Skip to content

Brasileiro’10: Festa no domingo e olho aberto na quarta

dezembro 5, 2010

Num belo domingo de Sol, Porto Alegre foi tomada pela onda azul, que destinava ao Estádio Olímpico Monumental. Em jogo, Grêmio e Botafogo duelaram pela confirmação da quarta colocação do Campeonato Brasileiro, que pode resultar em vaga para a Copa Libertadores de 2011, isso caso o Independiente se torne campeão da Sul-Americana sobre o Goiás. Para confirmar o posicionamento na classificação, o Tricolor dependia apenas dele, precisando de apenas um empate.

Contudo, jogar pelo empate não é uma característica do time de Renato, cuja maior característica é o seu poder ofensivo. Foi assim que o Grêmio deu as boas vindas ao Botafogo, com apenas dois primeiros minutos, com Jonas cabeceando a bola para o chão, obrigando Jefferson a fazer uma defesa incrível, colocando-a para escanteio. No lance seguinte, Rafael Marques acerta o travessão.

Nos primeiros minutos, o Grêmio cercava o Botafogo, que por sua vez estava recuado em seu campo de defesa. Se a intenção de Joel Santana era fazer com que seu time optasse pelos contra-ataques, então falhava, pois a maioria dos rebotes eram gremistas. A situação dos cariocas piorou quando o técnico alvinegro foi expulso por Sandro Meira Ricci, após reclamar de maneira desmesurada por Fael não entrar em campo com a camisa rasgada, embora estivesse emendada por uma fita.

Foto: Ricardo Duarte/ClicRBS

Depois de alguns minutos a espera de Joel deixar o gramado do Olímpico, o Grêmio fez justiça ao jogo e abriu o placar aos 21 minutos. A jogada se iniciou pela esquerda, com Lúcio passando para Fábio Santos, que tocou para Jonas chutar na entrada da área. Jefferson defendeu, mas deu rebote e André Lima empurrou a bola para as redes, fazendo o seu 11° gol em 22 jogos pelo Brasileirão. Grêmio 1×0 Botafogo.

O Botafogo deu sinais de que não se encontrava equilibrado emocionalmente. Fael deu uma entrada ríspida em Rochemback e ainda foi tirar satisfação com o capitão gremista. Em seguida, houve um princípio de confusão, mas controlada logo depois. Com a cabeça no lugar, o Botafogo quase empatou aos 33 minutos, com Fahel cruzando pela direita para Loco Abreu pegar de primeira, obrigando Victor a fazer uma grande defesa. No rebote, Caio isolou a bola.

Aos 39 minutos, o Grêmio chegou ao segundo gol. Em triangulação com André Lima, Jonas chutou no canto esquerdo de Jefferson. Com dois gols de vantagem, o Tricolor chegou numa situação de absoluta tranquilidade na partida. O Botafogo até tentou pressionar, mas lhe faltava qualidade para isso. E antes do apito concretizando o final do primeiro tempo, o arqueiro alvinegro impediu o terceiro gol, após boa conclusão de André Lima, em lance originado por Adilson.

Foto: Lucas Uebel/Gazeta Press

No segundo tempo, Joel Santana decide tirar o defensor Lucas Zen para a entrada de Edno, assim partindo, teoricamente, para o tudo ou nada. Ainda assim, isso não ocorreu na prática, com Grêmio tocando no setor defensivo do Botafogo, assim quebrando o ritmo dos cariocas.  De tanto tocar a  bola e envolver a defesa botafoguense, o Grêmio chegou ao terceiro gol, com André Lima recebendo completamente livre na entrada da área alvinegra e, na saída de Jefferson, a rola para Douglas só empurrá-la ao gol vazio. Grêmio 3×0 Botafogo.

Com terceiro gol, a fatura estava liquidada, visto que, além da vantagem considerável, o Botafogo não demonstrava poder de reação algum. Então, bastava apenas ao time de Renato controlar a partida. Mas para não deixar a partida sem emoção, o técnico põe o talismã gremista, Diego Clementino, no lugar do aplaudido André Lima. No seu primeiro lance, o camisa 16 recebeu a bola na esquerda e rolou para Lúcio chutar cruzado e mandar no travessão.

Oportunidade maior veio aos 42 minutos, com belo passe de Fábio Santos, mas desta vez Diego parou em Jefferson. Mesmo assim, não faz mal, o Grêmio venceu o Botafogo por 3×0 e garantiu a quarta colocação com 63 pontos, melhor ataque com 68 gols e a melhor campanha do returno com 43 pontos. Agora, resta torcer pelo Independiente fazer justiça e garantir o troféu da Sul-Americana, para que, ao invés do rebaixado Goiás participe da  Libertadores, um Bicampeão da América e um dos melhores do Brasileirão 2010 vá em seu lugar.

Foto: Gremio.net

Antes de qualquer coisa, é preciso dar os parabéns ao Fluminense, Bicampeão Brasileiro. Mas faço a ressalva que o campeão deste campeonato não tem um futebol melhor do que o demonstrado pelo Grêmio de Renato, pelo contrário. O técnico gremista obteve um aproveitamento de 68%, em relação aos 63% de Muricy Ramalho. No entanto, como a fórmula de pontos corridos premia o mais regular, então o Fluminense mereceu, já que o Grêmio de Silas e Meira teve um péssimo primeiro turno.

Passado o Brasileirão, o torcedor gremista começa a se preocupar exclusivamente com Independiente e também com dispensa e contratações. Para começar, renovar com André Lima, dono de seu próprio passe, é uma obrigação. Já Jonas comemora o seu 23º gol no Brasileirão, o 42º  na temporada (empatando com Neymar) e o 75º em sua carreira no Grêmio, superando Renato Portaluppi e Loivo. Por sua vez, Souza deve ir embora. O meia está negociando com um clube do Oriente Médio e o fato de não ser relacionado para esta partida reforça a sua iminente saída.

Vale ressaltar o belo gesto de Renato ao final da partida, quando chamou os jogadores para o gramado e aplaudirem a torcida, que fez o mesmo para aqueles que estavam em campo. Uma cena bonita para fechar a temporada, que poderia ser melhor, mas se encerra com esperança que 2011 poderá ser muito melhor. Agora é torcer pelo Independiente pela Sul-Americana, para que o Grêmio seja coroado, merecidamente, por uma chance de brigar pelo Tri da América. Por isso, nossa temporada realmente termina no dia 8 de dezembro, nesta quarta-feira.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. dezembro 5, 2010 11:01 pm

    Pooow, cadê o Paulão no BOLA CHEIAA?
    asdhuasudhasudhasdhuasdu

  2. Régis permalink
    dezembro 6, 2010 12:02 am

    Indiscutível a superioridade do Tricolor, que jamais perderia a sua vaga, na Copa Libertadores, para um time como o Botafogo. A expulsão do falastrão Joel Santana, que só quer mesmo tentar manipular a arbitragem, facilitou, ainda mais, o caminho do Grêmio. Será que o time carioca imaginava ganhar, no Olímpico, a quarta vaga? Muita pretensão daquele time, que já fez muito em ficar com a sexta posição no Brasileirão. Caso o Goiás se torne campeão da Copa Sul-Americana, não ofuscará a nossa reação neste campeonato brasileiro que terminamos de forma brilhante. Parabéns, Tricolor, e agora é festejar, descansar e, ter como meta, para 2011, a conquista de mais um mundial interclubes. Parabéns, Nação Tricolor, nós fizemos um ótimo trabalho e, sem dúvidas, teremos um Feliz Natal. Ho Ho Ho

  3. Diego permalink
    dezembro 6, 2010 9:42 am

    Muitos não falam, mas acho o Lúcio um dos melhores jogadores do Grêmio nesta arrancada final. Regular em todos os jogos, fazendo o lado esquerdo do Grêmio o melhor do Brasil. Com ele no meio campo fez Fabio Santos crescer e muito seu futebol na ala gremista.

    Saudações tricolores!!!…

  4. Daniel permalink
    dezembro 6, 2010 9:52 am

    Falando sério, o que o Botafogo queria fazer na Libertadores com aquele time? Ser saco de pancadas? Vai ser uma vergonha pro futebol nacional se o Goiás ganhar essa última vaga. Em 12 participações, o Grêmio só não passou da fase de grupos na primeira (quando só um se classificava e caímos no grupo do Peñarol). Desde então, sempre chegou pelo menos às quartas-de-final e já disputou quatro finais. Mesmo em má fase, o Grêmio é sempre temido por todos os brasileiros na LA, imagine agora que o Renato trouxe de volta o espírito que desencadeou esse medo.

    Se os “Deuses do Futebol” ainda tiverem alguma sanidade, o Independiente vai nos devolver essa vaga com uma goleada pra cima dos verdinhos.

  5. Luis S B permalink
    dezembro 6, 2010 10:24 am

    Ainda nos resta torcer pelo Indepediente para o Grêmio disputar a LA 11, mas se não acontecer, vamos ganhar a Copa do Brasil… e mostrar para quem quiser ver e para quem não quiser também… que o imortal… vai voltar com tudo na proxima decada… apartir de 2011… o Grêmio vai voltar ao posto do qual nunca deveria ter saído..o de CAMPEÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: