Skip to content

Os mal acostumados e os invejosos

agosto 20, 2010

            Os ‘outros’ da beira do lago tiveram pouco tempo para se vangloriar de suas glórias da década de 70. O tricampeonato brasileiro na época conquistado foi um passo importante para o futebol gaúcho e um dos motivos para o crescimento do nosso Grêmio. Foi o que elevou a rivalidade a outro estágio, além fronteiras. Disso não há dúvidas, já que o futuro (o hoje) nos mostrou que os ‘outros’ aprenderam da mesma maneira.

            A alegria dos ‘outros’ durou menos de uma década. Pois o clube de âmbito regional até então, o nosso Grêmio, logo se tornaria nacional em 1981 e internacional em 1983. Imagine que em três temporadas, o mundo virou de cabeça para baixo. Agora, as maiores glórias eram em tons azul, preto e branco. Como dizia a frase criada na época, “NADA PODE SER MAIOR”.

            Nós aprendemos rapidamente. Os ‘outros’, bem, demoraram muito. Foi necessária a próxima década para que a lição fosse completa. Títulos nacionais e internacionais vieram entre 1989 e 2001. Época em que o time denominado ‘internacional’ não passava do Mampituba. Bons tempos.

            Tanto tempo se passou que nos tornamos torcedores mal acostumados. E o lado oposto, torcedores invejosos. Para qualquer atrito ‘clubístico’ em uma conversa, tínhamos as melhores cartas no baralho. Dávamos no dedo dos ‘outros’ sem dó.

            – Lá vai, Bi da América, só para não te humilhar. O que é que tu tens contra isso?

            Lá vinha o invejoso, cheio da pompa e cometia a calúnia, difamação, blasfêmia!

            – Sou tricampeão nacional invicto.

            E agora? Como fica? Somos iguais? Ficaremos assistindo anos e mais anos, como ‘outros’ fizeram?

            O orgulho ferido, a pior das sensações de um torcedor, que por muito tempo acompanhou os ‘outros’, agora nos incomoda. Não podemos admitir que a cegueira que acompanhou o lado de lá, agora seja praticada por nós. Não podemos somente nos apegar em fatos do passado (assim como não devemos esquecer também, devemos ter como exemplo), temos que encarar o futuro e assim como ocorreu a décadas passadas voltar a ser o grande campeão desses pagos. Que aprendamos com o passado de conquistas, projetando o amanhã de conquistas.

            E acima de tudo, que aprendamos com nossos erros de hoje e com os acertos atuais dos ‘outros’. Que voltemos a nos mal acostumar, e os ‘outros’ a nos invejar. E dirigentes: “vergonha na cara e vamos botar essa porra para funcionar direito”!

Vamos Grêmio, Bicampeão da América!

            Li ontem nos jornais em uma propaganda, “melhor do que conquistar a América é reconquistar”. Pois é, nós já sabíamos. http://migre.me/16ckA

            Rodrigo RodriguesBlogTwitter

            A coluna “Antes do Fim” é escrita quase sempre às sextas-feiras. Até!

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. Lopes permalink
    agosto 20, 2010 3:54 pm

    Parabéns Rodrigo, ótimo texto.
    Na década de 70, mais precisamente em 79 eu tinha apenas sete anos, já podia ter sido influenciado pelo então tri campeão mas, graças ao cuidado de meu pai não caí nessa e, nas décadas seguintes, como bons gremistas que somos, comemoramos uma penca de títulos. Aos nove anos pude gritar que era campeão brasileiro. Em 1983, então com onze e mais entendido do que era ser torcedor, vibrei com Renato, Mazaropi, Mario Sérgio, Tarcísio entre outros a conquista da América e do Mundo. Década de 90 ficamos mal acostumados, os tempos de Felipão foram só alegrias. Mas veio a década em que estamos, começamos de forma promissora ganhando um tetra em pleno Morumbi lotado, mas passaram-se os anos e as coisas mudaram. Mas não sou, ou melhor, não somos derrotistas, então que venha mais uma década e com certeza, voltaremos as conquistas. Por que diferente dos “outros”, nós somos da iniciativa, vanguardistas. Enquanto eles pensavam em conquistar nós já tínhamos levantado vários canecos. Então, GREMISTAS, vamos fazer algo pelo nosso tricolor, que sabe nos associando em massa. Vamos lutar, vamos reivindicar o nosso GRÊMIO guerreiro de sempre!

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      agosto 20, 2010 5:08 pm

      Valeu Lopes. Vamos adiante.

      Abraço.

  2. Claudio COLORADAÇO permalink
    agosto 20, 2010 4:39 pm

    Rodrigo Rodrigues , não costumo ler textos grandes com mais de 3 linhas que não causam nenhum impacto , portanto passando os meus olhos e vejo a palavra “inveja” ……..
    Por favor Rodrigo , fala as merdas que seu time fez na história e que nenhum gremista gosta de lembrar e que ninguem se orgulha , antes de falar essa palavra “inveja” ok ? pq “inveja” se é pra ter só existe para 5 clubes brasileiros (e todos sabem o que esses 5 clubes não fizeram na história) na qual são Flamengo , Cruzeiro , Internacional e em especial a meu ver o Santos do grande pelé e o grande São Paulo tri campeão do mundo a qual já há esse projeto em andamento em correntes de conselheiros lá dentro do Inter para sermos o maior clube Brasileiro em títulos internacionais até 2016 , ok? abraços a todos ah…e logo logo queremos no final do ano os parabéns por sermos o primeiro clube gaúcho bi campeão do mundo , como reconhecemos o gremio o primeiro bi campeão da américa , ok? abraços a todos srsrsr 🙂

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      agosto 20, 2010 5:17 pm

      Caro Claudio,

      Tu falando sério chega a ser cômico. Por acaso notaste que aqui é um blog de gremistas? E que, portanto, não espero escrever algo aqui que agrade a você ou aos ‘outros’?

      Primeiro, ganhe o seu segundo mundial para vir falar em receber os parabéns. E que papo é esse de “reconhecemos o Grêmio como primeiro Bi da América”, por acaso nós precisamos desse reconhecimento?

      Vocês nos adoram, essa é a verdade.

      No momento em que poderia esboçar sua alegria, em uma semana que nunca sonhaste que viveria, fica sério e emburrado. Vai entender esses ‘outros’.

      Abraço.

      • Claudio COLORADAÇO permalink
        agosto 20, 2010 6:01 pm

        Ah , falar em história e tragédia agora é cômico né Sr Rodrigues? Muito bem… continuas assim que garante a minha audiencia, pq quando quero ler comédia , estamos ai srsrsrrs. Por enquanto Rodrigues eu e alguns poucos colorados reconheço que teu time é campeão do mundo , ainda que não jogou contra o campeão africano e que a Fifa naquela época não organizava o mundial de clubes srsrsr, mas queres que te dou os parabens por ser bi – rebaixado e pelo DVD de 2005? , parabens então , morremos nós colorados de inveja , todos os colorados e toda a cronica esportiva gaucha se vangloria com essa façanha feito por um time gaúcho e exportado para todo Brasil .Poderiam sim ser grandes como Flamengo , Cruzeiro ,Internacional ,Santos e San Pablo ,valeu, abraços e viva a inveja srrsrs 🙂

  3. Rodrigo Rodrigues permalink*
    agosto 20, 2010 6:23 pm

    Não, Claudio, cômico é tu falar sério. Tu lê como escreve, mal para caramba. Interprete o que eu digo, beleza?

    E em vez de vir aqui comentar, vai babar o ovo (para não dizer coisa pior que tu não iria gostar) do Flamengo, Cruzeiro, Santos e São Paulo.

    Sobre rebaixamentos que sofremos, tenha certeza que não esquecemos dessas tragédias. Só não somos masoquistas para ficar lembrando a toda hora. Vale dizer também que não nos orgulhamos, porém, demos a volta por cima e crescemos a partir dessas dificuldades.

    Abraço.

  4. Claudio COLORADAÇO permalink
    agosto 20, 2010 7:08 pm

    Ok Rodrigo Ok , vamos só parar com esse negócio de inveja , adoração pq é muito xarope e um pouquinho ridículo , não achas ? srsrsr Mas temos que ter o minímo de responsabilidade com o que colocamos , afinal aqui é um lugar de gremistas sim , porém um pouco publico srsrsr , mas distorcer as coisas como colocas ? PERFAVORE auhsuhasuha 🙂

  5. agosto 20, 2010 7:16 pm

    Ah não , olha o que eu vi do Sorondo e Guinazú galera , temos que reagir pq assim não dá mais http://www.youtube.com/watch?v=7GpZ0PI_g1E&f

  6. Alfredo Carlet permalink
    agosto 20, 2010 8:46 pm

    Lavagem de dinheiro no futebol, assunto sério, desequilibra campeonatos…

  7. observador permalink
    agosto 22, 2010 8:44 pm

    O Rodrigo o negócio é não publicar o comentario dos COLORIDOS,o q eles qerem aqui tchê?Vão escrever no blog deles po,ou ainda estão magoados pela história de terem sido renegados pelo tricolor e ter de fundar o próprio time!!!Isso só pode ser mágoa q Freud explica.

  8. Cláudia permalink
    agosto 22, 2010 10:43 pm

    Pelo amor de Deus, eu nunca vi pessoa mais inconveniente que esse colorado que não tem nada o que fazer e fica lendo sobre o time que não é dele… vai arranjar o que fazer imbecil…
    Sempre Grêmio!!!

  9. agosto 23, 2010 3:51 pm

    To contigo claudinha rssrs 🙂 O gremista desabafar assim na internet até foi legal , até um batidão fizeram ,Olha ai http://www.youtube.com/watch?v=U_MfZw_4bOA& não sei se a gente ri ou chora claudinha , mas com todas as dificuldades eu ainda falo : avante gremio 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: