Skip to content

Brasileiro’10: Com Renato, Grêmio é time de ponta

outubro 2, 2010

Era para ser um jogo difícil em decorrência dos desfalques. Se contar todos, entre suspensos e lesionados, o Grêmio passa a ter um time inteiro em Porto Alegre. Por essa razão, um empate contra o Vitória, em Salvador, estaria de muito bom tamanho, ainda mais com o questionável esquema 4-5-1. Contudo, durante a partida, o Leão virou gato, enquanto que o Grêmio jogou como Grêmio. Resultado foi 3×0 para o Tricolor.

A partida começou equilibrada, com o Grêmio tomando a iniciativa para atacar, embora encontrasse dificuldades por não conseguir ter a posse de bola (nisso, Douglas faz muita falta) e errar uma quantidade considerável de passes. Mas esse é o efeito colateral de um time formado por jogadores que raramente atuam juntos. Por sua vez, o Vitória em nenhum momento escancarou grande superioridade.

A defesa do time rubro-negro era o seu maior ponto fraco e coube ao Grêmio se aproveitar disso. O zagueiro Wallace deu um chutão para afastar a bola da área, mas esta bateu em Roberson e foi parar nos pés de Maylson, que finalizou bem para fazer 1×0. Após o golpe, o Grêmio demonstrou dificuldades em sair ao ataque novamente e o Vitória pressionou, mas em vão.

Foto: Felipe Oliveira / Gazeta Press

No segundo tempo, o time de Renato não pressionava, ao mesmo tempo em que o Vitória tentava a qualquer custo empatar. Mas o time baiano esbarrava no consolidado sistema defensivo do Grêmio, que estava numa noite tão boa que Ozeia fazia grande partida. Quando os zagueiros não davam conta, Victor fazia o seu papel.

Para mudar deter a pressão rubro-negra e fazer com que o Grêmio saísse do campo de defesa, Renato agiu. Primeiro colocou William Magrão no lugar de Fernando. No decorrer da etapa final, Diego Clementino entrou no lugar de Maylson e por último Edilson para retirada de Saimon. As alterações demoraram para surtirem efeito, mas definiram a partida.

Nos instantes finais, Diego se destacou, segurando um pouco a bola no campo de ataque. O Grêmio passou a atacar mais o Vitória e foi recompensado. Aos 45 minutos, após lançamento pela esquerda, Jonas chuta a bola para o gol, Lee defende, mas Diego Clementino mostrou o mesmo oportunismo contra o São Paulo para pegar o rebote e fazer 2×0. Quando o cronômetro apontava 47 minutos, Edilson fechou o caixão do Vitória. Pela quarta vez, o Grêmio vence fora, com direito a goleada por 3×0.

Foto: Terra

Considero esta a melhor atuação de Gabriel pelo Grêmio. Além de ter força ofensiva, defendeu brilhantemente a lateral-direita contra os avanços do Vitória, mostrou qualidade para se desvencilhar dos adversários e ainda teve participação no terceiro gol. Já Fábio Santos até apoiou algumas vezes, mas ainda erra muitos passes e o lado esquerdo se tornou uma avenida. Sigo não entendendo como ele é titular.

A zaga foi muito boa, principalmente no segundo tempo, quando Neuton e Ozeia seguraram os ataques do time baiano. Outro destaque foi Saimon, improvisado como volante, deu conta do recado. Resta torcer para que a sua lesão não seja grave. Outro que se adaptou muito bem no meio foi Lúcio, que mais uma vez teve boa e decisiva participação.

Gostei do gol de Edilson. Ele não é um lateral ruim, pelo contrário, peca pela irregularidade, mas considero um reserva de qualidade que poucos clubes possuem na lateral-direita. Espero que o gol o anime para continuar crescendo no Grêmio. Quanto ao Jonas, não teve uma boa partida, foi fominha e estava disperso em alguns lances. O fato dele ser artilheiro do Brasileirão não significa que tenha de ser egoísta com os companheiros.

Sem deixar de citar, mais uma vez Renato foi o cara.  Com um time todo desfalcado, ainda conseguiu dar um padrão de jogo para equipe. Na sua presença, o Grêmio recuperou a confiança, voltou a ser aquele time forte que todo gremista deseja ver. Renato mostra ser um técnico com T maiúsculo, assim provando que, com um treinador de verdade, o Grêmio é um time de ponta.

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    outubro 2, 2010 10:22 pm

    Não pude ver o jogo, infelizmente, mas já imaginava uma vitória (do Grêmio, não da Bahia). O Renato tem feito uma coisa que o Silas não conseguia fazer: Se aproveitar das fragilidades do adversário. E TODOS os times, até mesmo os líderes, têm pontos fracos. Silas deixou a vitória passar em jogos que deveriam ser fáceis, como Palmeiras e Flamengo no primeiro turno, que estavam em péssima fase.

    Com o Renato, já enfrentamos sete dos nove últimos colocados do campeonato e vencemos quase todos eles, exceto o Flamengo (por falhas individuais, mas tivemos muito mais qualidade coletiva). É uma prova de que a zona de rebaixamento não é e nunca deveria ter sido lugar pro Grêmio com o elenco que temos. Na próxima rodada, o adversário é o lanterna Prudente no Olímpico e, dependendo dos resultados paralelos, podemos nos aproximar mais do grupo de cima. Ou seja, o Grêmio está massacrando os pequenos e transformando os jogos contra os grandes em confrontos diretos (jogos de seis pontos).

    Quando começarem os jogos contra o pelotão da frente é que saberemos onde o Grêmio pode chegar, mas aquela vitória contra o Corinthians me traz boas esperanças. Mantendo o bom retrospecto contra os “coadjuvantes” e arrancando alguns pontos dos “protagonistas” podemos sonhar cada vez mais alto. Dá-lhe, Renato!

  2. borracho permalink
    outubro 3, 2010 2:57 am

    O Roberson tambem foi bem, da pra ver q ele ta se soltando em campo de novo, recuperando o futebol da base depois de tanto tempo so no banco com os profissionais. So achei q o Renato poderia ter deixado o Maylson q tambem estava mais ou menos bem e tinha feito o gol no lugar do William Magrao q esta ruim como sempre… o Neuton foi muito bem na zaga no segundo tempo.

    Espero q essa vitoria faça o Renato prestar atençao em outros guris da base como o Pessalli, Wesley, Matheus Magro, Brock, Gerson, etc.

    E q todos se lembrem no final do ano q pela segunda vez o Gremio eh destaque em 2010 praticamente sem ter nenhum dos medalhoes bambis no time (na copa do brasil e nessa arrancada do brasileirao), portanto valorizem os guris da base e quem esta defendendo o manto com vontado e mandem a turma do DM embora.

  3. borracho permalink
    outubro 3, 2010 3:27 am

    Falando em ano q vem, ja ta na hora de começar a pensar em reforços… minhas sugestoes pro time campeao Gaucho e da copa do brasil de 2011 (quem sabe da Libertadores):

    Victor (Busatto, Matheus)

    Gabriel (Edilson)
    Mario Fernandes (Vilson, Saimon)
    VICTORINO (Marcus Vinicius, Brock)
    Neuton (Lucio)

    PELLETIERI (Matheus Magro)
    Adilson (Maylson, Fernando, Gerson)
    Rochemback (Pessalli)
    Douglas (DIEGO SOUZA, Mithyue)

    Jonas (EDNO, Roberson, Wesley)
    JULIO CRUZ (Andre Lima, Viçosa)

    Victor provavelmente deve sofrer forte assedio, assim como o Jonas, mas acho q vale a pena segurar (o Jonas pelo menos ate o segundo semestre pra garantir a copa do brasil). Eu ate ja defendi a venda do Victor, mas devido as mudanças inesperadas com o Mano na seleçao e Victor de titular, a volta das atuaçoes seguras (junto com a seleçao) e essa nova qualidade de pegar penaltis fizeram eu mudar de opiniao. Agora vale a pena ficar com ele.

    Mauricio Victorino zagueiro de La U e seleçao uruguaia, muito bom e barato… Pelletieri eh volante e capitao do Lanus, virou idolo da torcida pela entrega em campo e ja foi chamado pra seleçao argentina. Battaglia seria perfeito, mas deixaram passar a oportunidade e acho q agora ele nao sai mais do Boca… Diego Souza dizem q ja foi oferecido pela Traffic (q vai vender os camarotes e naming rights da arena por sinal) e seria uma boa alternativa. Edno tambem seria uma boa alternativa apesar de q deva ser um pouco mais dificil de trazer (dai entram o Souza, Leandro e cia.) mas se venderem o Jonas mesmo poderia ser uma boa peça de reposiçao pro ataque.

    Julio Cruz q ja tinha sido especulado ano passado esta quase se aposentando, mas se o Gremio conseguisse trazer ele so por uma temporada ainda faria um belo estrago nas defesas adversarias por aqui, alem de dar uma ampla projeçao mundial pro Gremio e provavelmente alavancar o numero de socios e de vendas de produtos trabalhando com a imagem dele. Apesar da idade ele deve estar muito mais em forma do q o Ronaldo e jogar muito mais do q o Loco Abreu por exemplo (comparando com outros dois veteranos “famosos”). Jogador desse nivel ainda pode render muito no brasil (tambem e mais novo q o Roberto Carlos)!

    Sobre o dinheiro pra trazer esses jogadores (2 desses reforços fundamentais pra formar a espinha dorsal do time – Victorino e Pelletieri), so com o alivio na folha da saida de varios “sangue-sugas” ja vai sobrar algum dinheiro, o ideal seria nao vender mais ninguem e usar o dinheiro do tao falado aumento na cota de tv, mas se nao der q vendam o Jonas mas so liberem depois da final da copa do brasil, ou o Maylson (apesar de ele estar meio desvalorizado e so termos 50%)… dos outros nao vale a pena vender nenhum pois vao oferecer muito pouco, e o Victor agora q virou titular da seleçao so tende a se valorizar. Talvez ate o Adilson possa receber proposta (por incrivel q possa parecer para alguns nao vai ser tao facil de repor), mas quem nao pode sair eh o Mario Fernades pois mais forte e num time bem organizado ele vai dobrar de valor (tem q segurar no minimo ate o meio do ano q vem).

    Eai, oq vcs acham?

    • Daniel permalink
      outubro 3, 2010 11:05 am

      Tu é torcedor mesmo ou empresário desses caras? ahahahaha

  4. Johnatan santos permalink
    outubro 3, 2010 12:54 pm

    Rapaz Grande vitória do meu imortal, o grêmio mostrou impressionante personalidade pra controlar a partida. matou o jogo na hora certa. Foi incrível no gol de edilson teve até avalanche no barradão. Se continuar nesse ritmo contando com o tropeço dos adversários da parte de cima, a libertadores passa a ser um sonho bem real. Borracho vender jonas e victor a base do time você não é torcedor mesmo.

  5. borracho permalink
    outubro 3, 2010 9:14 pm

    Cara, le direito… eu disse justamente pra nao vender o Victor e o Jonas, e esse parece q vai ser dificil segurar, deem uma olhada nessa materia:

    O celular da família Jonas vai à loucura
    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/default,3058824,O-celular-da-familia-Jonas-vai-a-loucura.html

  6. borracho permalink
    outubro 3, 2010 9:22 pm

    Daniel, quem dera se eu fosse hehehe

    Mas pq, tu nao gostou? O unico ponto discutivel pra mim eh a questao do Borges, q ate faz gols, mas se quebra muito facil e tem um salario muito alto (quase 300 mil), pensando na questao do custo beneficio seria melhor ficar com o Andre Lima q deve ganhar bem menos do q isso e nao se importaria tanto de brigar por posiçao com um grande centroavante (uma das causas do Borges ter saido do SPFW foi q ele nao queria mais ser reserva)

  7. borracho permalink
    outubro 3, 2010 9:26 pm

    Ja imaginaram esse ataque em 2011?

  8. borracho permalink
    outubro 3, 2010 9:29 pm

    Nao funcionou o video do Julio Cruz, vou tentar de novo:

  9. Daniel permalink
    outubro 3, 2010 11:29 pm

    É que foram opções muito específicas, cheias de detalhes… Já vi torcedor pedindo jogadores com tal característica, tal perfil, mas nunca com tanta devoção em determinados nomes 😛

    Não conheço bem todos esses argentinos e uruguaios e, da base, vi poucos que me chamaram atenção o bastante pra entrar no grupo principal (como o Pessali). Diego Souza não anda em boa fase (apesar de que o Renato pode recuperá-lo) e ainda não vi o Edno brilhar em um time grande. Sem contar que essas parcerias com empresas me deixam preocupados.

    Mas se tu tem tanta confiança, manda a lista pra diretoria do Grêmio. Se passar pelo olhar clínico do Renato, que até agora só nos trouxe reforços úteis (ao contrário de “uns e outros”), quem sabe eles não tentam trazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: