Skip to content

É bom sem brasileiros pelo caminho

fevereiro 6, 2011

O Grêmio empatara e, então, troquei de canal. Passei a assistir os últimos instantes de Corinthians e Deportes Tolima, que empatavam em 0x0 no Pacaembu. A equipe gremista havia feito uma partida abaixo do esperado, mas garantiu “tranquilidade” para o jogo da volta contra o Liverpool, no Olímpico. O final da história conhecemos: jogo nervoso e nossa classificação à fase de grupos garantida por Viniciús Pacheco, quem diria.

Mas uma semana antes, como disse, assistia [com prazer] o empate melancólico do outro clube brasileiro com o colombiano. E nos cortes de imagem do jogo para a arquibancada, o desespero dos torcedores diante da apatia dos seus jogadores. Outros mal reagiam ao péssimo resultado, que prenunciava outro vexame “internacional“. O árbitro encerra a partida. As câmeras procuram a torcida, leio os lábios de uma torcedora, das mais angustiadas quanto ao futuro do seu time. Ela diz: “E agora seus filhos da puta?”

Em 19 de dezembro, quando da confirmação do Tolima como adversário do Corinthians no mata-mata da primeira fase, falei que seria vida difícil. Ainda mais tendo em vista que o clube colombiano havia perdido apenas uma partida em casa no ano passado. A vantagem era dos donos da casa, confirmada pelo placar de 2×0 no segundo jogo. O único grande time da capital paulista a não ter conquistado a Copa Libertadores, tinha mais uma desilusão com a competição continental. Agora, muito cedo. É bom tirar um sarro dos corintianos [Toliminado]. Assim como é bom ter um brasileiro a menos na disputa pelo título.

A história gremista na maior competição das Américas, que este ano está no 13° capítulo, traz 31 partidas disputadas contra clubes brasileiros (São Paulo, Flamengo, Vasco, Palmeiras, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Santos). E o retrospecto não é positivo sob um prisma: 11 vitórias, 12 derrotas e 8 empates. Apenas 44% de aproveitamento.

Por outro ponto de vista, em mata-matas, o Grêmio avançou em cinco oportunidades e foi eliminado em três. Houve também, em 1983, classificação na primeira fase, deixando para trás o Flamengo, e, no ano seguinte, classificação nas semifinais, novamente em cima dos rubro-negros. Nossos algozes foram Cruzeiro (1997 e 2009) e Vasco (1998).

Sem o Corinthians, restam na disputa Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Santos. Vida fácil apenas para nós, os da beira do lago e os meninos da vila. O Cruzeiro já tinha o Estudiantes e ganhou a companhia do Tolima. O Fluminense terá a vida mais complicada: enfrenta argentinos, uruguaios e os “novos colombianos” = os mexicanos. Vale a secada em cima dos brasileiros, que estão entre os favoritos. Pelo retrospecto dos números, é de bom tom desviar deles pelo caminho que leva ao Tri. Jamais temer, mas se precaver nunca é demais.

* Mas torço por um GRE-nal, o que seria o clássico dos clássicos. Certeza de que, se houver, venceremos.

– A peleia pela América recomeça nesta quarta-feira, 9, com Fluminense x Argentinos Juniors. O Grêmio volta à campo em 17 de fevereiro, contra o Oriente Petrolero. A tabela dos jogos aqui.

_____________________________________________________________________

O blog Grêmio 1903 tem novo perfil no Twitter. Siga o @BloGremio1903 e fique por dentro das atualizações de conteúdo do blog. Contamos contigo como nosso seguidor.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    fevereiro 6, 2011 7:01 pm

    Já eu torço pelo contrário. A maioria dos times brasileiros treme quando enfrenta o Grêmio na Libertadores, principalmente na fase mata-mata. Como mostram os números, só fomos eliminados por dois brasileiros, que não por coincidência foram os campeões dos respectivos anos (Cruzeiro em 97 e Vasco em 98), exceto em 2009. Além disso, vencer pelo menos um dos “queridinhos” daria muita moral ao Grêmio.

    Mas, de qualquer forma, em Libertadores não se escolhe adversário. Temos que vencer quem vier pela frente.

  2. jean permalink
    fevereiro 6, 2011 9:37 pm

    acho e confio na libertadores pelo imortal mas precisamos que o gremio jogue certinho com todos os reforços sabe o gremio precisa estar encaixadinho perfeito jogando direito porque com aforça da torcida do gremio ja é uma grande mas grande ajuda . todos sabemos que tem equipes fortes pra min o time que é o que pode complicar o gremio sao o santos e o interpiada que manteve a base mas sabemos que precisamos ser campeos éssa é a hora sermos tri da libertadores abri portas para o tricolor voltar a se o tricolor temido em todo o lugar que va .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: