Skip to content

Um sonho possível no simulador

outubro 15, 2010

A matemática é inimiga implacável do torcedor nessas horas. Em reta final de campeonato, nos agarramos a cálculos surreais para vermos nosso time campeão ou garantido na maior competição sul-americana no ano seguinte. Antes vivíamos na era do papel e caneta. Na tabela de jogos, no papel da prancheta e na calculadora tirávamos as mais improváveis combinações de resultados só para ao final nos sentirmos realizados. Aquele sentimento de trabalho bem feito, onde concluíamos que “o campeonato está no papo“, pois “sempre fui bom em ciências exatas e não tem erro“.

Hoje os meios mudaram, mas o desfecho continua o mesmo. Os simuladores de classificação são ecologicamente corretos, poupam papel e caneta. Além do tempo do fanático vivente. É rápido como ver o futuro em uma cartomante, sem o detalhe de te roubarem uma grana para isso. Só vai colocando os resultados, rodada a rodada, a máquina faz o resto. Se ao final não der o que você desejava, sem problemas. Não é necessário começar tudo de novo, basta trocar os números indesejáveis e tudo se resolverá: terás felicidade ao fim da jornada.

Restam 9 rodadas. Decisivos jogos, um a começar neste domingo, 16h, no velho casarão‘ da Azenha – provavelmente pulsando com 40 mil. Jogo justamente contra o líder, 11 pontos à frente na tabela. Uma vitória para seguir lutando pela vaga à LA’11 e continuar a sonhar com o título. A diferença poderá cair para 8 pontos faltando 8 rodadas. Um ponto por rodada para tirarmos. Chegou a hora das contas, das probabilidades ou improbabilidades. Falei tanto no simulador que fiz uma simulação de resultados como bom torcedor e nada lógico que sou. Vocês verão o por quê logo abaixo.


Grêmio Campeão com 66 pontos. O otimismo pode parecer loucura, mas tem lá seu fundo de razão. Dos 9 jogos que restam, 5 deles serão disputados em casa: Cruzeiro, GRE-nal, Ceará, Atlético Paranaense e Botafogo. A dificuldade está em vencer os dois primeiros, o restante é obrigação. Dos 4 jogos longe de casa, imaginei duas vitórias e dois empates. Passamos por Goiás e Guarani. Empatamos com Fluminense e Santos. 23 pontos conquistados em 27 disputados. Um aproveitamento de 85%. Passionalidade exacerbada com misto de singela racionalidade.

É possível sonhar. Com vaga à LA’11 e com título. Vivemos de loucura, e essa é mais uma das tantas delirantes que vivemos ao longo dos anos. Basta ser Grêmio. O Grêmio que há tanto não reconhecíamos, mas que o “Santo” tratou de nos devolver com sua chegada.

Vamos Grêmio!

Rodrigo RodriguesBlog e Twitter

Esta é a Coluna Antes do Fim, escrita lá de vez em quando às sextas-feiras aqui no Blog Grêmio 1903.

* Faça você o mesmo. Simule o seu campeonato. Mas não leve tão a sério, pode estragar a brincadeira.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. giovani montagner permalink
    outubro 16, 2010 2:58 am

    eu também acho possível. questiono se tal pensamento é pelo gremismo, certamente é e daí?!
    o próximo jogo é decisivo, mostrará a ambição da equipe. determinação e garra sei que tem, pois jogam no Grêmio e o renato relembrou o que significa isto.
    das equipes postulantes ao título, o grande adversário é o cruzeiro, mas tem o cuca como treinador (funciona por um tempo, depois cai). demais adversários:
    – corinthians esta em queda; tem bons jogadores retornando, pode dar uma melhorada.
    – fluminense oscilando, com tendência de queda; murici pode ser diferencial por sua experiência.
    – inter só pensa em dubai e o elenco não é tudo aquilo que falam que é.
    – santos com o neymar de treinador, não acredito que saberá tirar todo o potencial da equipe.
    – botafogo falta elenco, só empata ultimante e é botafogo treinado pelo joel.

  2. heraldo permalink
    outubro 16, 2010 9:40 am

    No meu simulador, GREMIO 67 pontos,curintia 61.
    Campeonato ganho na 37° rodada, com o botafogo que é o último, em casa só alegria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: