Skip to content

Brasileiro’10: Hora de voltar a vencer em casa

setembro 29, 2010

Definitivamente, o São Paulo não é mais aquele que consolidou uma fase hegemônica no futebol brasileiro, ganhando três vezes seguida o campeonato nacional (embora em 2008, o Grêmio tenha deixado o título escapar de suas mãos). O time do Morumbi veio para 2010 apostando no tudo ou nada na Copa Libertadores da América. E ficou com nada. O presidente Juvenal Juvêncio ao “efetivar” o interino Sérgio Baresi, praticamente deu adeus a sonhos mais altos neste ano.

Apesar disso, o jogo será fácil? Todos sabem que não, pois se trata de um clássico nacional, que decidiu título de Brasileiro e protagonizaram dois jogos emocionantes pela Copa Libertadores da América. Além disso, o time de Baresi é imprevisível. Apesar de ter levado sonoros 3×0 do Goiás em pleno Morumbi, há talentos individuais no outro lado que podem decidir os rumos de uma partida, como o jovem Lucas ou Dagoberto, que geralmente vê a camisa do Grêmio como inspiração para jogar mais.

Contudo, deixo o favoritismo ao Grêmio. O time de Renato tem a melhor campanha neste segundo turno, com 13 pontos (maldito primeiro turno) e claramente vive em ascensão. Por outro lado, o São Paulo não sabe se sobe ou desce, vence uma partida e é derrotado na seguinte, não esboça uma arrancada e aparenta ser um time de zona intermediária nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Mesmo assim, todo cuidado é pouco, principalmente no que se refere aos desfalques. Embora acredite que a ausência de Fábio Santos seja mais uma dádiva divina do que uma perda, não ter Gabriel e Rochemback para o jogo pode causar problemas ao Grêmio. Edilson é bom reserva na lateral-direita, mas imprevisível, não se sabe se esta noite de quarta-feira será o seu dia ou não; enquanto que não consigo imaginar Lúcio no meio-campo, fazendo a função de Roca. Não será uma experiência semelhante a de Gilson, cujo final já sabemos?

Aliás, Gilson enfim irá estrear no Grêmio. Afinal, não podemos atribuir os dois jogos com a camisa tricolor como estréia, uma vez que o jogador atuou fora de sua posição. Desta vez, poderemos avaliá-lo de verdade, como um lateral-esquerdo. Fora isso, não sabemos qual time entrará em campo quanto ao esquema, que pode ser 3-5-2 com Paulão completando o trio de zaga ou o 4-4-2 com Roberson ajudando Douglas na criação.

Reparam que Maylson não aparece nessa lista? Salvo uma surpresa quando Renato divulgar a escalação, o fato do meia não ganhar chance quando teoricamente outro meia titular está lesionado, significa que há algo. Mas não posso culpar Renato, pois até aqui, o jovem jogador decidiu apenas em jogos de Gauchão, enquanto que no Brasileirão, nada de especial sai em seus pés.

De resto, o Grêmio precisa voltar a exercer o seu domínio no Olímpico, cujo aproveitamento neste Brasileirão é de 50%, uma porcentagem baixa, se comparada a edições anteriores. Caso vença, o time subirá para 36 pontos, faltando pouco para se livrar matematicamente do rebaixamento e se aproximando do G-3. Apesar de não levar fé na classificação para Libertadores de 2011, por que não ter esperança, se o time superar o São Paulo nesta quarta-feira?

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Johnatan santos permalink
    setembro 30, 2010 12:30 am

    Nao e que o grêmio nao consiga vencer no olimpico, os times que venceram o grêmio no olimpico sao mais organizados tem estrutura sao mais forte se esse atual gremio jogar dez vezes contra sao paulo santos corinthians e palmeiras ganha 1

  2. Johnatan santos permalink
    setembro 30, 2010 1:00 am

    Bom equecam meu comentario acima fique muito chateado com o empate do sp. O TRICOLOOOOR GANHOOOU O TRICOOLOOR GANHOOU DIEGO DIEGO DIEGOOOL

  3. Daniel permalink
    setembro 30, 2010 1:06 am

    Da série: Como desconcertar um corneteiro auhauahauaha

  4. observador permalink
    setembro 30, 2010 2:08 am

    GANHAMOS DOS BAMBI,se a macacada ganhou ganhamos tambem foi uma barbada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: