Skip to content

TIM é o quinto patrocinador

novembro 17, 2010
tags:

Foto: Gremio.net

A empresa de telefonia TIM é o quinto patrocinador que irá estampar a sua marca na camisa do Grêmio. Embora o acordo estivesse firmado desde agosto, o anúncio oficial apenas ocorreu após a operadora fechar com o Internacional. O novo parceiro terá contrato até 2013 e sua logomarca será estampada no número da camisa.

Bem, há alguns pontos a se analisar. Primeiro, lamento, novamente a incompetência da dupla Grenal em obter apenas patrocínio-casado. Passou da hora de Grêmio e Inter fazerem um trabalho sério para que cada um tenha seus patrocinadores. Enquanto um dividir receita com outro, a disparidade dos dois clubes gaúcho com os valores obtidos pelos clubes do eixo Rio-São Paulo será cada vez maior.

Também não gosto de camisas cheias de patrocinadores, como foi a do Corinthians até pouco tempo. Mas também sei que se trata de uma necessidade, principalmente no caso do Grêmio, que tem todas suas receitas de 2011 adiantadas. Por essa razão, qualquer dinheiro a mais nos cofres do clube é bem vindo.

Foto: Grêmio.net

Além disso, é preciso reconhecer que o Grêmio e a Puma conseguiram, de certa forma, impedir que o excesso de patrocinadores contaminasse a camisa. A Midea estampa sua marca discretamente nos ombros, enquanto que a Tramontina é aceitável e a Unimed aparece apenas no calção. Com a TIM, o Tricolor poderá participar de ações de marketing com a operadora, resultando em boas promoções ao torcedor.

Por razões óbvias, a cor vermelha, presente na logomarca original, não foi introduzida na camisa. No caso da vestimenta tricolor e branca, o patrocinador até surge com certa discrição, uma vez que combina com o preto da numeração. Contudo, minha crítica vai para terceira camisa, cujo número é azul, pois o logo da TIM ganha um destaque exagerado. Essa foi a única parte que não gostei.

Foto: Gremio.net

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. observador permalink
    novembro 17, 2010 6:10 am

    É uma empresa de telefonia certo?A rivalidade aqui no sul é enorme,maior q em todo o país,imagina a Tim patrocinando apenas um time da dupla?Com certeza a maiorida dos torcedores rivais q não tivessem o patrocinio da empresa estampando a camisa do seu clube ia pensar duas vezes ao adquirir qalqer produto da empresa!!

    • novembro 17, 2010 6:53 am

      Vou fazer um post questionando esse tipo de atitude.

      • enio jr permalink
        novembro 17, 2010 9:13 am

        acho que não tem nada a ver, eu pelo menos não deixo de comprar minhas coisas de violão na multisom (floripa) pq é do noveletto. bom atendimento e bons produtos. mesma coisa com outros produtos. acho que isso é uma idéia falsa incutida na cabeça das pessoas, pq tem que ser muito burro pra não comprar um bom produto e sim um ruim pq patrocina esse ou aquele time.

      • enio jr permalink
        novembro 17, 2010 9:16 am

        outra coisa, esqueci no comentario anterior, não achei tao gritante o logo na terceira camisa. as cores pretas e brancas evitam aquele efeito “cheguei” e, afinal de contas, os caras tao botando dinheiro ali, tem que ter um certo destaque, acho que ficou de bom tamanho. nada como a camisa limpa, mas isso no momento não dá.

  2. Diego Vargas permalink
    novembro 17, 2010 11:11 am

    Pensando em receitas extras, esta nova parceria acrescenta e muito no caixa do Grêmio, pq como foi dito, a atual diretoria antecipou varias receitas no próximo ano e ainda pegaram um empréstimo junto ao banco para conseguir honrar todas suas despesas até o final do ano.

    Em relação à beleza da camiseta, ficou muito boa. Acrescentamos mais um patrocinador e não poluiu em nada nosso manto.

  3. novembro 17, 2010 12:16 pm

    JAAAAA PASSOU DA HORA , DE O GREMIO TER SEU PATROCINIO SOZINHO OK .

  4. Alfredo Carlet permalink
    novembro 17, 2010 9:58 pm

    Básico é respeitar o Estatuto, artigo 113, azul celeste sempre.

  5. observador permalink
    novembro 18, 2010 7:02 am

    Vcs devem lembrar o episódio Parmalat na década de 90,onde essa empresa de laticinios patrocinava apenas o Palmeiras e ouve campanha do Sao Paulo,pra seus torcedores boicotarem tal produto!!Uma coisa é alguem ter uma empresa e torcer pra determinado time, outra é estampar a marca da mesma em determinado clube.

    • Ronei Stein permalink
      novembro 18, 2010 11:29 am

      Se o Inter tivesse patrocínio da Parmalat eu, gremista, não deixaria de comprar leite pros meus filhos só por patrocinar o rival. Moro em Caxias do Sul e a torcida do Caxias tb nao comprava leite Parmalat porque o Juventude tb era patrocinado pela Parmalat.

  6. observador permalink
    novembro 18, 2010 7:06 am

    E tem outra coisa q esqeci,a concorrencia no mundo dos negocios é muito grande,sabendo dessa possibilidade de angariar antipatia por parte de torcedores mais radicais,que empresa se arriscaria a patrocinar apenas um clube?Claro q uma coisa não tem nada a ver com a outra,é o mesmo q votar em determinado politico pq ele é gremista,isso é uma estupidez com certeza,mas no mundo dos negocios,ninguem vai qerer arriscar!!

Trackbacks

  1. Avaianos.com.br – Agregador de noticias do Avaí » Quando a cultura gera lucro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: