Skip to content

Duas semanas de alívio

outubro 11, 2010

 

Foto: Tatiana Lopes/ClicRBS

 

O ritmo exigido pelo futebol brasileiro chega a ser desumano e desrespeitoso ao atleta profissional. Inegavelmente, houve melhora no calendário, visto que atualmente não se vê um time atuar três jogos por semana ou algo semelhante. Contudo, por 15 rodadas, o time de Renato jogou no meio e no final de semana. O tempo para treinar a equipe sempre foi um privilegio escasso. Mas desta vez, o Tricolor terá duas semanas sem compromisso na quarta ou na quinta-feira.

O calendário brasileiro ainda precisa evoluir muito. Jogos são realizados em datas FIFA, técnicos não possuem tempo de dar um treinamento digno aos seus jogadores, pois têm uma quantidade excessiva de jogos. Outro fator é as lesões, pois num ritmo tão abusivo, torna-se impossível não haver jogador machucado.

No caso do Grêmio, podemos desconfiar do trabalho de Anderson Paixão, mas por justiça é preciso saber que não há preparação física que aguente essa sequência frenética de partidas. Isso também pode explicar, em parte, o fato do Departamento Médico sempre se encontrar movimentado. Essa situação não é decorrente apenas no Olímpico, mas na grande maioria dos clubes brasileiros que figuram a Série A.

A sequência de partidas aumenta ainda mais o mérito de Renato frente ao comando técnico do Grêmio. O treinador chegou a um Olímpico tomado pela crise e ainda tendo a missão de dar um padrão tático e disciplinar ao plantel gremista, sem ter tempo ideal para isso. Mas desta vez, o técnico poderá trabalhar mais com os jogadores sem que haja compromisso durante a semana, momento raro no Brasil.

Assim, Renato poderá preparar melhor o time gremista para dois jogos com cara de final: Cruzeiro e Internacional. Talvez a grande sorte do Grêmio seja a eliminação na Sul-Americana, o que facilitará essa preparação. Contudo, quando se observa que o fato de estar fora de uma competição tem um lado positivo, então se conclui o quanto é problemático o calendário brasileiro.

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Daniel permalink
    outubro 11, 2010 9:41 am

    Sorte também que os dois jogos são em casa. Uma semana de treino antes de cada jogo e duas sem precisar viajar, ainda menos desgaste para os jogadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: