Skip to content

A maior lição deixada pelo presidente Duda Kroeff

dezembro 13, 2010

Foto: Ricardo Chaves/ClicEsportes

O ciclo de Duda Kroeff na presidência do Grêmio está chegando ao fim, após dois anos de mandato. No dia 15 de dezembro, próxima quarta-feira, o atual presidente gremista entrega o cargo a Paulo Odone, de quem recebeu no final de 2008. Para muitos pode ser um motivo de comemoração, o que é discutível. Mas o seu gremismo não deve ser questionado, caso contrário, haveria uma grande injustiça.

Duda errou, isso é fato, assim como é justo o consenso que o Grêmio não viveu os seus melhores dias sob sua administração. A sua maior falha como presidente foi dar a Luiz Onofre Meira plenos poderes no futebol. Com ele no comando, tudo deu errado. Renato poderia vir em 2009, porém, teve no então diretor como grande empecilho. Coincidência ou não, o herói de 1983 veio justamente após a demissão de Meira.

Como chefe máximo do clube, Duda deveria ser mais presente em decisões envolvendo o futebol. Sua indecisão permitiu que Meira nos tirasse quaisquer chances de um grande título em 2010 na insistência de manter Silas, apesar de todas as evidências de que essa parceria não tinha outro futuro, senão a Série B. De quebra, Meira demitiu Paulo Deitos como coordenador das categorias de base, que desde então, desandou. Outro erro foi dar salários mega inflacionados a jogadores medianos, como Souza e Leandro.

Foto: Ronaldo Bernardi/ClicEsportes

Seu maior acerto, porém, foi Irany Sant’ana Jr. como vice-presidente de Finanças do atual Conselho de Administração. Ele conseguiu ser um consenso raro na política gremista, isso tanto na no G-7 (grupo de Duda) como o G-4 (grupo de Odone). Sem dúvida, Irany merecia permanecer por mais dois anos, mas a política gremista ainda não chegou a esse nível de maturidade, em que coloca os interesses do clube acima dos interesses partidários.

Duda Kroeff errou, como também teve seus acertos nesses dois anos. Não conseguiu ser um Hélio Dourado ou um Fábio Koff, mas não podemos culpá-lo de não tentar. Despede-se com um Campeonato Gaúcho, não saciando a sede dos gremistas pela repetição das grandes conquistas dos anos 80 e 90.

Apesar disso, Duda Kroeff deixa uma lição, do presidente torcedor, aquele que veste a camisa gremista, gesto não muito comum para alguém em tal cargo. Porém, ele deixa uma lição maior, aquela que jamais devemos nos esquecer: ser um grande gremista não é o suficiente para ser um grande presidente do Grêmio.

16 Comentários leave one →
  1. Régis permalink
    dezembro 13, 2010 11:40 pm

    O Paulo Odone voltará ao cargo, pelo simples fato de não haver alguém que queira presidir o clube? Um sai, o outro entra, depois, o que deixou, volta ao cargo… Ser presidente de um clube, é complicado, pois, apesar de toda a vontade que tenha, se não houver patrocínio de empresas que queiram atrelar a sua marca ao clube, não conseguirá pôr em prática, tudo que planejara antes de se candidatar. Talvez isso seja uma das causas que mais dificultam o aparecimento de novos “rostos” para presidir os clubes de futebol do nosso país, pois muitos possuem a vontade, só que esta, geralmente, não está atrelada ao capital que possa vir acompanhado. Há um livro chamado “Como a Starbucks se tornou uma grande empresa, de xícara em xícara”, e, o seu fundador, Howard Schultz, teve que “vender” seu sonho para um grande empresário, o qual transformou a sua ideia em algo concreto. Após uma ótima explanação sobre o que seria a empresa, Howard consegui o capital que tanto queria e fez nascer uma das maiores franquias do planeta, a Starbucks. Espero que Paulo consiga gerir esta grande empresa chamada Grêmio, com grande lucidez e traga retorno em forma de títulos, conseguindo assim, novas parcerias futuras.

    • Régis permalink
      dezembro 13, 2010 11:41 pm

      conseguiu*

  2. maicon permalink
    dezembro 13, 2010 11:44 pm

    sem querer ofender, mas dá uma corrigida no texto, tem uns “errinhos” de português aí.

    • dezembro 14, 2010 12:49 am

      Bem, distrai-me com a palavra “sede”. A retificação foi feita. Mas confesso que não sei os demais… Mesmo assim, obrigado.

      • maicon permalink
        dezembro 15, 2010 10:31 am

        Fico feliz com o teu agradecimento. Se eu te importunei por nada, peço desculpas ;-). Além disso, eu queria sugerir um post sobre quem deveria sair, quem deveria ser contratado e a sua opinião sobre esses jogadores.

        Sds gremistas

  3. Sancho permalink
    dezembro 14, 2010 3:33 am

    Gestão muito parecida com a do Cacalo. Quem não aprendeu foi o sócio (eu, inclusive). Kroeff jamais seria um Koff. Logo, só podia ser Cacalo!

    A melhor notícia é que não será sucedido pelo Guerreiro…

  4. Nilton Oliveira permalink
    dezembro 14, 2010 2:33 pm

    O Sr. Duda Kroeff é um bunda mole em nível máximo.
    Despreparado, ingênuo, inocente, distraído, INCOMPETENTE!

    Sua gestão só não foi uma catástrofe graças ao legado que Odone deixou, e à algumas pessoas nos bastidores que, depois da era Silas, contribuiram para devolver a dignidade ao clube: Irany Sant’ana Jr, Guerra e Renato.
    À esses três fica o meu grande agradecimento, principalmente ao último. Porque se dependesse de Duda, e tão somente do Duda, nós estaríamos agora amargando o rebaixamento. Começando uma nova década na segunda divisão.

    Pra mim o filho do patrono foi o pior presidente que já vi no Grêmio. As diferenças dele pro Obino? Poucas.
    Obino pegou uma bomba, enquanto Duda pegou uma baba.

    Sonho com o dia em que não teremos mais pessoas incompetentes e inexperientes comandando nosso amado clube.
    Enquanto esse dia não chegar (se é que vai chegar), que Duda, Meira e outros tipinhos semelhantes permaneçam beeeeem longe do poder no Grêmio.
    Porque como mesmo dizia o folheto da campanha do AVM em 2008, com “eles” o caminho é sempre a segunda divisão.

  5. dezembro 14, 2010 2:58 pm

    Bruno, sobre o Irany, q eu saiba ele também não quis continuar.
    Trabalho muito estressante.

  6. dezembro 14, 2010 6:22 pm

    Fica, Roth !: http://t.co/0RjioVs

  7. Régis permalink
    dezembro 14, 2010 7:26 pm

    Senhores, eu não poderia deixar o dia hoje passar em branco, após a derrocada do nosso “humilde” rival. Até bem pouco tempo, ele não sabia o que era jogar fora do país, apesar do seu nome, mas bastou conquistar o título para se achar o “todo poderoso”, o “campeão de tudo”. Só que hoje, a história foi bem diferente. Se na Itália há a Inter de Milão, aqui no Brasil há o Inter de “Melão”. Bastou ver o Mazembe dar um baile em campo, para o vermelhinho se melar todo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Obrigado, Celso Roth! heheheheh

  8. dezembro 15, 2010 12:51 am

    mOVIMENTO Fica, Roth, fica! ! (ATUALIZADO): http://t.co/0RjioVs

  9. dezembro 15, 2010 11:34 am

    Vc sabe o que o Mazembe disse para o Saci ? Fica de TRÊS !!!!! http://t.co/0RjioVs

  10. borracho permalink
    dezembro 15, 2010 2:51 pm

    Oq faltou pra ele foi justamente vestir a camisa de torcedor! Durante quase todo seu mandato ele sempre pensava e tomava decisoes totalmente contrarias as da torcida. Aquele episodio no jogo contra o Cruzeiro pela Libertadores foi o maior simbolo disso e a chegada do Renato foi oq marcou o acordo de paz entre torcida e direçao. Vale lembrar q ja era reta final do seu mandato e o Gremio estava com a corda no pescoço, talvez por isso ele resolveu “arriscar” e finalmente ouvir os torcedores.

    Ele parece ser uma otima pessoa, mas infelizmente estava totalmente despreparado pra assumir um cargo tao importante num clube tao grande. Ele deu uma entrevista no PFC recentemente em q ficou claro isso, tirando conclusoes no fim do seu mandato q deveriam ser senso comum para os gremistas (principalmente dirigentes) como a necessidade de um teto salarial, profissionalizaçao, etc. tudo o oposto do q fez no poder, ou seja, ele teve q errar e nos afundar pra aprender. Custava ter se preparado antes? Ah, e o pior foi q ele defendeu o Meira no programa e jogou toda culpa no Silas, lamentavel ele nao conseguir enxergar o seu maior erro. Achei muito boa a ideia da carta ao torcedor apesar de nao concordar com oq ele diz (sacanagem ele querer falar da base e de profissionalizaçao). Poderia ser repetido pelos futuros presidentes como uma forma de prestaçao de contas a torcida.

    Pra mim as coisas boas dessa gestao foram a contrataçao do Maxi Lopez (apesar de terem feito força pra perder ele logo depois), a criaçao do Exercito Gremista e a busca pelo ISO 9001 em varios setores do clube. O setor financeiro poderia ate ser destaque pelo pagamento de dividas antigas (q ja tinha sido destaque na gestao anterior diga-se de passagem), mas eh dificil elogiar as finanças sabendo q essa direçao conseguiu acumular uma divida de 25 milhoes nesse ano e esgotar todas as receitas pra futura direçao. O resto eh melhor nem lembrar….

  11. dezembro 15, 2010 4:11 pm

    Pra mim, é um grande gremista, e teve uma gestão corajosa, pois investiu muito no futebol, mais do que seu antecessor. Montou grupos melhores que os de 2007(vice-Liberta) e 2008(vice-Brasil). Mas não teve os mesmos resultados, primeiro, por não conseguir conciliar a Libertadores 2009 com o gauchão, e depois, por escolhas erradas no comando (O Palestrante e Ex-Técnico Autuori e o Pastor e aprendiz de técnico Silas). Mas deixa uma boa base, um bom elenco, e uma boa perspectiva pra nós gremistas. Valeu Duda, e que o Odone nos leve novamente as glórias.

  12. dezembro 15, 2010 5:48 pm

    ” A estréia é sempre nervosa, mas tenho certeza que no segundo jogo o time já vai estar mais solto.” Celso Roth kkkkkkkkkk http://tinyurl.com/34aowsm

  13. dezembro 16, 2010 3:44 pm

    Que comentário mais injusto. Duda pode ter errado muito, mas foi dirigente pela primeira vez. Evitou vender jogadores, renovou por 5 anos com a Muralha da Azenha. Buscou Renato que se não teve oportunidade com Meira, também não as teve com os antecessores de Duda.
    Não ganhamos os títulos, mas a base para isto ele deixou. De rebaixado no “Apertura”, fomos campeões do “clausura”.
    A minha lição: Estamos formando um grande dirigente que fará história. Valeu Duda. Boa sorte a ti Odone.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: