Skip to content

Questionar é preciso

outubro 28, 2010

 

Foto: Fabio Berriel/Gazeta Press

Não se sabe até que ponto a possível saída de Paulo Paixão na temporada 2011 é verídica ou se trata apenas mais uma informação errada da imprensa esportiva. Estamos chegando no pior momento para se informar a respeito do nosso time, exatamente na época de especulações de quem sairá e quem virá. Mas no caso da preparação física, o tema merece um debate.

A notícia de que Paulo Paixão deixaria o Olímpico veio nesta quarta-feira (27), por meio do ClicEsportes. Contudo, no mesmo dia, o próprio site deu a versão de Paulo Odone, desmentindo a saída do então coordenador físico. Aliás, o próprio Paixão diz sequer pensar na possibilidade de sair do Grêmio. Portanto, o risco de barrigaço da imprensa esportiva é grande neste caso.

Ainda assim, deixando de lado a irresponsabilidade de alguns profissionais de imprensa em publicar uma notícia por boatos ou sem ao menos apurar os fatos, a permanência de Anderson Paixão deve ser discutida. Será que o trabalho dele na preparação física é imune a questionamentos? Não creio, uma vez que houve um momento nesta temporada que o Grêmio morria em campo. Antes disso, em 2009, ele já fora demitido do Bahia, com a especulação de que o preparo físico dos atletas não estava bom.

Quando o Grêmio ainda estava com Silas e Meira, o rendimento do time caia drasticamente no segundo tempo. Sobretudo, até times pequenos se sentiam à vontade para pressionar o Tricolor no Olímpico na etapa final. As contusões em excesso também merecem ser averiguadas, se é que já não foram. Embora haja um calendário brasileiro que pouco ajude, com sequência de jogos do meio e final de semana, o Departamento Médico do clube sempre teve visita nesta temporada.

Com Renato, veio a ordem e também o melhor preparo físico. Hoje, o Grêmio é um time homogêneo durante os 90 minutos. Mas uma série de perguntas nascem a partir daí. Trata-se de simplesmente uma reviravolta no trabalho de Anderson ou o auxiliar do técnico, Alexandre Mendes, colocou o time nos trilhos certos? Não há como saber, por enquanto. Contudo, isso faz pensar que não é absurdo a ideia da família Paixão sair do Olímpico, para Mendes assumir de vez a preparação física, visto que as peças se encaixariam neste quebra-cabeça.

Embora goste do Paulo Paixão, questionar o trabalho do Anderson é sim necessário. Não cabe aqui fazer um pré-julgamento, pois a avaliação cabe à nova diretoria. Caso fique provado que, no geral, o trabalho na preparação física foi boa, então ele deve permanecer. No entanto, se constatar que houve falhas graves, definitivamente não vale ficar com Anderson, mesmo que isso signifique a saída de Paulo Paixão.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. ezequiel permalink
    outubro 28, 2010 5:38 pm

    Não creio que o Alexandre esteja trabalhando no preparo fisico da equipe.
    Ele está como Auxiliar Técnico do Renato.

    Creio que agora o time tem vontade de fazer o trabalho repassado pela familia Paixão.
    Não só vontade como agora TEM que fazer.

    • outubro 28, 2010 5:47 pm

      Abordei o Mendes porque foi exatamente especulado que ele assumiria a preparação física caso saísse a família Paixão. Mesmo assim, você pode ter razão.

      O que questiono sobre a “vontade de fazer o trabalho repassado pela família Paixão”, Ezequiel, é que no primeiro tempo, geralmente o time jogava bola. No segundo, o time morria. Oras, se havia má-vontade de alguns atletas (e pode mesmo ter ocorrido com alguns), por que não durante os 90 minutos?

      Enxergo isso mais como um problema na preparação física, não apenas má-vontade do grupo.

  2. observador permalink
    outubro 28, 2010 7:33 pm

    Alguém lembra do Darlan Schneider(que foi preparador fisico do gremio tbm, na década de 90 e fez um trabalho muito fraco no clube) sobrinho do Felipão?Acho que o Anderson Paixao é outro “Darlan Schneider”.O Gremio sofreu muito até metade do ano com lesoes problemas de ordem física,o Paulo Paixao excelente preparador e motivador no vestiario e na beira do gramado,transformou-se num burocrata mais interessado na seleção e em outros assunto do q a preparaçõ fisica do Gremio!!

  3. heraldo permalink
    outubro 28, 2010 11:12 pm

    é véio voce esta como o souza e o douglas e fabio santos,cada 3 dias aparece.
    eeeeeee shouza voltou
    eeeeeee shouza voltou
    eeeeeee shouza voltou
    eeeeeee shouza voltou

  4. Conde permalink
    novembro 3, 2010 1:07 pm

    Agora o time corre certo…
    Antes era um bando desorganizado atrás da bola

    Acho que isso conta tb…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: