Skip to content

Brasileiro’10: Show no Olímpico

novembro 7, 2010

O show de Paul Mccartney será realizado neste domingo, no Beira-Rio. Mas antes do ex-integrante dos Beatles subir ao palco, Porto Alegre teve outro show, realizado no Estádio Olímpico Monumental. Os comandados de Renato Portaluppi não apenas obtiveram três pontos, como também goleou o Ceará por impiedosos 5×1 com um futebol envolvente, digno de um campeão.

O jogo começou difícil, com o Grêmio tomando a iniciativa de partir ao ataque, mas com o time de Dimas Filgueiras se defendendo através de uma boa marcação. Não era para menos, uma vez se tratando da melhor defesa do Brasileirão naquele momento, com apenas 33 gols sofridos. Não obstante, o Ceará também atacava com perigo, obrigando Victor a fazer duas grandes defesas, sendo que a segunda, merece uma homenagem pelo brilhantismo do arqueiro gremista.

Mas o jogo passou a ficar mais fácil a partir dos 24 minutos, quando Douglas, em cobrança de falta pela esquerda, lança a bola para área e André Lima cabeceia para as redes, abrindo placar. Detalhe é que se trata de uma jogada treinada. Junto com o atacante, estava Paulão. Logo, há dedo de Renato nesse lance. Com placar aberto, o esquema de jogo do Ceará foi por água abaixo.

Elson Sempé Pedroso, Especial / ClicRBS

A defesa do Vovô se desestabilizou e perdeu uma bola nas proximidades da área de Michel Alves. Douglas a recuperou pela direita e lançou para Jonas fazer um belo gol, aos 30 minutos de jogo. O Ceará ficou em situação pior quando Heleno levou o segundo amarelo, dois minutos depois, resultando na expulsão, por falta em André Lima na entrada da área. Na cobrança, Rochemback chutou direto para o gol e fez o terceiro para o Grêmio.

Com placar tranquilo, Renato decidiu tirar Adilson, que já tinha amarelo, para colocar Souza em campo, quando o cronômetro ainda marcava 36 minutos. O meia ainda tenta encontrar seu melhor futebol e um adversário dominado poderia ser uma excelente oportunidade para levantar a sua moral.

O time de Renato poderia ir aos vestiários com 5×0 na bagagem, se não fosse pela incompetência do auxiliar Fernando Lopes, que marcou dois impedimentos em lances que resultariam gol do Grêmio, com Jonas e outro com Lúcio. Os dois lances foram legais, resultando numa interferência da arbitragem no resultado, mesmo este sendo bem favorável ao Tricolor.

Foto: Edu Andrade/Gazeta Press

No mesmo ritmo ofensivo, o Grêmio voltou para o segundo tempo. Logo no começo da etapa final, o time gremista ameaçou com Fábio Santos. Souza, tentando fazer às pazes com o bom futebol, mandou uma bola no travessão. O gol, porém, saiu pelos pés de Douglas, aos 11 minutos, numa cobrança de falta magistral do meia, encobrindo Michel Alves, quando todos se preparavam pelo cruzamento.

Aos 16, Jonas invade a área pela esquerda, finta dois marcadores e faz boa assistência para André Lima empurrar a bola para as redes e fazer o quinto gol do Grêmio. Embora observasse um jogo tranquilo, Renato não se abdicou do ataque, substituindo Gabriel por Viçosa.

No entanto, o time reduziu o ritmo e a defesa passou a ter mais trabalho. Assim, o destaque passou a ser Paulão, que chegou a realizar duas divididas em um lance, fazendo com que o Olímpico gritasse seu nome. Mesmo assim, o Ceará achou uma oportunidade de fazer seu gol de honra com Magno Alves, aos 32 minutos. Mas já não importava mais, o Grêmio jogou de forma afinada, como uma bela música de Paul Mccartney, fazendo um show no Olímpico.

Foto: Edu Andrade/Gazeta Press

Não houve, na minha avaliação, nenhum destaque negativo. O time, no geral, teve uma boa atuação. Jonas segue artilheiro folgado, com 21 gols; Gabriel  joga demais; Rochemback é o melhor volante deste segundo turno; Douglas é um jogador especial; enquanto que André Lima um goleador. Mais uma vez lamento a tardia reação do Grêmio neste campeonato. Renato tem razão, se o Brasileirão tivesse mais 10 rodadas, a taça seria nossa.  Mas resta ao time seguir brigando pela vaga na Copa Libertadores da América.

Com três pontos diante do Ceará, chegando a 53 na classificação, o torcedor gremista também terá de torcer neste domingo. O Botafogo, quarto colocado com 54 pontos, enfrenta o Avaí na Ressacada, enquanto que o Atlético Paranaense (50 pontos) enfrenta o Flamengo no Rio de Janeiro. No Morumbi, cabe uma forcinha do Corinthians diante do São Paulo, que também aparece com 50 pontos.

O próximo jogo será contra o Santos, na Vila Belmiro. Partida complicada, mas é possível vencer, principalmente porque o time santista segue mais distante dos líderes e já está na Libertadores. Outro fator que pode beneficiar o Grêmio é o Neymar ter levado o terceiro amarelo contra o Atlético Mineiro, sendo desfalque do Peixe para próximo sábado. Este é o jogo, teoricamente, mais difícil nestas quatro últimas rodadas.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. novembro 7, 2010 3:05 pm

    Cadê o Jonas ali nos destaques?

    • novembro 7, 2010 5:19 pm

      Não caberia. Só deu para colocar três. 😀

    • Alexandre permalink
      novembro 8, 2010 12:21 am

      Vamos ver o que ele vai fazer no jogo DECISIVO na Vila ?!

      • heraldo permalink
        novembro 8, 2010 5:50 pm

        vai fazer o que sabe, puxar 3 marcadores para deixar o andre lima fazer gol

  2. giovani montagner permalink
    novembro 7, 2010 3:41 pm

    bem explicado jogo, só a ressalva do nome do goleiro do ceará, é michel alves, ex-juventude e time do aterro.
    ainda acredito no título, vamo Grêmio!
    dá-lhe renato lá, o portaluppi!

    • novembro 7, 2010 5:27 pm

      Obrigado pela correçãao, Giovani.

  3. observador permalink
    novembro 7, 2010 11:57 pm

    É, o q o meira e o silas fizeram de ruim ainda repercuti por aqui,o Gremio foi arrasador mesmo,agora temos q vencer o peixe na vila e seguirmos lutando.P.S preferia q o tricolor fosse embalado por um som dos Beach Boys ao invés do som do “velho Macca” como vc sugeriu heeh,e q Mick Jagger continue torcendo pros coloridos como tem feito ultimamente!!

  4. maio 24, 2011 11:36 pm

    INTER!! INTER!! INTEER!!!
    DALHE-DALHE INTEEEEEEEEEEEEEER

Trackbacks

  1. DIRETO AO PONTO: a procura de um meio-termo « Grêmio 1903

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: