Skip to content

Quem perde com o Simon? O Grenal

outubro 20, 2010
Foto:Emílio Pedroso/ClicRBS

Vários indícios apontavam que Carlos Eugênio Simon teria o seu último Grenal no clássico de número 383. Para começar, o lobby feito pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, acompanhado por apoio de diversos jornalistas da imprensa esportiva do Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (20), enfim, não deu outra.

Não irei manifestar que Simon apenas prejudica o Grêmio diante do Inter, não por ser uma inverdade (pelo contrário, diga-se), mas para não servir de argumento para que jornalistas não tentem desqualificar opinião do torcedor. Vamos abordar aqui fatos, abrangendo incidentes ocorridos em gramados nacionais ou internacionais, com a finalidade de basear o argumento de que Simon é um árbitro marcado por polêmicas e erros absurdos.

Logo abaixo, está uma lista de erros de Simon, retirado do portal Terra:

Campeonato Brasileiro 2009, Fluminense x Palmeiras

Obina marcou gol legal, subindo firme e cabeceando para as redes. No lance, Maicon segurou o palmeirense, que mesmo assim foi superior na jogada e marcou o gol. Simon anulou, alegando falta do palmeirense.

Campeonato Brasileiro 2009, Santos x São Paulo

Depois ser expulso, Rogério Ceni, segundo mostrou cronometragem, levou mais de cinco minutos para deixar o gramado da Vila Belmiro. Pressionado pelos são-paulinos, Simon apontou três minutos de acréscimo, em jogo que teve seis alterações. A partida terminou 4 a 3 para o São Paulo.

Copa do Brasil 2009, Fluminense x Corinthians

Não foi lance que definiu a partida, mas Simon foi omisso. Tenso em partida que valia vaga nas semifinais da Copa do Brasil, o atacante Fred deu praticamente uma voadora nos pés do zagueiro William e deveria ter sido expulso.

Campeonato Cearense 2009, Ceará x Fortaleza

Provavelmente, o maior erro de arbitragem do futebol brasileiro em 2009. Na decisão do Campeonato Cearense, Edu Sales, do Ceará, corre com a bola dentro da área, tropeça no gramado, e cai de queixo no chão. Longe do lance, Simon aponta a penalidade, que claramente não existiu. Ao menos, a decisão não influenciou o resultado final do torneio, vencido pelo Fortaleza.

Campeonato Gaúcho 2009, Grêmio x Internacional

Um lance difícil de ser visto, mas capital. O Gre-Nal de Erechim, marcando 100 anos do clássico, estava empatado. Jonas recebeu em condição legal, marcou para o Grêmio, mas Simon anulou o lance. Em seguida, Nilmar colocou o Inter em vantagem e confirmou vitória por 2 a 1. Após o jogo, o árbitro reclamou da iluminação no estádio e minimizou o erro.

Brasileiro 2008, Cruzeiro x Flamengo

Cruzeiro e Flamengo lutavam por título e vaga na Copa Libertadores, na 36ª rodada do Brasileiro. Os cruzeirenses venciam por 3 a 2 e, aos 46min, Diego Tardelli foi claramente derrubado por Léo Fortunato, dentro da área. Na reclamação, Simon, que virou inimigo do Flamengo, expulsou Tardelli e Fábio Luciano. Desde então, o árbitro gaúcho não foi escalado em nenhum jogo dos rubro-negros.

Copa do Brasil 2007, Botafogo x Atlético-MG

Um erro que o próprio Simon admite. No Maracanã, o Atlético-MG buscava o empate e a vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Tchô foi derrubado dentro da área por um defensor do Botafogo e o árbitro gaúcho nada marcou, em erro que custou a classificação atleticana.

Copa do Mundo 2006, Itália x Gana

A atuação de Simon na Copa 2006 provocou revolta em Gana. Na estreia contra a Itália no Mundial, o árbitro gaúcho não deu penalidade clara para os africanos, em falta de De Rossi em Asamoah Gyan. O lance se deu no momento em que jogo estava 1 a 0 para os italianos, que acabaram marcando o segundo gol nos acréscimos.

Copa do Brasil 2002, Corinthians x Brasiliense

Até hoje, Carlos Simon é apontado por torcedores do Brasiliense – e rivais do Corinthians -, como responsável pelo título da Copa do Brasil em 2002. O gol da vitória corintiana no jogo de ida, no Morumbi, foi irregular, com Gil derrubando zagueiro adversário. No fim, com o empate em 1 a 1 na finalíssima, o lance decidiu o torneio.

Copa do Mundo 2002, Inglaterra x Suécia

Em seu primeiro jogo de Mundiais, Simon deixou marca negativa. Henrik Larsson, da Suécia, foi derrubado pelo inglês Rio Ferdinand, mas o brasileiro deu sequência. Os ingleses ainda permitiram o empate e o jogo terminaria empatado em 1 a 1.

Há outros erros clamorosos de Simon diante do descumprimento de regras básicas, não citados pela matéria, como o ocorrido na primeira final do Gauchão 2006, em que Clemer agarrou uma bola recuada por um jogador do Inter. No mesmo ano, o árbitro inventou um impedimento em um lance oriundo de uma cobrança de lateral, na partida entre River Plater e Libertad pela Libertadores.

Portanto, trata-se de afrontar a verdade quando se tenta desqualificar a opinião de que Carlos Eugênio Simon é um árbitro de mediano (elogio…) para ruim a partir do pressuposto de uma opinião passional do torcedor. Opinião, inclusive, que a imprensa britânica compartilha. Por essa razão, ele é apenas o queridinho pela imprensa gaúcha, FGF e pela CBF, pois fora isso, não existe outra explicação.

Simon sequer é o melhor árbitro do Rio Grande do Sul. Apesar dos problemas enfrentados por Leonardo Gaciba, o Estado ainda tem em Leandro Vuaden uma pessoa capaz de fazer uma arbitragem de alto nível. Portanto, o argumento de que é melhor ter um árbitro gaúcho por ser o melhor cai por terra.

Além disso, parece-me negligente tratar um clássico Grenal tão decisivo como uma festinha de despedida, assim como é muito estranha tamanha mobilização feita por Francisco Noveletto para que Simon apitasse esse jogo. Novamente, vemos o chefe máximo do futebol gaúcho fazer amplo esforço para alguns, não para todos os seus filiados, a exemplo do episódio da “perda de tempo”.

Reitero, novamente, que o Grêmio deveria fazer de tudo para que Simon nunca mais apitasse uma partida em que estivesse envolvido. Ao ser prejudicado pelo árbitro, o Flamengo fez o protesto junto à CBF e Simon não voltou a apitar um jogo do rubro-negro. Infelizmente, o Tricolor nada fez.

Embora fique desconfiado do que possa ocorrer contra o Grêmio no próximo domingo, o que mais lamento é que o Grenal pode ter sua qualidade comprometida. Num jogo que vale tanto a esperança do gremista como a do colorado na busca pelo título, escalar Simon pode ser tudo que esse jogão não precisava, a exemplo da partida contra o Cruzeiro, em que Paulo Cesar Oliveira deixou insatisfeitos gremistas e cruzeirenses. Novamente, por displicência ou por outros motivos, mais um jogo pode ser prejudicado.

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. Sancho permalink
    outubro 20, 2010 9:15 pm

    As fotos e linhas do lance do Jonas nada provam. Há uma ilusão de ótica no trabalho, pois desconsidera que a bola está no ar, não rente ao chão.

    • Fabio permalink
      outubro 22, 2010 11:58 am

      ????????????????????????????????????

  2. giovani montagner permalink
    outubro 20, 2010 9:38 pm

    interessante o empenho do presidente da federação, agora estou ainda mais preocupado. independente disso, o Grêmio tem condições de ganhar mesmo com ele jogando para o outro time.

  3. jairo permalink
    outubro 21, 2010 3:47 am

    ja ta 1×0 pro simon novelleto inter. vamos ter que ganhar de virada.
    quando tem grenal e simon, o homeageado é o inter

  4. André Souza permalink
    outubro 21, 2010 8:56 am

    Arevalo Rios não! Fora castelhanos!

  5. Lopes permalink
    outubro 21, 2010 10:11 am

    Simon? Que m…. E eu acho que ele é gremista. Não acho isso bom, sendo ele o árbitro, pois na tentaiva de mostrar isenção, sempre manda contra o Tricolor. Ou ele é um baita colorodo afim de nós ferrar!

    • Gremista de Brasília permalink
      outubro 22, 2010 3:01 pm

      E eu acho que ele é gremista

      ??????????????????????????????????????????????????????

  6. Daniel permalink
    outubro 21, 2010 10:33 am

    Ruim e safado, mas teve muita “sorte” no sorteio.

  7. observador permalink
    outubro 21, 2010 12:05 pm

    Verdade esse Simon ja provou q é safado,nem precisava enumerar as calhordices dele,imaginem ainda ouvi dizer q o Souza pretende jogar o grenal,Simon e Souza,oremos!!!

  8. Claudio COLORADAÇO permalink
    outubro 21, 2010 8:38 pm

    Bruno , de onde tu conseguiu todo aquele histórico do Simon? Nem o melhor detetive faria um trabalho tão minucioso , abraços 🙂

  9. outubro 22, 2010 12:56 pm

    Resposta para o Claudio Coloradaço.

    O Bruno é gremista e por isso é uma pessoa competente capaz de fazer um ótimo post o qual todo ser humano dotado de raciocionio consegue perceber que, oque está escrito acima é FATO e basta dar uma vasculhada na internet para achar isso facilmente.

    Acredito que você (Claudio) deveria em primeiro lugar antes de comentar neste blog, procurar algum médico para remendar esse burraco que você chama de cú. Pois segundo informações o mesmo se encontra mais alargado que borracha de bodóque.

    —————-
    Ótimo post, esse Simon é um baita dum lambe saco de merda e provalvemente como ja demonstrou em outras atuações, tem tudo pra estragar este grande clássico. É uma pena ver isso nos dias atuais, pois o futebol começa perder a graça com a participação desiciva de pessoas assim.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: