Skip to content

Sul-Americana’10: Para recomeçar 2010

agosto 12, 2010

Em menos de uma semana, o Grêmio passou por grandes transformações. As demissões de Silas, no comando técnico, e de Luiz Onofre Meira, no Departamento de Futebol, foram necessárias para que resgatar a ordem na casa.  Ao mesmo tempo, Alberto Guerra assumiu a chefia do futebol tricolor mostrando pulso e dispensando o primeiro jogador problemático da lista: Rodrigo.

Porém, a mais importante mudança se chama Renato Portaluppi. Mesmo não se tratando de uma unanimidade como técnico de futebol, o retorno do eterno ídolo tricolor nos faz esquecer da racionalidade e consequentemente dos retrospectos em clubes anteriores. Renato é uma injeção de ânimo que a torcida tanto precisava, num momento crítico do Grêmio, somado a uma fase boa do tradicional adversário.

Embora chegue nesta quinta, Renato estará na casamata para a partida contra o Goiás pela Copa Sul-Americana. Ele e Andrey Lopes optaram pelo esquema 4-2-3-1, deixando Jonas como a referência ofensiva e municiado por Douglas e Souza. Maylson deve ser muito utilizado como elemento surpresa no ataque.

Ferdinando e Adilson (ou William Magrão) serão responsáveis pela marcação, enquanto que Edilson e Fábio Santos ficam nas laterais e a dupla Rafael Marques e Neuton ficam na zaga. Este, outrora usado como lateral-esquerdo, já deve entrar no lugar do dispensado Rodrigo. Grata surpresa somada a Ozéia no banco de reservas.

Contudo, não gosto de esquemas com um atacante. A intenção dos técnicos nesse tipo de formação é que os meias sejam elementos ofensivos que compensem a ausência de um segundo atacante. O problema é que são raras as vezes que isso costuma dar certo. No próprio Grêmio, há exemplo disso, como o famigerado 3-6-1 de Celso Roth em 2009.

Apesar disso, darei espaço para o otimismo, mesmo não achando que apenas uma mudança de técnico resolverá todos os nossos problemas. Porém, acredito que a festa gremista comece meio-dia no aeroporto Salgado Filho, com a chegada de Renato a Porto Alegre, e irá ao estádio Olímpico pela Sul-Americana. Espera-se que depois de muito tempo, time e torcida estejam unidos numa só sinfonia. Inegavelmente, isso é um ponto a favor para um recomeço neste ano de 2010.

7 Comentários leave one →
  1. giovani montagner permalink
    agosto 12, 2010 2:51 am

    formação tática, no mínimo, estranha.
    o problema de jogar com um atacante é ele ficar isolado, ainda mais que douglas e souza as vezes não jogam.
    cuidado com as laterais, ambos não costumam marcar bem, comprometendo o sistema defensivo. a cobertura deve estar atenta.
    no geral, pode dar certo.

  2. Filipe Almeida Hackford permalink
    agosto 12, 2010 12:27 pm

    Eu costumo ver o dia de hoje como o começo de 2011, espero que a maré comece a virar a nosso favor. Também acho ruim esquemas com um atacante, ainda mais sendo esse atacante um não centroavante e Jonas. Enfim a torcida segue desde já para o brilho da estrela do ex-camisa 7.

  3. Filipe Almeida Hackford permalink
    agosto 12, 2010 6:09 pm

    Só pra registrar, na época em que o Renato usava a sete e ferrava com a vermelhagem o azul era mais forte (e bonito), a camisa era simples e totalmente Grêmio, não caricaturas de outras seleções. Nessa época a nossa direção tbm era muito melhor, o dia de hoje tá sendo muito notalgico pra mim, confesso que tô animadão pra ver o Renato comandar o time numa virada nesse CB e trazendo uma classificação hoje.

    Que o Grêmio volte a ser o que já foi(em todos os sentidos).

  4. heraldo permalink
    agosto 12, 2010 6:25 pm

    sou adepto do 2,6,2, mas do jeito que o RENATÂO colocou tambem me serve.
    pois temos que analisar que é o primeiro jogo, e fabio santos,douglas e souza, domingo irão pedir o boné, portanto para hoje e na circustancia, ta bom, se perdermos tambem estará bom, pois é a sula.

  5. Alfredo permalink
    agosto 12, 2010 9:33 pm

    Léo é zagueiro LENTO…
    Neuton insuficiente.

  6. Alfredo permalink
    agosto 12, 2010 11:38 pm

    Preparo físico deficiente, intranquilidade, sem força política, ingenuidade…
    Saudade dos gremistas Foguinho, Froner, Roth. Saudades de um GRÊMIO sério, com pessoas competentes, conhecedoras da nossa história.

  7. Alfredo Carlet permalink
    agosto 13, 2010 10:22 am

    O bandeira correu para o meio campo, o árbitro também deu o gol do André Lima.
    QUEM ANULOU?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: