Skip to content

Dor de cabeça para Duda

agosto 9, 2010

Foto: Ronaldo Bernardi/ClicRBS

Silas deixou o Grêmio com números razoáveis, que se analisados apenas esses dados, parece que não seria o suficiente para demitir o treinador. Em 49 jogos, foram 27 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. Sob seu comando, o Tricolor fez 93 gols e sofreu 61. Todavia, dois elementos pesaram contra Silas: o desempenho do time em campo, que nunca convenceu toda a torcida e também a campanha no Campeonato Brasileiro. Somados esses fatores, a sua demissão acabou ocorrendo, como muitos previam.

O presidente Duda Kroeff tem uma difícil missão, que é escolher um bom técnico, num mercado com escassas opções e ainda ter pressa, ao mesmo tempo em que precisa ter calma, pois um erro agora poderia ser remediado tarde demais neste Brasileirão. Mesmo assim, inegavelmente uma mudança no comando técnico deveria ser feita, uma vez Silas queimou todo o seu crédito. Afinal, quem não colocou o time nos eixos em sete meses em um ano, não tende a fazer isso cinco.

Para a nossa preocupação, Duda Kroeff descartou Tite. Embora haja pessoas que digam que a relação, outrora estremecida, entre o técnico e o preparador físico Paulo Paixão esteja reconciliada, parece que não é bem assim. Caso contrário, não haveria outro motivo de eliminar qualquer possibilidade de Tite assumir o Grêmio, sendo que o ex-técnico seria a opção “menos pior”, visto que sabe armar melhor o time e ganha títulos, entre eles a Sul-Americana, o nosso grande objetivo nesta temporada.

Mário Sérgio também é uma boa possibilidade. Não é nome de estremecer o aeroporto, como seria o Felipão. Apesar disso, ele tem características importantes. Trata-se de um técnico disciplinador, sabe armar o time e principalmente no setor defensivo, a grande dor de cabeça de Silas. No ano passado, Mário Sérgio veio ao Inter exatamente com intuito de salvar o ano colorado e obteve sucesso. O treinador quase ficou com o título brasileiro e de quebra classificou o Inter para Libertadores, que agora disputa a final da competição. É um bom nome dada as circunstâncias.

Também falam em Dunga como cotado a ser técnico do Grêmio. A respeito disso, não estou nem um pouco preocupado se ele tem história no Inter, acho que isso deveria ser o de menos. Contudo, diria que parte considerável, ou até a maioria, da torcida não pensa desse modo e uma ligação com o tradicional adversário complicaria a estadia dele, justamente num momento o time precisa de apoio total do torcedor como um elemento para sair dessa crise.

Ainda que Dunga seja conhecido como o disciplinador, não podemos limitar a isso os problemas do Grêmio. Falta também maior inclusão do trabalho feito na base, falta postura tática e é preciso treinar fundamentos básicos, como o toque de bola. Talvez até Dunga seja um bom nome e não podemos jogar no lixo todo o seu desempenho como técnico da seleção pela eliminação na Copa do Mundo, pois ele também ganhou a Copa América e Copa das Confederações. Porém, existem elementos que complicam a sua vinda, assim não achando que ele e o Grêmio queiram embarcar nessa aventura.

Marcelo Rospide tem a preferência da maior parte da torcida, mas não creio que será chamado. Embora tenha um excelente desempenho nas duas passagens pelo comando técnico em 2009, Alberto Guerra já disse que procura um técnico experiente. Mas que este não seja Geninho, que há anos não faz um trabalho de grande destaque pelo Brasil, que deixou o Atlético Goianiense na lanterna deste Brasileirão e em nada lembra o Grêmio. Seria inadmissível a sua contratação.

*

Departamento de Futebol

A dor de cabeça do presidente Duda Kroeff vai também na escolha para o novo diretor de futebol do Grêmio. Renato Moreira é meu nome favorito, assim como de grande parte dos torcedores. Porém, dizem que ele não está em condições de aceitar o convite neste momento. Caso se confirme, então teremos problemas.

Vicente Martins também seria um bom nome para ser o diretor, mas a sua vinda seria vinculada para formalizar o chapão, o que acabou não ocorrendo. Se for verdade essa notícia, lamentarei mais uma vez que divergências políticas sejam postas à frente do bem do Grêmio. Espera-se bom senso da oposição no auxílio ao presidente para escolher o novo diretor.

O que seria difícil aceitar é a efetivação de Alberto Guerra no cargo, não que ele não seja competente ou capaz de assumir essa responsabilidade. O problema é quando Kroeff diz na coletiva de imprensa que o próprio Guerra é inexperiente para a função. Sem prestar atenção em suas palavras, o presidente acabou queimando um nome.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Marcelo dos Anjos permalink
    agosto 9, 2010 12:08 pm

    Como Gremista acho que neste momento devemos refletir e trabalhar internamente para ver nossos erros pois até a metade do ano estavamos num bom caminho e a parada da Copa desestabilizou o time , a direção não fez nenhuma contratação boa para 0 2º semestre e uma coisa incrivel é o numero de jogadores machucados (nunca visto um time inteiro até com reservas) então todo planejamento deste ano foi pro saco e se não basta-se isto o arquirival esta com uma sorte pra mais de metro, outras causas a saída do Rodrigo Caetano para o Vasco, e a bagunção tática da equipe feita pela falta de convicção do técnico , mas o GREMIO é superior as suas crises e irá sair desta . Eu acredito .

  2. Filipe Almeida Hackford permalink
    agosto 9, 2010 1:31 pm

    Além de técnico nos faltam um camisa 10 no meio de campo…

  3. borracho permalink
    agosto 9, 2010 4:28 pm

    Bah, Mario Sergio nao! E Renato Gaucho acho q nao eras tambem… eu ja defendi a vinda dele pro Gremio em outras oportunidades, mas trazer ele com esse grupo capenga cheio de estrelinhas e dividido, e com o Gremio a varias rodadas na zona do reabixamento pode ser muito perigoso!

    ACORDA DUDA! TU ACERTOU EM MANDAR O MEIRA E O SILAS EMBORA, MAS TOMA CUIDADO PRA NAO ACABAR FAZENDO ALGO PIOR!

    O Portaluppi sabe sacudir os jogadores e incendiar o vestiario (pra ganhar titulos como na situaçao da Libertadores de 2009 isso eh bom), mas no momento precisamos acima de tudo de ORDEM. Apesar de eu gostar do Gilmar Iser e do Julinho Camargo (Marcelo Rospide tambem), o menos pior pra mim agora eh o Tite junto com um dirigente de futebol desciplinador… ele ja ganhou a Sulamericana (q deve ser a prioridade total do Gremio agora) e apesar de ter se bandeado pros lado dos macacos recentemente tem mais experiencia do q os outros especulados. Tem q fazer um contrato ate o final do ano e com um salario de no maximo 100 mil (mas com um bom bonus por titulo da Sulamericana e classificaçao no G4).

    EH NECESSARIO TAMBEM UMA LIMPA NESSE GRUPO RIDICULO Q SUGA R$ 4 MILHOES POR MES DOS COFRES GREMISTAS!

    Leandro e Hugo merecem uma demissao por justa causa. Rafael Marques e Ferdinando (PQP!) Como esses nabas conseguirar voltar ao time principal? Me da uma raiva de ver esse Rafael Marques com a camisa do Gremio (esse cara estava rindo em campo enquanto o Gremio era eliminado na Vila Belmiro)! Ozeia tambem ta horrivel na zaga, mas pelo menos espero q seja bem mais barato e pode ser mantido como reserva do reserva…

    Souza e Douglas tem q tomar uma dura bem dada pra aprender a calar a boca e jogar bola. O Douglas nao quer marcar mas mesmo assim tem tentado (ate tem certa razao pq precisa q o time jogue pra ele), ja o Souza claramente acha q manda no Gremio! E isso eh pior do q as declaraçoes do Douglas pra mim. POR FAVOR ALGUEM CHAMA O PESSALI PROS PROFISSIONAS E MOSTRA PRA ESSES MEDALHOES Q A FILA ANDA!

    O Marcelo Grohe ate tem se esforçado, mas nao tem muito clima pra continuar no Gremio. Confesso q ja achei ele pior anteriormente, mas mesmo q ele va mais ou menos bem vai estar se queimando e desvalorizando cada vez mais. Poderia ser emprestado ate o final do ano e darem chances pro Busatto (q tem condiçoes reais de ser o nosso proximo titular), ainda mais com a situaçao q nos estamos e q haverao varios amistosos da seleçao (quem sabe com a titularidade do Victor na seleçao algum clube europeu nao se interessa e faz proprosta no final do ano?).

    Cade o Uendel? Cade o Lucio? E cade o BORGES? Esse sem duvida eh outra grande decepçao q toda vez q a coisa apertou fugiu pro DM… e ainda tinha gente q achava q ele era melhor q o Maxi Lopez… ele tambem precisa aprender q a fila anda e q o Jonas ta bem melhor do q ele, e ROBERSON E WESLEY (sim aquele wesley mesmo! aleluia! subiram ele pros profissionais!) TEM POTENCIAL PRA GANHAR UMA VAGA NO ATAQUE.

    Alem da questao tecnica alguns jogadores tem problemas de temperamento e perfil nesse grupo (excesso de medalhoes e jogadores sem vontade pras mesmas posiçoes da nisso). Mandando alguns embora pode acabar com os problemas de vestiario, diminuir a folha e principalmente dara a chance de reforçar setores deficientes no time!
    Com essa defesa nos corremos serio risco de rabaixamento!Precisamos de no minimo dois xerifoes na defesa, um zagueiro e um primeiro volante. Qualquer zagueiro do Gauchao joga mais do q Ozeia e Rafael Marques, na base deve ter alguem tambem pelo menos pra reserva e ate o Mario Fernandes voltar. E principalmente um PRIMEIRO VOLANTE CASTELHANO, RAÇUDO E DIFERENCIADO, pra mim a posiçao mais carente e q precisa ser reforçada independente do custo. A braçadeira de capitao tambem tem q ir pra esse novo xerifao do time.

    O MEIRA NUNCA COGITOU ESTRANGEIROS NO ELENCO, no entanto eh de conhecimento geral q os jogadores Uruguayos e Argentinos sao muito mais baratos e tem muito mais o estilo de jogo e entrega do Gremio do q os refugos havainos e bambis (eh dificil de aguentar ate o Sport Club 2006 jogando com mais cara de Gremio do q o proprio Gremio!)… nao sei como eh q fica a questao da janela agora, mas o cuzeiro apresentou a poucos dias um reforço estrangeiro, entao ainda deve dar tempo de trazer.

    ALIAS, ESSA LIMPA DEVERIA TER SIDO FEITA ANTES DO INTERVALO DA COPA, APROVEITANDO O TEMPO PRA TREINAR O NOVO TIME, MAS MAIS UMA VEZ SOFREMOS COM A INCOMPETENCIA DO DUDA (de nao mandar o Meira embora) E DO MEIRA (de nao fazer o seu trabalho)… graças a deus q a topeira foi embora! Quase 2 anos e meio de muito sofrimento finalmente chegaram ao fim!

  4. borracho permalink
    agosto 9, 2010 5:11 pm

    Bruno, tu tinha me perguntado quado era a hora de apoiar a direçao, e nao vejo hora melhor do q agora. O Duda fez oq tinha q fazer (apesar da maneira meio “estranha”) e agora eh a hora da torcida mostrar q vai apoiar em busca do titulo e de uma boa classificaçao no brasileiro. Talvez a escolha de um tecnico q ninguem goste possa atrapalhar um pouco isso… e desculpa os capslock (eh pq eu tinha postado esse comentario no blog do vidarte tambem, e so assim pras pessoas lerem)

Trackbacks

  1. DIRETO AO PONTO: Prós e contras dos nomes especulados « Grêmio 1903

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: