Skip to content

O pecado da Topper é não ter grife?

dezembro 21, 2010
tags:

 

Como era de se esperar, muitas críticas pelo fato da Topper ser a fornecedora de material esportivo do Grêmio para a temporada 2011. Seguem o preconceito pela empresa ser meramente brasileira e a busca pela grife da Nike ou Adidas, esquecendo que a Puma, também grife, permaneceu no Olímpico por cinco anos e nunca foi unanimidade.

O contrato do Grêmio é com a Filon, que faz parceria com empresas para fabricar os uniformes. Era o caso da Puma, que tinha vínculo com a Filon e no final não foi renovado. O grande X da questão é que Nike e Adidas não trabalham dessa maneira, a não ser mudassem suas políticas de atuação. “Ah, então quebra o contrato com a Filon”, essa seria uma solução simples, se a multa de rescisão não fosse aproximadamente R$ 32 milhões.

Logo, a Topper foi a empresa que se mostrou disposta a fornecer materiais ao Grêmio. Então, que assim seja. Além disso, desde quando o Grêmio precisou de grandes marcas para se sagrar campeão? No primeiro Campeonato Brasileiro, o manto tricolor estampava a marca da Olympikus, empresa nacional. Na década de 90, quando o Grêmio foi multicampeão, seu fornecedor era a Penalty, outra empresa nacional. Então, por que não dar uma chance a Topper?

O Estudiantes de La Plata se sagrou campeão da Libertadores e argentino levando a estampa da Topper em sua camisa. Oras, então podemos questionar se é necessário tanto choro porque a Nike ou a Adidas não são fornecedoras de material esportivo. Quero é Taça no armário e o Grêmio nunca precisou de marcas de grife para levantar grandes taças.

Quanto ao Marketing, não existe uma via de mão única. Tanto clube como fabricantes devem realizar um trabalho conjunto em busca do fortalecimento das marcas. Não sei por qual razão alguns afirmam que a Topper não é capaz de fazer uma boa campanha de marketing. Pelo menos, não é o o que parece quanto à campanha entorno do fortalecimento do Rugby no Brasil. Portanto, vamos dar uma chance para que a Topper desenvolva o trabalho no Grêmio. Seria um ato de bom senso.


Post-scriptum: Para quem é fã da Puma, uma boa notícia. O Grêmio ainda usará os uniformes fabricados pela empresa no começo desta temporada, enquanto que a Topper desenha e produz as novas camisas do Grêmio. Então, aproveitem.

Anúncios
39 Comentários leave one →
  1. Johnatan Santos permalink
    dezembro 21, 2010 2:13 am

    A proposta da diretoria ao trocar a fornecedora, era que fosse retomada o padrão tradicional da camisa do Grêmio certo? Coisa que a Puma mesmo sendo de grife não fez. Se a Topper cumprir isso. Manter a tradição da nossa camisa, pra mim tá ótimo.

    • borracho permalink
      dezembro 21, 2010 3:56 pm

      Nao! Muita gente ta confundindo isso, mas como esta escrtio no texto e pelo q eu entendi ate agora o Gremio queria continuar com a Puma e a Puma queria continuar com o Gremio, tanto q eles recem tinham renovado contrato por mais 4 anos, so q sabe-se la pq o Gremio na verdade assinou o contrato com uma intermediaria (Filon) em vez de tratar diretamente com a marca (oq ja disseram nao ser um bom negocio pois so traz beneficios pra intermediaria) e agora essa intermediaria decidiu q nao vai renovar o contrato deles com a Puma, portanto restou ao Gremio ter q escolher entre a Lotto e a Topper q sao as outras duas marcas q a Filon tambem tem contrato. Acabaram escolhendo a Topper pq ela aceitou manter o mesmo valor de patrocinio pago pela Puma.

      Eu queria saber oq a Puma pensa disso, pois eles vao perder o unico time q ainda era patrocinado pela marca no pais.

    • Adoro a batalha dos aflitos permalink
      dezembro 22, 2010 5:08 pm

      Notícia Urgente : depois do gremio , agora o Barcelona e o Real Madrid vão mudar pra Topper tambem olhem o que encontrei no site no longínquo Afeganistão lá na terra dos Talibã: http://www.noticiasUrgentesSobreaTopperaquiNoAfeganistãoEnoMundo.afe

  2. Francisco permalink
    dezembro 21, 2010 2:21 am

    Muito bem colocado Bruno. Concordo contigo 100%. Sou EXTREMAMENTE a favor de dar uma chance as marcas nacionais, principalmente a Topper que vem crescendo bastante e sempre foi uma empresa séria e honesta pelo que vimos até hoje. Acho que é uma excelente aposta e um excelente negócio para as duas partes.

    Quanto a qualidade e aparência do uniforme, é IMPOSSÍVEL que a Topper consiga fazer pior do que a Puma. A Puma “se puxou” nesses anos todos em ARRUINAR a camiseta mais bonita do mundo. Qualquer porcaria que a Topper lançar será menos pior que a Puma.

    Que venha a Topper. Que venha Ronaldinho. Que venha a Libertadores da América.

    Parabéns pelo post!

    Grande abraço.

  3. dezembro 21, 2010 8:25 am

    ao Johnatan, não. a mudança foi simplesmente pq a Puma não tem mais contrato com a Filon, que é com quem o Grêmio tem contrato. nada a ver com os unifomres criados pela Puma.

    Sobre o assunto, sou a favor da Topper. A camisa do Estudiantes do ano passado é belíssima, apesar das cores 🙂 a Topper não tem mania de inventar, só inventa quando o “clube” pede camisa igual a do Ajax… mas se for ver, hoje em dia, só fizeram camisas bonitas e limpas, sem invenções, ao contrário da Puma e da atual coleção da Nike (vejam as camisas da Juventus e da Inter de Milano… aqueles quadriculados são tão bizarros qdo os perfex da Puma).

    Bruno, ótimo texto!

  4. Alexandre Dantas permalink
    dezembro 21, 2010 9:50 am

    Perfeito, penso o mesmo. Vejo com tristeza todo esse preconceito com a Topper, dizendo que a marca é “coisa de pobre”. Me lembro quando garoto ia para a escola calçando um modesto tênis Topper que nunca me deixou na mão. Aos que pedem Nike e Adidas, pensem, para assinar com qualquer uma destas o Grêmio precisaria pagar a multa de 32 milhões de reais com a Fillon,vale a pena fazer loucuras só para ter umas dessas grifes multinacionais na camisa? Eu não faria. E outra, estas marcas querem ter o Grêmio ou é só achismo? Elas pagariam a multa? Acho que a Topper faz produtos de boa qualidade com um preço honesto. Quem critica a Topper deveria ser mais humilde e valorizar quem quer apostar e crescer com o Grêmio. Seja bem vinda Topper!

  5. Alípio permalink
    dezembro 21, 2010 10:18 am

    Concordo, em termos.
    Eu queria muito uma Nike ou Adidas pela grife sim..e por serem (normalmente) camisetas bonitas.

    O meu maior receio com a Topper é quanto a linha “em torno” das camisetas pricipais, e consequente faturamento.
    A Puma tem vááááááários outros produtos.

  6. dezembro 21, 2010 10:42 am

    “Grêmio ainda usará os uniformes fabricados pela empresa no começo desta temporada, enquanto que a Topper desenha e produz as novas camisas do Grêmio”

    De onde saiu essa informaçao?

    • dezembro 21, 2010 10:44 am

      Do seu Twitter: http://twitter.com/Gremio1983/statuses/17009130707361792

  7. Luiz Carlos permalink
    dezembro 21, 2010 11:15 am

    Vai tarde Puma.

  8. Luiz, permalink
    dezembro 21, 2010 1:11 pm

    Topper não é o fim por ser brasileira é o fim apenas por ninguem conheçela a não ser nos tenis de futsal, nunca vi a marca estampada em moletons, ou camisetas de esporte, (fora de patrocinio, é claro), acho q apesar do q a puma fez com a camisa tricolor de deixala muito pior do q a sem tecnologia mais a mais bonita concerteza, ela acertou em outra do tipo evoluiu a camiseta branca com uma tecnologia q em minha opnião mostro o clube como do seculo e não atrasado a preta então nem se fale, eu gostei, a grande maioria do q percebo não gostou, mais ao meu ver a camiseta representou um ato de deixar de ser atrasado basico e para traz, porem na tricolor q é a principal o pecado foi grave qualquer uma anteriro a puma era muito melhor.. a não ser a primeira q a mesma fez da serie B q fico bunita tbm, mais saindo das camisas, e o resto como fica? os moletons da puma são os mais bunitos junto com adidas ao meu ver. vou ate dar uma olhada em um antes de a puma largar o grêmio, ou melhor o gremio largar a puma, q no geral é um erro, não no deixar a camiseta mais feia ou mais bunita e sim no resto tudo como nosso outro amigo ali comentou a puma não se resume a uma ou duas coisas, e a topper pelo q vejo sim, espero q fechem minha boca e façam bunito mais por enquanto eu ainda preferia manter a puma, ate mesmo pq sou fã da mesma.

  9. Rodrigo permalink
    dezembro 21, 2010 2:12 pm

    As camisas da Puma eram realmente terríveis.
    Não vejo grandes problemas na Topper, meu receio é com relação ao material das camisas, pois convenhamos marcas como a Nike gastam milhões em pesquisas até chegarem a tecidos como os da camisa da seleção brasileira que é feito com garrafas pet recicladas.
    Pergunto-me qual o poder de investimento da Topper em materiais?
    Qual o nível de tecnologia empregado no tecido da Topper?
    Outra questão é o resto da coleção como agasalhos e outras peças do gênero, a Nike assim como a Puma tem produtos muito variados, fui ao site http://www.netshoes.com.br e na área destinada ao Atlético-MG os únicos produtos da Topper a venda eram os uniformes de jogo; calção, meia e camisa e dois modelos de camiseta polo.
    Enfim, temos que pensar em outros detalhes como distribuição a Topper é capaz de colocar a venda camisas do Grêmio no Acre, por exemplo?
    Não é a questão de grife a questão é que marcas poderosas podem mais simplesmente isso.
    Em contra partida a Topper pode ser um grande parceiro no projeto Ronaldinho afinal se o objetivo da Topper é crescer nada melhor que um garoto propaganda mundialmente famoso usando seu material.
    Enfim seja o que Deus quiser, só de não ter que olhar para as aberrações da Puma já tá bom demais.

  10. dezembro 21, 2010 2:23 pm

    Rodrigo, a Nike gasta milhões para chegar num tecido e mesmo assim erra feio. A camisa dois da seleção brasileira é uma coisa horrorosa. O Corinthians também teve camisas feias nas mãos da fornecedora. Até a camisa da Internazionale ficou esquisita com o design atual. Além disso, no São Paulo, em 2005, a Topper também fez agasalhos e outras peças.

    A distribuição com a Topper tende a ser muito melhor do que é hoje. A Puma, multinacional e com maior investimento, praticamente não é achada aqui em São Paulo. Moro no ABC Paulista, mas fui até a zona oeste da capital e não achei uma camisa do Grêmio. Apenas trouxe um chaveiro de consolação. Já a Topper é muito mais acessível nas lojas de artigo esportivo. Portanto, a tendência é de melhora.

    Acho boa essa parceria da Topper com o Grêmio. Até 2006, a empresa era uma gigante no mercado brasileiro, mas perdeu espaço para as marcas internacionais. Agora, está voltando e pode tratar o Grêmio como grande parceiro e não apenas mais um como poderia ser com a Nike ou Adidas.

    Além disso, não esqueçamos que o Grêmio tem contrato com a Filon. Não sabemos se era possível ou viável a Nike e Adidas entrarem nesse negócio. Acho que temos razões para crer no sucesso dessa parceria. A Topper precisa do Grêmio e o Grêmio pode tirar grande vantagem disso.

  11. Miguel Neves permalink
    dezembro 21, 2010 2:55 pm

    Pergunta:
    O que vocês preferem? Uma parceira verdadeira emergente, com pretensões ambiciosas, com um bom contrato, sendo carro chefe da marca? Ou uma marca topferajogah10 que ofereceu menos dinheiro, nenhum beneficio a não ser apenas mais uma das inúmeras camisas que a marca estampa?

  12. Adoro a batalha dos aflitos permalink
    dezembro 21, 2010 3:09 pm

    Pra quem queria Nike , agora é Topper??? deusôlivre srsrsr 🙂

    • dezembro 21, 2010 3:26 pm

      Fala a verdade, Claudio, as camisa que a Topper produziu para a Nike até que eram bem feitas. 🙂

      • Adoro a batalha dos aflitos permalink
        dezembro 22, 2010 5:00 pm

        sim eram , srsrsr e ai ? já estás no sul ? dá um toque ai , abraços 🙂

  13. Ricardo permalink
    dezembro 21, 2010 3:46 pm

    É piada de mal gosto o imortal usar topper, aviso que não pretendo compra nenhum produto dessa marca, vou ficar com as camisetas que tenho, se for confirmado esse absurdo, ja temo pelo futuro do grêmio, começou trocando uma baita marca como a puma, por uma pessima, marca com problemas de distribuição obvios, é só ser inteligente para ver o mercado, os produtos topper são inferiores, isso todo mundo sabe!!!

  14. Maurício permalink
    dezembro 21, 2010 4:02 pm

    Espero que o uniforme não seja igual do Atlético-MG, que é o uniforme listrado mais feio que eu já vi (no caso esse fornecido pela Topper)…putzzz que uniforme feio esse do Atletico-MG usado em 2010. E por sinal é igual do Estudiantes, agilmente feio

    Tomará que reestilizem o uniforme, por que senão só por muito amor é que eu vou comprar um igual…e vou acabar comprando. rsrs

  15. Eduardo Ayub Hansen permalink
    dezembro 21, 2010 4:37 pm

    O faturamento da Topper vendendo outros produtos, fora a camiseta, sera mto menor, digo isso pq entre uma chuteira da topper e uma da puma ou loto eu ficaria com a da puma. Bom, lembrando a camiseta do ESTUDIANTES e a do NEW’S, belissimas, ja de cara digo que sera um sucesso de vendas.

    O que a direçao, pelo que estou sabendo, procura eh autonomia, fazer um modelo de camiseta que nao seja contestado e que remeta ao classico. Coisa que a puma nao permitiu.

    Que saudades da camisa tricolor de 2005!!! a unica que se salva dos modelos puma em 5 anos.

  16. Rafael permalink
    dezembro 21, 2010 7:08 pm

    Seguinte: sob o ponto de vista de mercado, acho que a parceria com a Topper não trará benefícios ao clube, por um fato simples: A MARCA NÃO TEM EXPRESSÃO. Simples. NÃO VENDE.

    O perfil do “consumidor” gremista não é aderente à marca!! Sempre fui crítico em relação aos últimos lançamentos da Puma – que acertou poucas vezes na camisa tricolor (2005 e a da Libertadores 2009 como exemplos) – no entanto, a linha da Puma tinha apelo, pela marca, pela variedade e pela qualidade.

    Tomara que o Grêmio conquiste a América novamente e venda muitas camisas – este será o único fator que me fará comprar uma camisa deste fabricante.

  17. Alfredo Carlet permalink
    dezembro 21, 2010 9:12 pm

    Importante é usar o AZUL CELESTE do ESTATUTO, artigo 113.

  18. Rodrigo permalink
    dezembro 21, 2010 11:43 pm

    Bruno,
    Eu continuo batendo na tecla da qualidade do produto, você já parou em alguma loja de artigos esportivos e comparou a atual camisa do Grêmio e a do Atlético-MG?
    Nota-se a diferença entre as duas nos pequenos detalhes como costura e acabamento, logo se vê que a camisa do Grêmio tem um padrão mais alto, acabamento e tecido superiores.
    Ainda temos que levar em consideração os outros produtos como por exemplo o tênis do Corinthians que foi lançado pela Nike, convenhamos entre um tênis do Grêmio da Nike e um da Topper equivalentes economicamente qual dos dois você compraria? Qual marca teria mais apelo para o consumidor?
    Marcas fortes devem se associar a marcas fortes.
    Mas enfim é pura conjectura pois a situação contratual se impõe, o problema mesmo não é quem vai fabricar nossa farda o problema é quem teve a idéia genial de assinar um contrato como esse.

    • dezembro 21, 2010 11:57 pm

      Rodrigo, pode ser que esteja certo, mas prefiro esperar. Tudo depende de como será moldado o acordo entre as partes.

      Mas questiono o apelo da marca forte. Precisamos levar em conta que a marca mais forte nessa história é o Grêmio. Portanto, se a Topper acertar em cheio numa camisa, vai vender com tudo. E quem vai reclamar que não foi a Nike que fez (talvez haja recalcados a esse ponto)?

      Uma das razões da nova direção optar pela Topper foi a promessa por modelos mais personalizados (aliás, dê uma passadinha no último post do blog Grêmio 1983) e o resgate da camisa tradicional, o que a torcida cansou de pedir com a Puma, que por sua vez, obrigava o gremista ter que aturar um design padrão, que dificilmente combinaria com uma camisa listrada.

      Mesmo assim, acho melhor esperarmos. As novas camisas saem em fevereiro e aí confirmarão quem está certo nesse debate.

      Abraço.

  19. capolavoro permalink
    dezembro 22, 2010 12:41 am

    Nao tem essa de dar chance. Se é a topper a próxima patrocinadora é pq pagou mais – no caso pq tem contrato em vigor com a Filon.
    Pros filhinhos de papai que só querem grife, comprem a camisa do real madrid ou do barça e desfilem no shopping. Pq a Puma, só fez cagad4. Se mandassem fazer uma camisa horrivel saia melhor que essa ultima.

    Topper ehh rooots..!!

  20. Adail permalink
    dezembro 22, 2010 11:38 am

    Concordo com o texto do Bruno, se marca/grife de camiseta ganhassem títulos o Corinthians o Flamengo e outros teriam levantado várias taças em 2010…… Isto não aconteceu!!!!
    Vamos valorizar também o produto nacional!

  21. Lázaro permalink
    dezembro 22, 2010 11:37 pm

    os que aceitam a topper se coselansse com pouca coisa outra coisa o grêmio fez a maior ***** da vida ao assinar com essa fillon **** é essa fiquei endiguinado agora ta loco podendo levar estampado no peito uma coisa melhor do que só o escudo não esto indiguinado não com a topper é boa mais a fillon não pensei comigo inmagina o gremio com o patrocinio da nike ronaldinho ja tava aqui qualquer time é valorizado quando tem patrocinio não mais tem que faze *** com a fillon ta loco GRÊMIO eu não sabia dessa loucura do grêmio agora ta feito não te como!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Frederico permalink
    dezembro 23, 2010 9:07 am

    Não sou muito a favor da Topper, mas antes que a Nike, qualquer coisa. Nike é marca de esporte americano que se decidiu faz pouco a entrar no futebol. Ou seja, 0 tradição. Para mim a escolha certa seria a Adidas.

  23. joao permalink
    dezembro 25, 2010 7:41 pm

    galera,na moral o problema da toper como muitos citaram acima e a aqualidade dos produtos,eu vi uma camisa de treino do atletico mg e o material da camisa e horrivel,mal costurado,na camisa principal o patrocinio e no pano e nao e silkado qualidade de uma adidas nike puma lotto umbro e superior em qualquer produto como tenis,luva,camisa etc
    coisa que atopper com certeza nao e

  24. rafael nunes permalink
    dezembro 27, 2010 10:42 am

    Eu não compro uma camisa dessas de jeito nenhum, o grêmio é campeão em avacalhar com a própria imagem. já não bastou os anos em que aguentamos aquela penalty horrorosa. Essa mentalidade de clube pequeno me incomoda, como pensam em faturar nos materiais esportivos comercializando topper? tenho certeza que muita gente não vai comprar e ainda temos que aguentar flauta dos colorados, por que já não colocaram dal ponte de uma vez? se é para chutar o balde.

  25. leotricoloko permalink
    dezembro 28, 2010 4:01 pm

    a PUMA só serviu para estragar e arreganhar com a camisa do tricolor se ela seguir na linha de uniformes como os da seleção de futsal e dos times argentinos teremos uma camiseta muito bonita mas se for como a do atletico mineiro aí estaremos perdidos

  26. Jean permalink
    janeiro 3, 2011 3:33 am

    Quem joga bola por aí sabe: ninguém compra Topper porque o material se arrrebenta fácil. Sou nacionalista, defendo o que é daqui, mas a qualidade da Topper é verdadeiramente inferior, o material é fraco. Merecemos mais.

  27. Márcio R. Kosmalski permalink
    janeiro 3, 2011 6:29 pm

    O problema amigos não é a marca ser brasileira ou não, é a qualidade do material, que pasmem, é a pior possivel, sei pq cai na besteira de acreditar na marca, e comprei uma mochila da Topper, e me arrependi dos R$ 109,00 que paguei, até o ultimo centavo, pq com dois meses de uso ela literalmente começou a se desmanchar, e não pensem que seria pq carreguei peso excessivo, não, somente dois um livro e um caderno, sem falar na camisa do Atlético – MG, que meu Deus, o camisa feia!!! Nem times do interior gaúcho usam uma coisa horrorosa daquelas, mas, fazer o que, o torcedor só pode registrar sua critica não comprando, enviando e-mails pra fornecedora, embora não te respondam, como foi meu caso, que ja enviei há 4 meses atrás e até hj nunca recebi a resposta. Então, só tenho a lamentar esta infeliz escolha!

  28. Andrews permalink
    janeiro 5, 2011 2:05 am

    é foda pra caralho veio!!! cai entre nós nem é questao de preconceito é questao que o gremio ta numa fase iluminada de sua vida!!! vai vir jogadores importantissimos pro gremio e vai mostrar qual patrocinio ??? a topper??? é dificil

    • janeiro 5, 2011 2:08 am

      Beleza, o Grêmio campeão Brasileiro com Olympikus e Penalty, sendo que com esta ainda conquistou a América, não contam? Cada comentário…

  29. jean permalink
    janeiro 5, 2011 2:26 pm

    vi montagens de uma provavel camiseta do gremio que apareceu aqui no site tambem achei legal .c dar certo éssa parceria é outra historia so espera pra ve .valeu

  30. Paulo permalink
    janeiro 8, 2011 11:53 am

    O negocio é q qdo vc tem uma NIKE,ADIDAS,REEBOK . Vc tem uma distribuição mundial , isso é impagavel…

  31. Rodrigo permalink
    janeiro 8, 2011 4:11 pm

    Vocês grêmistas estão reclamando mas vocês nunca tiveram que aguentar uma umbro na vida de vocês, olhem isso, lastimável, essa eu não comprei..
    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.santosmania.com.br/v3/produtos/cam_jogo_sts_09.jpg&imgrefurl=http://www.forumsantista.com.br/phpBB3/viewtopic.php%3Ff%3D12%26t%3D8335%26start%3D0&usg=__I2nj9-zSY5p0eooWFnC4WA5Q1QE=&h=294&w=236&sz=61&hl=pt-BR&start=0&sig2=RLM2LAgmbU5FJ83FtynwYg&zoom=1&tbnid=VaLykM7GPkFWtM:&tbnh=175&tbnw=140&ei=yKgoTbWDLcOblgehoMWgAQ&prev=/images%3Fq%3Duniforme%2Bsantos%2Bsti%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D649%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=598&vpy=77&dur=529&hovh=235&hovw=188&tx=102&ty=124&oei=-KcoTeuKLoGB8gbe9ZjGDQ&esq=13&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:2,s:0

Trackbacks

  1. Topper e Ronaldinho no Grêmio | Grêmio, meu bom amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: