Skip to content

Odone falou demais

janeiro 2, 2011

Foto: Eduardo Moura/Lancenet

O futuro de Ronaldinho não está mais no Milan e o jogador já se encontra no Rio de Janeiro. Ao contrário do que se imaginava, porém, o destino de craque tende a ser mais o Flamengo do que o Grêmio neste momento e as últimas declarações do procurador do atleta, Assis, parecem-me já elaboradas para a não ida de seu irmão ao Olímpico. Tudo isso contrasta com o clima de absoluta certeza do presidente Paulo Odone, ainda no final de 2010.

Os fatos que surgem nas últimas horas mostram que Odone falou demais e gerou uma expectativa muito grande na torcida gremista. Embora ele tenha tentado jogar toda a responsabilidade da vinda do jogador nas costas de Assis, o presidente ainda terá esse mico na sua conta, caso Ronaldinho vista outra camisa que não seja a do Grêmio.

O presidente gremista esqueceu que, quando um nome é ventilado antecipadamente, existe o risco de despertar o interesse de outros clubes e assim abrir um leilão pelo jogador, o que é um contexto ideal para um empresário, principalmente quando este tem o histórico de Assis. No caso de Ronaldinho, talvez fosse impossível manter o sigilo, mas o oba-oba antecipado deveria sim ser evitado ao máximo.

Além disso, Assis nunca foi digno de confiança, pelo seu passado no Olímpico e, pelo que parece, no presente também. O jornalista do Sportv, Telmo Zanini, chegou a dar uma declaração sobre o empresário, no programa Redação Sportv. De acordo com o comentarista, Assis havia acenado ao Botafogo a possibilidade da vinda de Ronaldinho ainda em 2010. Por sua vez, o clube alvinegro teria conseguido um investidor, mas recebeu a notícia do procurador que não era bem isso que estava em jogo e o meia conseguiu ser valorizado no Milan.

Apesar disso, insisto que o Grêmio precisa montar um time capaz de ganhar essa Libertadores da América, com ou sem Ronaldinho. Mesmo assim, o desapontamento de parte da torcida, embora não dure até o início da competição sul-americana, poderia ser perfeitamente evitado, sem comemorações em demasia.

Portanto, esse mico não aconteceria se Paulo Odone tomasse mais cuidado com suas palavras. O Flamengo, por meio da Traffic (quem diria…), está na frente do negócio e tende a ser o destino de Ronaldinho (leiam o blog do blog do PVC). Ao Grêmio, restarão as gozações, a lá Felipão no Internacional, durante a intertemporada de 2010.

Ainda pode ocorrer mais uma reviravolta e Ronaldinho se apresentar no Olímpico. Todavia, o certo é que a negociação se tornou muito mais difícil do que era imaginado no Grêmio. Assim, Paulo Odone confiou de maneira desmesurada na pessoa errada e se viu obrigado a mudar o discurso.

O que antes era certeza, agora mudou para dúvidas. O Grêmio está mais cauteloso e diz que não entrará em leilão (o que nesse ponto, faz muito bem). Contudo, por que essa postura não ocorreu antes? Além disso, por que Flamengo e Palmeiras têm representantes no Rio de Janeiro, enquanto que os dirigentes tricolores estão em Punta Del Este?

 

Anúncios
34 Comentários leave one →
  1. janeiro 2, 2011 8:00 pm

    Sinceramente eu prefiro que seja assim. Mas concordo com teu texto. É muito oba-oba, muita historinha pra encher as páginas e sites da nossa amaldiçoada imprensa vermelha.

    • adoro a batalha dos aflitos permalink
      janeiro 2, 2011 10:11 pm

      Eu também prefiro assim , mas a topper não podia bancar o Ronaldinho ? srrss 🙂

      • Daniel permalink
        janeiro 2, 2011 11:05 pm

        Se nem o Sonda pôde arrumar um goleiro decente pro timinho…

  2. Márcio permalink
    janeiro 2, 2011 9:22 pm

    Báa… Tu tá se baseando na mídia carioca em dizer que o Ronaldinho tá mais pro Flamengo.
    É muita especulação! Teu post acho que foi sem pensar, pq se parar pra refletir vai mudar tua opinião.
    Até pq se continuar nessa linha, o Ronaldinho agora é do Palmeiras.
    A minha opinião é que ele vai vir para o olimpico. Talvez isso não aconteça, mas não pelo que estão especulando. Ridículo!

    • janeiro 3, 2011 12:14 am

      No Globo Esporte, não me baseio. Mas num jornalista sério como PVC, as coisas mudam. Além disso, confia no Assis?

      • heraldo permalink
        janeiro 3, 2011 8:07 am

        pvc ,sério,é serio!

  3. Daniel permalink
    janeiro 2, 2011 9:43 pm

    Talvez prefiras uma mosca morta como a Patrícia Amorim ou aquela velharia mafiosa do Palmeiras, mas o Odone teve coragem de jogar alto pelo Ronaldinho sem comprometer as finanças do clube (inclusive pondo em risco a sua própria imagem). Ele pode até ter perdido o blefe, mas não jogou dinheiro fora na armadilha do Assis. Se o Flamengo pagar mesmo o que a imprensa disse, vão ser quase 30 milhões (multa + salários) investidos em UM só ano, por UM jogador, pra jogar contra times como o Murici do Alagoas na Copa do Brasil e na Sulamiranda.

    Ps: Punda del Leste, Uruguai, Coates…

    • janeiro 3, 2011 12:16 am

      Bem, achou o lado positivo de estar em Punta del Este.

  4. Sancho permalink
    janeiro 2, 2011 9:46 pm

    Não creio que ele tenha errado. Posso não gostar desse tipo de negociação pública, mas não foi erro. Ronaldinho certamente não sairia do Milan sem despertar suspeitas. Seria notícia sim ou sim. Quando chegou a hora, Odone abriu o verbo para jogar pressão sobre Assis (que, no fim, é quem decide). O cálculo é simples: se Assis fecha com o Grêmio, aplausos para Odone; se não fecha, o torcedor ficará chateado, irritado com Ronaldo e Assis. Nesse último caso, Odone sairá limpo.

    Odone, provavelmente, dará uma declaração esta semana dizendo que a decisão compete a Ronaldo, e que o Grêmio já largou sua proposta na mesa, com a possibilidade de disputar Libertadores e morar em Porto Alegre; que as portas do clube estão abertas, basta ele querer. Nenhum mentira, encerrando a participação do Grêmio na novela.

    Se ele for para Flamengo ou Palmeiras, o jogo pelo Brasileiro contra o time dele será mais aguardado que o Gre-Nal. E isso seria bom para o Grêmio.

    Por isso, a pergunta: o que Odone tem a perder nessa história?

    Abraço.

    • janeiro 3, 2011 1:02 am

      Ele apostou, né, Sancho. E, no momento, dá claros sinais de que está perdendo os rumos dessa aposta. Acho que Odone foi ingênuo ao pensar que A$$i$ não faria leilão no Ronaldinho na primeira oportunidade que tivesse.

      E discordo sobre Odone sair limpo dessa história. Sim, a maior parte da munição será destinada para Assis e Ronaldinho, mas haverá muita gente questionando a atitude do presidente neste caso, por mais que ele tente.

      A vantagem do Odone nessa história é que os questionamentos serão passageiros, bastam boas contratações e um bom começo na Libertadores e tudo se resolve. Já com Assis e Ronaldo, aí são outros 500, eles nunca mais pisam no Olímpico (ou na Arena).

      Abraço

      • heraldo permalink
        janeiro 3, 2011 8:16 am

        1° Odone não procurou,foi procurado.
        exemplo, teu vizinho tem uma casa a venda, ele vem e pede pra voce se quer comprar ,acha o preço compativel, e daí chega em casa e fala pra preta véia, vamo comprar, a familia inteira fica contente e apreensiva pela aquisição, voce vai la e o dono da casa no outro dia e aumenta o preço,vocoe não pode sair por ai e botar a boca no trombone, simplesmente fica no aguardo com o valor de sua proposta.Isso não é mico, isso não é imcopetencia.
        2° Mico pequeno ,foi a aposta da rbs , ter cantado joel santana como treinador do curintia,e RENATÃO no botafogo.
        3°Como deu na novela das 8, não se falam mais mico, e sim MAZEMBE! o dialogo foi mais ou menos assim, a gostosona do folhetim diz:-pô paguei o maior mazembe la no schoping.

  5. jean permalink
    janeiro 2, 2011 10:07 pm

    bom ronaldinho gaucho . criou-se uma expectativa muito grande ensima desse jogador sou gremista fanatico e amo o meu time . respeito o paulo odone acho que ele foi un dos grandes responsaveis por essa digamos retomada do gremio depois da série b . mas nao pode um time da grandeza do nosso imortal ter apenas contratado lins até o momento . precisamos de libertadores o torcedor gremista nao aquenta mais ficar sem comemorar libertadores . com ou sem ronaldinho que me desculpe esta uma novela comtraditoria uma hora ele fala vo pro gremio outra vo pro flamengo . entao assim acho que podemos ser campeos da libertadores com ou sem ronaldinho o que precisamos sao contrataçoes de nivel de gremio e de libertadores e quem sabe se deus quiser mundial . saudaçoes tricolores rumo ao tri da america

  6. Claudio permalink
    janeiro 3, 2011 1:13 am

    Quanta perda de tempo com um ex jogador!!!! Meu problema com o Odone a AVM é que precisamos de um zaqueiro um volante, um meia e lateral direito e eles estão focados no foca. São muito mais importantes que Ronalducho. Ele que vá para o morro cheira, tomar cerveja e pegar piranhas!!!

  7. Maria permalink
    janeiro 3, 2011 1:33 am

    A minha principal preocupação é com a montagem de um bom grupo de jogadores para enfrentar as competições do ano. Estão lentos demais para o meu gosto.

  8. heraldo permalink
    janeiro 3, 2011 8:19 am

    calma ,muita calma com o andar da carruagem, pois senão vamos acabar, com outro shouza, leandro e rafael carioca (toc,toc,toc)

  9. Marco permalink
    janeiro 3, 2011 10:04 am

    Ainda não acredito que Odone tenha sido ingênuo ao ponto de confiar no Assis. Este nunca foi flor que se cheire. Sei que não é possível segurar em sigilo absoluto um negócio desse tamanho, mas o discurso do Odone foi demasiado otimista. Ou tem uma carta na manga ou foi ingênuo demais pra toda a experiência que tem na política. Aliás, acho que está demasiado otimista desde que foi eleito por esmagadora maioria. Mesmo com tudo isso, acho que o Grêmio não depende do Ronaldinho pra ser campeão da América e até do mundo. Pega essa grana do R10 e contrata um bom lateral esquerdo, e deixa o Lúcio lá na frente, ou usa essa grana pra segurar jogadores como o Gabriel e o Rochemback. Se o R10 vier, ótimo, se não vier, também ótimo. E espero que com essa história da Traffic entrar no negócio defendendo o Flamengo, abra os olhos dos dirigentes gremistas para que a Traffic não jogue aki os restos, e deixe para Flamengo e outros parceiros os bons. A Traffic, o Assis e o Ronaldinho não são amigos de ninguém, só do dinheiro. Abram o olho.

  10. Juarez permalink
    janeiro 3, 2011 10:26 am

    Cara, ir para o RJ e fazer o quê? Segurar um cartaz na rua ? Puxar o saco do Assis? Xingá-lo? Dar um soco nele? Aumentar a proposta e quebrar o clube? Evidentemente q nenhuma deessas. Não vejo qualquer sentido nessa de ir para o Rio.

    • janeiro 3, 2011 10:56 am

      Juarez, se o Grêmio não tem mais nenhuma proposta a fazer por Ronaldinho, então não há o que fazer mesmo no Rio de Janeiro, a não ser escalar Renato para conversar com Assis e convencê-lo de que o Olímpico é o melhor caminho. Mas isso reforça a crítica de que pensar que apenas o lado afetivo garante uma contratação dessa magnitude é um jogo muito arriscado.

      O Grêmio deveria ter sim plano B, levando-se em conta de quem estão lidando: Assis. Isso não significa quebrar o clube. Ou acha que o Palmeiras está na briga com dinheiro próprio? A situação financeira deles é pior do que a nossa, mas estão com investidores, assim como o Flamengo.

      Agora, claro que ao fazer este post, eu mesmo me arrisco, principalmente se Ronaldinho chegar amanhã ao Grêmio. Posso queimar a língua (ou os dedos) nas próximas 24h, contudo, a crítica ainda vale: Odone se arriscou demais numa negociação complexa como essa, mesmo podendo ter sorte no encerrar dela.

  11. janeiro 3, 2011 11:37 am

    Acredite ! Roth fica em 8º na lista da IFFHS:Mourinho é eleito o melhor do mundo: http://t.co/y3vlND2

    • janeiro 3, 2011 4:03 pm

      Bertagna, depois do vexame histórico que o Roth nos ofereceu um presente de Natal único, pra mim ele é o número 1 do mundo. Um gênio invertido, um jumental da sabedoria futebolística, que eu aposto, ainda nos dará muitas alegrias!

  12. borracho permalink
    janeiro 3, 2011 12:13 pm

    Po Bruno, nem parece o mesmo cara q escreveu esse texto:
    https://gremio1903.wordpress.com/2010/12/29/imprensa-que-desinforma-mais-uma-vez/

    E ainda citando o Hiltor Mombach (q so fala do Sport Club 2006 no Correio) como fonte… nao da pra ir atras da imprensa do eixo quando o assunto eh Flamengo ou Corinthians, os jornalistas dizem qualquer coisa pra conseguir um pouco mais de audiencia e nada melhor do q dizer oq os torcedores querem ouvir. O Globoesporte.com por si so ja nao eh confiavel nesses casos, mas depois q falaram do apoio q a Globo estaria disposta a dar pros flavelados pra trazer o Ronaldinho eh obvio q qualquer coisinha por mais ridicula q seja vai virar noticia de q ele esta perto do Flamengo, ate como se hospedar no hotel q o Flamengo as vezes usa eh “seguiu para a concentraçao do fla”.

    Estranhei tambem a critica precipitada ao Odone, logo tu q sempre tentou defender e entender o Duda mesmo quando ele cometia erros grosseiros… Se tem alguem q merece voto de confiança no Gremio eh o Odone e nao acho q ele tenha errado pois no caso do Ronaldinho era necessario jogar o nome pra torcida e ver qual seria a reaçao ou ate pra mostrar a repercussao para os patrocinadores interessados. No inicio varios foram contra, mas com o tempo esses mesmos foram se acostumando com a ideia e apoiando a negociaçao. Ele nao mentiu em nada, disse q tinha muita chance do Ronaldinho vir pro Gremio e estava acertado financeiramente, na epoca muita gente duvidou mas hoje ele ja esta no Brasil e eh certo q ele vai atuar em um dos tres clubes.

    Boato por boato eu prefiro acreditar no cara do aviao q ouviu da boca do Ronaldinho q ele ia voltar pro Gremio e tem a foto pra provar. Pra mim o Gremio estava acertado com o Ronaldinho, q fez força e conseguiu se liberar do Milan e depois foi encontrar a familia q passou o reveillon no RJ. A midia do eixo esta especulando pro lado deles como sempre e as indiretas entre o Odone e o Assis devem ser pq ele (esperto como sempre) esta querendo usar o interesse dos outros clubes pra valorizar o irmao e melhorar a proposta do Gremio. Se foi isso o Odone fez certo em dizer q nao entraria em leilao, jogar a responsabilidade da negociaçao com o Milan pro Assis e nao mandar gente pro Rio pra aumentar a oferta.

    Vale lembrar q a torcida perdoou o Ronaldinho mas ele tambem precisa se redimir de algum jeito do q aconteceu… na propria entrevista do Hiltor Mombach o Assis fala q depende de quanto eles estariam dispostos a abrir mao. O Gremio reabriu suas portas e fez sua proposta, nao tem q sair atras de empresario implorando pra ele voltar, tem q esperar ele chegar em Porto Alegre e conversar cara a cara com o dentuço q eh o personagem principal desse historia, e nao o Assis. Se ele quiser mesmo jogar aqui pode ate tentar melhorar um pouco a proposta, mas isso nao vai ser problema eu acho. Agora, se ele acertar com o Flamengo o Assis vai demonstrar ser muito mais FDP do q era possivel se imaginar e o Ronaldinho um pau mandado muito burro ou outro FDP q so liga pro dinheiro. E nesse caso eu prefiro eles bem longe do Monumental mesmo…

    • heraldo permalink
      janeiro 3, 2011 1:51 pm

      moeu a pau borracho!

    • janeiro 3, 2011 5:41 pm

      Borracho, pelo contrário, ainda tomo muito cuidado com que a imprensa noticia. Mas ainda assim, não ignoro os fatos quanto às declarações do Assis, que não são inventadas e tampouco a mudança de postura de Paulo Odone sobre o caso. Isso chama atenção e corrobora a tese de que o presidente imaginou algo que acabou não se tornando a realidade. Todavia, essa é a minha impressão de momento, amanhã, os novos fatos poderão mostrar que estou errado. Isso faz parte de quem opina em blogs ou diversos outros meios.

      Quanto a crítica a Odone, achei a sua colocação muito injusta, pois sempre mantive a coerência de elogiar e criticar tanto Duda Kroeff como Paulo Odone ao longo desses quase três anos de blog. Portanto, não entendo tal manifestação.

      Abraço

      • borracho permalink
        janeiro 4, 2011 3:33 pm

        Foi mal, mas eh q eu achei muito precipitada a tua critica a uma coisa q ainda nem eh certa. Imagino q tu deva ter escrito de cabeça quente com a possibilidade do Ronaldinho nao vir, mas pareceu coisa da imprensa vermelha tentando jogar a torcida contra a direçao…

      • janeiro 4, 2011 3:41 pm

        Nem esquenta, Borracho. Admito que o post foi um pouco precipitado, embora ainda mantenha a minha opinião em alguns aspectos.

        Abraço.

  13. Matias Schuler Guenter permalink
    janeiro 3, 2011 12:51 pm

    Críticas baseadas num “o destino de craque TENDE a ser mais o Flamengo do que o Grêmio” não são levadas a sério por mim.

    • janeiro 3, 2011 5:43 pm

      Sinceramente, espero que quebre a cara. Mas confio quando um PVC aborda determinado assunto. Mesmo assim, nem ele e eu somos donos da verdade. Tomara que estejamos errados.

      • heraldo permalink
        janeiro 3, 2011 8:36 pm

        Bruno, este pvc, foi o 1° comentarista a colocar em 2010 que o GREMIO iria cair, em 2007 nunca colocou o GREMIO como candidato a Libertadores,este mesmo entendedor de futebol é cria do armando nogueira,lembra?, este mesmo falou que o goias seriaq campeão da sula, e assim por diante, em todos os comentarios dele, quando pode e mesmo que não pode , direciona suas falas, para falar mal do GREMIO.

  14. Márcio permalink
    janeiro 3, 2011 1:06 pm

    Bruno, no Assis não confio, até pq ele é empresário e é obvio que vai pensar nos interesses de sua família. Entretanto, confio no Odone, no Cesar Cidade Dias, no Antonio Vicente Martins e no Adalberto Preis. Se eles estão confiantes, pq eu não estaria.
    Agora a pouco li o post da Juliana de Brito no globoesporte.com, parece que não é gremista. Tem que apoiar teu presidente, se ele falou o que falou, espera terminar e não escrever post’s sobre especulações da imprensa carioca e da vermelha (Hiltor Mombach, por exemplo, é um baita macacão que tá se mordendo) que acabam formando opinião contra a direção e satisfazendo e forticando a intensão da imprensa.
    Acho que os post’s de vcs deveriam ser a favor dos nossos dirigentes, nesse sentido, pois são eles que nos representam e confiando no que eles dizem (até pq não creio que o Odone está no Uruguay em férias, como alguns dizem, em uma epóca do ano tão importante para os clubes) estariamos enaltecendo o nosso Grêmio e nos diferenciando daqueles outros.
    Não esqueçam que vcs, os blogueiros, também são formadores de opinião e toda ajuda é de bom grado!

    http://twitter.com/adalbertopreis
    http://twitter.com/cesarcdias

    • janeiro 3, 2011 6:23 pm

      Marcio, no Twitter do blog, manifestei confiança no desfecho, após ler as mensagens do Cesar Cidade Dias. O alto escalão segue confiante, então acho justo dá uma colher de chá.

      Só não concordo com a tese que nossos posts deveriam ser a favor dos dirigentes. Precisamos de independência para criticar ou elogiar quem estiver no poder, é assim que formamos um clube forte.

      Mas entendi a sua crítica, quanto a dar um voto de confiança na palavra do presidente. Mesmo assim, preciso enxergar além disso, é a minha função como moderador de um blog. Às vezes acerto, às vezes erro e, quando erro, cabe a mim reconhecer, exatamente por respeitar o leitor.

      Abraço.

  15. Geraldo permalink
    janeiro 3, 2011 2:48 pm

    O que eu mais quero é que o Grêmio continue com essa boa fase do final do brasileirão. A vinda do Ronaldinho pode ser muito boa, mas pode não ser. Se sua contratação for concluída o Gauchão será um campeonato visto no mundo inteiro (não só pelo sul do Brasil). Dessa forma, os outros jogadores do elenco terão uma visibilidade maior. E isso poderá ser muito bom, ou não…

  16. janeiro 3, 2011 3:43 pm

    Olá

    Podemos fazer uma troca de links?

    Já coloquei o v/ site no meu, na area de Links Amigos (http://www.jogosde-futebol.com/Links.asp)

    O meu site “http://www.jogosde-futebol.com/” está a começar, e pretende eleger os melhores jogos de futebol da história do Brasil, de cada ano, e de cada time, etc…

    O Link é: http://www.jogosde-futebol.com/
    Titulo: Jogos de Futebol

    Abraço

  17. jean permalink
    janeiro 3, 2011 6:54 pm

    bruno coelho vc sinceramente acha que o ronaldinho tem vontade de jogar no gremio? sera que ele tem esse amor pelo gremio ? me responda c puder .na minha opiniao nao sei o que passa na cabeça de jogadores como adriano e ronaldinho .

  18. giovani montagner permalink
    janeiro 3, 2011 7:43 pm

    minha queixa com o seu paulo odone é a aparente sonolencia nas contratações deficitárias. até o momento somente par a zaga foi cogitado, mas e as outras?
    não faço questão da contratação do ronaldinho, o retorno financeiro é bom, mas dentro de campo tenho duvidas.
    esperarei o desfecho tanto do ronaldinho quanto da contratações para ser mais contudente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: