Skip to content

Não vamos repetir 2009

dezembro 10, 2010

 

Foto: Mauro Vieira/ClicRBS

Depois de comemorar a oportunidade de disputar mais uma Libertadores e dar vida ao sonho do Tri da América em 2011, a hora é de fazer o planejamento para a temporada seguinte a partir de agora. Neste momento, é necessário conter a euforia e começar um trabalho árduo visando levar a terceira taça ao Olímpico. Ou seja, menos papo de imortalidade e mais ação. Para começar, precisamos definir a estratégia a ser adotada no Campeonato Gaúcho.

O grande erro cometido em 2009, quando o Grêmio se dividia entre estadual e a Libertadores, foi não definir um planejamento quanto às duas competições. Celso Roth, ainda técnico tricolor, acenava com a possibilidade de priorizar apenas a disputa continental. A direção não discordava, mas se deixou levar pelos Grenais. Incrível, mas Roth foi demitido após a derrota no clássico que eliminou quaisquer chances de título gaúcho, mesmo estando invicto na Libertadores até aquele instante.

Há uma série de outros fatores que colaboraram com a demissão de Roth, sendo que ele mesmo pouco se ajudou dentro do Olímpico. Todavia, precisamos pegar o aprendizado de 2009, para não cometer tais erros em 2011. Desta vez, a nova diretoria precisa ter a coragem, mesmo que isso desagrade alguns torcedores e grande parte da mídia, de usar time B em alguns jogos do estadual, mesmo que seja um clássico. Afinal, prefiro perder alguns Grenais se isso ajudar a ver meu time Campeão da América.

A primeira prova disso será no dia 30 de janeiro, no primeiro Grenal de 2011, em Rivera. O grande problema é que no dia 26, haverá o primeiro jogo da preliminar da Copa Libertadores da América, contra o Liverpool, no Uruguai. Acho desnecessário desgastar os jogadores, ainda em começo de temporada e em busca de ritmo, a dois jogos de tamanha pressão. Portanto, sigo a regra que o Liverpool é um adversário mais importante do que o Internacional. Logo, defendo que o time principal seja usado no primeiro jogo e time B no segundo.

Ao contrário do que ocorreu com Roth e o então diretor de futebol, André Krieger, quando os dois pareciam não falar a mesma língua há tempos, Renato deve ter todo o respaldo da nova diretoria e, junto com ela, traçar um planejamento sério, sem mudar pela pressão de parte de torcida e mais ainda pela imprensa gaúcha. O foco do primeiro semestre é a Libertadores e nada mais. Se levantarmos a taça e comemorarmos o Tri, qual gremista lamentará a perda do Gauchão? Nenhum.

 

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. observador permalink
    dezembro 10, 2010 1:01 am

    Plenamente de acordo,gauchão é de “BANGUZINHO”,o que interessa é o tri da L.A.Posso parecer oportunista,mas se o Renato tivesse chegado ao Olimpico em 2009,ao invés do falastrao “rolando lero” do Autuori,acho q dava pra ser tri naqele ano,mas tudo a seu tempo!!

    • Filipe Hackford permalink
      dezembro 11, 2010 4:54 pm

      Assino em baixo, nessa época eu participava de comunidades de Orkut e fui muito criticado por apoiar o ome do R7. A direção foi tão estúpida ao contratar um técnico que era vitorioso mas não tinha o espirito de Grêmio. Autuori só é campeão com time bom.

      E que seja assim : Foco na Libertadores e que seja o que Deus quiser!

  2. heraldo permalink
    dezembro 10, 2010 8:53 am

    deixar claro, no esquenta dinheiro do noveletto, time b.
    Declaração e postura forte. Vamos de banguzinho no gauchão! não se cria expectativas e nem queima-se com a torcida.

  3. Daniel permalink
    dezembro 10, 2010 9:30 am

    Um time B bem treinado e motivado pode ganhar o Gauchão. Felipão já nos mostrou isso e o Renato pode ir pelo mesmo caminho. Mas se não der certo, o importante é que os titulares estejam focados na Libertadores. Melhor um Bergson na mão do que um Jonas desperdiçado hehehe

  4. Nilton Oliveira permalink
    dezembro 10, 2010 7:32 pm

    Na minha opinião o Renato tem que colocar o time titular no GREnal sim. Ou misto, no mínimo.

    O Liverpool não é nenhum bicho-papão e acredito que dê pra garantir a classificação já no primeiro jogo. GREnal não deixa de ser um bom teste logo no início do ano, sem falar que devemos voltar logo a ganhar alguns e baixar a bolinha da macacada. Se perder, perdeu. Não tem que demitir ninguém por causa disto. Mas tem que ir com força.
    Dá perfeitamente pra encarar os vermelhos na mesma semana de pré-libertadores. Jogador gosta de jogar e TEM QUE jogar, pra pegar ritmo e entrosamento.

    De resto, o gauchão que fique de lado.

  5. Lucas permalink
    dezembro 10, 2010 10:02 pm

    Concordo plenamente com o Nilton Oliveira!! Teremos 3 jogos importantes em sequência: Liverpool (F), co-colorados (N) e Liverpool (C)!! Dependendo do resultado do 1ª jogo, podemos jogar com time misto no Olímpico, no jogo da volta.

    E se não me engano, há um jogo contra o São José, no Olímpico, no dia 26/01, uma quarta-feira às 20:30… Nesse jogo, podemos ir com um time totalmente reserva, mas com um problema que cito abaixo!!

    Depois, vêm a Pré-Libertadores… No dia 26/01, ocorre a 1ª partida da Pré-Libertadores e consequentemente teria de ser revista com a FGF a data do jogo contra o Zequinha, ou seria perda de tempo como costuma dizer o Noveletto?!

    Acho que se fizermos uns 2 ou 3×0 no Liverpool, já ta morta a cobra!! Ai podemos ir com força máxima para o GREnada, e até colocar time misto contra o Liverpool no jogo da volta, no Olímpico…

  6. Sancho permalink
    dezembro 14, 2010 3:35 am

    A perda do Gauchão? Todos lamentaremos. O campeonato se decide DOIS meses ANTES da Final da Libertadores. Se ainda estaremos lamentando em julho é outra questão.

    Melhor ganhar ambas, e fazer todas as festas.

    Mania de ficar regulando comemoração…

    🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: