Skip to content

Puma deve encerrar seu ciclo no Grêmio

dezembro 19, 2010

Depois de cinco anos fornecendo material para o Grêmio, tudo indica que o ciclo da Puma está se encerrando no Olímpico. Informação de Ricardo Vontobel, empresário e integrante do atual Conselho de Administração é que a Filon, a quem o clube tem contrato firmado, não deseja continuar com a fabricante alemã.

O contrato entre Grêmio e Filon continua até 2014, ao menos, essa é a informação que temos no momento. O que deve ocorrer é uma associação entre a empresa e outra fornecedora de material esportivo, fazendo a Puma seja substituída sem a necessidade de quebra de contrato, o que custaria algo em torno de R$ 32 milhões ao Tricolor.

Portanto, para aqueles que não gostam da Puma, a notícia é  boa, pois não devemos contar com a fabricante alemã já para 2011. Porém, a possível substituta não chegue a ser uma unanimidade: Topper. É notável o número de gremistas que expressam rejeição à fornecedora brasileira. Particularmente, prefiro esperar. A Topper já acertou, assim como errou.

Outra possibilidade, aparentemente mais remota, é a Nike, cuja especulação do interesse entre a empresa com o Grêmio já dura anos. Caso Ronaldinho venha (prefiro manter a cautela até o anúncio oficial), possivelmente o acordo entre as partes seria mais fácil, uma vez que a Nike é patrocinadora do jogador.

Independente de quem será a nova fornecedora, é praticamente certo que a Puma não segue no Grêmio.  Foram cinco anos de muita polêmica, aprovações e protestos. A atual fornecedora de material esportivo acertou em cheio nas camisas de 2005 e 2009 para Libertadores.  Mas errou feio com as camisas de 2009 e 2007.

O grande pecado da Puma foi a extravagância, como a “gola de kiko”, e também não respeitar itens básicos, como dar a mesma espessura às listras pretas e azuis. Mas quando esta decidiu pela simplicidade, acertou em cheio, como a camisa de 2005.  Esta junto com a usada na Libertadores 2009, são uma das mais bonitas já feitas na história do Grêmio.


Logo abaixo, as camisas mais bonitas e as piores feitas pela Puma, na minha avaliação:

 

Camisa Tricolor – As três mais bonitas

1° Camisa 2009 – Libertadores

2° Camisa 2005

3° Camisa 2008

Camisa Tricolor – As três piores

1° Camisa 2009

2° Camisa 2007

3° Camisa 2006

Camisa Branca – As três mais bonitas

1° Camisa 2009 – Libertadores

2° Camisa 2005

3° Camisa 2008

Camisa Celeste – As três mais bonitas

1° Camisa 2006

2° Camisa 2008

3° Camisa 2007

Camisa Preta – As três melhores

1° Camisa 2005

2° Camisa 2008

3° Camisa 2007

 

Veja também a imagem (clique nela para ampliá-la) mostrando todos os principais modelos feitos nesta parceria Grêmio e Puma. Logo depois, você poderá votar e eleger, em sua opinião, as mais bonitas camisas do nosso Tricolor. Aproveite e participe:

Clique na imagem para ampliá-la

Anúncios
14 Comentários leave one →
  1. Régis permalink
    dezembro 19, 2010 10:40 pm

    Eu, particularmente, gosto dos modelos da Puma, principalmente este modelo atual. Como você bem frisou, Bruno, o modelo de 2007 não veio a contento, mas na maioria das vezes que a fabricante desenhou, acertou. Com relação a Topper, confesso não gostar dos seus modelos, bem como os da Nike. Decerto o valor que o clube receberá, com um eventual acordo com esta última empresa, trará maior retorno financeiro, o que fará com que os dirigentes releguem o fator “beleza”, ao se depararem com os milhões de reais que adentrarão nos cofres do Tricolor. Além da Puma, gosto dos modelos da Kappa, Wilson, Umbro e Lotto.

  2. Alfredo permalink
    dezembro 19, 2010 10:50 pm

    Básico respeitar artigo 113 do Estatuto, azul celeste.

  3. Fernando Larrondo permalink
    dezembro 20, 2010 8:42 am

    Estava esperando um fato novo para falar o que eu acho da possível vinda do Ronaldinho … está aí o fato: quanto vale fornecer camisas para o Grêmio SEM o Ronaldinho e quanto vale COM o Ronaldinho?????
    Ora, é bonito falar em amor à camisa, mas a década de 30 passou e faz tempo!!!!! Naquela época, jamais o Lara faria o que o Ronaldinho fez!!!!! Hoje, até os dirigentes trocam de clube (o Rodrigo Caetano foi para o Vasco, o filho do Verardi veio do CAM, etc) por que só o jogador tem que ter amor à camisa????
    Eu era um dos que achava que nem uma fotografia do Ronaldinho deveria existir no Olímpico!!!!! Troquei de opinião!!!!
    Se a torcida do Grêmio ficar romantizando uma era que não volta mais, virá um Palmeiras, um Flamengo, um Corinthians contratar o dentuço e faturar uma fortuna … depois, vem a mesma torcida reclamar da falta de dinheiro para grandes contratações!!!!!!
    Claro que não estou afirmando que o negócio é lucro certo, mas imagino algo semelhante com o que é o Ronaldo no Corinthians, ou seja, vale o risco.
    No campo, bom, aí é complicado … faz tempo que o Ronaldinho não joga nada, mas craque é craque!!!!!!!

  4. Alexandre Dantas permalink
    dezembro 20, 2010 10:45 am

    Acho que está havendo um preconceito com a Topper por ser uma marca nacional. A Puma multinacional alemã, tratou o Grêmio como um mero clube brasileiro e não aproveitou para fazer seu marketing. Quanto aos pedidos de Nike e Adidas sonhados por vários amigos gremistas, material esportivo é uma questão de planejamento não de beleza. Não adianta sonhar com marcas internacionais se estas não quer o Grêmio, ou o quer por pouco. Entre uma Adidas que pague pouco e uma Topper ou Lotto que pague mais, fico com estas, se não são bonitas (gosto das duas) pelo menos valorizam meu clube.

    • dezembro 20, 2010 11:10 am

      Perfeito, é exatamente o que penso. Basta ver também as camisas do Estudiantes e Newell’s Old Boys para ver que a Topper também acerta em cheio no design das camisas.

  5. Gabriel permalink
    dezembro 20, 2010 11:58 am

    POR FAVOR TOPPER NÃO, NIKE OU ADIDAS !!! A TOPPER NÃO FAZ UMA CAMISETA QUE FIQUE BONITA….

    • dezembro 20, 2010 4:48 pm

      Gabriel, não é assim que a banda toca. Se a Adidas ou Nike não fizeram proposta ou pelo menos não ofereceram algo digno ($$$), então por que esperar por essas empresas? Se a Topper se mostrar disposta a pagar bem, que assim seja. Além do mais, a camisa do Estudiante me faz discordar totalmente de você, pois é feita pela Topper e é bonita.

  6. dezembro 20, 2010 12:51 pm

    Lupicínio Rodrigues : Porque sou gremista !: http://t.co/a9kwIad

  7. Daniel permalink
    dezembro 20, 2010 1:29 pm

    A da Libertadores de 2009 com certeza foi a melhor. Na verdade, acho que foi a única fiel às tradições e realmente bonita. Não acho a de 2005 tão linda como dizem e nem a de 2006 tão feia (gostei do padrão de alternância das cores). O que matava a de 2008 era o vazio nas costas, mas as de 2007 e 2009 foram as mais estranhas.

    Essa atual é até “fotogênica”, mas seria muito melhor se a espessura das litras fosse igual.

  8. amo a batalha dos aflitos :-) permalink
    dezembro 20, 2010 2:16 pm

    Pijama pra ninguem botar defeito , eu adorei tantos modelos 🙂

    • Daniel permalink
      dezembro 20, 2010 2:37 pm

      Lá do outro lado do mundo, tem gente que se veste de vermelho dos pés a cabeça pra dormir. É um soninho tão gostoso que eles chegam a sonhar com Inter de Milão e nem percebem o Kabangu e o Kaluyituka deitando e rolando em campo 😀

    • dezembro 20, 2010 4:50 pm

      A primeira camisa do Inter, aquela com listras vermelhas e brancas, seria um pijama? 😛

  9. borracho permalink
    dezembro 20, 2010 9:32 pm

    Bah, trocar a Puma pela Topper nao eras… marca de time pequeno (Estudiantes eh time medio na Argentina), nao sei se eles tem a qualidade necessaria pra vestir o Gremio e fabricar todos os outros produtos q a Puma tem pra vender na GremioMania. A camisa do nova do Estudiantes ate q eh bonita, mas a do Atletico MG desse ano eh bem feia. A Puma errou feio algumas vezes, mas tambem acertou e as comemorativas sao todas espetaculares. Alem disso q eu me lembre a camisa tem q passar pela aprovaçao do Conselho e do Marketing antes de ser produzida, portanto mais gente tem culpa nessa historia.

    O estranho eh q a Puma parecia tao empolgada em continuar patrocinando o Gremio, ate renovaram por 4 anos com valores acima das concorrentes ainda esse ano mas agora nao vao mais continuar e nos ficamos refens da Filon e as empresas q ela representa. Nos outros times tambem se faz contrato com um intermediario assim ou foi so no Gremio? Pelo q eu entendi tambem os valores vao aumentar tambem (Vontobel disse q a proposta da Topper era a melhor), se deus quiser no minimo 10 ou 12 milhoes por ano (o patrocinio da Puma tinha atingido quase 8 milhoes por ano na ultima renovaçao). Se nao aumentaram os valores seria melhor esperar resolver essa questao do Ronaldinho e caso se concretize fechar logo com a Nike pois como eu falei no outro post, o Ronaldinho eh a imagem da Nike e o Gremio eh a imagem de formador de craques, pq nao fechar uma grande parceria envolvendo a volta dele ao seu clube de coraçao, o CT de Eldorado do Sul pra garantir a formaçao de mais craques como ele e ate a arena.

    As vezes eh melhor ganhar um pouco menos (caso a diferença seja pequena) mas garantir um produto de qualidade q vai vender muito mais camisas, ter um trabalho muito mais forte de marketing e inclusive passar uma imagem de grandeza. Olhem as campanhas da Adidas pro Palmeiras e da Nike pro Corinthians no youtube, isso sim q eh patrocinador.

  10. felipe farias permalink
    fevereiro 9, 2011 10:11 am

    Olhem amigos gremistas, o Grêmio nã0 é um time de markenting e sim de alma e coração. eu acho as camisetas da Puma RIDICULAS, estavam humilhando as cores e a tradição dessa camiseta tricolor. Eu acho que a Topper pode fazer um grande sucesso com o Grêmio, desde que siga a tradição e não tente inventar moda, porque aqui no sul oque mais conta é o amor ao clube e não o markenting.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: