Skip to content

Puma deixará saudades? Nenhuma

fevereiro 14, 2011

A Era Puma acaba oficialmente nesta segunda-feira, embora sua despedida em jogos oficiais pelo Grêmio tenha ocorrido neste domingo, na derrota contra o Novo Hamburgo. Apesar da estadia da empresa alemã ter começado com a Batalha dos Aflitos, de resto, o revés no Estádio do Vale foi um encerramento digno a um período melancólico e sem título de expressão.

Não me limitarei à superstição, mas fato é que não ganhamos absolutamente nada com a Puma, a não ser Série B e três Campeonatos Gaúcho. Claro, que a empresa não pode ser a grande responsável, mas em parte, podemos sim colocar a culpa nela. A Topper sequer estreou novo fardamento e já lançou um site (www.camisadogremio.com.br) para atrair torcedores para o lançamento.

Simples, isso se chama marketing. Peguemos o exemplo no Internacional, onde existe um trabalho de parceria entre o clube e Reebok (vejam site deles). A empresa vincula a marca ao Inter, mesmo ciente que isso pode resultar em relutância por partes de gremistas na hora de comprar seus produtos. Isso ocorre porque há parceria, certeza de retorno financeiro por meio de ações entre as duas partes.

A Puma, alguma vez, fez um trabalho semelhante no Grêmio? Pelo contrário, sempre tratou o Tricolor como mais um, obrigando o clube a aplicar seus modelos padrões às camisas tricolores, sem se preocupar se haveria harmonia entre um e outro. A Puma marcou como uma empresa que não respeitava a vontade de seus clientes, algo no ponto de vista mercadológico, é inadmissível. Além disso, nunca fez uma grande ação de marketing, exceto pela votação da terceira.

Enfim, a Puma não deixará saudades nenhuma no Grêmio. Embora reconheça que o Departamento de Marketing gremista também não tenha feito a sua parte ao longo desses anos, é inaceitável uma empresa se comportar de maneira tão retrógrada quando o assunto é marketing. Se a Topper apresentará nesta terça as mais bonitas camisas feitas em anos, isso não sei (embora esteja confiante), mas a fornecedora já deu sinais de que será melhor do que a sua antecessora.

 

Observação: Para não dizerem que só critico a Puma, então direi que o maior acerto da fornecedora alemã foi a linha retro, algo que deve ser mantido pela Topper. As camisas de 2005 e da Libertadores 2009, além da linha Shadow, também são belíssimas camisas. Porém, só isso.




Post-Scriptum: Enquanto que a Puma dá adeus, a Topper dá mais um exemplo de marketing. Segue o anúncio da fabricante nos jornais desta segunda-feira:

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. fevereiro 14, 2011 10:39 am

    Como colorado, mas fã de camisas de clubes, tenho que concordar: foram poucos acertos que a Puma teve nas camisas do Grêmio. Não curto muito a camisa tricolor, mas a bicolor e a preta de 2007, eu gostei.
    Sobre as ações de marketing, muita coisa deve ser criada dentro do clube e apresentadas aos patrocinadores. Marcas grandes como Puma e Reebok não conseguem ter equipes suficientes para cuidar diretamente de todos os clubes que patrocinam, e por isso muito coisa tem que vir dentro.
    Cuidado com a Topper. Nos anos que fazia o material do Inter, as camisas tinham o problema de em 10 lavagens, já começar a perder as estampas de patrocinadores e numeros.
    Boa sorte nas questões de MKT e com a nova patrocinadora.

  2. Daniel permalink
    fevereiro 14, 2011 12:15 pm

    Vendo as demonstrações de esforço da Topper em agradar os torcedores gremistas (aquela imagem com as manchetes de 83 gravadas na camisa foi a mais marcante), acredito que o novo uniforme será muito mais bonito e tradicional que os da Puma (até porque seria difícil alguém ser capaz de fazer algo mais feio). Quanto à qualidade do material, há controvérsias.

    Não costumo comprar os produtos da Topper, então não posso dar uma opinião concreta. E os comentários que ouço/leio variam muito. Uns dizem que é ótimo, outros que é uma porcaria. Assim, prefiro esperar o lançamento ter certeza de que a troca (não apenas a saída da Puma) valeu a pena.

    • Gabriel permalink
      fevereiro 15, 2011 2:59 pm

      Daniel, possuo 2 calções da Topper, e posso dizer, o material é melhor que o da Puma. Já tomei banho de mar com ele, e o lavei inumeras vezes, e não descascou o logo, que é em transfer
      estou me arriscando num mockup, jaja posto

  3. gabe permalink
    fevereiro 14, 2011 2:59 pm

    a do mundial fico trilegal

  4. Daniel permalink
    fevereiro 14, 2011 4:59 pm

    Fresco desse jeito acho que tu já é colorido há muito tempo. Se fosse Gremista, saberia que o que importa pra nós é a raça e a tradição do clube, não nomes e marcas famosas.

    • Douglas permalink
      fevereiro 14, 2011 5:38 pm

      Se fosse gremista, idependente do que acontece-se jamaiz trocaria de time, ou migraria para o rival.

      Acredito que empresas pequenas tendem a agradar mais seus clientes, nao seriamos mais um cliente (como com a Puma), seriamos UM cliente.

      Abraços anciosos.

  5. fevereiro 14, 2011 6:12 pm

    Exclui o com o comentário desse sujeito. Espero que não incomode mais.

  6. André Souza permalink
    fevereiro 15, 2011 4:19 pm

    Vou deixar bem claro, se o grêmio vestir topper eu deixo de ser gremista e passo a ser colorado. o grêmio tem que vestir Nike já!!! Topper é fornecedora de time pequeno. Nike no grêmio já!!!

    .

    • fevereiro 15, 2011 5:58 pm

      Sinto lhe informar que este será o seu último comentário no blog. Acabei de bloqueá-lo, assim impossibilitando que novos comentários de sua autoria sejam publicados, uma vez que percebe-se que você não busca o debate, apenas se limita a causar polêmica e incomodar os demais leitores.

      Saudações

      Bruno Coelho

    • Daniel permalink
      fevereiro 15, 2011 7:03 pm

      Tchau, família Restart. Seja feliz no teu novo time.

  7. Luiz Carlos permalink
    fevereiro 15, 2011 6:25 pm

    Tchau Puma, muito bem-vinda Topper! Ganhamos tudo com a nacional Penalty. A Puma não vai deixar saudades, mas no post li que a Puma tem uma parcela de culpa na falta de títulos do time. QUE? Não entendi essa.
    E sobre o marketing que o time do aterro faz é obrigatório pra poder vender um pouco da camisa totalmente comum e sem graça deles.
    Estou ansioso para ver a nova camisa do Grêmio.

  8. Claiton da Paz Aguiar permalink
    fevereiro 16, 2011 1:45 pm

    Tinha uma séria resistência quanto a Topper, preferia que a a troca fosse pela Adidas.
    Mas ao ver a propaganda feita com a manchete do jornal de 1983, passei a simpatizar com a marca.
    Seja bem vinda Topper.

  9. março 8, 2011 8:50 pm

    o f.rochemback deveria vestir a camisa 10 do tricolor pq ele é melhor que o messi

  10. Filipe Ameida Hackford permalink
    março 14, 2011 9:46 am

    A Puma fez muitas besteiras, mas teve raros acertos e a meu ver quanto acertou acertou mesmo. Eis aqui o que eu gostei, as camisas listrada(a melhor na minha opinião), branca, azul e bicolor(que eu achei muito legal pelo significado) de 2007. A listrada de 2008seria uma das mais beklas se não fosse o retalho ans costas e o tecido furadinho. Porém a reserva eu achei a mais bela reserva da década e talvez de todso os tempos, pois ela apesar de barnca, preserva minimamente 2 faixas da tricolor. A do brasileirão de 2009 eu gostei, entendo que a gola não tenha agradado muitos, mas acho melhor que a da Libertadores 2009. E claro, as comemorativas de 1981(muito bela) e de 1983(essa então consegue ser mais bela ainda que aprópria usada na época). Esses foram os acertos pra mim, mas os erros foram demais.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Puma deixará saudades? Nenhuma « Grêmio 1903 -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: