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Marketing gremista precisa funcionar

novembro 11, 2010

Foto: Fernando Gomes/ClicRBS

A inoperância que assola o Departamento de Marketing do Grêmio diante do fenômeno de vendas chamado “Renato” já foi muito bem abordado no blog Azul, Preto e Branco e merece repercussão neste blog. O ídolo máximo do nosso Tricolor está no Olímpico há quase quatro meses e até o presente momento, não ocorreu sequer uma campanha que aproveitasse todo o seu potencial.

Renato, apenas se apoiando de toda idolatria que sua pessoa representa ao torcedor gremista, faz com que o clube venda mais seus produtos e amplie o seu quadro social. Desde agosto, o Grêmio registra 1,5 mil novos sócios por mês, fazendo com que o clube tenha neste momento aproximadamente 53 mil gremistas no quadro social, o que significa R$ 2,1 milhões por mês aos cofres gremistas, de acordo com a Zero Hora.

A Grêmio Mania também registrou aumento no número de produtos licenciados, assim como o clube passou a arrecadar mais com o maior público presente nos jogos realizados no Olímpico. Esse é o fenômeno Renato, que, mesmo se sustentado sozinho, fez com que o clube passasse a registrar maiores ganhos, enquanto que o Departamento de Marketing pouco fez para ampliar tais dados.

Não serei injusto em apenas criticar o diretor de marketing, Cesar Pacheco. Houve evolução no marketing gremista na atual gestão, como no Exército Gremista, escolha do terceiro uniforme, a valorização da marca Grêmio e entre outras ações. Contudo, tudo isso ainda é muito pouco. Numa gestão moderna no mundo do futebol, o marketing é um dos principais alicerces que sustentam o clube. No Grêmio, esse recado ainda parece não ter chegado.

Sinto falta de mais campanhas gremistas nas emissoras de televisão, como Sportv ou ESPN Brasil. Enquanto isso, o Exército Gremista cresce a ritmo lento e muitos gremistas ainda não sabem das principais vantagens de se cadastrar. Ou seja, o clube possui um instrumento de alto potencial e não sabe usá-lo.

Os uniformes gremistas também mostram o quanto o clube é distante da opinião do torcedor, embora tenha ocorrido a votação do terceiro uniforme. Por que não criar uma comissão para a justar os uniformes e até mesmo ouvir mais a torcida quanto à primeira camisa? Realizando modelos de uniformes que se aproximem mais do desejo da torcida, maior deve ser o número de vendas.

Tampouco não é possível entender a razão de não usarem Renato numa nova campanha de sócios. Se o herói de 1983, sozinho, aumentou o quadro social a um número superior a  3 mil, então imaginem se ele aparecesse numa emissora de rádio ou televisão, chamando o torcedor gremista se tornar sócio do clube? Com uma campanha digna, o quadro social do Grêmio poderia ser muito maior. Pior, o Grêmio corre o risco de não ter Renato em 2011 sem sequer ter aproveitado todo o seu potencial de marketing em 2010.

A nova diretoria irá assumir um clube com as cotas de televisão, patrocinador e fornecedor de material adiantadas. Por essa razão, faz as negociações para fechar a parceria com a Traffic. Contudo, tão importante quanto, é fazer com que toda força do Departamento de Marketing seja colocada ao trabalho, de preferência, por um profissional da área (chega de amadores). Afinal, não existe justificativa a um clube com dificuldade financeira, se este não aproveita todo o valor de sua marca.

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2 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    novembro 12, 2010 12:58 am

    No ano passado, lembro de ter visto várias vezes nos intervalos dos jogos do PFC uma propaganda do Grêmio Barueri (hoje Prudente) falando sobre a rápida acensão do time até a série A do Brasileirão.

    O Grêmio certamente poderia ter feito algo assim nos últimos anos, afinal, desde 2005, foram uma final e uma semi-final de Libertadores. Mesmo sem títulos importantes, tivemos bons momentos que poderiam ser mais exaltados, principalmente enquanto aconteciam. Tem hora melhor pra convocar sócios do que após uma vitória como aquela contra o São Paulo ou a do jogo de ida contra o Santos em 2007?

    Esse é o grande problema do marketing gremista. Deixa passar as boas fases do time e tenta lançar campanhas em momentos inadequados.

  2. Frederico permalink
    novembro 12, 2010 8:46 pm

    Parece ser que quando o time esta bem, em vez de alavancar as campanhas o Grêmio somente aumenta o valor do ingresso..
    Aproveitando, estou em São Paulo – SP, alguém sabe de algum barzinho onde de para ver o jogo do Gremio contra o Santos? Tem algum ponto de reuniao de gremistas em SP ?

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