Skip to content

Souza não justifica a titularidade

setembro 16, 2010
tags:

Foto: Tadeu Vilani/ClicRBS

Há tempos que não vejo uma boa atuação de Souza com a camisa do Grêmio, o que torna injustificável a sua titularidade no time de Renato Portaluppi. Não se trata de gostar ou detestar o jogador, já que o meia é uma figura que divide opiniões. Mas nos pés do meia, não sai nenhuma jogada decisiva, além de errar alguns passes infantis para um atleta com a responsabilidade dele e ainda fala mais do que realmente joga.

Não considero Souza a explicação de todos os males que ocorrem no Olímpico, pois  afirmar tal coisa é um grande exagero. Contudo, não posso tolerar que um clube do tamanho do Grêmio, um Campeão do Mundo, seja refém de um dia inspirado de Souza. Tê-lo como grande referência no meio-campo reforça o quanto temos deficiência no setor de criação.

No São Paulo, Souza era tratado como mais um, longe de ser a cereja do bolo. Muricy o escalava onde achava melhor, na lateral ou meio-campo. No único ano que recebeu a camisa 10 no Morumbi, foi duramente criticado, por receber uma responsabilidade maior do que a devida.

No Grêmio, alguns consideram Souza um jogador fora de série, o que custo a entender o porquê desse pensamento. Tornei-me gremista vendo o time do Felipão se conquistando os principais títulos que disputava. Logo, não concordo em dar esse status a um jogador que nos prometeu, por dois anos consecutivos, as primeiras posições no Campeonato Brasileiro e não foi capaz de jogar bola para tanto.

Fico na torcida para que Souza cale a minha boca, jogue bola e se destaque pelo Grêmio. Mas as suas atuações nulas, não colaboram para a sua titularidade. Neste momento, Leandro seria a opção mais viável, se não fosse as lesões frequentes. Então vejo mais potencial em insistir com Roberson, que tem habilidade e vontade, do que ter esperança no futebol inconstante de Souza.

8 Comentários leave one →
  1. observador permalink
    setembro 16, 2010 8:01 pm

    Concordo com vc,o Souza hj não passa de um falastrão peladeiro,ontem ele caia literalmente em campo,mas não há reservas,talvez o Roberson possa ajudar,o lance é por aí,e o Lucio no lugar do Fabio Santos.

  2. TARCIANO permalink
    setembro 16, 2010 9:57 pm

    CRITICAR O SOUZA EH FACIL.
    MAS PERGUNTO
    ELE NAO ESTA SE ESFORCANDO?
    E VAI COLOCAR QUEM?
    LEANDRO??
    MAYLSON?
    ORA ANTES DE COMENTER OU ESPRESSAR UMA OPINIAO.
    E MELHOR ANALIZAR OS FATOS
    FAZIAM O MEMSO COM O DOUGLAS
    E AGORA
    .

    SEM O BORGES.

    GREMIO PRECISA DE ATACANDE DE QUALIDADE, NAO COMO O BORGES E ANDRE LIMA.
    SOFREREMOS.

  3. TARCIANO permalink
    setembro 16, 2010 10:00 pm

    RETIFICANDO
    GREMIO PRECISA DE ATACANTES DE QUALIDADE, NAO COMO O “”JONAS”” E ANDRE LIMA.
    NAO SAO A ALTURA DO GREMIO.
    PRA MIM MUITO FRACOS.

    • setembro 16, 2010 10:52 pm

      Tarciano, analisei bem os fatos, acho que você que não leu direito o que escrevi.

      No texto, critiquei a falta de opções e expressei a opinião de que o fato do Souza ser uma referência reforça que o Grêmio está carente no meio-campo. Então o que escreveu, praticamente constatei neste post. Basta olhar.

      Ainda sim, se não fossem as lesões, acharia em Leandro uma opção melhor. Roberson é uma opção que neste momento me parece melhor.

      Também não estou inventando nada, estou abordando fatos. Souza está péssimo, isso é fato. Souza não vem jogando bem. Fato. Não inventei nada. Logo, sua crítica perde sentido.

      Mas respeito a sua opinião e torço para Souza calar a minha boca. Mas por enquanto, isso não ocorre.

  4. observador permalink
    setembro 17, 2010 12:18 am

    Bah ,se o Jonas vice artileiro é fraco então não sei mais nada..

  5. observador permalink
    setembro 17, 2010 12:18 am

    Ops ARTILHEIRO!!

  6. Daniel permalink
    setembro 17, 2010 12:43 am

    O momento é do Roberson mesmo. Ele entrou bem nos últimos jogos, com vontade de vencer e demonstrando mais habilidade e maturidade que muitos veteranos. Já o Souza, pode até estar se esforçando (ainda é difícil definir se as fracas atuações dele são fruto da recuperação física ou de má vontade), mas está mal e não pode ser titular. Ele é quem deveria entrar no time aos poucos no lugar do Roberson (ou até do Douglas) e não o contrário.

    E o Jonas não é ruim. Tem algumas limitações (como 99% dos jogadores), mas também tem habilidade e determinação. O pior defeito dele é jogar muito sozinho, principalmente quando está buscando alguma conquista pessoal, como a artilharia do time ou do campeonato.

    Quando ele e o Borges jogavam bem entrosados, conseguiam ser decisivos, agora nem um dos dois é. Por isso acho que o André Lima pode ser mais útil nesse momento, porque dá mais uma opção de jogada de área. Mesmo assim, concordo que não é o ataque dos sonhos. Maxi Lópes era muito mais jogador e o Jonas já esteve melhor.

  7. borracho permalink
    setembro 17, 2010 2:01 pm

    Mesmo com o Souza em plena forma e jogando bem eu nao gosto de ver ele no Gremio por uma questao de perfil e estilo de jogo do Gremio… eh claro q se ele fosse decisivo e nos desse um grande titulo eu relevaria tudo isso, mas o fato eh q durante todo esse tempo ele so jogou bem a Libertadores 2009 (coincidentemente quando o emprestimo estava acabando). Isso eh muito pouco pra quem tem um salario tao alto e custou uma fortuna pra ser comprado.

    Sobre o questao da reposiçao o substituto ideal eh o Mithyue, mas pra mim o melhor seria colocar mais um volante no meio e adiantar o Rochemback. Um primeiro volante + Adilson + Rochemback (Mithyue) + Douglas.

    O dificil vai ser o Renato fazer isso… ele conseguiu levantar a moral do time e trazer devolta a torcida, mas as vezes comete os mesmos erros q o Silas. O Guerra devia avisa-lo q apostar nos medalhoes ja foi intensamente testado mas nao deu certo e o nosso melhor momento no ano tinha varios guris da base no time. Quem viu os jogos do Neuton na lateral esquerda nao tem duvidas de q ele deveria ser o titular por exemplo (nao precisava ter trazido aquele Gilson). O Maylson tambem (+Adilson, +Ferdinando e Douglas foi o nosso melhor meio de campo no primeiro semestre). Sao coisas q o Guerra deveria estar passando pro Renato pra ele poder montar o melhor time, mas ou ele nao esta falando ou o Renato nao esta ouvindo!

    Nos ultimos dias a direçao falou q queria um primeiro volante, principalmente depois do jogo contra o Corinthians eu achei q finalmente tinha ficado clara essa necessidade, mas agora com a lesao do Borges voltou a velha estoria do “atacante de velocidade”, e pra piorar parece q nao da mais pra trazer jogadores da serie A. Ainda pagamos e pagaremos caro por ter mantido o Meira tanto tempo no cargo, mas o Guerra ainda tem q melhorar muito pra nao acabar no mesmo “saco” q o Meira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: