Skip to content

BRA’Sub-20: Grêmio 2 x 1 Botafogo

dezembro 7, 2010

Se o ano dos profissionais (do Grêmio) acaba amanhã, para os menores de 20 anos começou ontem. Como já acontece desde 2007, terminado o Campeonato Brasileiro dos grandes, começa o Campeonato Brasileiro Sub-20 – torneio promovido pela Federação Gaúcha de Futebol. A competição teve sua primeira edição em 2006, quando foi disputada nos meses de maio e junho. Foi no ano seguinte que passou a fechar o calendário do futebol brasileiro. E o Grêmio, como sabem, tem tradição na disputa.

A urucubaca que acompanha os jovens atletas gremistas na Copinha, ano após ano, fica bem longe quando o que está em jogo é o Brasileirão Sub-20. Aliás, a sorte nos acompanha de perto. Atual bicampeão do torneio, o tricolor fez sua pior campanha em 2007, quando terminou na 4ª colocação. Este ano, a busca pelo tricampeonato começou bem. Não na atuação, mas no resultado.

O camisa 10 Almir converte pênalti e define vitória de virada aos 48 minutos do 2º tempo. Foto: GREMIO.net

A estreia foi diante do Botafogo, um dia após o nosso time profissional ter aplicado sonoros 3×0 sobre o mesmo adversário carioca. Só que, ao contrário do time comandado por Renato Portaluppi, a equipe Sub-20 não tem um Paulão na zaga, tem Jaílton, e não tem um Jonas na área adversária, tem Bérgson. E isso faz uma baita diferença.

Desta equipe gremista conheço poucos. O lateral esquerdo Dener e os atacantes Everaldo e Bérgson são remanescentes do título no ano passado. O volante Emerson, promessa desde os infantis, também fez parte do elenco Sub-20 de 2009 – se não estou enganado. Fora estes, todos desconhecidos. E querendo queimar minha língua, nenhum vejo envergando nossa camisa azul, preta e branca no time principal. E mais do que bons resultados, conquistas e o escambau, quero ver bons valores agregando o grupo de cima. Por isso, às vezes, o placar pouco importa.

PS: Spessato, Mateus Magro, Pessali… devem passar a fazer parte do elenco principal na pré-temporada 2011.

O jogo de ontem foi do Botafogo na etapa inicial. A zaga, sob a liderança do capitão Jaílton, parecia confiar (demais) no goleiro Thiago, assim como muitas vezes se confia (demais) em Victor e ele corresponde. Todo o ataque botafoguense terminava nas mãos do, já adianto, bom goleiro – mais um da safra – ou ia sem direção para a linha de fundo. Parecia partida de recreio, por parte dos gremistas, ninguém marcava ou ficava na sobra, e todo mundo reclamava de todo mundo.

O gol não tardou a chegar, para o adversário. Faltou um Paulão, firme na bola, para estourar longe da área. A bola ficou pingando, e o atacante Jairo abriu o placar: Botafogo 1×0. De produção ofensiva, o tricolor dependia de Bérgson – de maior iniciativa com a bola nos pés – para tentar o empate. O meia Almir não aparecia para o jogo. Já não havia gostado de sua atuação em um dos GRE-nais da Copa FGF (firulento, nada objetivo). Com todo o respeito ao Everaldo, mas ainda não sei o que faz no Olímpico. E o atacante Leandro? Deve ser um problema com o nome.

Se a conversa no intervalo acordou os gremistas, fica difícil saber. Em três minutos de segunda etapa, o jogo inverteu-se. Mas não por alguma atitude do Grêmio. E sim do árbitro, que viu mão do zagueiro na bola que estava entrando após boa jogada de Bérgson. Se isso aconteceu de fato, tenho lá minhas dúvidas. Sem ter nada com isso, pênalti assinalado e adversário expulso. Na cobrança, o “experiente” Bérgson deu um balão por cima da goleira. Se redimiu cinco minutos depois com um belo chute cruzado. Grêmio 1×1 Botafogo.

Com um jogador a mais, a equipe gremista foi à frente. O Botafogo se encolheu no seu campo, pouco ameaçava. As chances foram sendo criadas e desperdiçadas. Só que mesmo com vantagem numérica do Grêmio, tudo parecia caminhar para o empate.

Aí veio o bom aproveitamento tricolor no Brasileirão Sub-20. Último minuto, último ataque e última chance. O atacante Leandro arranca em disparada área adentro e calçado pelo seu marcador, cai. Mais um pênalti. Agora, sem dúvidas. Para cobrar, nada de Bérgson, o treinador Cristian de Souza grita “Almir”. O camisa 10 ajeita, toma distância e ensina o companheiro: bola de um lado, goleiro no outro. Final de jogo: Grêmio 2×1.

 Para quem vive de resultado, uma vitória a comemorar. Para quem sabe que ali está o futuro do Grêmio, senão o todo, boa parte, uma atuação preocupante. Mas vamos acreditar que melhore.

O Grêmio está no Grupo 3, que além do Botafogo, tem Cruzeiro, Ceará e Prudente. Somou três pontos e é o líder da chave. Cruzeiro e Ceará empataram ontem. O Prudente folgou na rodada. O próximo compromisso da equipe gremista é contra o Cruzeiro, amanhã (8/12), às 17h30, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.

A competição conta com mais 14 equipes que disputaram a Série A deste ano e o Coritiba, que entrou na vaga do desistente São Paulo. Confira os demais grupos aqui.

Anúncios
13 Comentários leave one →
  1. Rosauro permalink
    dezembro 7, 2010 5:45 pm

    Preocupante mesmo !!!

  2. Luis S B permalink
    dezembro 8, 2010 12:15 pm

    Preocupante é a parceria com a Traffic…

  3. Renan Ferri permalink
    dezembro 8, 2010 1:02 pm

    Assisti somente o segundo tempo, e gostei apenas do goleiro thiago e dos primeiros e ultimos 15 minutos do garoto Leandro. Os volantes Matheus e Emerson(que ano passado jogava de meia, e o achava uma nulidade), têm alguma qualidade, mais não são nem de longe craques, e o que mais me intristece é que o Gremio não sabe revelar mais atacantes, é lamentavel quem assiste Bergson, que pra categoria parece ser bom mas no fundo todos sabemos que não vingará, ver Everaldo que não escutei o nome dele entoado pelo narrador o jogo todo e o atacante, se nao me engano Luan, MEU DEUS, coloquem ele de zagueiro ou gandula, não pode ser, so tem força, não sabe dominar a bola. E por ultimo, os penaltis existiram, no primeiro lance a bola quicou e iria passar em cima do zagueiro do botafogo e ele meteu a mao boba nela, é uma lance discreto mas bem marcado pelo arbitro.

  4. borracho permalink
    dezembro 9, 2010 2:43 pm

    Alguem sabe se o zagueiro Brock e o meia Ricardo Maria ainda estao nos juniores? Pareciam ser bons jogadores.

    Sobre a preocupaçao com a base, o Gremio sofreu varias baixas desde a “epoca de ouro” na gestao do Odone, começando pelo Julinho Camargo, depois Rodrigo Caetano, Paulo Deitos, etc. infelizmente ele vai ter muito trabalho pra reorganizar tudo de novo… vlw Duda e Meira ¬¬’

  5. Petrus permalink
    dezembro 9, 2010 9:37 pm

    Discordo em parte do comentário do dono do blog…Criticar o Leandro é um tremenda afronta, pois é um garoto que já mostra ter grande talento…
    Renan Ferri não deveria nem responder, pois vc parece mais um colorado…Mas não posso deixar de falar da crítica referente aos volantes Emerson e o Mateus….Nulidade deve ter o seu cérebro!!!!è incrível ninguém comentar do lateral direito….Joga nada!!!!
    Agora Mateus é um garoto de 17 anos já jogado o sub -20….fera!!!
    Vc deveria pensar antes de falar besteira….
    Será que vc acompanha a base do grêmio mesmo?
    Abraço a todos os gremistas

    Gremio!!!!!

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      dezembro 10, 2010 12:14 am

      Calma Petrus.

      Primeiro: eu vi o jogo, você deve ter visto o jogo também pelo jeito. E se viu mesmo, não pode ter se iludido tanto. Essa equipe não tem um bom valor, que faça, nós torcedores, ambicionarmos em um futuro time profissional do Grêmio. Infelizmente (repito o que disse no texto: quero queimar a língua). Se Leandro tem talento, que mostre. Eu não vi neste jogo, e foi o primeiro que assisti com ele em campo.

      Segundo: para que tanta raiva? Ninguém fala aqui por maldade (até porque seria como um suicídio). Qual a diferença do Amauri para o Matheus e o Emerson neste jogo, analisando somente este jogo? Nada. E qual o problema de um torcedor achar uma nulidade dado jogador, quando você faz o mesmo em relação a outro? A moeda tem dois lados.

      Terceiro: te pergunto, será que você acompanha a base do Grêmio? Ninguém consegue, é impossível. Os jogos não são anunciados, não tem transmissão por TV, a maioria das partidas são em Eldorado do Sul. Ou seja, o momento que podemos ver essa juventude em campo são em esporádicos jogos como esse. E, infelizmente, assistimos uma partida de baixa qualidade para os padrões de um clube como o Grêmio, de tradição nos últimos anos em revelar ótimos jogadores.

      Você deveria pensar antes de escrever, Petrus. E toma um chá de camomila, meu velho!

      Abraço.

      • Petrus permalink
        dezembro 10, 2010 8:30 am

        Meu caro Rodrigo…

        Concordo com vc em parte….
        Só acho que a cobrança tem que ser com calma….Te muita gente chegando no time agora e que foram destaques no time juvenil….Camomila? Vc está precisando…rsrs
        Não me iludi , meu caro Rodrigo…De forma alguma…
        Mas vejo talentos neste time quepoderão nos dar muitas alegrias…
        Volto a dizer que tanto o Leandro quanto o volante Mateus são dois ótimos talentos que nós temos e estão chegando no grupo agora…Os dois fizeram muito no juvenil e acredito que ainda farão muito pelo GREMIO…
        Quanto ao lateral em que vc fala que eu fiz a crítica? Respondo: Não entendi criticarem outros ,enquanto a péssima atuação do lateral passou em branco….O botafogo deitou e rolou por aquele lado….Mas não significa que por uma partida podemos dizer quem é ou não um talento….
        Acho importante este espaço para debatermos nossas idéias….
        Um forte abraço!

        Grêmio!!!!

      • Veronica permalink
        dezembro 10, 2010 6:18 pm

        Nossa Rodrigo comparar o volante Mateus e o Leandro com o Amaury neste jogo contra o Bota foi sem explicação.
        O guri Leandro se movimentou muito abrindo espaços, conduzindo o time ao ataque e ainda ajudou na defesa,haja vista, que o nosso camisa 10 ficou muito escondido no jogo , mesmo tendo marcado o gol de pênalti no final.
        O Mateus para mim joga muito.Tem um toque refinado de bola e é muito habilidoso.
        Mesmo sendo canhoto foi protagonista para mudar a história do jogo quando aos 3 minutos da segunda etapa fez um lançamento maravilhoso( perna direita) onde a bola atravessou todo o gramado colocando o Leandro em posição fantástica, o que resultou em um pênalti e uma expulsão.
        Pena termos perdido esta penalidade.
        Com um a mais ficou muito mais fácil jogar.
        Libertadores a vista!!!!
        Bjs a todos!

  6. Petrus permalink
    dezembro 10, 2010 8:44 am

    Vale lembrar o importante comentário do borracho…Apesar das baixas em relação a base gremista com as saídas de Julinho Camargo Rodrigo Caetano e o Odone, ainda temos talentos dessa época… O Mateus é um desses garotos da safra dessa galera competente !
    Ah…Não poderia esquecer…. Que goleiro hein!!! Fera….

  7. Petrus permalink
    dezembro 10, 2010 11:14 am

    Um absurdo o que a Sportv está fazendo…
    Nesta primeira semana do campeoanato brasileiro sub-20, a transmissão foi cada dia para um grupo.Portanto, hoje era para passar o jogo do grupo do Grêmio.Só que eles vão passar o grupo do Flamengo novamente…Se não estou enganado, domingo ou na segunda será o grupo do Flamengo novamente….Uma falta de respeito….Será que eles pensam que só existe interesse por parte dos assinantes de acompanhar o time do flamengo?
    Uma falta de respeito!
    Gremio!!!!

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      dezembro 10, 2010 8:25 pm

      Coisas de Noveletto, meu caro Petrus.

      Já me acostumei.

  8. Rodrigo Rodrigues permalink*
    dezembro 10, 2010 8:39 pm

    Petrus e Veronica,

    Veja que toda crítica se referia ao 1° tempo, quando zaga, meio e ataque não fizeram nada. No 2° tempo, tudo foi facilitado quando, com um jogador a mais, ocupamos o campo adversário e passamos a pressionar. Quando estava 11 contra 11, não gostei da equipe, e foi isso que explorei no texto.

    Quanto ao Amauri, veja que falei mal da zaga como um todo, a ponto de falar “zaga de recreio”. O Amauri está incluído na celeuma.

    E a análise é referente a este jogo específico. Não é uma avalição baseada, como normalmente fazemos com o profissional, em sequência de jogos. Então, é sujeita a erros e interpretações prematuras.

    Agora, concordem comigo, aquele Everaldo não dá. Meu Deus!

    Abraço.

Trackbacks

  1. BRA’Sub-20: Grêmio 2 x 1 Botafogo « GRE-NAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: