Skip to content

DIRETO AO PONTO: é a nossa hora, torcedor!

novembro 15, 2010

Direto ao ponto, por Talis Ramon

O Campeonato Brasileiro 2010 vai chegando ao fim. Dentro de três semanas, conheceremos o grande campeão. O Grêmio, fora da disputa, terá uma outra meta. A Libertadores 2011 nunca foi cogitada na época de Silas, e hoje é uma realidade. Uma realidade que depende exclusivamente do próprio Grêmio. Basta vencer os 3 jogos que restam.

A missão não é das mais fáceis. São 3 adversários que lutam por objetivos distintos. Botafogo e Atlético-PR assemelham-se, no entanto, por disputarem uma das 3 (ou 4) vagas para competição. O Guarani, na zona do rebaixamento, lutará com todas as forças para não retornar para a Segunda Divisão Nacional.

O torcedor gremista, que nunca desiste, já tem programação completa para o fim de novembro e o começo de dezembro. Antes de preocupar-se com as compras de fim de ano e os gastos com as férias, terá de reservar dois dias para o tricolor. É quase que uma obrigação. Entupir, lotar, explodir o Olímpico de gremistas é mais do que um dever. É a garantia de que incentivo e apoio não faltará. O cenário deveria ser o mesmo se estivéssemos, ainda, disputando o título. Seria mais traumático, no entanto, se a briga fosse na ponta de baixo.

Se chegaremos na última rodada com chances de classificação ou não, só o tempo dirá. Mas mesmo que o G-3 ou G-4 não seja mais uma possibilidade, o reconhecimento deverá ser feito. O Grêmio de Renato Portaluppi deu provas de que a mobilização contorna qualquer obstáculo. Não é preciso analisar novamente todos os feitos de Renato. Eles estão aí e todos podem ver. É importante, contudo, saber reconhecê-los.

 

Jonas e Douglas poderão desfalcar o Grêmio nas últimas rodadas (Foto: Roberto Vinícius / Gazeta Press)

Jonas e Douglas poderão desfalcar o Grêmio nas últimas rodadas (Foto: Roberto Vinícius / Gazeta Press)

E o reconhecimento será ainda maior após prováveis desfalques que teremos. Jonas, expulso contra o Santos, deverá ser julgado antes do término da competição. Ao agredir o adversário de forma desnecessária, pode ter encerrado sua participação no Brasileirão. Douglas, contra o São Paulo, praticou jogada perigosa e será julgado semanas depois. Foi denunciado por um vídeo de outro julgamento. Coisas que só acontecem no Brasil. Dois dos principais jogadores gremistas poderão nos desfalcar nessa reta final.

Então, mais do que nunca, a torcida precisa continuar fazendo sua parte. Empurrar o time como vem fazendo. Se você grita durante o jogo, grite o dobro. Se você apóia, apóie em dobro. Se você leva um amigo como acompanhante, leve dois. É hora de mobilização.

O apoio da torcida e o empenho do nosso elenco, somado ao espírito vencedor do nosso treinador, iremos, sim, disputar a Libertadores no ano que vem. O primeiro passo será vencer o Atlético-PR, sábado, no Olímpico. Depois, a tarefa é mais branda, porém não menos perigosa: o Guarani, no Brinco de Ouro, pode apresentar. Por fim, encerraremos o ano e poderemos carimbar nosso passaporte para a competição que já conhecemos perfeitamente contra o Botafogo, dia 05.

São três jogos, torcedor, que nos colocarão lá. Com a sua força e a determinação do nosso grupo, o Grêmio chegará lá, tenho certeza.

Libertadores, aí vamos nós!

E você, acredita na vaga ou acha que a situação está perdida?

 

Off-topic: cada dia que passa eu me decepciono mais com o poder da CBF e da Comissão de Arbitragem em estragar o espetáculo que é o futebol brasileiro. A mania que só existe aqui de fazer sorteio para os jogos é absurda. Deveria haver uma lógica. Em jogos de alto nível ou importância, árbitros de alto gabarito. Assim não correríamos risco de colocarmos em dúvida a integridade do Campeonato mais difícil do mundo. O Grêmio, pela quarta ou quinta vez, teve um pênalti a seu favor sonegado. Não sou adepto da “mania de perseguição”, acho que errar uma vez é normal, ninguém é perfeito. Mas errar duas, três, quatro ou cinco vezes é, no mínimo, suspeito… mas é uma pena que os clubes não tenham coragem (e outros não queiram) agir contra essa palhaçada comandada por Sérgio Correa, Ricardo Teixeira e sua trupe.

‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗

@talisramon escreve toda segunda-feira para o @BlogGremio1903.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Alfredo Carlet permalink
    novembro 16, 2010 4:05 am

    Força política…
    Solução: Liga dos Clubes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: