Skip to content

Souza se despede melancolicamente

dezembro 25, 2010
tags:

Foto: Pedro Revillion /Gazeta Press

O futuro de Souza em 2011 não inclui mais a permanência no Olímpico. O ex-jogador gremista foi claramente preterido pela nova direção tricolor e já tem quase tudo acertado com o Fluminense de Muricy Ramalho, técnico com quem trabalhou no São Paulo. Ainda não se sabe se o clube carioca vai comprá-lo ou irá adquiri-lo por empréstimo, uma vez que o jogador tem contrato com o Grêmio até o fim de 2012. Apesar disso, é certo que ele não está nos planos da direção de futebol.

Contratado na metade de 2008, a passagem de Souza foi marcada por altos e baixos, encerrado o seu ciclo no Olímpico de maneira melancólica e sem deixar grandes lamentações por parte dos torcedores. Embora reconheça que se trata de um bom jogador, não havia mais clima para continuar.

Após um 2008 de difícil adaptação, Souza chegou ao ápice de seu desempenho na Libertadores 2009 através de boas atuações, como a do primeiro jogo da semifinal contra o Cruzeiro, no Mineirão. Mas o restante da temporada foi marcado pela irregularidade, ora decisivo, como no Grenal do Centenário, ora com fracas atuações, como nas partidas fora do Olímpico.

A temporada 2010, porém, foi terrível para Souza, a começar pelo rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, no Grenal 379, em Erechim. A lesão o tirou dos gramados por seis longos meses, embora isso não o tenha incapacitado em atuar fora deles. Afinal, o jogador esteve entre as lideranças que queriam derrubar Silas da casamata tricolor, segundo relatos de pessoas presentes no Olímpico.

Após voltar aos gramados, Souza não conseguiu se recuperar. O seu futebol não convenceu e tampouco agradou aos torcedores. De seus pés, nenhuma boa jogada, passes inócuos e sem gol algum para comemorar. A fase ruim foi coroada pela polêmica no Twitter, um episódio marcado pela baixaria e destempero do atleta, o que ajudou a reduzir ainda mais a sua popularidade diante dos torcedores.

Uma das maiores características de Souza era falar além do necessário. Num futebol cada vez mais dominado pelo politicamente correto e a mesmice dos discursos dos jogadores, seu comportamento fora do padrão era, às vezes, aceitável e digno de elogios. No entanto, o próprio atleta disse uma vez, ainda no São Paulo, que para falar o que quisesse, a responsabilidade aumentava.

Entretanto, com uma fase ruim, Souza não tinha condições de corresponder às suas palavras. Em 2009, ele nos prometeu a vaga na Libertadores e não cumpriu. Neste ano, disse que brigaríamos na parte de cima da tabela deste Brasileirão, o que de fato aconteceu, embora não tenha ocorrido por meio de um bom desempenho do meia.

Apesar disso, o maior mal na passagem de Souza no Grêmio foi a supervalorização dele mesmo, o que prejudicou o desempenho do próprio atleta. Tratado como a “cereja do bolo” por dirigentes quando foi contratado, o meia jamais teve um histórico de craque no São Paulo. No Morumbi, era um jogador comum, destacado por ser multifuncional, ora meia, ora ala-direito.

Após as discussões no Twitter, Souza afirmou que daria a volta por cima nesta fase ruim e calaria os críticos no Grêmio. Mais uma vez, ele não cumpriu a promessa, uma vez que uma boa regularidade não é comum na sua carreira. Assim, ele deve ir ao Fluminense. Com a iminência da chegada de Ronaldinho e pelo simples fato de Souza se achar um craque que jamais foi, é sim um momento ideal para sair do Grêmio. E ele não deixará saudades no Olímpico.

 

 

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Fernando permalink
    dezembro 25, 2010 11:23 pm

    Com certeza, não deixará saudades. Tchau!

  2. Régis permalink
    dezembro 26, 2010 12:24 pm

    A verdade, Bruno, é que a denominação “craque”, há tempos não faz parte do dicionário futebolístico brasileiro, afinal quem é realmente craque por aqui? Segundo o “grande sábio” Galvão Bueno, o Dunga era um craque. No cenário internacional, há algumas mentiras que só mesmo a imprensa, para tentar manipular a cabeça das pessoas e querer incutir algo sem fundamentação. Desde quando Cristiano Ronaldo é craque? O cara tenta dar “pedaladas”, mas nós percebemos que ele falta cair, ao tentar mostrar algo que não tem: habilidade. A propósito, existe futebol em Portugal? A nossa série B é mais forte que o campeonato nacional daquele país. Podemos observar que a denominação “craque”, está bem desgastada e precisamos rever seu significado. Eu gosto bastante do futebol do Souza, mas, como você bem frisou, não há participações regulares e, por vezes, quando precisamos muito do seu futebol, ele não aparece. Há um zagueiro que eu gosto bastante e que faria uma excelente dupla com o Paulão: Ronaldo Angelim. Além de ser um “sherife” no setor, faz gols. O seu contrato com o Flamengo já encerrou, e cairia muito bem nesta dupla de zaga que, mais do que nunca, precisará estar em sintonia, em 2011.

  3. Adilson Guacho permalink
    dezembro 26, 2010 5:05 pm

    C|aro Bruno, acho que o Shouza tropeçou nas próprias palavaras. Quem muito fala dá bom dia a cavalo.
    Ele falava demais e jogava de menos, dá para contar nos dedos de UMA mão as partidas boas no Grêmio.
    Um jogador assim e que acha que não merece a reserva, por se achar um CRAQUE, só iria complicar nossa equipe em 2011.
    Para mim já vai TARDE.
    E para qualidade do futebol do Grêmio que regresse o maior craque – Ronaldinho

  4. heraldo permalink
    dezembro 27, 2010 9:24 am

    3 anos no IMORTAL, e como tu falas, 2 faltas cobradas.

  5. Adail permalink
    dezembro 27, 2010 10:58 am

    Já vai muito tarde, nestes 2 anos e meio de Grêmio, sequer ganhou um gauchão, um tremendo falastrão!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: