Skip to content

Uma lista sem novidades

fevereiro 15, 2011

 

Depois de muito pensar, Renato deve soltar uma lista sem novidades - Foto: Valdir Friolin/ClicEsportes

Uma lista sem novidades deve ser divulgada nesta terça-feira de manhã, pelo técnico Renato Portaluppi. Depois da dúvida entre William Magrão e Damián Escudero, enfim, o argentino estará na lista dos 25, junto com Rodolfo e Carlos Alberto. Os que devem sair, caso não ocorram novas surpresas, são Neuton, Mateus Magro e Wesley, os três guris da base do Grêmio.

Pois bem, não faria sentido nenhum Escudero não entrar na lista, sendo que ele veio com a pompa de reforço para a Libertadores e custando US$ 500 mil. Por mais que William Magrão venha se recuperando bem, o Grêmio já tem Fernando presente entre os 25 jogadores e ele vem do Sul-Americano Sub-20 com a moral elevada. Por essa razão, o argentino estará na lista da fase de grupos.

Já Magrão deve entrar a partir das oitavas-de-final, junto com o segundo atacante. Ele, porém, deveria estar na lista ainda na primeira fase (a “pré-Libertadores”, como alguns se referem), ao invés de Maylson, por exemplo. Há quem possa argumentar que a recuperação do volante foi mais rápida do que esperava a comissão técnica, mas os médicos não podem cogitar uma situação dessas? Outro ponto: o Departamento Médico e a Departamento de Futebol se integram de maneira ideal?

O que questiono também na lista é a inclusão de Maylson entre os 25. Não se trata de má-vontade com o jogador, que teve boas atuações recentemente, mas ainda aguardo ele fazer a diferença fora do Campeonato Gaúcho. Apesar de apoiá-lo quando veste o manto tricolor, sigo pensando que é um jogador limitado. Atua como lateral-direito, meia, volante e até se aventurou no ataque e não se firmou em nenhuma posição.

Como sempre, porém, fico no aguardo para Maylson me calar. No entanto, avalio como um erro apostar nele ao invés de Mateus Magro, um guri que ainda vai evoluir, mas já deu sinais de que é um jogador a ser lapidado e pode ser tornar mais um grande volante revelado pelas categorias de base do Grêmio.

Sobre Neuton, a lógica de Renato é bem clara: assim como Mário Fernandes é lateral-direito, Neuton é zagueiro. Sem mais discussões. No entanto, não é incoerência tirar o guri, para a entrada de Rodolfo, e ao mesmo tempo manter Gilson? O lateral-esquerdo queimou suas oportunidades. Claro que também torço para que ele se recupere, mas fato é que ele não vem bem, enquanto que Neuton já se mostrou bastante útil na lateral-esquerda.

Quanto à saída de Wesley, é o que gera menos discussão, uma vez que entrou para apenas preencher a vaga mesmo. É garoto, ainda precisa ser mais testado e não acho que uma Libertadores seja o ideal, a não ser que seja um jogador muito diferenciado. Portanto, a sua saída para a entrada de Carlos Alberto (ou Escudero) é única que não gera discussão.

Enfim, irei esperar o anúncio da lista nesta terça-feira, dia que não terá jogo do Grêmio e mesmo assim será corrido para o torcedor gremista. Além de saber quem sai e quem entra na relação dos 25 jogadores que disputarão a fase de grupos da Libertadores da América, também aguardamos o lançamento das novas camisas do Grêmio/Topper, coleção 2011.

 

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. fevereiro 15, 2011 2:05 am

    Discordo cordialmente. Apesar de Maylson não estar em seus melhores dias, o mesmo já demonstrou que possui virtudes (prefiro ver as virtudes e não as limitações). Além disso, acredito que a primeira função está bem servida com Fábio “El Capitán” Rochemback e Fernando “Rottweiler” (este sim, merecendo chances). Magro surgiu esse ano (justamente devido ao Rottweiler estar servido a seleção) e acredito que ainda lhe falte “pelos no saco” (se é que me entende), para entrar em um jogo de La Copa. Acredito que para a segunda função temos Adílson “Pastor Alemão” e, para as oitavas, Willian “O” Magrão… Nesse momento sim, poderemos discutir a saída do Filho de Mayl dos inscritos… Ou não…

    • fevereiro 15, 2011 5:43 am

      Da maneira que você escreveu, parece que prefiro ver limitações a virtudes. Não é bem assim, embora respeite sua colocação. Mas se é assim, lanço um desafio: qual partida, fora Gauchão, que Maylson realmente fez a diferença? Outra, passa técnico e entra técnico, Maylson não se firma. Por que será? Então, gostaria de ver mais essas virtudes. Como disse, se ele vestir a camisa do Grêmio, torcerei por ele, pois é a minhaa obrigação como gremista lhe dar apoio. Mesmo assim, tenho de ser realista, é jogador limitado e é muito melhor apostar em Mateus Magro, que é volante de verdade (não passou por mil e uma funções). Naturalmente ele ainda tem de amadurecer, mas muitos jogadores da base do Grêmio que tinham potencial amadureceram jogando competições de alto nível. Simples assim.

      • fevereiro 15, 2011 12:41 pm

        Primeiro, te respondo: Maylson foi Campeão Sul-Americano Sub-20 (Seleção Brasileira). Terminou a competição como titular.

        Segundo, te retruco: e o Magro, fez diferença em qualquer competição? Podes incluir o Tarsão 2011 se quiser…

        Não tenho nada contra o Magro, apenas acho prematuro “queimar” um jogador de 21 anos (como parte da torcida fez e faz). Ele passou por mil e uma funções? Concordo. Ele que distribui as camisas no vestiário? Não*.

        *: Silas disse que Fernando Rottweiler era meia! Ignorem essa comissão técnica…

      • fevereiro 15, 2011 1:19 pm

        Vou retrucar de volta

        Primeiro, falei apenas pelo Grêmio. Seleção brasileira de base, há vários jogadores que fazem sucesso lá e não vingam. Cito um exemplo, o Lulinha, ex-jogador do Corinthians que vinha como grande promessa. Deu em nada.

        Segundo, o que está fazendo é até covardia. Maylson tem aproximadamente dois ou três anos de profissional. Magro começou neste ano. Logo, a comparação se torna completamente defasada.

        Naturalmente que há o risco de apostar numa jovem promessa numa Libertadores, mas isso ocorre até com frequência e há jogadores que crescem nela, como foi com Carlos Eduardo. Insisto que vale apostar mais num guri que tem futuro, do que em outro que teve oportunidades e não engrenou.

        Mas, enfim, paro essa discussão por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: