Skip to content

Brasileiro’10: À espera de uma reação

agosto 28, 2010

O Grêmio terá dura missão para se afastar na zona de rebaixamento, pois, mesmo que o Atlético Paranaense não tenha um time tão forte como de outrora, batê-los na Arena da Baixada sempre é uma missão difícil. Somado a isso, Djalma Beltrami, aquele que quase nos afundou em 2005 por meio de uma das piores arbitragens já vistas no futebol, voltará a apitar uma partida do Tricolor. Mas prefiro não transformá-lo no centro das discussões, uma vez que temos problemas maiores do que a sua presença em campo.

Conforme afirmei no post anterior, apenas superação não irar tirar o Grêmio da zona de rebaixamento. A partida contra o Santos, podemos dizer que o time foi qualquer coisa, menos preguiçoso. Contudo, se a equipe não conta com preparação física para correr durante os 90 minutos e não tem nenhuma qualidade nas laterais, então passamos a ter um problema maior do que meramente a garra de um ou outro jogador.

Renato insistiu em Edilson e Fábio Santos, mas dado o momento, não podemos nos dar o luxo de continuar com esses jogadores. Lúcio já está recuperado e Gilson inscrito no Boletim Informativo Diário (BID). Mesmo que houvesse uma hipótese de não contar com os dois ou deslocar Gilson para função de volante, Neuton ainda tem melhor capacidade defensiva e ousadia na subida do que Fábio Santos. Então, existem opções melhores para o setor, bastando escolher uma delas.

Edilson não é tão ruim quanto vem mostrando nos últimos jogos, embora reconheça que se trata de um jogador irregular. Podem dizer que sou bastante benevolente com o lateral, o que talvez seja verdade, mas já o vi jogar bem melhor. Apesar disso, Gabriel vem para colocá-lo na reserva, por ter mais qualidade ofensiva e provavelmente maior experiência para lidar com tal momento vivido pelo Grêmio.

No meio, Renato tentará mais uma vez com Souza e Douglas. Os dois não vêm realizando grandes atuações juntos, porém, quem colocar no lugar de um deles? Maylson? Realmente, o Grêmio precisa buscar outro meia no mercado, por mais difícil que seja. Para marcação, o técnico irá escalar mais uma vez Rochemback, que me agradou bastante contra o Santos.  Como Adilson vem de lesão e William Magrão para por três semanas, Gilson pode estrear no meio.

Na zaga, tudo dependerá com qual formação que o Grêmio entrará na Arena da Baixada: 4-4-2 ou 3-5-2. Certo é que Rafael Marques e Vilson seguem no time. Este obteve uma boa atuação diante do Santos devido à sua simplicidade, no entanto, ainda precisa mostrar regularidade. Caso Renato escolha a formação com três zagueiros, Neuton entra para compor a zaga. Certo? Nem tanto, pois ele tem mais potencial na lateral-esquerda, mas compreendo que não há muitas opções.

O ataque será formado pela dupla Borges e Jonas, que outrora era considerada um dos melhores ataques no futebol brasileiro. Os dois, porém, passam por má-fase, o que amplia o nosso drama. Caso esse momento crítico dos dois persista em Curitiba, Renato precisará usar André Lima, que vem obtendo destaque nos treinamentos. Não se trata de um salvador da pátria, ainda assim, é provável que ele esteja mais leve quanto à pressão do que Borges e Jonas.

Sobre a formação a ser decidida por Renato, vejo o 3-5-2 fortalecendo o zaga com a inclusão de mais um jogador, o que poderia até facilitar a cobertura para as subidas de Gabriel, mas problemas sérios com Rochemback segurando sozinho a marcação no meio-campo. Então prefiro mesmo o 4-4-2, pois o meio-campo poderia ter mais um jogador para contenção.

*

Off-Topic: Bem, fugindo um pouco do Brasileirão, vale a dica, para que mora em Pelotas ou nas proximidades, de acompanhar alguns ex-jogadores do Grêmio num amistoso contra a equipe da Portuguesa Santista do futebol amador da cidade, neste domingo (29), às 9h. O jogo será realizado no Parque Esportivo Lobão e contará com jogadores que brilharam com a camisa tricolor e, entre eles, alguns campeões do mundo como China, Lambari, Paulo César Magalhães e Tarciso.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. ROSSANA permalink
    agosto 29, 2010 12:23 am

    Sou gremista, amo meu time e torço por uma reação dele…
    E deixo uma sugestão, estamos no ano em que está na hora de renovar o time, deixar de lado aqueles jogadores que apesar de terem uma carrreira com prestigio estão indo muito mal e detonando com a reputação do time, ta na hora de renovar e dar chance a tantos jovens talentos gaúchos que temos dentro do nosso estado…
    Bola pra frente agora, coragem para enfrentar as dificuldades e não deixar nosso time cair para a segunda divisão.
    Valeu…Sorte…

  2. Daniel permalink
    agosto 29, 2010 11:19 am

    O talento da base é inquestionável, o problema até agora foi coragem e sabedoria pra lidar com isso. Com o Silas, o Neuton só foi titular enquanto os outros laterais estavam machucados, mesmo quando era a melhor opção; Mário ficou na “crise de identidade” entre zagueiro e lateral e, pior, correndo por fora contra Ozéia e Edilson; Fernando só entrou pra se queimar; Maylson também só teve chances em posições sem dono; Mithyuê era o “reserva absoluto” e ainda conseguiu descer ainda mais, sendo emprestado pro Atlético-PR.

    Isso sem contar os que nem chances têm, como Saimon ou Pessali, e aqueles em que o Silas insistia quando todos podiam ver que não levaria a nada (Bruno Colaço, Bergson).

  3. Ale permalink
    agosto 30, 2010 1:02 am

    Opa… finalmente uma leitora ( Rossana ) que não se deixa levar pela filosofia / política de
    futebol do “temos que contratar” que impera a anos no Grêmio e acaba contaminando o
    torcedor que sequer se da conta que foi contaminado.

    Acho que a ficha começa a cair !

  4. observador permalink
    agosto 31, 2010 12:58 am

    Por falar em contratar até hj não entendo pq qeimaram o Mithyuê daqele jeito,teve matéria sobre o guri na rede globo e tudo,e o sr silas,sim vou falar nesse veneno d novo,foi qm começou a destruição no Gremio,recomendando seus “bruxos” de quinta categoria,william batoré,ferdinando,fiqei sabendo d um amigo flamenguista q esse treinador fake já indicou um reforço pro fla,e qm acertar o time do suposto reforço ganha um premio!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: