Skip to content

Apesar da desconfiança, a hora é de apoiar

agosto 10, 2010

Para alguns pode ser que não, mas a contratação de Renato Portaluppi para técnico do Grêmio me surpreendeu. Não se trata da primeira vez que, o então ídolo tricolor, foi cotado comandar a equipe. Desta vez, porém, tanto o sonho dele como o de inúmeros torcedores enfim se realizou.

Sempre fui bastante crítico a essa possibilidade. Tenho em mente que não se pode misturar o Renato jogador, ídolo máximo do Grêmio e autor dos dois gols que nos deram o Mundial Interclubes, daquele que, hoje, é técnico de futebol. São duas histórias distintas e o sucesso de uma não pode significar o mesmo da outra.

Diante de um mercado escasso de treinadores, Duda Kroeff optou por ser populista. Inegavelmente o nome de Renato Portaluppi irá ressoar bem aos ouvidos de grande parte Nação Tricolor. Por esse lado, a escolha pode ser interessante, pois pela primeira vez na gestão do atual presidente, torcida e clube se abraçarão e Renato será esse elo.

Contudo, a minha resistência ao nome de Renato como técnico do Grêmio ocorre devido às passagens em Fluminense e Vasco da Gama num contexto bastante semelhante ao que vivemos neste Brasileiro. Pelos dois clubes cariocas, ele não obteve sucesso em tirá-los da zona de rebaixamento quando lhe coube essa missão.

Por outro lado, a favor do Renato Portuluppi consta um título da Copa do Brasil e um vice-campeonato da Libertadores. Podemos dizer também que o atual time do Grêmio é mais capacitado do que os times que ele comandou no Vasco da Gama e no Fluminense, apenas precisando de disciplina para poder engrenar. Portanto, teoricamente, o contexto atual no Olímpico é mais favorável ao novo técnico em relação ao que enfrentou no Rio de Janeiro.

Apesar disso, é importante salientar que Renato se arrisca ao aceitar ser técnico do Grêmio, uma vez que ele coloca em xeque toda idolatria existente por sua pessoa. Um fracasso neste momento poderia manchar uma história que outrora era imortalizada. É exatamente isso que mais temo na sua volta ao Olímpico.

Mas, concordando ou não, agora que está oficializada a contratação de Renato Portaluppi como novo treinador do Grêmio. Logo, será necessário apoio total ao nosso ídolo nesse novo capítulo de uma bela história no Olímpico. Além de torcemos para ver o Grêmio fora de uma posição indigna na tabela do Brasileirão, temos que dar força para que a imagem do herói de 1983 não seja manchada.

Marketing

Com a volta de Renato Portaluppi ao Grêmio, cabe ao Departamento de Marketing aproveitar o momento. Que sejam feitos bonecos ou coloque à venda as camisas do Mundial de 1983 com o número 7 nas costas. Essa é uma oportunidade que não se pode passar batida.

Guerra no Departamento de Futebol

Apesar de Duda Kroeff soltar que Alberto Guerra era inexperiente para o cargo após demitir Luiz Onofre Meira, a efetivação dele faz total sentido. Uma vez responsável pela negociação envolvendo Renato Portaluppi, não faria sentido escolher outro diretor de futebol senão o próprio Alberto Guerra, que será auxiliado pelo o conselheiro Rui Costa.

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. Daniel permalink
    agosto 10, 2010 10:49 pm

    É tão difícil conter a empolgação e ser apenas racional ao julgar a contratação do Renato, que eu prefiro esquecer a racionalidade e confiar 100% no nosso “homem-gol”, pelo menos por enquanto. Os contras existem, mas os prós são animadores. Afinal, de alguém que trabalhou ao lado de Hugo deLeón, Paulo Roberto e Tarciso, o mínimo que se espera é que ele saiba que o lugar certo de Ozéias, Joilsons e Leandros é bem longe do Grêmio, coisa que o Silas parecia não saber.

  2. Rennan Oldra permalink
    agosto 11, 2010 1:22 am

    Olha cara, tenho a certeza de que ele não vai querer fazer feio diante da torcida que o idolatra não é?

  3. agosto 11, 2010 2:42 am

    Primeira Entrevista de Renato Portaluppi como Técnico do Grêmio: http://alentogremista.blogspot.com/2010/08/primeira-entrevista-de-renato.html

    • agosto 11, 2010 3:57 pm

      Rodolfo , só espero que ele mudou e não goste de uma zona tambem pq senão estamos fritos , mas vasculhando o youtube vi isso do nosso amado Renato que eu não acreditei , isso só pode ser coisa de colorado , vamos investigar isso né ? abraços 🙂 http://www.youtube.com/watch?v=PhX7hVrMhkY

      • heraldo permalink
        agosto 11, 2010 5:57 pm

        vamo pro aterro ,amargo!

  4. giovani montagner permalink
    agosto 11, 2010 4:19 am

    como disseste, agora nos resta apoiar.

    • giovani montagner permalink
      agosto 11, 2010 1:13 pm

      mais, como não torcer para dar certo? afinal, é o renato! ainda tem receio, mas o desejo que dê certo e conquiste muitos títulos é muito maior.
      dá-lhe renato, o portaluppi!

  5. agosto 11, 2010 8:42 am

    Pra quem não pode acompanhar o gremio quinta contra o goias, transmissão do jogo pela internet http://www.tvgremio.net

    Quem pode ir ao estádio é agora a hora da virada!!!

  6. heraldo permalink
    agosto 11, 2010 11:29 am

    Tem que ser ele, e só ele.
    Outro asnotuori,burroth, ou silascamo, por favor.
    rospide,iser ,almeida, pelo amor.
    Tem que ser tecnico do nterior gaucho, e bento não é a capital.

  7. jairo permalink
    agosto 11, 2010 3:14 pm

    essa semana é positiva pro gremio..

  8. observador permalink
    agosto 11, 2010 10:42 pm

    É exatamente isso q temos q fazer, separar o Renato jogador e ídolo do Renato treinador(inexperiente?!)afinal Adilson Batista outro ídolo do tricolor ,no comecinho de sua carreira era criticado por ser tosco,etc,etc…e o q depoe a favor do Porttalupi é o titulo da copa do Brasil e o vice da Libertadores,e q atualmente seu ex clube o, Bahia está a 1 ponto da zona de classificação na segundona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: