Skip to content

Por coerência, Ruschel deveria disputar o segundo turno

setembro 26, 2010

Enquanto o grupo da situação não define o seu candidato ao pleito presidencial, o grupo Grêmio Unido decidiu tomar a decisão de lançar o conselheiro e assessor da presidência, Airton Ruschel (à esquerda, na foto), como candidato à presidência do Grêmio. Assim, cai as possibilidades de Paulo Odone ser a única opção para a disputa do cargo.

As possibilidades de Ruschel de passar pelos 30% da Cláusula de Barreira são mínimas, uma vez que a vitória da chapa Renova Tricolor deixou a oposição com esmagadora maioria no Conselho Deliberativo. Possibilidades serão ainda mais reduzidas se a situação lançar seu candidato.

Todavia, o que se prega no Grêmio é coerência e não revanchismo. Muito se falou que a situação pagou por não ter aprovado a redução da Cláusula de Barreira para 20% quando teve a oportunidade. Independente de concordar ou não com tal afirmação, não há espaço para sentimento de vingança no clube.

O ideal seria já haver movimentação para que haja votação para redução da Cláusula de Barreira antes da eleição presidencial. Também não considero contraditório se houver conselheiros da oposição exercendo seus votos a favor da situação, dando assim ao sócio a oportunidade de escolher o seu presidente. Afinal, se a proposta da chapa Renova Tricolor era tornar o Grêmio mais democrático, esse seria um bom ponta-pé inicial.

Anúncios
16 Comentários leave one →
  1. setembro 26, 2010 2:43 am

    Olá! Como vai você?

    Sobre o movimentação para abaixar à clausula de barreira, a mesma já começou na reunião de posse ou de boas vindas aos novos conselheiros.
    Antonini pegou aproximadamente 100 assinaturas entre oposicionista, e situasionistas e independentes, naquela noite. E última info que tive é que mais 80 conselheiros já assinaram a petição.
    Mas para ‘bendita’ clausula acabar, me parece que precisa mais 20 assinaturas, que daria 2/3 do conselho tricolor.
    No mais concordo com você, chega de revanchismo e rumo a sonhada democrácia no club, ele precisa muito mais disso que qualquer outra coisa, para termos futuro cheio de conquistas no armário e com capital de giro, nos cofres.
    Sem mais… @manguaca82

  2. Minwer permalink
    setembro 26, 2010 2:42 pm

    Bruno, infelizmente nao existe tempo hábil para reduzir a clausula de barreira. Qualquer alteração nesse sentido só teria efeito depois de um tempo de carência (12 meses, se nao me engano). Por isso que a votação do ano passado era tão importante. O pedido já foi assinado por mais de 100 conselheiros na 1ª sessão dos eleitos.
    Sobre a possibilidade do Aírton atingir os 30%: apesar de impeovavel, é possível pois o G7 ainda tem, pelo menos, 50 conselheiros. Precisando de, no máximo, 40 novos votos entre 250. O que vai dificultar é que os 150 que entraram agora estão comprometidos com o Odone, o que era uma das promessas da campanha. Portanto, sobrariam só 100 votos “conquistáveis”, sendo que grande parte deles é integrante do G4.
    Alem disso, pelo histórico de freqüência do CD, nao acredito que os 50 do G7 se façam presentes, dificultando ainda mais a candidatura do Aírton.
    Abraços.

    • Camilo permalink
      setembro 26, 2010 3:39 pm

      Me desculpe Minwer, mas isso mais parece desejo do que realmente possibilidade.
      Ué, mudastes de opinião? Que tem que ver a aprovação com o G7 ou G4 da redução da cláusula de barreira?
      O Odone se quiser ou se o grupo que o elegeu quiser ele pode sim vir a público e dizer, não quero ser aclamado, quero ir ao pátio e demonstrar aí sim todo o democrata que são.

    • setembro 26, 2010 5:04 pm

      Minwer, obrigado pela explicação. Infelizmente, a Cláusula de Barreira em 30% é um grande empecilho para que o sócio torcedor faça parte dos rumos do clube. Isso torna a candidatura do Ruschel muito difícil. Apenas reforço a opinião de que seria uma atitude louvável por parte da atual oposição em votar na situação, para que, neste instante, essa cláusula não tire o direito do sócio em exercer o seu papel.

      Abraço

  3. Minwer permalink
    setembro 26, 2010 2:45 pm

    Só uma correção: tempo hábil PRA ESSA ELEIÇÃO. abs

  4. setembro 26, 2010 4:28 pm

    Bruno,

    Além da carência de 12 meses em relação a alguma alteração pontual votada com um resultado contrário ao desejado por um determinado conjunto de conselheiros, alterações estatutárias só podem ser propostas a cada três anos. 2011, felizmente, é “ano-sim”.

    Há duas posições sobre os 50 conselheiros cuja maioria (não a totalidade) está ligada ao antigo G7 bastante diferentes, a saber:

    1) Por uma conta pura e simples, bastaria obter 30 assinaturas entre 50 conselheiros para a aprovação de uma chapa para concorrer contra à eleição para o Conselho de Administração. Porém, o movimento que possui mais conselheiros dentro desse grupo é o Grêmio Vencedor, de Cacalo e Evandro Krebs (22, se não me engano; fora a imensa amizade destes com vários dos remanescentes do Grêmio Imortal). O ex-presidente já manifestou em várias oportunidades que Odone seria “imbatível” e que, atualmente, possui uma postura “pacificadora”. Quase apanhei (no sentido figurado) por ter dito que o Grêmio Vencedor, Cacalo e Evandro Krebs (com quem sempre me relacionei cordialmente e a quem respeito muito, mas é necessário que entenda a minha opinião por eu considerá-lo um mau articulador político entre os movimentos – o resultado na eleição para o Conselho Deliberativo) foram os grandes derrotados da eleição. Porém, me parece que Cacalo tende a querer influenciar para a aclamação de Odone;

    2) A visão otimista de alguns dos ex-conselheiros mais experientes do G7 é a seguinte: um grande número de nomes constava nas duas chapas eleitas em 2007. E Cacalo perdeu poder. Logo, eles crêem que pode haver até um máximo de 90 nomes favoráveis à inscrição de pelo menos mais uma chapa.

    Só não me pergunta se eu acho que está mais para 1 do que para 2 ou vice-versa porque, aí, só mesmo com uma bola de cristal! 😛

    []’s,
    Hélio

    • setembro 26, 2010 5:14 pm

      Hélio, também lhe agradeço pelos esclarecimentos.

      Vou confessar que cada vez mais me decepciono com Cacalo, apesar de ainda achar interessante vê-lo no Departamento de Futebol. A postura dele é completamente politiqueira. Há dois anos, ele foi contra Odone ao apoiar Duda Kroeff, agora ele pretende influenciar para aclamação de Odone por ver nele uma figura pacificadora. A impressão é que, agora que não é mais a maioria no Conselho Deliberativo, resta ao Cacalo se unir ao provável futuro presidente para não perder o poder dentro do clube. Infelizmente, mais uma vez interesses desse tipo atravessam os interesses do Grêmio. Por essa razão, torço para que a segunda hipótese ocorra.

      Abraço.

  5. setembro 26, 2010 4:29 pm

    O CAMILO E SECADOR DA ARENA 1000000 % . HA 2 anos SEGUIDOS ESTAMOS LUTANDO PRA NAOOOOOOOOOOOOO CAIR , CARA . OU TU QUERES QUE O GREMIO CAIA ?????? . O GREMIO TEM QUE MUDAR / SAIR DESTE ” MARASMO QUE ESTA ” ok , E VOLTAR PRO TOPO ne . naoooooo ANDAR PARA TRAZ ok . ( OLHAR PRO FUTURO /// pro passado APENAS AS COISAS BOAS ok ) EX = AO LADO infelizmente . CHEGA DE OMISSAO , INCOMPETENCIA , SEM VISAO DE FUTEBOL etccccc !!!!!!!!!!!!! ( O RANCO TROCOU de LADO ne CAMILO !!!!!! ) .

  6. setembro 26, 2010 4:35 pm

    NO MOMENTO NAOOOOOOOOOOO HA NINGUEM MELHOR QUE O ODONE OK . ( ALIAS ODONE PODERIA passar PRO FUTEBOL ) E AI TER COMO PRESIDENTE UM ” RICARDO VONTOBEL coca cola / GERDAU . da vida . MUITISSIMOS COMPETENTES e VENCEDORES EM SUAS EMPRESAS .

    • setembro 26, 2010 5:03 pm

      Luis, a questão não é se existe alguém melhor do que Odone e sim o direito do sócio em votar naquele que acha a melhor opção para ser presidente. O fato da atual gestão ter errado bastante no futebol não significa que não existam pessoas capacitadas na situação. É sim necessário haver debate e exposição de propostas de ambos os lados. Ninguém é dono da verdade.

      Abraço.

  7. setembro 26, 2010 7:21 pm

    BRUNO : NAO HA NO MOMENTO . ” NAO ESTOU DIZENDO QUE NINGUEM DA SITUACAO presta OKKKKKKKK ” . LONGE DISSO . ( O NOSSO GREMIO PRECISA DE UM CARA ao CONTRARIO do DUDA ok )POR ISSO O ODONE , EX = COM SANGUE NAS VEIAS // CAFE no BULE //// ( AQUILO ROXO ) . TEMOS QUE VOLTAR A GANHAR GRANDES TITULOS ok , DAQUI 3 ANOS a ARENA ESTARA AI . e ai TEMOS QUE COMECAR AGORA A ” MONTAR UM TIME F ……. PRA COMECAR 100% ok . ( O PREIS e o YRANI JR teriam que ficar no GREMIO ANO QUE VEM ) independente de GRUPOS ne . naoooo acha ??????? .

  8. Johnatan santos permalink
    setembro 26, 2010 8:42 pm

    Voces ai falando de politica e o gremio tomando sufoco do atletico se perdemos vamos ficar a 4 pontos do z4, fabio santos esse tem costas largas

    • setembro 26, 2010 9:42 pm

      Não se faz um grande clube de futebol sem um amadurecimento político. Não se separa uma coisa da outra. O mesmo vale para um município, estado e um país. Em suma, qualquer meio democrático.

  9. setembro 26, 2010 9:59 pm

    GANHAMOS , MAS O GREMIO ESTAVA ( EMPLORANDO ) PRA PERDER . O A lima E O F santos , DEUS NOS LIVRE ,amem . ainda bem que ESTAMOS NO fim DO BR .

  10. Johnatan santos permalink
    setembro 26, 2010 10:29 pm

    Quase tive um enfarto. contra o sao paulo lucio ou neuton na lateral ta renato MESTRE JONAS MAIS UM GOL, FALTAM 10

  11. Sancho permalink
    setembro 27, 2010 7:05 pm

    Discordo. Primeiro, as eleições 2010 já começaram com regras definidas. Segundo, compete ao conselheiro votar naquele candidato que ele deseja ver presidente; só havendo 2º turno, se o Conselho (escolhido pelo sócio) estiver suficientemente dividido (seja 30% ou 20%).

    Coerência é o conselheiro votar no candidato que ele deseja ver na presidência.

    P.S.: Eu acho que 30% para presidente está muito bom…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: