Skip to content

Ronaldinho: Um retorno possível

dezembro 18, 2010

Nunca houve uma aproximação tão forte entre Grêmio e Ronaldinho quanto agora, após a traumática separação em 2001, quando o jogador saiu pela porta dos fundos do Olímpico para assinar contrato ao Paris Saint-German. Esse ato gerou um sentimento de traição pouco visto no Brasil e a família Assis nunca foi perdoada por muitos gremistas desde então. Porém, passados quase 10 anos, os dois lados estão pertos de se reatarem.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta tarde de sábado, o presidente Paulo Odone me surpreendeu. Geralmente, nessas horas, um dirigente adota uma postura bastante cautelosa ao falar de uma possível contratação. Mas a confiança do mandatário gremista deixou claro que existe a negociação e possivelmente já há um acerto entre as partes, bastando apenas acertar a liberação com Milan.

O Grêmio enfrenta, pelo meia, concorrência do futebol norte-americano e do Palmeiras. No caso do clube alviverde, as chances são mínimas, visto que não oferece valor algum ao Milan, apenas lhe garantindo o pagamento de salários. Por sua vez, o Tricolor me parece melhor estruturado e se especula que já conta com empresas para ajudá-lo nessa negociação. Além disso, há quem considere como certo o retorno de Ronaldinho ao Grêmio.

Sobre o passado, não esqueci o que o Ronaldinho nos fez em 2001 e, embora tenha ocorrido erros de ambas as partes, inclusive do ex-presidente Guerreiro, é claro para mim que ele mentiu para a torcida e expos o Grêmio a uma situação constrangedora. Tampouco não teve a grandeza de Carlitos Teves, que ao ser comprado pelo MSI/Corinthians, deixou parte do dinheiro para as categoria de base do Boca Juniors.

Contudo, não sou a favor de mágoa eterna. Sou daqueles que podem não esquecer o passado, mas acredito que todos podem ter uma chance de se redimir no futuro. Assim penso sobre Ronaldinho no Grêmio. Portanto, sou a favor de sua volta, apesar de tudo. E penso que a maioria dos gremistas esteja de acordo, mesmo que compreenda aqueles que ainda não o querem de volta ao Olímpico.

A minha aprovação quanto ao retorno de Ronaldinho, porém, não se limita apenas ao fato de perdoá-lo pelo que fez no passado. É indiscutível que a vinda do jogador pode significar ao Grêmio novas receitas, valorização de sua marca e, principalmente, maior força nos gramados.

Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

Ronaldinho não vem bem no Milan, tanto que é reserva de Seedorf. Por sua vez, o clube italiano, em dificuldades financeiras, não se mostra disposto a continuar a pagar o enorme salário ao jogador. A cobrança dos europeus também será sempre para aquele Ronaldinho que brilhou no Barcelona, mas que, inexplicavelmente, começou a declinar a partir da Copa do Mundo de 2006 e do Mundial de Clube da FIFA do mesmo ano. Essa é a sombra do Ronaldinho de hoje, que jamais conseguirá recuperar a regularidade daquele bom futebol.

Entretanto, não tenho dúvidas de que Ronaldinho ainda tem talento de sobra para desequilibrar no futebol brasileiro e sul-americano. Não será o seu melhor futebol, mas o bastante para transformar o Grêmio numa força maior do que já é atualmente. Para Libertadores, Brasileiro e Mundial, ele pode sim fazer enorme diferença a nosso favor.

Financeiramente, o Grêmio também ganha. Não duvido que muitos deixem de ser sócios do clube em protesto a volta do craque em nome de um passado traumático para o gremista. Mesmo assim, tenho convicção que uma grande maioria se associaria. O projeto do clube é chegar a 100 mil sócios em um ano e meio. Com fator Renato e Ronaldinho, esse tempo pode ser encurtado. Se vierem grandes conquistas, passa a ser questão de poucos meses.

O clube também passaria a atrair mais empresas. Assim ocorreu com o Corinthians, que tem em Ronaldo um ímã para novos investidores. Com Ronaldinho, a realidade será parecida. O Grêmio, com todas as receitas de 2011 antecipadas, pode gerar grandes lucros com o craque. A realidade, outrora crítica, mudaria completamente.

Mais importante é a nova chance de Ronaldinho retribuir, com grandes conquistas, ao clube que o revelou ao mundo. Considero-o a maior revelação de nossas categorias de bases, mas não figura entre os maiores jogadores da história do Grêmio, como Renato, Tarciso, Baltazar, Everaldo, Lara, De León, Jardel, Paulo Nunes, Danrlei, entre tantos outros. Se novamente vestir a camisa tricolor, Ronaldinho terá mais uma chance de estar entre os nossos grandes ídolos. Que assim seja.

 

Anúncios
26 Comentários leave one →
  1. Jonathan Martins permalink
    dezembro 18, 2010 10:51 pm

    Penso exatamente igual. Bom texto!

  2. Adail permalink
    dezembro 18, 2010 11:01 pm

    Esqueceram o passado que a família Moreira aprontou para o Grêmio em 2001????
    Fruto desta saída precoce e sem nenhum retorno financeiro ao clube, ficamos vários anos na M…., agora como está no final da carreira e na reserva do Milan, vem encer a carreira perto de casa…..
    SERÁ QUE VALE O INVESTIMENTO PARA O GRÊMIO????

  3. Adail permalink
    dezembro 18, 2010 11:03 pm

    Esqueceram o passado que a família Moreira aprontou para o Grêmio em 2001????
    Fruto desta saída precoce e sem nenhum retorno financeiro ao clube, ficamos vários anos na M…., agora como está no final da carreira e na reserva do Milan, vem encerrar a carreira perto de casa…..
    SERÁ QUE VALE O INVESTIMENTO PARA O GRÊMIO????

  4. Daniel permalink
    dezembro 18, 2010 11:20 pm

    Ainda estou esperando o Renato se pronunciar a respeito disso, embora já imagine o que ele dirá. Enquanto isso, penso apenas no lado financeiro e, com certeza, seria bem lucrativo. Na cancha, como já disse, depende do que “o Santo” é capaz de fazer pra salvar a alma desse infiel arrependido (?).

  5. Jorge permalink
    dezembro 18, 2010 11:37 pm

    ótimo texto. Concordo e ainda acho que Ronaldinho não deveria ser crucificado pela influência natural e precoce que recebeu de Assis. Considero que por uns bons anos Ronaldinho teve um comportamento profissional superior a muitos craques. Torço pelo seu retorno, mas desde Renato mantenha sua autoridade como técnico.

  6. Francisco permalink
    dezembro 18, 2010 11:46 pm

    E porquê não dar uma chance ao Ronaldinho ? Todo mundo erra! Pensem bem: o Guri tinha 17 anos (piá de bo#$%); era mal valorizado pelo clube; sabia que tinha um enorme potêncial; vê a diretoria recusar uma oferta de 80 milhões por ele e ainda assim não valorizá-lo (com um contrato novo, aumento de salário ou uma multa de recisão que seja); vê a diretoria colocar na entrada do estádio um cartaz dizendo “Não Vendemos Craques”; vê que o clube está ladeira a baixo (rumo a segunda divisão e crise ISL); vê também que a diretoria era extremamente amadora, e não estava se preparando para a maldita lei pelé que estava entrando em vigor, dai vem um clube da frança (europa! toc toc toc) oferece um baita contrato e um futuro promissor pra ele (e a família) na Europa. O que tu faria se fosse ele ou o irmão dele? Ou então, se fosse seu irmão ou o seu filho? Certamente garantiria seu futuro.

    Enfim, todo mundo errou.

    E agora que existe uma chance de todos se entenderem, alguns preferem ficar fazendo birra?

    Imaginem o retorno que a volta de Ronaldinho pode dar ao Grêmio! Quantos não vão querer ir ao estádio ver o Ronaldinho jogar? O estádio vai estar sempre cheio! E como vai estar sempre cheio, quem quizer assistir o jogo vai ter que se associar pra conseguir ingresso! Imagina o retorno finançeiro que pode vir de contratos publicitários, direitos televisivos, camisetas com o número dele nas costas vendidas, e mais um monte de coisas (sem contar os títulos que podem vir)!

    Acredito que os benefícios de se trazer o Ronaldinho de volta são muito maiores que os malefícios. Só aí já temos um bom argumento.

    O lance é perguntar pro Renato o que ele acha. Se O SANTO aprovar, tá tudo certo! aheohoaehoaehoah

    Abraço á todos!

    • giovani montagner permalink
      dezembro 19, 2010 5:57 pm

      sempre irei ao estádio ver o Grêmio, nunca um jogador em especial.

  7. Gremista permalink
    dezembro 19, 2010 12:23 am

    Concordo com tudo.

    Sobre os poucos que relutam em não aceitar a volta do Ronaldinho, creio que os mesmos tenham extrema admiração em Renato, e, se esse estiver de acordo com a contratação, pode sim mudar o conceito que essa pequena parte da torcida tem com o dentuço, de forma parecida de como aconteceu com Douglas.

  8. Reinaldo permalink
    dezembro 19, 2010 12:29 am

    Não obrigado!! Dá para trazer 3 caras a fim de ganhar alguma coisa. O Ronaldo não tá mais a fim. Imagina todas as noitadas dele em P Alegre. Tá gordo.

  9. dezembro 19, 2010 12:51 am

    acho muito 10000000000000 a valta do ronaldinho gaucho vai ser um presentao melhor que o terceiro lugar de dubai no mundial do interzinho fui da-lhe gremio da-lhe ronaldinho

  10. dezembro 19, 2010 1:36 am

    Ronaldinho seria uma baita contratação. Além da produção dentro de campo, acrescentaria uma grana monstruosa fora dele. A mídia, os patrocínios e as publicidades que esse cara carrega consigo são intermináveis. Trazendo-o, o Grêmio contrata um pacote de benfeitorias ao seu patrimônio.

    Quando a sua aplicação dentro de campo, tenho certo receio quanto a sua utilização junto ao Douglas, ambos meias com pouca vocação para marcar. Mas para o Renato isso não deve ser problema, já que no Fluminense ele contava com dois meias que também não marcavam (Conca e Thiago Neves) e chegou a final da Libertadores com o time voando.

    E pra quem diz que ele tá gordo, é porque não viu o Ronaldo quando chegou ao Corinthians. Gordo, quase em fim de carreira, praticamente só pela grana no marketing. Marketing esse que rendeu quase R$ 60 milhões de reais em poucos meses. Dentro de campo, o fenômeno ajudou o Corinthians num bom número de jogos, especialmente os da Copa do Brasil, incluindo contra o Inter.

  11. Luis S B permalink
    dezembro 19, 2010 11:06 am

    Eu gostei da ídeia sim, mas preferia que a direção trabalhace em panos quentes, sem fazer especulação. e assim acredito que seria ainda mais facíl a vinda dele, e também masi aceita… além de calar a imprensa colorada e do eixo.

  12. dezembro 19, 2010 3:17 pm

    DEIXANDO 60 , 70% DE R$$$$$$$$$$ NOS COFRES do GREMIO OKKKKKKKKKKKKKKK .

  13. borracho permalink
    dezembro 19, 2010 4:23 pm

    Tambem sou a favor da volta do Ronaldinho e acho q nao poderia ter vindo em hora melhor essa noticia. Podemos renegociar todos os valores de patrocinio e garantir uma boa receita pra começar o ano, sem falar q vai influenciar diretamente em outras coisas como a valor dos naming rights da arena (q vai ser um contrato longo), numero de socios, etc. como tu mesmo ja mencionou. Falaram em trazer tres jogadores pelo preço do Ronaldinho, mas primeiro q o Gremio nao teria dinheiro pra isso (o salario vai ser todo bancado por investidores e empresas) e depois mesmo q fossemos campeaos do mundo com esses jogaodres ano q vem o Gremio nao teria metade da visibilidade mundial q teria com o Ronaldinho aqui.

    Mas concordo q nao basta trazer so ele, temos q montar um bom time pra jogar junto com ele, senao nao vamos alcançar o principal objetivo d ano q vem, o Tri da Libertadores… especialmente a defesa… com Rochemback, Douglas e Ronaldinho no meio quem vai marcar? O Adilson nao vai dar conta da marcaçao sozinho e com a nossa defesa atual quando o time adversario estiver com a bola vai ser um sufoco. Precisamos no minimo de um setor defensivo bem mais forte pra segurar os adversarios enquanto o ataque nao estiver com a bola. Se for anunciado mesmo a contrataçao oq nao vai faltar eh empresario querendo botar seus jogadores no Gremio pra disputar uma Libertadores ao lado do Ronaldinho (com a atençao de todo mundo volta pra nos).

    Começando pelos zagueiros, Mario Fernandes de titular absoluto e algum xerifao experiente pra jogar ao lado dele. Anderson Polga esta querendo voltar e ja foi ate tentado pelo Corinthians, poderia ser mais um idolo gremista e gaucho voltando pro Monumental. Outra opçao um pouco mais cara mas com bem mais qualidade (parece q o Polga nao esta muito bem no Sporting – mas o Rochemback segundo eles era ex-jogador e hoje esta destruindo no Gremio…) seria o zagueiro Demichelis da Seleçao Argentina e q esta saindo do Bayern. Se especula-se q ele pode voltar pra Argentina (a mulher gostosa dele quer voltar – assim como o caso do Maxi Lopez) nao vejo pq ele nao poderia vir pro Gremio e ainda mais pra jogar uma Libertadores com o Ronaldinho. Mauricio Victorino da Seleçao Uruguaia e atualmente na Universidad de Chile seria uma opçao mais barato mas tambem de qualidade, so q varios clubes brasileiros ja estao de olho nele. Precisamos tambem de um lateral esquerdo bom e q saiba marcar, pois o nosso dito “lado esquerdo forte” so foi bem pq tinha dois jogadores pra fazer a funçao q deveria ser de um e mesmo assim o Gabriel sozinho na direita foi muito melhor, defensiva e ofensivamente. German Re do Estudiantes eh muito bom e sabe marcar, Bruno Teles parece q esta tri bem em Portugal e poderia ser uma boa tambem, um desses e mais o Neuton como opçao no banco (q ja mostrou q pode ate ser titular no Grenanda e na Copa do Brasil quando jogou de lateral) e estaremos bem servidos. Na direita o George Lucas pra reserva do Gabriel seria otimo. De volante, o argentino Pelletieri, camisa 5 capitao do Lanus joga muito e eh barato ou ate o Rafael Carioca poderia voltar, mas so se for por um salario bem baixo pq ele preferiu ir pro Vasco em vez de vir pro Gremio no inicio do ano e agora tem q aprender a valorizar quem o projetou para o mundo. Dependendo da organizaçao do time acho q teriamos q ter um camisa 5 e mais o Adilson pra garantir a marcaçao no meio, o Rochemback infelizmente teria q ir pro banco ou disputar posiçao com o Douglas pois eh lento e nao marca tanto, com ele mais o Douglas e o Ronaldinho nosso meio ficaria muito pesado apesar do excelente toque de bola. Pra mim o time ficaria assim:

    Victor

    Gabriel
    Mario Fernandes
    Demichelis
    German Re

    Pelletieri
    Adilson
    Douglas
    Ronaldinho

    Jonas
    Andre Lima

    E os dois atacantes ajudando na marcaçao desde a saida de bola no campo adversario… com um time de marcaçao forte e com o Ronaldinho, Douglas e Jonas desequilibrando na frente da pra mostrar pra essa macacada como se conquista o Tri da America e o Bi do Mundial!

    Interessante notar a diferença da nova direçao pra vellha. O Odone assumiu a dois dias mas praticamente ja fez mais do q o Duda em toda sua gestao, botando os macacos no seu devido lugar e ainda por cima recuperando o sentimento de grandeza nos gremistas com essa noticia. Gostei desse novo diretor de marketing tambem, to sentindo q esse ano finalmente vao aproveitar o imenso potencial da nossa marca.

  14. borracho permalink
    dezembro 19, 2010 4:45 pm

    Agora q nos vamos ver se o Verardi filho eh bom mesmo… hehehe

    Estao falando q o Gremio vai trocar a Puma pela Topper, mas pq nao pensar grande como na questao do Ronaldinho e tentar fechar com a Nike? Me lembro q ate sido especulado um tempo atras a volta dele com o patrocinio da Nike nos uniformes. O Ronaldinho eh a imagem da Nike e o Gremio eh a imagem de formador de craques, poderia ser fechada uma grande parceria envolvendo ate a arena e o CT de Eldorado.

  15. giovani montagner permalink
    dezembro 19, 2010 6:30 pm

    não vejo motivo para sua volta.
    ele vem para ser titular, mas não consigo encaixa-lo em qualquer lugar da equipe. ele não concorre com o douglas, ele nunca conseguiu ser um jogador centralizador das jogadas, inegavelmente tem habilidade e bom passe. seus melhores momentos foram atuando como atacante pela esquerda do campo entrando em diagonal, algumas vezes ele flutuava pelo centro e direita de ataque. tinha boa cobrança de falta, repito, tinha. alguém cite o último gol de falta dele que não lembro.
    o Grêmio terminou o campeonato brasileiro jogando muito, um futebol de bons toques, envolvente e taticamente bem. claro, ainda com possui deficiências, faltam dois zagueiros (não confio neles para disputar a libertadores), um primeiro volante (talvez seja o próprio mario fernandes esse jogador, li em algum lugar que o renato o testará na função) e um lateral esquerdo. é importante manter borges e andré lima, um titular e outro reserva, um reserva para a lateral direita e talvez alguém para o meio pela esquerda com características de marcação e boa subida ao ataque, mas nesse caso dá para ir com o que se tem.
    tenho magoa pela suas saída, porém não sou radical. cobro apenas pela verdade, acredito haver mais motivos do que os conhecidos até agora, o próprio assis insinuou isso no jogo de despedida do darnlei. este esclarecimento somado ao não desequilíbrio financeiramente do Grêmio e seu comprometimento em jogador futebol, não isso que ela faz desde 2006, com manto sagrado tricolor podem me fazer mudar de ideia.

  16. Luiz Carlos permalink
    dezembro 19, 2010 9:58 pm

    O que aconteceu na saída dele não vai acrescentar absolutamente NADA. Foi justo? Não. Mas o que adianta agora? Com 30 anos ele ainda tem bastante tempo de futebol de alto nível pela frente. No Brasil ele ta mais perto da seleção e com certeza vai querer render. Renato + Ronaldinho + Libertadores = muita chance do tri.

    • giovani montagner permalink
      dezembro 20, 2010 2:08 am

      sou torcedor do Grêmio e me interessa muito saber o que ocorreu. não quero saber fofoca, boato, quero apenas a verdade. descobrir quem fez ou deixou de fazer o que e por que. havendo má fé ou omissão de dirigentes daquela época não devemos saber?
      alias, recomendo apoiarem a iniciativa do movimento Grêmio do prata para expulsão do guerreiro do conselho deliberativo, eles consultaram advogados e ficou comprovado que este senhor cometeu irregularidade, prescrita, na presidência do Grêmio. é uma boa questão para o blog abordar.

  17. observador permalink
    dezembro 19, 2010 11:38 pm

    Analisando só os fatos(esqecendo a patifaria ele fez na sua saída)ele tá fora de forma,é reserva no MIlan,começou a decair há 4 anos e de lá pra cá nunca mais foi o mesmo,é muito caro!!!mas se ele ainda tiver alguma motivação pra jogar,pq ele ja ganhou tudo né,titulos e dinheiro!!

  18. dezembro 20, 2010 12:35 pm

    Lupicínio Rodrigues : Porque sou gremista !: http://t.co/a9kwIad

  19. Juliano permalink
    dezembro 22, 2010 12:26 pm

    Aí galera, acabei de ouvir na Rádio Gaúcha o Pedro Ernesto disse que ouviu de um conselheiro que já está tudo acertado entre Grêmio e Ronaldinho e a liberação do Milan já está OK também, que ele será anunciado amanhã ou até o Natal.
    E aí galera o que vocês acham? Eu se visse Ronaldinho na rua hoje eu o xingaria, mas se ele vier com vontade de jogar será um grande acréscimo sem falar na exposição da marca Grêmio. A esperança que com o esquema da copa ele venha querendo jogar.

  20. Lázaro permalink
    dezembro 22, 2010 11:12 pm

    odorei o texto e é muito bom sim a volta de Ronaldinho o cara pode estar velho ser gordo ir paras noitadas mais da muito patrocinio e muito dinheiro ao clube e outra coisa todo mundo erra e ele vai voltar para se redimir com o GRÊMIO perem de pençar negativo alguns. vamos ajudar o clube a trazer o Ronaldinho e voltar a ser o maior do Rio Grande Do Sul, do Brasil, do Mundo.

  21. igor moraes permalink
    dezembro 24, 2010 11:19 pm

    Também soou afavor do craque aqui no tricolor ,pois pode ajudar muito o ataque e o meio do time gaucho.Pois sou gremista inguinoro o presente e asseito o futuro.Pois todos os fanaticos pelo grÊmio querem ser campioes do brasileirão 2011!!!
    Então Ronaldinho vem para o tricolor..

  22. rodolfo permalink
    dezembro 24, 2010 11:32 pm

    meu time de coração e se o Ronaldinho vir vai ser melhor ainda

Trackbacks

  1. Ronaldinho: Um retorno possível (via Grêmio 1903) | Beto Bertagna a 24 quadros
  2. A possível volta de Ronaldinho ao Grêmio | Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: