Pular para o conteúdo

Puma deve mesmo permanecer até 2014

outubro 20, 2010
tags: ,

O assunto que ganhou certa repercussão nos últimos dias foi a possibilidade do Grêmio contar com a Nike como nova fornecedora  de material esportivo a partir de 2011. A notícia surgiu numa coluna do jornalista Luiz Zini Pires, no jornal Zero Hora, no começo deste mês. Questionado a respeito o colunista disse que futura diretoria está desconfortável com a Puma e existe uma aproximação com a Nike.

O possível desejo da fabricante americana faz sentido. Fora a seleção brasileira, o Corinthians é o único clube que conta com seus serviços, após um fim de vínculo conturbado com o Flamengo. No Grêmio, a Nike voltaria a ganhar força em gramados nacionais, abria porta para o mercado consumidor do Sul do Brasil. Por sua vez, a futura direção também vê na fabricante um elo interessante para o clube.

A Nike não é a minha favorita, aliás, sonho com a Adidas ou até mesmo a Olympikus novamente fazendo o fardamento tricolor. Apesar disso, poderia me contentar com a Nike no lugar da Puma. Todavia, é preciso analisar friamente o caso, ir além do gosto pessoal. Também torna-se necessário ser realista.

O contrato entre Puma e Grêmio foi renovado até 2014 no ano passado. Então, para que a Nike assumisse o material gremista, seria necessário pagar uma multa rescisória. Aí que o primeiro pinta o primeiro problema. De acordo com a coluna do Zini desta terça-feira (19), na Zero Hora, a rescisão com a fabricante alemã seria de R$ 32 milhões. O valor pode ser estranho, mas levando-se em conta que o Grêmio recebe R$ 7 milhões por ano até 2014, esse seria um valor aproximado do total que o clube receberia até o final do contrato.

Mesmo que o valor não seja tão elevado, um rompimento unilateral sempre é muito difícil. A própria relação entre Nike e Flamengo mostrou isso, fazendo com que o clube carioca recuasse e tivesse que cumprir com contrato até o final de sua vigência. Uma vez tendo como vitrine apenas um clube do Brasil, será que a Puma estaria interessada em romper com o Grêmio? Pouco provável. Outro fator é que o clube já tem um adiantamento financeiro dada pela fabricante, outra razão para não crer no rompimento.

Portanto, gostem ou não, o torcedor gremista deve se acostumar com a ideia de contar com a Puma até 2014. Péssimo? Nem tanto. A fabricante alemã errou, mas também obteve acertos. Está provado que é necessário variar a camisa de uma temporada para outra, caso contrário esta não venderá conforme o desejado. Portanto, a Puma deve mudar a camisa gremista a cada ano.

Mas a própria Puma também provou que pode fazer algo diferente e ao mesmo tempo aceitável. A camisa de 2005 não é um modelo tradicional, mas teve um dos desenhos mais bonitos numa camisa do Grêmio, eleita pela Revista Monet como a mais bonita do planeta. Por essa razão, não precisa ser apenas tradicional para dar certo.

O clube pode aceitar variação no tom azul, seja este mais escuro (como na camisa de 2009 para o Brasileirão) ou mais claro (exemplo da camisa de 2009 para Libertadores), assim como no tamanho das listras (mais extensas como a de 2005 ou mais finas como a de 2008). Dentro dessas mudanças, não vejo problema algum.

O que se deve exigir da Puma é equilíbrio entre o azul e o preto, com listras do mesmo tamanho, uma característica que ocorreu nas camisas de 2007 e 2010. Também não pode aceitar um modelo cujas listras não tenham continuidade e com extravagância, como as “antetinhas”, exemplo da camisa 2009. Se a Puma aceitar essas condições, não vejo nada demais a fabricante fazer os uniformes do Grêmio até 2014.



17 Comentários leave one →
  1. Lopes permalink
    outubro 20, 2010 10:11 am

    Gostaria que Nike ou Adidas fossem o fornecedor, mas se não dá, paciência. Só espero que a direção gremista seja mais exigente, mais coerente com os anseios da nação tricolor. A camisa de 2009, aquela do Popeye, foi um fracasso. Não vou dizer que é ridículo, pois trata-se da segunda pele de um gremista. Mas concordo que pode variar, desde que sem invenções mirabolantes como mangas diferentes do corpo p.ex., acho bem esquisitinho. Mas gosto é gosto né. Como diz o ditado: “gosto e aquilo, cada um tem o seu.” E que bom que é assim. Seria horrivel todo mundo identico. Viva o Azul, o Preto e o Branco!

  2. heraldo permalink
    outubro 20, 2010 10:46 am

    Se na atual fase do GREMIO, estivessemos usando a camisa com , destaque ao lenço farroupilha,uns a chamam de popeye, alguém daria bola pra camisa?

    • outubro 20, 2010 10:50 am

      Acho que sim, Heraldo. A boa fase não é impedimento para ser mais crítico com o fornecedor. Já vi muita gente do outro lado reclamando da Reebok. E olha que essa ainda inventa menos do que a Puma.

      • Claudio COLORADAÇO permalink
        outubro 21, 2010 8:37 pm

        Bruno , de onde tu conseguiu todo aquele histórico do Simon? Nem o melhor detetive faria um trabalho tão minucioso , abraços 🙂

      • Claudio COLORADACO permalink
        outubro 22, 2010 1:59 pm

        opa errei o post , ctrl c mais pra cima , desculpa 🙂

  3. Alexandre Dantas permalink
    outubro 20, 2010 1:31 pm

    A Topper também é bacana…

  4. giovani montagner permalink
    outubro 20, 2010 2:29 pm

    a nike também faz suas besteiras, só ver a camisa do manchester united da temporada passada e a do barcelona de 2008-2009. a adidas é a que menos inventa, sempre modelos bonitos.

    • giovani montagner permalink
      outubro 20, 2010 2:30 pm

      esqueci de responder ao tópico: fora puma!

  5. luiz permalink
    outubro 20, 2010 3:25 pm

    CAMPANHA AREVALO RIOS NO GREMIO 2011- JOGADOR DO PENAROL

    Quem viu a copa e os jogos do Uruguay sabe quem é o jogador, caso ainda não o tenham visto aí vai a dica: http://www.youtube.com/watch?v=1TD0SeEfQ1k

    que isto chegue ao gabinete e aos olhos ou ouvidos de Paulo Odone.

    AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!
    AREVALO RIOS!

  6. Alfredo Carlet permalink
    outubro 20, 2010 9:43 pm

    Estatuto deve sempre ser respeitado.
    Artigo 113: ” As cores do GRÊMIO são o AZUL CELESTE, o branco e o preto e não podem ser modificadas EM HIPÓTESE ALGUMA. “

  7. Alfredo Carlet permalink
    outubro 20, 2010 9:51 pm

    O azulão do Brasileiro 2009, além de contrariar, ignorar, desrespeitar o Estatuto, é de péssimo gosto, horroroso.
    Por tudo isso, teve ampla rejeição e vendas diminutas.

  8. Vitor' permalink
    novembro 30, 2010 3:46 pm

    adidas no Grêmio não tem erro !!!

    Puma ja fez uniforme legalzim, mas agora ta de brincadeira…

  9. maicol! permalink
    dezembro 9, 2010 10:54 pm

    eu acha mais gosto `e nike! Gremio!!! vai futuro melhor!

  10. Bruno permalink
    dezembro 11, 2010 2:40 pm

    Não foi a camiseta de 2005 que a Monet escolheu a mais bela do mundo, nao tenho certeza, mas creio que foi a do centenário, de qualquer maneira era o modelo da Kappa.

    • dezembro 11, 2010 2:43 pm

      Lembro dessa matéria, Bruno, a camisa da matéria é de 2005.

      • Bruno permalink
        dezembro 11, 2010 3:08 pm

        Pois é, tava olhando isso agora. Na época que fizeram a escolha, recém a camiseta tinha sido lançada. É possível que tenham olhado ela, que foi lançada em Maio mesmo. Não acho aqui na rede agora, mas à época, lendo a reportagem na internet, lembro que a foto que vinha com o texto era a da camiseta do centenário… Vai saber, qualquer uma das duas é bala! Exceto a do meio delas, de 2004 (eu acho)!

  11. Bruno permalink
    dezembro 11, 2010 3:10 pm

    E mais: Como disse o Vitor ali em cima ADIDAS e GRÊMIO é uma mistura que não tem erro, podemos comprar de olhos fechados que valeria muito a pena. Que pena né!

Deixar mensagem para Alfredo Carlet Cancelar resposta