Skip to content

Grêmio acerta ao lutar por G-4

outubro 4, 2010

Foto: Carlos Edler/ClicRBS

É com muito entusiasmo que vejo o Grêmio tentar reverter essa situação da quarta vaga para Libertadores da América por meio do Campeonato Brasileiro. Até mesmo clubes que estão mais próximos do extinto G-4, como Botafogo, pouco se moveram para tentar reverter esse absurdo feito pela Conmebol. Pode ser que o Tricolor não consiga reverter, mas só por mostrar presença na luta por seus direitos, já é um grande passo.

A mudança de regulamento durante a realização de uma competição não pode, em hipótese alguma, acontecer num futebol comandado por uma entidade séria e comprometida pela organização. Essa é uma das razões para as competições da Europa, organizadas pela Uefa e por Ligas locais, terem enorme sucesso, pois lá existe respeito com o torcedor e com os clubes que disputam tais torneios.

Respeito ao torcedor é algo que não se vê nem no Brasil, quanto menos nos gramados sul-americanos. A Conmebol é omissa quanto à violência, enquanto que a CBF trata os torcedores como qualquer coisa, menos um cliente que pagou um ingresso e teoricamente teria direito a respeito e conforto.

Além disso, como bem lembrou Lucas Von, do Blog do Tricolor (ClicRBS), essa mudança é mais um caso de desrespeito ao Estatuto do Torcedor. O Campeonato Brasileiro começou prevendo quatro vagas para a Libertadores, logo, não deveria haver mudança no decorrer da competição. Contudo, a CBF pouco se importa, passa por cima de tudo e de todos, dependendo de seus interesses próprios.

Não questiono a necessidade de dar ao campeão da Sul-Americana uma vaga para Libertadores. Diria que essa ação era necessária para salvar esse torneio. Mas nem por isso ajuda tirar a vaga de um país que, junto com a Argentina, tem os melhores times da América Latina. Mesmo que tal mudança ocorresse, muito a contra-gosto, então que se valesse a partir do Brasileirão 2011, mas nunca mudar durante a edição 2010.

O exemplo do Grêmio deve ser seguido por todos os clubes brasileiros. Já defendi aqui a idéia de que faltava maior participação do Tricolor dentro dos bastidores para lutar por seus direitos, seja perante a CBF, Conmebol ou até FIFA. O exemplo disso é o nosso co-irmão, que tem o sucesso atual também atribuído a sua força política nessas entidades.

Também está na hora do senhor Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, tomar uma postura perante essa decisão. A entidade até aqui foi muito aquém do que deveria ser, apenas intermediando negociações com as emissoras de televisão. Sem um Clube dos 13 mais atuante nos interesses dos clubes brasileiros, então sua existência a perder o sentido. Além disso, sem negar a sua rica história no Grêmio, Koff praticamente nada fez pelo clube nos últimos anos.

Logo, é fundamental o Grêmio conseguir recuperar essa quarta vaga na Libertadores, pois neste momento, a distância seria de apenas três pontos, tornando a participação na principal competição das Américas. Caso não consiga, ainda acho muito difícil reverter nove pontos para o terceiro colocado em 11 rodadas. Apesar disso, o Grêmio já faz muito bem em tentar mudar esse absurdo.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. giovani montagner permalink
    outubro 4, 2010 5:37 pm

    esta menos distante a libertadores do ano que vem, a cbf entrou com pedido na conmebol para voltar para 4 vagas (http://espnbrasil.terra.com.br/brasileiro/noticia/152245_CONMEBOL+RECEBE+PEDIDO+DA+CBF+E+G+3+PODE+VOLTAR+A+SER+G+4), mas até agora sem maiores informações.
    outra questão é a troca de treinador no atletico-pr (http://espnbrasil.terra.com.br/atleticoparanaense/noticia/152239_SERGIO+SOARES+SUCEDE+CARPEGIANI+E+E+O+NOVO+TECNICO+DO+ATLETICO+PR), o que muita vezes ocasiona oscilação no desempenho da equipe, que pode ser positiva como negativa. vamos observar os próximos jogos.
    finalizando com o silas, que o flamengo não perdeu muito tempo e mandou embora (http://espnbrasil.terra.com.br/flamengo/noticia/152265_SILAS+AGRADECE+ZICO+E+DIZ+QUE+DEMISSAO+FAZ+PARTE+DO+PACOTE+FUTEBOL).

    • outubro 4, 2010 6:03 pm

      Essa demora do Grêmio em tomar uma ação contra Silas e Meira pode nos ter custado a Libertadores e perda de qualquer chance de título. Uma pena.

  2. Daniel permalink
    outubro 4, 2010 5:44 pm

    A diferença para a quarta vaga é de 3 pontos, porque o inter está no G-4, então o Atlético-PR (com 42 pontos) seria o atual dono dela. Mas está certo quando diz que o Grêmio faz bem em lutar por esse DIREITO (não um privilégio como alguns dizem). Parece que a presença do Renato não devolveu só os colhões dos jogadores, mas também da diretoria. Como diria o Rei Leônidas: THIS IS GREMIO!

    • outubro 4, 2010 6:01 pm

      Valeu Daniel, feita correção.

  3. Arthur permalink
    outubro 4, 2010 6:12 pm

    O Koff só aparece no Grêmio pra pedir voto! Qual foi a última vez que ele pisou no Olímpico? Nas eleições em que ele bancou o tri Duda/Meira/Krieger

  4. Johnatan santos permalink
    outubro 4, 2010 8:58 pm

    O presidente da FGF diz que é perda de tempo o grêmio lutar pelo g4, mais quando o outro time queria a antecipação da janela de transferência não falaram isso. Vamo lutar mesmo grêmio dentro e fora de campo.

  5. observador permalink
    outubro 4, 2010 9:15 pm

    O Arthur falou bem no comentário,o Koff só aparece em época de eleição,nunca vi ele brigando pelo Gremio como presidente influente do clube dos 13!!

  6. Alfredo Carlet permalink
    outubro 4, 2010 10:37 pm

    Federação Gaúcha do Noveleto, Perondi…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: