Skip to content

Silas não deveria ter mágoa

setembro 22, 2010
tags:

Foto: Diego Vara/ClicRBS

Desconheço até que ponto Silas realmente guarda mágoa por ser demitido no Grêmio ou se a imprensa novamente tenta dar um impacto maior do que o devido a uma determinada situação. Mas fato é que o ex-técnico gremista sequer deveria contar com esse sentimento em relação à sua passagem pelo Olímpico.

Quer gostem ou não, Silas deixou seu nome na história do Grêmio ao ser Campeão Gaúcho. O que podemos discutir é a real dimensão disso, que considero importante, mas ainda assim pouca para as pretensões de um clube do tamanho do Grêmio.

Tampouco não o culpo pela eliminação na Copa do Brasil, cujo esquema armado por Silas estava perfeito. Apesar disso, ele não pode ser responsabilizado por uma jogada individual de Paulo Henrique Ganso e um golaço fora da área que abriu o caminho para a classificação do Santos.

Contudo, Silas se engana, e muito, ao pesar que teoricamente o Gauchão lhe garantisse o cargo. Errado, o torcedor gremista quer o estadual, mas também tem pretensões maiores, como um Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e até o Mundial. Além disso, no Brasil, se um clube ganha o estadual e faz uma campanha ridícula no Campeonato Brasileiro, o torcedor logo se esquece do título conquistado e começa a pedir mudanças no time.

No caso de Silas, auxiliado pelo então diretor de futebol, Luiz Onofre Meira, foi flagrante a total falta de controle que se deu o elenco do Grêmio. Jogador criticava o seu companheiro, brigas nos vestiários, atleta reclamando do planejamento abertamente para os microfones das emissoras de TV. Ainda existem histórias de bastidores que assustam o torcedor gremista pela total bagunça e falta de pulso que  se deu no Olímpico

Pior do que isso, o Grêmio jogava mal, abusava no direito de errar passes, não tinha esquema tático em campo, a defesa era vazada, o técnico não ousava nas substituições, até mesmo quando o time estava com um péssimo resultado. Num contexto assim, não haveria como a equipe crescer na tabela de classificação.

Sob o comando de Silas, o Grêmio não apenas entrou na zona de rebaixamento, como jogava um futebol de rebaixado, sem sinal de recuperação e comprometimento de alguns atletas. O técnico deixou o time na 18º colocação, após 13 rodadas, com aproveitamento de 35%, o que corresponde a 15 pontos conquistados em 39 disputados.

Silas claramente perdeu o controle do Grêmio, que se tornou uma locomotiva desgovernada, a ponto do Renato chegar ao Olímpico e perguntar “o que fizeram com meu Grêmio?”. Além disso, Silas não deveria, em hipótese alguma, reclamar de sua demissão, não apenas por erros próprios, mas também porque recebeu chance e mais chance do presidente Duda Kroeff de mudar a situação, o que não obteve êxito.  Coincidência ou não, o Grêmio de Renato passou a frente do Flamengo de Silas, mesmo que um resultado positivo dos rubro-negros nesta quarta possa mudar tal quadro.

Porém, acredito que a passagem no Olímpico provou que um clube grande ainda é muita areia para o caminhão de Silas, pois lhe falta ousadia, controle sobre seu grupo, capacidade de montar uma defesa consistente e coerência. Por essa razão, não cabe guardar mágoa do Grêmio, pois foi o próprio Silas que acabou se afundando sozinho. Reconhecer a sua culpa poderia significar um grande amadurecimento profissional. Isso que espero dele.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. heraldo permalink
    setembro 22, 2010 9:28 am

    Beleza Bruno,otimo texto!
    Poderias mostrar para o shouza, ai quem sabe ele se toca, e vera que ja tem um titulo por aqui e vaza.

  2. observador permalink
    setembro 22, 2010 1:58 pm

    Concordo com vc Bruno, mas esqueceu de mencionar que o Silas entrou para a histo´ria do Gremio tbm como o treinador que perdeu a maior invencibilidade do tricolor em seus domínios,como o treinador que empilhou jogadores medíocres(indicados por ele e de sua confiança)como Wilian Batoré,ferdinando,ozéia,e até o uendel,que já veio machucado.Sem contar em suas patéticas delcarações do tipo “não é vergonha alguma se o Gremio rebaixar,pois estamos lutando com garra”,e por último a declaração piada apo´s o ultimo jogo do seu time “o empate é o resultado de uma não vitória”.Não sentiremos saudade alguma do pastor,e já foi tarde.

  3. setembro 22, 2010 3:05 pm

    VIDEO ARENA GREMIO FINAL PROJECT / YOUTUBE OKKK . espetacular .

  4. setembro 22, 2010 3:18 pm

    Quando tu fala que o Grêmio estava com o esquema e o time perfeito na Copa do brasil, não podes esquecer que a mudança de esquema no início do primeiro jogo contra o Santos, um 3-5-2 com Hugo como ala, foi a responsável pela pane geral que resultou em 2 a 0 pra eles no primeiro tempo. Depois, ao voltar ao esquema em que estavam acostumados, os jogadores mostraram raça e confiança pra reverter o placar. Silas teve méritos, mas também teve erros bizarros como esse. Tem futuro, mas ainda é inexperiente.

  5. Johnatan santos permalink
    setembro 23, 2010 1:40 am

    Erros individuais de novo: renato por favor pelo amor de deus SOUZA E FABIO SANTOS NAO DA MAIS hoje esses dois quase fizeram o gremio perde sorte que agente tem VICTOR senao … LUCIO MUITO MAIS MUITO MELHOR Q F.SANTOS . Souza voce jogou muito ano passado mais hoje nao joga atrapalha ferdinando saiu por sua culpa no fim leo moura marcado na lateral pelo lucio foi pro meio onde ferdinando estava marcando resultado mais um jogo sem vitoria no olimpico. RENATO O TIME E ESSE victor gabriel vilson rafa marques LUCIO ROCHEMBACK(no meio melhor q souza) adilson ferdinando douglas JONAS(fominha mais joga muito) ANDRE LIMA (infelismente esse nao vinga. Ha se o ciro vinhesse) concordam comigo? essa e a escal. Do que o gremio tem de melhor infelismente

  6. Johnatan santos permalink
    setembro 23, 2010 2:09 am

    A o silas vi hoje no flamengo o que vi no avai ano passado mas enquato ele esteve no gremio nao vi nada hoje ele mudou pasmen tirou jogadores canssados por q nao fez no gremio por nao tirou hugo no segundo jogo da semi da copa por q mudou pro 3 5 2 no primeiro por q indicou ozeia willian edilson wendel tambem comcordo q 70% da culpa pela situacao do gremio e do colorado meira mas silas tinha q fazer o certo em prol do gremio como fez o dorival no santos luntando contra indiciplina de nenen ymar mesmo sendo demitido ele pensou so no santos so na diciplina do clube mesmo indo contra sua propria diretoria

  7. Johnatan santos permalink
    setembro 23, 2010 2:45 am

    So mais uma coisa esse campeonato é sim de cartas marcadas. Da nojo . 5 minutos de acrescimo contra curintias, hoje so 2m e 40seg 800 penaltes contra o gremio 1500 deixados de ser marcados a nosso favor em 2008 o stjd e a cbf deram o titulo pro sp suspendedo nossos titulares e escalando heber ladrao lopes pra apitar jogos do gremio. Por isso nao se iludam com o br. As competicoes q agente pode ganhar sao as de mata-mata pois É MAIS FACIL GANHAR A LIBERTADORES DO QUE ESSE CAMP. Q JA É DE UM TIME DO RIO OU D SP

  8. setembro 23, 2010 2:24 pm

    SITE ZH de HOJE : SUCATAO 69 ESTA SE DESMANCHANDO OK . QUEREM FAZER UMA PARCERIA PRA SALVAR o 69 . ESTAO SEM R$$$$$$$$$$$$$ . ( DIOGO OLIVIE verme ).

  9. setembro 23, 2010 2:25 pm

    O AVIAOZINHO DE ” CHIQUEIRO DE ALUGUEL ” o RECADO ERA PRA ELES MESMO NEEEE .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: