Skip to content

A “maldição” da Copinha

janeiro 16, 2011

Podes justificar mais esta eliminação gremista na Copa São Paulo de Futebol Júnior nos vários desfalques. Tantos, que no banco de reservas faltou um jogador para completá-lo. Ou quem sabe no camisa 10, que gastou a bola no primeiro jogo e se deu por satisfeito – mas não tinha que se dar.

Há também, na avaliação de quem escreve, a culpa do técnico. Substituiu o melhor em campo, Sandro, e retirou o centroavante para avançar o zagueiro. Para ficar nos erros mais graves. Cristian de Souza ascendeu ao comando dos juniores rápido demais, com a saída de Julinho Camargo e a promoção de Andrey Lopes para auxiliar técnico do Portaluppi.

Entretanto, convenhamos. A Copinha não nasceu para o Grêmio, e a recíproca é absurda de verdadeira. O que entendo ser uma “maldição”. Na manhã deste domingo até o juiz buscou ajudar. Uma heresia tratando-se do tricolor. O pênalti não existiu, mas o craque errou. A “maldição’.

A história mostra que a Copinha, além de amaldiçoada para o tricolor, é sacana. O ano é 1991 e o Grêmio faz sua melhor campanha chegando às finais, tendo, por exemplo, Danrlei e Carlos Miguel na equipe. A sacanagem vem agora.

Naquela mesma edição do torneio, a Portuguesa de Desportos surge com um time imbatível. A melhor campanha de todas as edições da Copa São Paulo: 100% de aproveitamento, melhor ataque, artilheiro (Sinval) e revelação (Dener). Ironia, não? Justo em 1991.

Hoje foi só mais um capítulo dessa relação. Fomos eliminados com tudo que é contrário à nossa história. Assim é a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Onde o Grêmio é ajudado pela arbitragem, tem um jogador a mais e acaba eliminado. A Ponte Preta segue na disputa, fez 1×0, gol de Matheus Olavo.

– Efipan: o Grêmio estreou no torneio infantil de Alegrete (RS) com uma vitória sobre o alegretense Flamengo. O zagueiro gremista Lucas fez o gol da vitória por 1×0. O tricolor, atual campeão da competição, volta à campo contra o Sporting-PAR, nesta segunda-feira (17), às 22h.

– Copa Votorantim: a equipe gremista foi eliminada na primeira fase do torneio infantil disputado no interior paulista. Após empatar na estreia contra o Corinthians por 2×2, o Grêmio venceu o Coritiba por 3×1 no sábado e perdeu para o Flamengo por 2×1 neste domingo. O tricolor defendia o título da competição.

– Copa Santiago: já fora da disputa, eliminado na primeira fase, o tricolor se despede do torneio juvenil de Santiago (RS) neste domingo. O adversário é o Universidad-CHI. A partida começa às 19h. Uma vitória tira, ao menos, o Grêmio da última colocação do Grupo B.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    janeiro 16, 2011 6:52 pm

    O fracasso atual das categorias de base do Grêmio não é culpa só dos jogadores, mas também da administração e das comissões técnicas. E desde a saída do Rodrigo Caetano, isso só regrediu. Esse é o problema da falta de profissionalização. Muda a diretoria e nada mais tem continuidade.

  2. Juliano permalink
    janeiro 16, 2011 10:11 pm

    Duda Kroef acabou com as categorias de base do Grêmio. Olha a diferença da administração anterior que criaram Lucas, Anderson, Carlos Eduardo, Rafael Carioca..e a de Duda qual jogador se salva? Minha esperança está nesses dois que estão no profissional Mateus Magro e Pessali, esses vi jogar poucas vezes, mas gostei das vezes que vi.

  3. janeiro 16, 2011 10:38 pm

    Que terror essas nossas categorias de base. Obrigado Duda Kroeff e Meira.

  4. Gérson Matter permalink
    janeiro 17, 2011 11:19 am

    O time da portuguesa tinha também o Rodrigo Fabri!!! Todo mundo esquece disso! Além de jogar muito na copinha de 91, foi o que teve mais sucesso na carreira. Claro que em partes culpa da curta trajetória do Denner…

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      janeiro 17, 2011 1:09 pm

      Estás enganado. Rodrigo Fabri não participou daquela equipe da Portuguesa.

      Abraço.

  5. joao pedro permalink
    janeiro 18, 2011 1:29 pm

    Bah menos um pouco Rodrigo caetano , voces vao morre com saudades dele ja foi meu, o santos teve o pele tb . se estes sao ruins temos que achar os bons , rodrigo caetano nao quis voltar agora lembram…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: