Skip to content

Renato e Felipão: dois ícones de duas décadas gloriosas

setembro 14, 2010

Renato Portaluppi e Felipão são os dois maiores ícones das duas gerações mais gloriosas do Grêmio. Afinal, quando nos referimos ao time da década de 80, logo nos lembramos daquele camisa 7, decisivo para a conquista da América e do Mundo. Já na hegemonia dos anos 90, nossa referência é aquele técnico vencedor, que comandava a equipe de sua casamata e manteve a hegemonia do Tricolor nos Pampas por duas décadas, além de ter aquele jeitão gaúcho de ser, que conquistou todo o Brasil.

Não há como dizer, pelo menos não para mim, qual geração foi a mais vencedora. Ambas levaram o nome do Grêmio a um patamar internacional e conquistaram torcedores de diferentes gerações. Embora o time de Portaluppi tenha se tornado Campeão do Mundo, o time de Felipão conquistou mais títulos e, por uma grande injustiça, não repetiu o feito de 1983. O Grêmio não seria o que é hoje, sem Renato ou sem Felipão.

A vitória do Grêmio sobre o Palmeiras é um presente que todo o torcedor gremista deseja. Muito mais do que isso, confirma a ascensão do time de Renato, distancia-se da zona de rebaixamento e, ainda que incipiente, pode  ter outras pretensões neste Campeonato Brasileiro. Logo, a conquista dos três pontos é fundamental, mesmo que isso signifique uma crise no time de Felipão.

Contudo, diria que o maior presente que o Grêmio terá no seu aniversário de 107 anos, neste 15 de setembro de 2010, será as presenças, no estádio Olímpico Monumental, das duas maiores referências da gloriosa história do Tricolor dos Pampas. Afinal, não é todo dia que o torcedor gremista pode ver Renato e Felipão, lado a lado, num Olímpico lotado, ainda mais, num aniversário do Grêmio.


Títulos de Renato Portaluppi pelo Grêmio como jogador:
Mundial Interclubes: 1983
Copa Libertadores da América: 1983
Campeonato Gaúcho: 1985 e 1986

Títulos de Luiz Felipe Scolari pelo Grêmio como treinador:

Campeonato Gaúcho: 1987, 1995, 1996
Copa do Brasil: 1994
Copa Libertadores: 1995
Campeonato Brasileiro: 1996
Recopa Sul-Americana: 1996

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    setembro 14, 2010 10:14 am

    Que a torcida lote o estádio e que os jogadores façam a sua parte, horando esses dois heróis da nossa história com um futebol de Grêmio como deve ser e, de preferência, com uma vitória e mais três pontos na nossa escalada… E já que é pra reviver os anos 90, vale até um 5×0, mas me contento também com uma vitória mais apertada.

  2. Nelson Luiz Ramão permalink
    setembro 14, 2010 12:17 pm

    Eu diria que são dois dos três maiores ícones da história recente do Tricolor, cada vez mais “imortal”. Incluiria o Danrlei nesse rol… De qualquer modo, será uma oportunidade rara para o torcedor que estiver presente ao Monumental… Um resultado positivo, três pontos na conta e ainda no aniversário de 107 do clube, é tudo o que o torcedor quer… É tudo que o Grêmio precisa… Um grande abraço, Bruno!
    Saudações Tricolores

  3. Firmino permalink
    setembro 15, 2010 12:00 am

    Diria que são duas figuras históricas. Mas não as maiores. O Grêmio não nasceu em 81, o Grêmio possui diversas lendas de outras épocas, onde muitas vezes não existia campeonatos brasileiros ou libertadores de america. No entanto, esses dois, somados ao Danrlei talvez, são os maiores ícones das atuais gerações de torcedores, realmente.

  4. Firmino permalink
    setembro 15, 2010 12:03 am

    Quando eu digo que não são as maiores, quero dizer que não são as únicas nesse patamar. É inegável que eles estão entre as maiores figuras da historia do clube, mas sempre achei difícil citar uma única figura como sendo a maior. Prefiro dizer apenas que estão entre as maiores. hehe

  5. Filipe Hackford permalink
    setembro 15, 2010 9:17 am

    Porém hoje o “Big Phil” assim que começar o jogo será inimigo com direito que eu deseje que o time ao seu comando se ferre por completo,ha,ha,ha,ha,ha.

  6. Filipe Hackford permalink
    setembro 15, 2010 9:20 am

    A propósito, bom cenário pra se comemorar o aniversário atraves de uma vitória, com duas grandes personalidades do Grêmio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: