Skip to content

DIRETO AO PONTO: Prós e contras dos nomes especulados

agosto 9, 2010

Eu pensei em esperar a confirmação do nome do novo técnico do Grêmio, mas como há possibilidade dele não ser anunciado hoje, resolvi me antecipar. É necessário ressaltar que, no momento delicado em que nosso time se encontra, todo cuidado com o nome escolhido é pouco. Não vejo, francamente, nenhum nome como unanimidade, tanto por parte da torcida quanto da direção.

Pegando carona no tema abordado pelo Bruno no post anterior, vejamos as possibilidades levantadas pela imprensa e que são, naturalmente, possíveis:

– Marcelo Rospide: Não teve tempo suficiente para mostrar trabalho. Ficou alguns jogos no comando, “tapando” o buraco deixado por Autuori no ano passado e teve aceitação de boa parte da torcida pela reação momentânea demonstrada pelo time na ocasião. Seu nome, porém, ainda é desconhecido. Não possui currículo (o que a direção considera imprescindível no momento, ou seja, antes de ser uma convicção seria uma aposta;

– Tite: me agrada. Comandou o grupo campeão da Copa do Brasil em 2001 e só chegou como franco favorito ao título da Libertadores no ano seguinte porque fomos descaradamente roubados contra o Olímpia (que mais tarde tornou-se campeão). O desentendimento com Paixão (que, segundo alguns, já teria sido superado), ainda é algo que deve preocupar a direção. Salvo este fato, me parece alguém com condições de repetir o que fez em 2004 com o Corinthians, tirando o time da zona de rebaixamento e colocando em quinto lugar. Conhece o caminho para vencer a Sulamericana;

– Mário Sérgio: segue um exemplo semelhante ao de Tite. Não é nenhum papa-títulos, mas conseguiu ano passado mobilizar o grupo colorado, visivelmente rachado durante a passagem de Tite. É um dos nomes que mais me agrada justamente por isso. Antes de pensar em subir na tabela, vaga em Sulamericana ou quiçá Libertadores, o técnico tem que mobilizar o grupo, e Mário já provou que é capaz disso;

– Geninho e Dunga: nomes que, pelo currículo e identificação com a torcida adversária, respectivamente, sequer deveriam ser cogitados. Geninho, no entanto, foi procurado pela direção ano passado, lembram? Só não aceitou vir porque não quis largar o Atlético-PR;

– Renato Portaluppi: parece ser o nome de consenso entre boa parte da direção. Não teria sido sequer procurado quando da vinda de Autuori e logo após sua saída também. Venceu magnificamente a Copa do Brasil em 2007 com o Fluminense e não faturou a Libertadores no ano seguinte por detalhe. Aposto minhas fichas de que ele é o nome pretendido e deve assinar (finalizo esta frase exatamente às 9h39, talvez as coisas mudem daqui em diante). Repito, não se trata de preferência. Trata-se de critério de exclusão entre todos os nomes apresentados. O que me preocupa é a fama de “baladeiro”, o que para o atual momento do grupo não seria compatível.

Nomes, nomes e mais nomes. Tudo muda no Olímpico e a casa deve começar a ser arrumada ainda hoje. Já estava na hora. Tomara que agora a coisa mude de figura e um novo Grêmio comece a surgir. A permanência na Série A só ficará garantida se mudanças acontecerem. E pra ontem.

Off-topic¹: louvável a atitude da Torcida Jovem, ontem, após o segundo gol do Fluminense. Protestaram de forma pacífica, colocando-se de costas para o gramado, ainda que por pouco tempo. Atos assim, por mais rápidos que sejam, incomodam as pessoas que gerem o futebol. Quando a torcida já não está a favor é sinal que mudanças precisam acontecer. Urgente.

Off-topic²: louvável, também, a atitude do presidente Duda Kroeff em reconhecer o momento delicado e crítico pelo qual o time passa. Mas, cá pra nós: estava insustentável a permanência de Silas e Meira. Muito mais a de Silas, claro. Mas sabemos que, quando o grupo de jogadores começa a “boicotar” o técnico, é muito mais prático derrubar um profissional, o que treina, do que os outros 11, que jogam.

Boa semana a todos.

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Jeferson permalink
    agosto 9, 2010 1:06 pm

    Acho que o principal nome a ser escolhido agora não é o do treinador, e sim o do DIRETOR DE FUTEBOL!! Tem que ser uma pessoa do estilo do PAULO PELAIPE. No vestiário ele era muito bom. Colocava os jogadores nos lugares deles e não deixava jogadores mancharem nossa dignidade, como esta acontecendo agora. PRECISAMOS DE UM DIRETOR DE FUTEBOL COM BRIOS, QUE DÊ PORRADA NO VESTIÁRIO, QUE MOSTRE PARA ESSES JOGADORES O QUE SIGNIFICA VESTIR NOSSA CAMISA !!! Esse é o caminho para voltarmos a ser o GRÊMIO que estamos acostumados!!

  2. Diego permalink
    agosto 9, 2010 4:27 pm

    Como treinador, estou entre Tite e Mario Sérgio e também Renato pois ele tem fama de baladeiro mas tavez se identifique com o grupo dando mais liberdade e não sendo um mão de ferro como Silas, afinal eles preferem mais liberdade, não adianta dar soco na água. Já para o cargo de Diretor gostaria de Rodrigo Caetano que foi para o Vasco por falta de espaço, onde sómente raposas velhas que tem contato com a presidência conseguem vaga.

  3. agosto 9, 2010 9:42 pm

    Olá pessoal , estou aqui na Inglaterra, tenho que aprender coisas novas desse sul que é dividido é o que já me falaram , de vez em quando vou postar comentários aqui se deixarem ok?
    Tinha dois times para torcer e escolher e escolhi o gremio , tenho que aprender o que é zona , me disseram que é coisa que alguns caras gostam de ir , deve ser coisa boa , mas estou aqui para aprender e torcer , espero que voces me recebam bem , mas não pq sou famoso , e sim pq quero ser do exército gremista e quando tiver tempo participar do blog tambem , ok? abraços a todos 🙂

    • Daniel permalink
      agosto 10, 2010 8:30 am

      Não se preocupe, Mick, vamos te apresentar à zona. Garanto que vai gostar muito, porque além dos gremistas, vai poder conhecer também as mães dos colorados.

      • agosto 10, 2010 6:02 pm

        Ehehehehe 🙂

  4. Alfredo Carlet permalink
    agosto 9, 2010 11:16 pm

    Mário Sérgio e Tite são sérios, competentes.
    O time do Bahia com o Renato pareceu-me fraco , vi contra ASA ( 0x4 ) e Coritiba ( 1x 1 ).

  5. Alfredo Carlet permalink
    agosto 9, 2010 11:22 pm

    Corrigindo, o Bahia foi goleado, 4xo, pelo ICASA em Juazeiro.

  6. Rennan Oldra permalink
    agosto 9, 2010 11:39 pm

    Acho que se ele acabar trazendo o Rospide, vai ser por causa da torcida.
    E ele ainda vai poder dizer, ser por acaso der errado, “ué vocês não queriam ele?”.
    Mas é um bom nome, e conhece muito bem o Grêmio

  7. giovani montagner permalink
    agosto 10, 2010 12:25 am

    o técnico que gostaria é impossível, está na “seleção”. os restantes fico em dúvida, um ponto positivo para um ou para outro, levando vantagem, na minha opinião, tite e mario sérgio.
    tudo indica que será o renato. gosto dele mas como o cara dos dois gols que nos deu o título mundial, para treinador do Grêmio ainda não, quem sabe um dia. não é questão de currículo, de títulos, sim por sua característica para montar a equipe e pelo retrospecto recente (tudo bem, tem um título da copa do brasil, mas e depois como foi?). confirmada sua vinda, temo ainda mais o rebaixamento, fora manchar a história dele pelo clube.

    2008 – Fluminense – Era o técnico no início da campanha, em meio à disputa da Libertadores, da qual foi vice-campeão. Saiu no final do primeiro turno, na 19a rodada. Era o 19o colocado, com 4 vitórias, 4 empates e 11 derrotas.
    2008 – Vasco – Assumiu o Vasco na 25a rodada, em 17o lugar, na zona de rebaixamento. Entreou na última rodada, rebaixado, em 18o lugar. Foram 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas.
    2009 – Fluminense – Assumiu o Fluminense na 12a rodada, com 10 pontos, em 19o lugar. Entregou na 22a rodada, em 20o lugar. Teve uma vitória, três empates e 5 derrotas.

    fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/pauloviniciuscoelho/post/140805_RENATO+GAUCHO+E+O+NOME+DO+GREMIO+E+DARA+RESPOSTA+NESTA+SEGUNDA

  8. Alexandre Dantas permalink
    agosto 10, 2010 10:30 am

    Dois nomes acima eu prefiro o Geninho (acho que só eu quero isso) Mas se eu fosse escolher traria o Oswaldo de Oliveira que está fazendo bom trabalho no Japão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: