Skip to content

Favoritismo que nada vale

outubro 21, 2010

Foto: Jeferson Bernardes/VIPCOMM/Divulgação

O Grêmio chega para o clássico 383 como favorito diante do Internacional. De melhor campanha no returno, brigando por Libertadores ou até, quem sabe, por titulo, o time de Renato Portaluppi mostra força para estar no pelotão de frente do Brasileirão. Já os comandados de Celso Roth degringolou, não convence parte da torcida e pensa apenas em Abu Dhabi. Logo, o Tricolor é favorito, mas essa é uma vantagem que não existe em Grenal.

Num clássico em que os dois times se superam como poucos, o favoritismo é um mero detalhe, serve apenas como um ingrediente para encher o assunto de gremistas e colorados em semana do duelo entre os dois maiores do Sul. Na prática, tudo muda, os pontos obtidos nas rodadas passadas não surtem efeito algum. O universo em torno de um Grenal é paralelo a tudo que ocorre antes ou depois.

Agarrar-se no favoritismo no Grenal é chamar para si a derrota. Em 2006, o Inter entrou na final do Gauchão diante de um Grêmio recém-renascido da Série B como o grande favorito, mas teve de engolir a festa tricolor no Beira-Rio. Em 2008, o Grêmio brigava pelo título brasileiro, enquanto que o Inter se focava na Sul-Americana para salvar o ano, mas perdemos com uma goleada que nenhum gremista gosta de lembrar.

Além disso, Grêmio e Internacional entram com times muito fortes para o jogo. No papel, comparando jogador por jogador, percebe-se forte equilíbrio. Até mesmo quando lembramos que o grande ponto fraco do time colorado é o goleiro, vemos que Victor não teve sorte nos últimos duelos. No ataque, Jonas é o artilheiro, mas não se pode subestimar a capacidade de fazer gols de Alecsandro. No meio, dois grandes camisas 10, como Douglas e D’Alessandro.

O favoritismo do Grêmio se valeria pelo melhor momento e por jogar no Olímpico, porém, tratando-se de Grenal, esse favoritismo nada vale e a história prova isso. O clássico, que já eleito como o de maior rivalidade do Brasil, pode reerguer um time antes desacreditado. Jogadores comuns ou criticados podem ressurgir em um Grenal, sair como herói após os 90 minutos. Tudo pode ocorrer no duelo entre os dois Campeões do Mundo, os dois maiores do Sul.

6 Comentários leave one →
  1. Alexandre permalink
    outubro 21, 2010 6:47 pm

    Disse tudo… apenas acrescento que é uma armadilha esse clima de euforia que a crônica
    vermelha está tentando plantar na torcida e principalmente no VESTIÁRIO tricolor.

    Acho o jogo de domingo dificílimo e sem prognóstico nenhum.

    Preferiria pegar o rival embalado e tendo recém conquistado a Libertadores do que na fase
    negativa que vêm atravessando.

    Motivo ?

    Históricamente o Grêmio se da mal nos chamados “jogos fáceis”.

    Portanto uma dose de cautela e caldo de galinha, e uma “pitada” de pés no chão, fariam
    muito bem ao plantel, nestes dias que antecedem o clássico !

  2. Claudio COLORADAÇO permalink
    outubro 21, 2010 8:33 pm

    Algumas vezes estou com o Milton Neves. Com favoritismo ou não dessa vez aposto no mesmo placar que ele colocou lá sobre o grenal http://blog.miltonneves.ig.com.br/ , abraços a todos 🙂

    • outubro 22, 2010 12:16 am

      Claudio, no dia que o Milton Neves fizer uma boa referência ao Grêmio, começo acreditar em duendes. Desde que o Grêmio eliminou o Santos dele em 2007 da Copa Libertadores, ele demonstra um profundo rancor do Tricolor.

  3. Alexandre permalink
    outubro 21, 2010 8:54 pm

    Ô Cláudio… O Miltos Neves está enganado… esse Gre-Nal tá c/ cara de 4 x o pra vcs.

    Aliás eu não tenho dúvida que o Inter passa por cima no domingo.

  4. Daniel permalink
    outubro 22, 2010 10:12 am

    Não entendo esse “temor” de entrar em um jogo como favorito. Éramos favoritos contra Atlético-GO, Guarani, Prudente, Atlético-MG… E mesmo assim vencemos. Se o time joga com seriedade e sem medo, não precisa fugir do favoritismo pra evitar zebra.

  5. outubro 22, 2010 12:15 pm

    LEVEM UMA FAIXA ok : ARENA GREMIO ” VCS ACUSARAM O GOLPE ” okkkkkkkkkkk .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: