação parecida também, mas estou dizendo que houve gente que não entendeu isso.

      • Sancho permalink
        fevereiro 21, 2011 2:52 pm

        Bom, mas aí o cidadão tem que ter vontade de interpretar errado. Contra isso, não há muito o que o clube possa fazer…

      • fevereiro 21, 2011 7:49 pm

        Sou leigo no assunto, mas a partir do momento que uma propaganda não é clara a todos, abrindo possibilidades para mais de uma interpretação, não acredito que possa ser considerada bem sucedida.

      • Sancho permalink
        fevereiro 22, 2011 12:31 am

        Qualquer mensagem sempre será passível de ter mais de uma interpretação, Bruno. Não tem jeito, é o risco que se corre. Alguns terão mais problemas que outros, é verdade, mas, sinceramente, não vejo nessa campanha muito espaço para interpretações ruins.

        O fato de ter quem não entenda, por si, não diz nada a respeito da campanha. Pode, na verdade, estar dizendo algo sobre quem não entendeu…

  4. fillipin permalink
    fevereiro 21, 2011 5:27 pm

    nao sou socio,pelo simples motivo de que nao possuo cartao de credito,e
    moro muito longe de poa,nao tenho como ir me associar no olimpico,mas sempre compro produtos oficiais e acompanho o nosso Grêmio em tudo.nao me considero menos gremista
    do que muitos que conheço que sao socios.

  5. Lopes permalink
    fevereiro 21, 2011 5:46 pm

    Bruno, muito boa suas colocações e muito oportuno esse assunto. Quero dar como exemplo meu caso. Sou gremista, filho de gremista, meus irmãos são gremistas, meus sobrinhos são gremistas e meus filhos serão gremistas. Também têm tios e primos gremistas, sendo raros os casos de desvio, mas toda família tem problemas não é mesmo!? rs, rs….
    Meu histórico de Olímpico são quatro jogos: final do Gauchão de 1988, um tetra gaúcho em cima do pessoal do aterro, derrota na final da Copa do Brasil de 1995 para o Corinthians, bi do gauchão contra o Juventude e bi campeão brasileiro contra Portuguesa. Nunca mais fui ao estádio ora por um motivo ora por outro. Agora mais velho, pior ainda. Mas isso não me faz menos gremista. Sei que seria bom ser sócio, mas moro a mais de 300 km de Porto Alegre, e ir num jogo no Olímpico representa um gasto de cerca de 20% do meu salário. Mas sou um consumidor que não compra produto falsificado do seu time e que gostaria de contribuir muito mais com o clube.
    Achei oportuna a campanha do Sócio-Torcedor Ouro, mas veja o meu caso por exemplo. Como vou pagar R$18,00 por mês para ir uma vez a cada década ao estádio? Prefiro então, comprar a camisa tricolor em suaves prestações. Espero que o marketing do Grêmio possa pensar em algo para essa massa de tricolores que gostariam de contribuir mais com o Imortal, que gostariam também, de ir ao estádio mas não tem muitas oportunidades. O Exército Gremista, por exemplo, é uma boa ferramenta para conhecer esse público, principalmente o interiorano, buscando aproximar o Grêmio de seus seguidores. Não somos menos gremistas, somente gremistas de longe!!!

    Obs. Desculpe a carta!

    • fevereiro 21, 2011 7:54 pm

      Muito legal o seu relato, Lopes. Nem se preocupe quanto ao tamanho do comentário, o que importa é o conteúdo.

      Abraço.

  6. fevereiro 21, 2011 7:37 pm

    Cara, não confunda as coisas. É uma campanha de marketing com a única fidelidade de angariar sócios, não poderia ser diferente. Não é uma posição oficial, não vejo nenhuma indelicadeza com quem não é sócio.

    • fevereiro 21, 2011 7:52 pm

      Pera aí, pera aí, pera aí. A partir do momento que existe uma propaganda vinculada a uma empresa ou a um clube de futebol (que seja), você tem uma representação da mesma através das mídias, seja do impresso, visual e até sonoro. Portanto, se na propaganda do clube fala que “odiamos colorados”, podemos entender que naquela vinculação, está sim inserido o pensamento oficial do clube. Então não vejo nenhuma confusão de minha parte. A empresa (neste caso o clube) vende a sua imagem por meio da propaganda. Se a propaganda for ruim, é a imagem dessa empresa que sai prejudicada.

  7. Alexsandro Haag permalink
    fevereiro 28, 2011 4:59 pm

    Tenho 43 anos, e me associe agora no Grêmio.
    Nossaaaa…, ser sócio é outra coisa. Tu se sente IMORTAL.
    Vale a pena se associar. Aposto que todos vão amar e gritar mais pelo Grêmio.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Bom senso na busca por novos sócios « Grêmio 1903 -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: